Árvore, Papai Noel, guirlanda… Na hora de enfeitar a casa para o Natal, fica difícil fugir dos símbolos de sempre. No entanto, com criatividade, é possível inovar e fazer uma decoração super diferente e moderna. O MeuLugar reuniu algumas dicas para você se inspirar e tentar fazer em casa, surpreendendo seus convidados com a decoração de Natal este ano.

Navegue pelo conteúdo:

Tipos de decoração de Natal

A forma como você vai fazer a decoração de Natal da sua casa precisa estar totalmente de acordo com o seu gosto e de sua família. Afinal de contas, em uma data como essa, a tradição costuma falar alto para muitas pessoas. 

Mas há também aquelas famílias que não são tão apegadas aos símbolos mais tradicionais do Natal. E aí dá para inovar e deixar a casa com um toque diferente para as festas de fim de ano. 

Alguns tipos de decorações natalinas que podem fazer sucesso por aí, a depender do seu estilo:

Clássica

Conta com todo o combo: árvore de Natal com presentes no pé, enfeites na parede e mesa de Natal, com copos, talheres, toalha e guardanapos com a temática da ocasião. E, de preferência, com a visita de alguém vestido de Papai Noel na véspera de Natal.

Minimalista

Aquela que você só percebe que é Natal em pequenos detalhes espalhados estrategicamente em poucos pontos da casa.

Rústica

Uma boa dica para quem vai fazer a própria decoração, de forma artesanal, é seguir a linha rústica. Muito antes do termo virar sinônimo de requinte na decoração, os enfeites natalinos, com suas fibras, cordas, galhos e pinhas, já tinham essa cara. Muitos destes elementos você encontra de graça em áreas menos urbanas, ou até mesmo em parques e praças espalhados pela sua cidade. Mas você também pode comprá-los facilmente em lojinhas de decoração.

Sustentável

Um truque criativo que muita gente já está usando é a transformação das garrafas de vidro em itens de decoração. No Natal, elas podem ser muito úteis! Use as peças que você provavelmente já tem em casa e dê uma nova cara a elas, pintando ou aplicando tecidos com temas natalinos. Outra dica é colocar um pisca-pisca dentro da garrafa, criando uma luminária diferente e sustentável.

Mesa de Natal

Muito do Natal, não apenas aqui no Brasil, mas em todo o mundo, se dá ao redor da mesa de jantar. E para quem gosta da tradição da data, não adianta nada ter uma bela árvore de Natal e uma linda guirlanda pendurada na porta se a mesa de Natal não tiver uma decoração à altura. 

A paleta de cores do Natal costuma girar muito em torno do verde e do vermelho, com toques brilhantes de dourado. Se você quiser seguir a tradição, vá nessas cores sem medo de errar. Mas uma mesa de Natal mais puxada para o branco também pode causar alguns suspiros entre os seus convidados. 

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Veja aqui algumas dicas de elementos que você pode ter em sua mesa de Natal:

  • Velas vermelhas, verdes ou brancas;
  • Guardanapos vermelhos, verdes ou brancos;
  • Pinho de Natal;
  • Toalha com motivos de Natal nas bordas ou, no caso de uma decoração mais sóbria, totalmente branco ou com alguns detalhes em dourado;
  • E, claro, use seus melhores copos e talheres na ocasião.

Veja alguns exemplos decorados de mesa de Natal:

Decoração de árvore de Natal

Não há limites para os enfeites que você pode colocar em uma decoração de árvore de Natal. E aqui voltamos ao gosto pessoal seu e de sua família. Se vocês forem mais tradicionais, a combinação de bolas, lacinhos e lâmpadas pisca pisca é a pedida certa, mas há diversas formas de inovar. Inclusive pensar em temas como uma árvore de Natal geek, que tal?

Ou quem sabe, talvez, aquela decoração de árvore de Natal de quem já chega no final de um ano pensando no Carnaval do ano seguinte?

Festas de fim de ano são momentos de reflexão. Muitos perderam pessoas queridas em meio à pandemia de Covid-19, assim como muitas famílias conseguiram chegar até aqui sãos e salvos. 

Na foto para a posteridade do Natal de 2021 – um ano que certamente ficará marcado na vida de todos – colocar algumas máscaras penduradas na árvore pode ser uma forma tanto de agradecer por um instrumento que vem protegendo as pessoas ao longo da pandemia como de lembrar e homenagear aqueles que se foram. Você pode incentivar, por exemplo, que as crianças façam pinturas nas máscaras que serão penduradas.

Além disso, ter uma árvore de Natal não significa apenas pegar aquele pinheiro sintético que ficou guardado no armário por um ano inteiro. Há diversas formas de inovar e criar uma peça única para a sua celebração.

Veja abaixo um tipo de árvore de Natal que tem sido cada vez mais tendência:

Árvore de Natal na parede

Outros caminhos que você pode seguir são os do minimalismo e da rusticidade. Ambos são mais baratos e menos trabalhosos. Um simples painel montado em uma parede, em formato de árvore, já dá um efeito muito bacana para sua decoração.

Usando a parede como base, você pode aproveitar materiais como galhos e folhas, e pendurar alguns enfeites típicos de Natal, como bolas e luzes. Para completar, coloque alguns presentinhos na base.

Faça sua própria guirlanda

Outro ícone de Natal presente em qualquer decoração é a guirlanda. Uma forma de anunciar, pra quem passa diante da sua porta, que o Natal já chegou por aí. E assim como as árvores, você tem um universo de alternativas pra fazer a sua própria versão desse tradicional enfeite natalino.

Guirlanda rústica

Galhos e folhas ao redor de uma armação de arame. Você não precisa de mais nada além disso pra fazer uma bela guirlanda pra sua porta. Procure usar folhas de cores diferentes.

Guirlanda colorida

Se você gosta da alegria das cortes e quer decorar sua casa com algo além do verde e do vermelho, esta guirlanda pode ser uma excelente forma de dar boas-vindas a quem chega na sua casa.

Guirlanda geek

Além de fugir do formato redondo, esse modelo de guirlanda deixa bem claro quem está do outro lado da porta: alguém fanático pela cultura geek.

Pisca pisca

Há quem ame usar luzes na decoração o ano inteiro. Se é o seu caso, aproveite que o Natal é um período iluminado pra abusar desse recurso sem medo de parecer exagerado.

Você pode usar os cordões de luz pisca pisca nas janelas, em volta da mesa, de uma poltrona, de uma estante, na cabeceira da cama, em uma planta ou onde mais imaginar!

Casa nova de presente de Natal

Fim de ano é aquele momento em que muitas pessoas fazem planos, não é, mesmo? Que tal planejar, então, uma casa nova de presente de Natal? Mesmo que ela venha um pouquinho mais tarde, depois da virada!

Pelo QuintoAndar, a maior imobiliária digital da América Latina, você consegue alugar, comprar ou vender um imóvel de forma rápida, prática e sem burocracia. 

Somos reconhecidos por um modelo que facilita a vida de quem busca uma casa para morar ou deseja vender ou alugar o seu imóvel. Nossa plataforma possui recordes históricos que confirmam a agilidade de todo o processo,  como um imóvel alugado em 1h30min. E  venda em 2 dias (do momento do anúncio ao fechamento do contrato). 

Presente em mais de 40 cidades de 14 estados diferentes das cinco regiões do Brasil, o QuintoAndar fecha mais de 10 mil novos contratos de aluguel por mês e vende mais de 30 imóveis por dia. 

Dependendo do momento em que você estiver, dá até para começar a ver um imóvel para alugar em nossa plataforma no início de um mês de dezembro e já conseguir fazer a decoração de Natal na casa nova!