Não tem jeito, decorar uma sala, seja ela grande ou pequena, necessita de muito planejamento para o resultado sair perfeito. É preciso estar atento aos detalhes, afinal, a sala é um dos ambientes mais frequentados dentro de uma casa, não é mesmo? Se você está em busca de informações sobre decoração de sala grande, aqui é o seu lugar! 

Nosso guia completo conta com dicas essenciais para você começar o seu planejamento. Vamos mostrar que é possível evitar um efeito “vazio” e ainda criar um ambiente aconchegante e bonito, baseado em um direcionamento preciso. E o mais importante, ao planejar a decoração de uma sala grande, tenha em mente que o conforto é o fator primordial.

Confira agora todas as nossas dicas para decorar sua sala! Temos absoluta certeza que você vai aprender bastante com a gente!

Navegue pelo conteúdo:

Como mobiliar uma sala grande?

Imagem com a decoração de uma sala grande com chão de madeira, parede na cor bege, dois sofás, duas poltronas, duas mesas de centro e uma delas com uma vaso de planta em cima e ainda um tapete no centro.

A mobília é considerada por muitos especialistas como a peça chave para a decoração de qualquer ambiente. Ao escolher os móveis para uma sala grande, muitas vezes temos a sensação de ter toda a liberdade possível, afinal, há muito espaço! Entretanto, à medida em que colocamos os móveis, percebemos que não é uma tarefa tão fácil assim.

De fato, mesmo em ambientes espaçosos, é preciso seguir uma certa linha de conduta, para garantir um resultado harmonioso. Portanto, assim como acontece com salas pequenas, uma sala grande também pode parecer sobrecarregada ou não ser utilizada de forma otimizada.

Por isso, antes de comprar os móveis, faça um bom planejamento, observe a sala como um todo e, não se esqueça: tire medidas de tudo antes de comprar!

Leia também: 10 dicas de decoração de sala de estar

1. O sofá como peça principal na decoração de sala de grande

Uma peça que é garantida em uma decoração de sala grande é o sofá. Se você tem sorte de poder apostar em grandes modelos, faça isso! Lembre-se que o sofá da sala funciona como uma peça central na decoração e, para muitos, deve ser o centro das atenções.

Em um ambiente com muito espaço, um sofá de canto ou um sofá modular comprido são boas opções para dar um toque de sofisticação na sala.

Imagem de uma sala grande com decoração em tons de marrom. A sala contém um painel com TV e videogame, um tapete com formas retangulares e um sofá grande marrom.

2. Uma sala grande deve ter um aparador, mesa de centro ou mesas laterais

Depois de escolher um belo sofá, é hora de pensar no seu aparador para a televisão, que pode ser tanto uma estante ou um rack – além das mesinhas que vão compor o restante do ambiente. 

Nessa etapa, é importante já ter escolhido o estilo principal da sua sala, como por exemplo, sala retrô, minimalista, industrial, entre outros. Tendo em mente o que você deseja, será possível escolher móveis harmônicos e deixar a decoração ainda mais perfeita.

Decoração de sala grande retrô

Esse tipo de decoração é uma tendência que não para de ganhar força e adeptos. Ela tem como objetivo realizar a releitura da decoração das décadas anteriores, principalmente dos anos 50, 60, 70 e 80. Porém, com elementos modernos e atuais. Sua principal característica é a mistura de cores fortes, materiais exuberantes e texturas que remetem ao período. Tudo isso garante estilo e personalidade ao ambiente.

Veja alguns exemplos a seguir:

Decoração de sala grande retrô que contém uma poltrona azul, uma mesa de canto amarela, mais uma aparador no canto direito amarelo e um espelho no centro também amarelo. A imagem ainda conta com uma mesa de jantar retrô.
Decoração de sala grande minimalista

Uma sala minimalista envolve cores mais neutras e formas mais simples. A ideia é trabalhar espaços limpos, arejados e amplos. Ou seja, se você apostar nesse estilo de decoração, não será necessário apostar em muitos objetos de decoração. O menos é mais aqui!

Decoração de uma sala minimalista que conta com cores pastéis na parede e também nos móveis. A imagem contém uma sala com um sofá, um rack com a TV pendurada e poucos objetos de decoração.
Decoração de sala grande industrial 

Essa decoração é, sem dúvidas, uma das mais queridas e ousadas. Uma sala grande com estilo industrial deve unir a elegância à urbanidade. De forma mais clara, é preciso valorizar texturas, como concreto, couro e metais. Assim como cores fortes e sóbrias, sobretudo preto e cinza, além de boa iluminação natural e móveis de design requintado, valorizando sempre peças retas.

Imagem de uma decoração de sala grande no estilo industrial. Muitos móveis de madeira com aço preto.

3. Crie um canto de leitura agradável ou um espaço para o café

Com o espaço do sofá e da TV garantidos, é hora de criar um espaço separado para ler e relaxar. Aqui, uma cadeira confortável na qual você pode simplesmente sentar depois de um longo dia de trabalho é essencial. Acrescente muitas almofadas e mantas, pois são confortáveis ​​e convidam ao carinho. 

Mas se você não curtir muito a ideia da leitura, aposte em um cantinho para o café. É possível colocar uma cafeteira, utilizar as próprias cápsulas como peça da decoração e ainda abusar de quadros personalizados.

 Imagem de um espaço para a leitura com uma moça sentada em uma poltrona com roupas cinzas e meia, uma mesinha no canto e uma luminária de chão ao fundo, e ainda contém um espaço com fotos na parede.

4. Mesmo sendo uma única sala, tente dividir os ambientes

Para que a decoração de sala grande da sua casa fique ainda mais legal, a nossa sugestão é você tentar dividir os espaços, por mais que eles estejam na mesma sala. Para isso, você pode apostar em biombos, estantes ou até mesmo grandes vasos de plantas. 

Imagem de uma sala grande decorada com um sofá cinza que está com uma manta, um tapete peludo, uma rack branco com a TV em cima e uma mesa de centro de vidro. Ainda é possível ver uma divisória de um estande, uma luminária de chão e um quadro na parede.

5. Tapetes e cortinas para a decoração de sala grande

Não tem como planejar uma decoração de sala grande sem pensar nos tapetes e nas cortinas. O tapete também serve como um divisor de ambientes, principalmente quando o objetivo é unir o sofá com o aparador/rack/estante da TV. Por isso, na hora de escolher o seu tapete tenha em mente que ele precisa combinar com o sofá. Escolha um tapete macio e que seja em torno de 25 centímetros mais largo que o sofá, tanto para esquerda como para a direita.

Leia também: Como escolher um tapete pra sua casa: dicas essenciais pra você não errar

Imagem de uma decoração de sala grande com um tapete no centro, um grande sofá cinza com almofadas azuis no canto esquerdo, uma mesa no centro e as paredes de tijolinho. A sala ainda conta com uma estante branca no fundo com a TV pendurada na parede e uma bicicleta também pendurada na parede para compor a decoração de sala grande.

6. Pense na decoração da parede

Em termos de decoração, as paredes são muitas vezes negligenciadas. No entanto, elas podem ser decoradas com elementos simples. Em uma sala grande, molduras, quadros e espelhos devem combinar com o restante do ambiente e não precisam muito pequenos. Aposte em pôsteres XXL, fotos ampliadas e espelhos grandes. Você vai gostar!

Imagem de uma sala decorada com 2 quadros na parede, um sofá azul, uma luminária de chão no canto direito e no centro, um tapete branco com azul e uma mesa de centro redonda de mármore.

Além disso, pensar nas cores das paredes pode fazer parte da decoração de sala grande. Afinal, você pode criar formas diferenciadas para delimitar os espaços ou até mesmo combiná-las para um ambiente mais colorido.

Decoração de sala grande: 10 dicas rápidas para decorar e mobiliar

1. Aproveite ao máximo o amplo espaço da sua sala e decore generosamente.

2. Para que a sala forme um ambiente harmonioso, você deve ter em mente as proporções do cômodo.

3. Quem disse que um sofá só deve ficar encostado na parede? Para maior conforto e melhor otimização do espaço, os móveis também podem ser colocados no meio da sala.

4. Defina áreas individuais em sua sala grande: uma área de jantar, uma área de leitura, uma área de sofá/TV, cantinho do café ou gamer.

5. Aposte em um estilo específico de decoração para conseguir integrar elementos bem pensados ​​e criar um ambiente harmonioso. Pode ser a decoração, mas também a cor, os materiais e a iluminação.

6. Conforto é fundamental! Você deve, portanto, usar generosamente materiais macios, aconchegantes e confortáveis. Teste sempre antes! Conheça bem o que irá comprar.

7. Preste atenção no tamanho dos elementos da sua decoração! Pequenos objetos podem se perder rapidamente em uma grande sala.

8. A iluminação também pode ser considerada um elemento em sua decoração. Mas não apenas isso, a iluminação é um aspecto importante para garantir uma boa luminosidade em todo o ambiente. Dependendo, pode haver até cinco lâmpadas em uma grande sala de estar. Confie em fontes de luz indireta.

9. Uma série de sofás é imprescindível em uma grande sala de estar. Diferentes opções de assentos criam um contraste emocionante. Sofá, poltronas, pufes… multiplique os assentos!

10. Apesar do tamanho da sala, mantenha uma distância ideal da televisão. Deve ser cerca de duas a três vezes a diagonal da tela.

Galeria: veja algumas imagens de decoração de sala grande para te inspirar

Está em busca de uma sala grande e espaçosa?

Se você leu todas as nossas dicas e ideias para planejar a decoração de sala grande e agora está com aquela vontade de morar em uma casa ou apartamento com um espaço mais amplo, o QuintoAndar pode te ajudar! 

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Não deixe para depois o seu sonho de começar algo novo. Encontre um lar para chamar de seu e uma sala super espaçosa para você decorar conforme nossas dicas. Vai ser possível criar um espaço agradável para você ler, um cantinho do café para receber os amigos, um local perfeito para deixar o seu sofá e a sua TV – afinal, todo mundo ama um filme e uma série, não é mesmo? 

Se o seu desejo é mudar, comece agora!