O noivado é um momento especial para o casal. É neste momento que um pede o outro em casamento e a possibilidade de uma vida juntos começa a se formar.

Por isso, pensar em cada detalhe do noivado é importante, porque aquele momento será único e ficará na lembrança do casal, da família e dos amigos.

Desse modo, se você pensa em fazer sua festa de noivado em casa, separamos 6 ideias práticas e essenciais para arrasar na decoração de noivado! Confira!

Navegue pelo conteúdo:

1. Escolha um tema para sua decoração de noivado

mesa posta com várias almofadas coloridas e decoração de noivado temática no ambiente externo

Quando falamos de tema, não pense em uma festa de criança! A ideia aqui é pensar em algo que se relaciona com a história e estilo do casal. Pode ser algo que lembre a música do casal, o primeiro date ou algo mais romântico ou rústico.

Para definir esse tema, converse com seu parceiro ou parceira e relembre os melhores momentos dos dois juntos. Feito isso, comece a pensar em itens que podem fazer sentido com o tema e deixar a festa de noivado com a personalidade de vocês.

Para te ajudar nessa missão, separamos alguns estilos abaixo!

Estilo de música do casal

globos de luz prateados no teto

Sabe aquela música que marcou toda a história do casal? Então, que tal usar elementos da canção na decoração? 

Por exemplo, se for uma música dos anos 80, a decoração pode conter cores, brilhos, sofisticação, uma pista de dança arranjada e até mesmo um globo brilhante.

Agora, se for uma música que vocês ouviram juntos em uma cidade como Veneza ou Madri, por exemplo, pense em cores e elementos que lembram o local.

A ideia aqui é fazer uma decoração que lembre algum detalhe da música e deixar sua festa bem personalizada.

Estilo praia

Se vocês são apaixonados por praia, a festa de noivado pode ter uma decoração estilo sunset (pôr do sol). 

Por isso, use e abuse das cores primárias, principalmente do azul e do verde. Aposte em guarda-sóis pela casa e drinks como a famosa caipirinha.

Se na sua casa tiver piscina, aproveite e faça um churrasco e decore a piscina com boias temáticas! 

Leia também: Casa com piscina para alugar: quais as principais vantagens e desvantagens

Remake do lugar em que o casal se conheceu

Cinema? Escola? Faculdade? Na rua? No ônibus?

Se você quer uma festa que homenageia a história do casal, que tal fazer um remake do lugar do primeiro date, do primeiro olhar apaixonado ou do primeiro “eu te amo”?

A partir dessa lembrança você pode fazer uma decoração de cinema, do Oscar, de uma sala de aula, de uma festa de adolescente e até mesmo de uma balada!

Pense nos detalhes e não se esqueça daqueles quadros chamados de chalkboards que contam as datas mais significativas na história do casal.

Leia também: Thelminha fala de seus lares, amores e da conexão São Paulo-Sorocaba

Estilo romântico

Decoração de noivado com bolo e doces no estilo romântico

Se você prefere algo mais simples, porém elegante, sofisticado e delicado, fazer uma decoração romântica é a melhor opção.

Nesse sentido, use cores em tons suaves, espalhe flores e plantas pelo local e aposte em elementos delicados como painéis e arco de balões.

Se na sua casa tiver uma árvore grande, pendure fotos do casal por ela juntamente com um cordão de luzinhas. 

Estilo rústico

mesa de madeira, em estilo rústico, posta com decoração para jantar de noivado

Se vocês gostam mais do estilo rústico, que lembra fazenda, campo ou até mesmo são motociclistas, o estilo rústico vai ser perfeito para a decoração da festa de vocês.

Desse modo, aposte em uma decoração com cores mais fortes, móveis de madeira, bancos de paletes e sirva um jantar bem tradicional.

Leia também: Casas rústicas: aconchego e estilo do campo à cidade grande

2. Defina qual será a cor principal da festa 

As cores ajudam a dar aquele toque único no estilo da festa. Por isso, elas devem ser muito bem escolhidas para ornar com a decoração e o clima do ambiente.

Para te ajudar a escolher, pelo menos, a cor principal da sua festa de noivado em casa, separamos algumas que combinam com os estilos acima. Confira! 

Cores primárias

mesa posta com copos e taças de vidro e arranjo central nas cores primárias

Amarelo, azul e vermelho. Essas são as cores primárias e elas trazem alegria à decoração. Desse modo, elas combinam com estilos de festa mais ousados e vibrantes como o tema de praia, sunset e tropical, por exemplo. 

Cores em tons sóbrios

vaso de flores em arranjo de mesa posta com cores em tons sóbrios

Os tons sóbrios combinam com estilo de festa mais rústico e moderno. Caso a festa seja no inverno, para combinar com o clima, uma decoração que utiliza as cores violeta, verde, vinho e marsala não tem erro.

Tons pastéis

prato com jogo americano redondo embaixo e mesa posta com cores em tons pasteis

Perfeitos para o estilo romântico de festa, os tons pastéis são suaves e delicados. Por isso, aposte no rosa, rose, nude, azul, laranja e verde. Para dar aquele destaque a decoração, mescle o tom pastel da cor com o tom original dela ou mais escuro. 

3. Conte a história do casal

Tem casais que fazem desse tópico o tema da festa deles, mas se esse não for o seu caso, um detalhe que não pode faltar na sua festa são momentos especiais já vividos com o parceiro ou parceira.

Pode ser um chalkboard contando a história (eles ficam perfeitos na entrada da festa), fotos do casal espalhadas pelas mesas principais, polaroids na árvore, usar o tipo de flor que você recebeu ou deu pela primeira vez ou colocar caricaturas impressas do casal nas mesas.

A ideia é criar uma conexão da festa com o casal e relembrar que aquele momento é importante para ambos e para todos os convidados.

Use a imaginação e conte a sua história com o seu parceiro nos detalhes.

Leia também: 7 Ideias de decoração de festa simples para fazer em casa

4. Aposte nos detalhes

O que deixa uma festa de noivado inesquecível são os detalhes. Por isso, qualquer coisinha que você acrescentar deve ter um significado e um toque de personalidade do casal.

Abaixo, separamos algumas ideias de itens personalizáveis para você usar na sua festa em casa. 

Decoração das mesas

Mesa de madeira escura posta decorada

Nas mesas dos convidados, é sempre bom colocar algum elemento que pode ser desde um vaso de flor, um balão, uma tag engraçada ou uma lousa escrito o nome dos noivos e a data.

Assim, para complementar essa mesa, acrescente guardanapos no tema da festa (existem várias opções no mercado) e use copos decorados de acordo com o tema também.

Leia também: O que é a mesa posta e como montar uma

Não economize nas luzinhas

luzes penduradas sobre mesa de jantar posta para decoração de noivado

Se a sua festa for à noite ou um sunset, use e abuse das luzinhas, desde os piscas-piscas às luminárias orientais. Elas dão um toque especial a qualquer decoração, seja romântica ou rústica.

Como tem vários modelos no mercado, para festas mais românticas aposte nos tamanhos menores e mais delicados. Já para festas estilo rústico, escolha as maiores e simples – de preferência, feitas em madeira ou metal.

Como elas são flexíveis, coloque-as na mesa principal, nas mesas ou cadeiras dos convidados, em árvores do jardim… O importante é colocar elas em pontos que você queira destacar. 

Lembrancinhas

Lembrancinhas de festa de noivado, cupcakes decorativos sobre uma bandeja em cima de uma mesa

Uma ótima maneira de fazer com que se lembrem com carinho de um evento de noivado é dar um mimo para os convidados, uma lembrancinha da festa. Mas, não é obrigatório, ok?

E, essa lembrancinha pode ser uma suculenta, um potinho personalizado com chocolate, um doce com as iniciais dos noivos, uma taça também com as iniciais para já usar na festa e outras opções.

Desse modo, para as noivas e noivos que são artistas, esse é o momento de pensar em algo e fazer acontecer. Só escolha algo que fique dentro do seu orçamento e, se não der, tire a lembrancinha do planejamento – ou faça você mesmo algo especial!

Flores

arranjo de flores decorativas e luzes penduradas iluminando

Elas dão um toque natural e transformador ao ambiente. Desse modo, se você gosta de flores, use-as na sua decoração de noivado. 

Para ter harmonia com o restante do ambiente, escolha as que combinem com a sua festa ou aproveite as flores da estação para economizar um pouco mais. 

Caso você não queira usar flores de verdade, aposte nas artificiais (que ficam ótimas em arranjos) ou em flores artesanais feitas de papel. 

Leia também: 7 flores para dentro de casas para cultivar e decorar seu lar

Docinhos

vários cupcakes em um expositor de docinhos

Sim! Tem como personalizar os docinhos da sua festa! Pode ser desde a escolha da embalagem do doce ao preparo do doce em si.

Existem diversas opções e cores de brigadeiros, você pode personalizar colherzinhas, fazer cupcakes com as iniciais dos noivos ou com um anel de noivado, por exemplo.

Se o orçamento estiver apertado, chame a família e amigos para ajudar na preparação e personalização dos doces!

Balões

balão com o termo love

Divertidos, chiques e personalizados. Os balões são um dos destaques da festa. E não estamos falando dos balões tradicionais, mas daqueles em formato de letras, números e que podem ter o nome do casal.

Existem opções, como: love, amor, felicidade, em formato de coração e por aí vai! Assim, você pode preparar uma parede para fotos com eles ou escrever o nome do casal em balões nessa parede. 

Já aqueles balões transparentes que vem escrito o nome e a data, podem ficar próximos à mesa do bolo ou na recepção da festa.

Dessa forma, como os balões tradicionais, você pode fazer um arco atrás da mesa do bolo, espalhar eles na piscina (se tiver) e brincar de fazer guirlandas que misturam balões com heras ou flores.

Bolo

bolo de festa de noivado com flores em cima

O bolo é o item mais chamativo da mesa principal, por isso, ele deve ser especial. 

Desse modo, você pode escolher qualquer modelo, como reto, em andares, naked, decorado, com pasta americana, chantilly e outros.

Só combine o bolo com o restante da decoração! 

Outra opção é substituir o bolo por torres de cupcake ou de macarons, até porque fazer um bolo não é obrigatório. Veja o que mais combina com a sua festa e sirva de acordo com seu gosto.

5. Escolha o cardápio da festa

cardápio de festa sob uma mesa

Bom, essa é a parte boa: se a festa for de dia pode ser um churrasco com mesa de frios, se for à noite, pode ser um jantar ou você pode inovar e fazer um brunch (breakfast + lunch, em tradução literal, café da manhã + almoço) que é bem famoso nos Estados Unidos.

Desse modo, pense no cardápio de acordo com o horário da festa e escolha também os drinks. Também é possível contratar um bartender para servir bebidas com ou sem álcool.

bar de festa com cerveja e menu

Só não deixe faltar na festa a comida e a bebida preferida do casal. Ah, e não se esqueça do champagne para o momento do brinde!

6. DIY: Faça você mesmo sua festa de noivado sem gastar muito

sala ampla com decoração de noivado feita como diy

DIY ou Do It Yourself (em tradução: faça você mesmo) é uma excelente forma de economizar. Desse modo, anote tudo que você ou sua família e amigos podem ajudar a fazer e o que você vai precisar terceirizar.

Feito isso, defina a lista de convidados. Assim, você terá uma noção da quantidade de tudo que terá na sua festa. 

Depois, pegue a lista de coisas que você consegue fazer em casa e coloque a mão na massa. O convite, por exemplo, pode ser virtual e você pode fazê-lo do jeito que quiser na internet. Existem vários sites gratuitos que disponibilizam modelos predeterminados.

A decoração pode ser algo mais simples e aproveitar várias coisas que você e sua família já tem. Só alugue o que for essencial. Já os outros detalhes da festa, você pode aprender a fazer sozinho!

Assim, você economiza, tem a festa dos seus sonhos e consegue guardar uma quantia para o casamento.  

Já pensou em comprar ou alugar um imóvel para o casal?

Bom, como o noivado já está com data para acontecer, que tal já começar a procurar o imóvel perfeito para ser o lar do casal? Vocês podem, inclusive, fazer a festa de noivado já no novo lar dos dois.

No QuintoAndar dá para pesquisar casas e apartamentos do jeito que você e seu parceiro ou parceira quiserem! 

Graças aos mais de 70 filtros de busca que a plataforma oferece, você pode pesquisar imóveis de todos os tamanhos, em mais de 40 cidades brasileiras. Clique aqui e encontre seu novo imóvel para alugar ou comprar e começar a vida a dois!