A chegada de um bebê em uma família é sempre uma ocasião muito especial e que merece uma celebração. Ao mesmo tempo, significa um grande aumento nos gastos em casa, pois recém-nascidos demandam muitos cuidados. Por isso, nada melhor do que unir o útil ao agradável e, além de juntar pessoas queridas em casa, receber de presente itens que vão te ajudar no dia a dia com o novo integrante. Então, que tal dar uma olhada nessas inspirações de decoração para chá de bebê

Receber em casa para um chá de bebê

De acordo com o Censo QuintoAndar, um estudo inédito feito em parceria com o Instituto Datafolha, 76% dos brasileiros gostam de receber amigos em casa. O estudo nacional foi encomendado pelo QuintoAndar para obter dados sobre caracterização dos domicílios, planejamento financeiro das pessoas em relação à moradia, além de hábitos, lifestyle, anseios e desejos.

No capítulo do levantamento que fala sobre os hábitos em casa do brasileiro, receber amigos ficou atrás apenas de cozinhar (81%). E, vamos combinar, os dois hábitos estão mais do que relacionados, não é, mesmo?

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Diferença entre chá de bebê e chá de fraldas

A diferença é que no chá de bebê (Baby shower, em inglês), os presentes são variados – obviamente que dentro do universo de itens para bebês. Já no chá de fraldas, o objetivo é pedir a contribuição de todos os convidados para a compra de fraldas de diferentes tamanhos. Em ambos os casos, o presente ou o tamanho da fralda podem ser combinados com antecedência com os organizadores da festa. Ou seja: os responsáveis pela criança.

Chá de fralda ou Baby shower

Mas, como já dissemos anteriormente, uma festa como um chá de bebê ou um chá de fraldas é uma celebração que tem como objetivo reunir familiares e amigos queridos. Mas, ao mesmo tempo, você conta com essas mesmas pessoas para equipar a casa para a chegada da criança – da mesma forma que acontece com um chá de casa nova, por exemplo. 

Seja com presente ou com fraldas, o importante é estar com quem se ama!

Decoração para chá de bebê

Agora, vamos a alguns elementos que são pontos focais em qualquer decoração de chá de bebê.

Tema e paleta de cores

Normalmente, o chá de bebê ou o chá de fralda são eventos realizados quando a gestação da criança já se encaminha para o final, com poucas semanas ou meses para o parto. Inclusive para que a mamãe apareça com aquela linda barriga nas fotos! Ou seja, geralmente, o sexo do bebê já é conhecido quando se organiza esse tipo de evento.

E da mesma forma que cresce a tendência do quarto de bebê unissex, que não se prende à antiga regra do rosa para meninas e do azul para meninos, o tema e a paleta de cores de uma decoração para chá de bebê pode seguir a mesma lógica. 

E tanto o uso das cores quanto o tema da decoração podem seguir a mesma lógica pensada para um quarto unissex.

No que diz respeito às cores, você pode apostar em cores neutras ou tons pastéis. Já para o tema, algumas boas sugestões são:

  • Animais da selva
  • Ursinho
  • Oceano
  • Jardim
  • Nuvens
  • Dia ou noite (Sol ou Lua e estrelas)
  • Balões
  • Figuras geométricas
  • Desenhos abstratos

Convite

A decoração para chá de bebê começa pelo convite da festa. Seja físico ou virtual, é a partir dele que as pessoas começarão a tomar contato, por exemplo, com a temática ou a paleta de cores escolhida. 

Por isso, vale a pena caprichar na arte e fazer algo bem bonito e de acordo com o que você pensa para a decoração do dia do evento.

Se você não é mestre em design gráfico e não domina programas como Photoshop, por exemplo, é possível usar centenas de moldes pré-desenhados e depois imprimir em editores online que oferecem esse tipo de serviço, como o Conviter ou o Festalab

Porém, esses serviços não são gratuitos e após confeccionar seu o próprio convite, você precisa pagar um valor para fazer o download e depois imprimir ou enviar virtualmente para os seus convidados. O valor, no entanto, dificilmente passa de R$ 20 nesses sites. 

Decoração da mesa do bolo

Assim como em aniversários, uma decoração de chá de bebê costuma ter a mesa do bolo como um elemento central. É ela que contém muito da temática e das cores escolhidas para a festa. 

Mas seguindo a mesma lógica dos convites ou mesmo do que já citamos sobre o quartinho unissex, quando falamos de bebês vale a pena sempre seguir um estilo mais delicado, sem cores muito fortes, dando preferência para o branco e cores mais claras ou tons pasteis.

Mesa de bolo ao ar livre

Ao decorar uma mesa de bolo ao ar livre, uma coisa importante é ter cuidado com a incidência do sol. Se for muito forte, especialmente no verão, é preciso não apenas tomar cuidado com as comidas que você põe na mesa – vale a pena deixar o bolo conservado, por exemplo, e tirar apenas para as fotos -, mas também evitar lugares que recebam uma luz direta em um horário de pico. 

Da mesma forma, também não vale a pena ser em um local totalmente na sombra, pois uma evento durante o dia significa ter o privilégio da luz natural para a realização de lindas fotos. O que vale é dosar.

Decoração de chá de bebê simples e barato

Reunir pessoas queridas é sempre muito bom. Mas quando estamos falando de um chá de bebê, é sempre importante ter em mente que um dos objetivos da festa é contar com as pessoas para ganhar de presente itens que serão úteis no dia a dia com a criança. 

Portanto, apostar em uma decoração para um chá de bebê simples e barato é uma boa forma de você otimizar os seus gastos. Por isso, aqui vão algumas dicas:

Minimalismo nos enfeites

A mesa do bolo, por exemplo, não precisa necessariamente ser algo grandioso. Um bolo simples e bonito, com alguns cupcakes e algumas fraldas embaladas com laços já dão uma cara de chá de bebê ao evento.

Convite virtual

Já demos aqui mesmo neste artigo algumas dicas sobre como fazer um convite virtual. Você pode gastar pouco ou nada, caso saiba fazer uma arte bonita (ou conheça alguém que faça). 

Imprimir para entregar em mãos é coisa do passado. Uma boa forma de fazer a comunicação é criar um grupo de WhatsApp, configurar para que apenas você faça as postagens, enviar o convite virtual e a lista de presentes, por exemplo. 

Reaproveitar a decoração

Uma boa forma de decorar um chá de bebê é usar elementos do dia a dia de um bebê, como fraldas, mamadeiras, brinquedos, entre outras coisas. E o melhor de tudo é que você irá reaproveitar todos esses itens depois que a criança chegar. 

Ideia de decoração: dicas de temas

Está sem ideia de decoração? Pois aqui vão algumas imagens que podem te inspirar na decoração do chá do seu bebê!

Decoração para chá de bebê: Nuvem

Temáticas como nuvem ou coisas relacionadas ao céu em geral, como sol, lua ou balões são muito comuns em decoração para chá de bebê.

Veja algumas inspirações:

Inspiração de bolo
Bolo com cobertura fofa de nuvens
Docinhos aéreos
Mais nuvens nos docinhos
Fraldas na decoração

Decoração para chá de bebê: Urso

Os ursinhos de pelúcia também são um clássico na decoração de chá de bebê. E o bom é que você pode usá-los depois na decoração do quarto da criança.

Veja algumas inspirações:

Ursinho no bolo
Ursos e cupcakes
Fraldas na decoração com ursinhos

Antes do chá, que tal um quarto novo para o bebê?

Uma nova pessoinha na família mexe na configuração de qualquer casa. E além da decoração para chá de bebê, é importante pensar no espaço da criança dentro do seu lar. 

Se você está à espera de um bebê, já pensou se o lugar onde mora agora terá um quartinho para a criança ou se compensa se mudar para um imóvel maior? Que tal encontrar um lar com um quarto a mais para o novo serzinho que vai chegar? 

No QuintoAndar, a maior plataforma de moradia de toda a América Latina, você pode, com poucos cliques, pesquisar casas e apartamentos do jeitinho que sempre sonhou – graças aos mais de 70 filtros de busca disponíveis. Aproveite para selecionar a quantidade de quartos que deseja e visualizar apenas anúncios que estejam de acordo com o seu desejo!