Reunir quem você gosta, receber presentes e celebrar a chegada de um bebê é um momento de muita alegria e merece ser comemorado. Dessa forma, se você é uma mamãe ou papai de primeira viagem ou está com a missão de organizar um chá de fralda, você chegou no lugar certo! 

De acordo com o Censo QuintoAndar – um estudo realizado em parceria com o Datafolha –, 76% dos brasileiros afirmaram que gostam de receber amigos em casa. Por isso, neste artigo, listamos 7 ideias de decoração de chá de fralda ensinando truques muito úteis para você festejar esse dia no conforto do seu lar! Separe seu bloco de notas e continue a leitura. Vamos lá? 

Navegue pelo conteúdo:

O que e para o que serve um chá de fralda?

O chá de fralda é um evento que acontece antes do nascimento da criança e o seu principal objetivo é presentear os pais, principalmente, com fraldas. Você também pode conhecer como chá de bebê – a diferença é que, nesse caso, os presentes são variados que envolvem todos cuidados e rotinas com o bebê como roupas, mamadeira, entre outros.  

Um grande encontro festivo com decoração e brincadeiras, o chá de fralda por muito tempo foi uma comemoração exclusiva da mãe com suas amigas. No entanto, nos últimos anos, a festa vem se modernizando, permitindo a presença de qualquer pessoa. 

Mas, antes de começar a planejar a decoração do chá de fralda, listamos algumas dicas para você se inspirar e colocar a mão na massa. Vamos lá?

Leia também: Decoração para chá de bebê: ideias fofas para a sua festa 

Como fazer decoração de chá de fralda

Agora que você já sabe o que é para o que serve um chá de fralda, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a idealizar a decoração do dia do evento. Confira 7 dicas práticas para você se organizar: 

1. Escolha o tema e uma paleta de cores

O primeiro passo é definir se você vai fazer um chá de fralda temático e qual será o tema, bem como a paleta de cores que vai utilizar na festa. Normalmente essa comemoração é feita mais para o final da gravidez onde já se sabe o sexo do bebê. 

Não se prenda a regra do rosa para meninas e azul para meninos, solte a criatividade e escolha cores que mais gosta e arrase na decoração. Já para os temas, você pode utilizar ursinhos, bonecas ou desenhos de animais e nuvens. 

2. Invista em diferentes tipos de balões

Além dos balões tradicionais, você pode apostar em bexigas a gás de personagens, letras ou mesmo números. Além de deixar a festa mais colorida e alegre, traz mais originalidade para o ambiente e complementa ainda mais a decoração do chá de fralda. 

3. Faça uma mesa de doces 

O cenário para todas as fotos será a mesa de doces, por isso, é preciso investir na criatividade e beleza dela. Deixe os docinhos à mostra, coloque-os em pratos de porcelana ou em bandejas bonitas. Além disso, também pode incrementar com enfeites e porta-retratos dos pais, por exemplo. 

4. Monte um bolo de fraldas

O bolo de fraldas é um item muito característico para compor a decoração de chá de fraldas. Por isso, vamos ensinar uma forma bem simples de fazer um: 

  • Separe um pacote de fraldas descartáveis de qualquer tamanho;  
  • Enrole cada fralda fazendo um rolinho. Em seguida, prenda esse rolinho com um elástico ou com fita crepe; 
  • Junte vários rolinhos com o auxílio de um elástico ou com uma fita, essa parte será a base do bolo. 
  • Depois, faça mais um, dois ou três andares – vale ressaltar que, quanto mais andares, mais pacotes de fralda você vai precisar. 
  • Por fim, faça o acabamento do bolo de fraldas com uma fita de cetim larga na paleta de cores da festa, acrescente acessórios fofos, como bichinhos de pelúcia, peças em crochê etc. 

5. Aposte em flores e plantas

Não tem como pensar em decoração de chá de fralda sem enfeites no ambiente, e as flores podem ser grandes aliadas. Se você não quer gastar com grandes arranjos, as flores do campo podem ser uma ótima alternativa mais em conta. Além disso, você pode pegar as plantas que tem em casa para embelezar e trazer mais vida ao ambiente da festa. 

6. Usa roupinhas e objetos do bebê para decorar

Se você quer economizar na decoração do chá de fraldas, utilize roupinhas, sapatinhos e outros objetos fofos do seu futuro bebê para decorar a festa de maneira supercriativa. 

Nossa dica é criar um varal com os bodys do neném – fica uma graça como decoração no fundo da mesa. Os sapatinhos podem servir de topo de bolo e você pode espalhar os bichinhos de pelúcia pela mesa.

Mas, não esqueça, depois que usar na decoração você precisa lavar todos os itens para deixar tudo limpinho para quando o seu bebê chegar. 

7. Prepare lembrancinhas para os convidados

Pensar nas lembrancinhas também é uma forma de estender a sua festa para a casa dos convidados. Elas também devem seguir o tema e cores da decoração e é interessante que seja algo que os convidados guardem ou usem mesmo após a festa. 

Você pode escolher algo comestível, como biscoitos decorados ou guloseimas no potinho com o nome do seu bebê, algo que perfume a casa ou até uma plantinha! A dica aqui é se colocar no lugar do convidado e pensar naquilo que, caso fosse você, gostaria de ganhar ou  guardar de recordação. 

Que tal um novo lar para o recém-nascido?

A chegada de um bebê pode fazer você se questionar quanto ao seu lar. Será que é do tamanho ideal? Será que o quartinho será do jeito que imaginou? Para te ajudar nas respostas, no QuintoAndar é possível, com poucos cliques, pesquisar casas e apartamentos com quartos extras para o bebê e com a cara de vocês. Aproveite os mais de 70 filtros de busca disponíveis e encontre o lar perfeito. 

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora

Leia também: Decoração de quarto de bebê: 8 ideias para se inspirar