Mesmo com as restrições da pandemia se flexibilizando, muita gente ainda gosta de fazer eventos do aconchego do lar. Inclusive, você sabia que 76% dos brasileiros gostam de receber amigos em casa

Se você faz parte desse grupo e não dispensa uma boa preparação para a ocasião, saiba que chegou ao lugar certo. Confira aqui como fazer uma decoração de festa simples com itens que você já tem em casa, economizando e proporcionando um ambiente diferente para os seus convidados!

Leia também: Receber amigos em casa: 5 dicas para preparar a casa e ser um ótimo anfitrião

Navegue pelo conteúdo: 

1. Defina uma temática para a festa

Prioridade nas festas de aniversário infantis – mas que também serve para jovens e adultos –, escolher um tema ou um personagem para começar a decorar é o primeiro passo. Nesse caso, leve em consideração o gosto e as preferências do aniversariante e aposte em itens-chave que remetem a essa temática. 

Painéis decorativos, totens de mesa e até mesmo personalizar os docinhos para fazerem parte da decoração são alternativas para deixar a sua festa mais original. 

Por exemplo, se a pessoa que está fazendo aniversário é muito fã de futebol, você pode fazer brigadeiros brancos e cobri-los com granulado escuro, para simular as bolas de futebol!

2. Escolha uma mesa para montar a decoração

Já que a ideia deste artigo é fazer uma decoração de festa simples com coisas que você já tem em casa, ou que não precise gastar muito para montar, a dica aqui é reaproveitar. Por isso, sabe a sua mesa de jantar que pode até parecer sem graça? Ela vai ganhar outra cara quando você decorá-la. 

Posicione ela em uma parede que tenha um bom fluxo, de acordo com o seu planejamento para a ocasião, mas que também tenha um fundo branco ou fique na frente de um fundo que você deseje utilizar como parte da decoração. 

3. Balões são sempre bem-vindos 

Bexigas redondas, metálicas em formatos de letras e números ou de personagens podem ser uma ótima opção para decorar sua festa em casa. 

Além de ser um item coringa para este tipo de evento, proporciona um ambiente mais alegre, com personalidade e divertido. Por isso, sejam festas infantis ou de adultos, balões são sempre bem-vindos! 

Aproveite para colocá-los na parede bem atrás de onde você posicionou a mesa principal da decoração para dar um charme a mais – e um ótimo local para tirar as fotos com os convidados.

4. Traga suas plantas e vasos de flores 

Pode parecer clichê, mas plantas e flores são indispensáveis para uma decoração de festa simples. Afinal, elas são capazes de tornar o ambiente bem mais bonito e alegre! 

Se você já tem algum vaso de plantas em casa, encontre uma forma de usá-lo na mesa de doces para levar ainda mais charme à festa. Aposte em flores coloridas, vasos de vários tamanhos e que combinem com o restante da decoração. 

Leia também: Como fazer uma decoração prática com plantas 

5. Separe quadros e objetos de decoração 

Está sem ideias para elaborar um plano de fundo para decorar a sua festa? Ou sobre o que colocar na mesa de doces? Nossa dica é apostar em tecidos, como bandeiras decorativas, ou quadros e porta-retratos. 

Os pallets também são uma ótima opção simples e barata para a decoração, além de trazer um ar mais rústico e original à festa. 

6. Leve bandejas e suportes de doces 

Bandejas e suportes não podem faltar para alocar os doces e o bolo da festa, mesmo que seja simples. Por isso, veja quais opções de louça você tem em casa e use a criatividade. 

Se for preciso, bandejas coloridas em plástico também podem ajudar a complementar a mesa e o melhor: são baratinhas e reutilizáveis.

7. Faça um bolo temático

Há quem diga que o bolo é a atração principal da festa – depois do aniversariante, é claro. Por isso, se a sua festa tem uma temática, pense em usá-la também para decorar o seu bolo. 

Seja de personagem infantil, flores ou apenas fazê-lo na cor que você mais gosta e com uma velinha para assoprar. Lembre-se: todas as idades são para se comemorar e aproveitar ainda mais o momento de celebração. 

Que tal um novo lar para fazer suas festas? 

Está morando em um prédio que não tem salão de festas ou a sua casa é pequena e não tem espaço para você comemorar com a família e amigos? O QuintoAndar pode te ajudar a encontrar seu lar do jeitinho que você sempre sonhou, atendendo a todas as suas necessidades. 

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora

Aproveite os nossos mais de 70 filtros de busca para refinar a sua procura e encontrar apartamentos ou casas com quintal, salão de festa e muito mais. Além disso, você consegue ver todos os detalhes do espaço antes mesmo de agendar uma visita, por meio do tour virtual. Assim, você já consegue imaginar e planejar as próximas festas no seu novo lar!