Investir na decoração da área externa vale muito a pena para trazer funcionalidade e, claro, otimizar toda a beleza desse ambiente. 

Você pode aproveitar o ambiente para ter uma piscina, varanda, uma área gourmet: são muitas as possibilidades, independentemente do tamanho.

Veja, a seguir, os diferentes espaços que você pode criar e o que deve ser priorizado ou até mesmo personalizado em cada um deles!

1. Decoração de área externa com varanda

Decoração de área externa com varanda

As varandas são conhecidas pelo seu clima gostoso, pois seu conceito é justamente aconchegar quem ali decide passar um tempo, seja contemplando o pôr do sol, lendo um livro ou simplesmente relaxando depois de um dia exaustivo.

Mobília

Mobília indicada para área externa

Para acompanhar esse clima, não podem faltar móveis para acomodar os moradores. A escolha desses móveis depende de muitos fatores, desde gosto pessoal até espaço disponível. 

Se sua varanda for ampla, vale inserir móveis mais espaçosos, como um sofá, que cairá muito bem com a proposta convidativa da varanda. Já se o espaço for reduzido, as melhores opções são poltronas, redes de descanso, puffs e as tradicionais cadeiras. 

Leia também: Passo a passo: como instalar uma rede de descanso

Outra alternativa bem legal para a varanda são os balanços. Os tradicionais em madeira ajudam a compor um clima bem convidativo e relaxante. 

Já para quem procura por algo no mesmo conceito, porém mais elaborado, existem cadeiras de balanço suspensas de diversos modelos para você escolher. Para um toque moderno, que tal as bubble chairs?

bubble chair como mobília para área externa

Plantas

plantas para área externa

Áreas externas combinam com plantas. Você pode fazer uma mini horta ou um jardim vertical, para levar mais verde e mais vida ao seu ambiente. 

Observe, apenas, a incidência de sol na sua varanda, para saber quais as melhores espécies para se ter. Você também pode optar por plantas artificiais, que ainda darão um toque de natureza à área externa, mas não demandam cuidado.

Leia também: 16 plantas para jardim capazes de resistir a tudo

Tipos de materiais para decoração

Não se esqueça que, para uma decoração de área externa, os móveis devem ser confeccionados em materiais resistentes às ações climáticas, como sol, vento e chuva. 

Assim, os materiais mais recomendados são fibra natural e sintética, madeira (envernizada), inox, alumínio e polipropileno. Para os estofados, os tecidos devem ser impermeáveis.

2. Decoração de área externa com piscina

Casas com piscina são o sonho de muitas famílias e, principalmente, de muitas crianças. Se você tem espaço suficiente para uma, confira as melhores dicas de como planejar e decorar o espaço: Casa com piscina para alugar: quais as principais vantagens e desvantagens

Tipos de piscina

Decoração de área externa com piscina

Entre os tipos de piscina mais comuns, estão as de concreto, alvenaria e fibra. A piscina de concreto demanda um processo de construção mais complexo, e seu revestimento é composto por cerâmica ou pastilha. 

A demora da sua construção compensa se formos analisar a longo prazo, pois sua duração é mais longa do que os demais modelos.

Já a piscina de alvenaria é composta por vigas de sustentação e forrada com vinil. Se compararmos com a piscina de concreto, a piscina de alvenaria tem uma construção mais rápida e mais barata, porém, com durabilidade menor.

Para quem busca por valores ainda mais acessíveis, a piscina de fibra pode ser a melhor solução, pois seu formato já vem moldado de fábrica, cabendo ao proprietário apenas sua instalação. Sua desvantagem, porém, é justamente a menor oferta de tamanhos e formatos. 

Por ter uma forma pré-estipulada, a piscina de fibra traz a possibilidade de fazer um deck suspenso, boa opção para quem não quer ou não pode escavar um espaço para a instalação da piscina. Os materiais mais recomendados para a instalação do deck são a madeira e o porcelanato antiderrapante.

Iluminação

iluminação de área externa com piscina

Um ponto muito importante é a iluminação externa e interna da piscina para sinalizar a área e evitar acidentes. 

Existem diversas opções para iluminação interna, como refletores, spot de LED, fibra óptica e iluminação subaquática, compatível com todos os formatos de piscina. 

Já para a iluminação externa, o mais recomendado são os projetores de luzes brancas, inseridos estrategicamente nas suas extremidades.

Para dar um charme a mais, você pode pendurar luzinhas nos deques próximos à piscina, ou nas árvores do entorno. No final do dia, elas darão um clima aconchegante ao local!

Entorno da piscina

decoração de entorno da piscina

Vamos focar agora na área em torno da piscina, que é usada para pegar aquele solzinho ou simplesmente relaxar. Para isso, precisaremos de móveis para nos acomodar com conforto, e os mais populares são as famosas espreguiçadeiras, que poderão ser as dobráveis ou tradicionais.

Você ainda pode colocar mesas e cadeiras, além de sofás e poltronas, se desejar um ar mais refinado. Não se esqueça de observar se os tecidos são impermeáveis e resistentes a fatores externos.

Para se proteger do sol, a pedida são os clássicos guarda-sóis ou ainda os pergolados, estrutura vazada que faz um jogo de luzes bem bonito à sombra, trazendo um ar aconchegante à beira da piscina

Jardim

decoração do jardim

Para ajudar a compor o cenário de lazer e descanso, você poderá plantar árvores, que também ajudarão a conseguir uma sombrinha. A dica é optar pelas árvores de raízes pivotantes e fugir das fasciculadas, que poderão causar danos à estrutura da piscina, como rachaduras. 

Evite também as árvores frutíferas, de folhas pequenas e as caducifólias, que perdem suas folhas de acordo com a época do ano e, com isso, farão a maior sujeira na sua piscina. Dentre as melhores opções de árvores para a área da piscina, estão:

  • Pandano;
  • Bambus;
  • Pata-de-elefante
  • Palmeiras.

Lembre-se de respeitar o espaço mínimo de 2 metros em relação à piscina antes de plantar sua árvore no local.

3. Decoração de área externa com churrasqueira

Decoração de área externa com churrasqueira 

Sendo a área onde acontece aquele churrasquinho aos finais de semana, precisamos pensar na área externa com churrasqueira como um ponto de encontro entre pessoas. 

Onde instalar a churrasqueira

Onde instalar a churrasqueira

A maioria das churrasqueiras são instaladas em varandas ou edículas, que possuem cobertura e área útil para abrigar todos os convidados com conforto e proteção contra sol forte, vento e chuva.

Caso não tenha uma cobertura para a área externa da churrasqueira, você poderá providenciar uma em cerâmica, policarbonato ou vidro. De quebra, aproveite a construção do ambiente e improvise uma área gourmet. 

Área gourmet

Área gourmet

Para ter uma área gourmet, você pode começar com o básico: como um fogão ou cooktop para o preparo dos alimentos, um balcão e uma pia, e incrementar mais e mais aos poucos.

Como em toda área gourmet, os móveis são itens essenciais para acomodar os convidados com conforto. Dependendo do espaço disponível, você pode inserir sofás, poltronas e mesas de jantar, que podem ser tradicionais assim como rústicas, como as de madeira e com bancos. Tome cuidado apenas para não colocar os móveis muito próximos à churrasqueira, pois poderá sujá-los com fuligem.

4. Decoração de área externa pequena e simples

Decoração de área externa pequena e simples

A decoração de uma área externa pequena e simples tem muito charme pelo seu tom singelo e ao mesmo tempo personalizado, já que é desejo do morador aproveitar ao máximo a área disponível, ainda que seja com pouco espaço e de forma econômica.

Paredes

A dica mais clássica e eficiente é investir no espaço vertical, ou seja, paredes. São diversas opções para dar seu toque pessoal, desde um jardim vertical com vasos depositados em prateleiras embutidas até plantas trepadeiras. 

Para permitir seu crescimento, utilize suportes como treliças, disponíveis na média dos R$ 100.

Quadros decorativos na área externa também ajudam a trazer beleza ao local de forma barata e personalizada. 

Você pode brincar, ainda, com quadros sugestivos com temáticas de comida e bebida para compor a área da churrasqueira, por exemplo, divertindo os convidados e trazendo o clima de descontração que a área pede. 

Piso

piso de madeira em área externa

Em relação ao piso, pedriscos e decks de madeira são boas opções para decorar a área externa gastando pouco, pois são materiais de baixo investimento e que permitem várias ideias de personalização, combinando muito bem, inclusive, com gramados.

Mobília

Já se tratando dos móveis, você poderá investir nos de madeira, plástico e PVC. Entre as opções mais recomendadas para não roubar espaço, estão mesas e cadeiras dobráveis, banquinhos, puffs impermeáveis e balanços.

Sua casa com área externa está no QuintoAndar

Não importa se você quer alugar ou comprar uma casa com área externa: o QuintoAndar oferece diversas opções para você!

Com mais de 70 filtros de pesquisa, você pode fazer a busca pelo espaço exato que procura. Depois, é só fazer um tour virtual, para ver como sua futura casa será antes mesmo de agendar uma visita!

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora