Celebrado no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais é uma data essencialmente diurna, que costuma envolver muito aconchego – ou farra – dos filhos ou filhas na cama ao acordar, troca de presentes e um bom almoço, seja em casa ou em algum restaurante. E mesmo que a ocasião não peça grandes extravagâncias, vale a pena fazer uma arrumação especial na casa e, principalmente, envolver as crianças no processo. Neste artigo, trazemos algumas inspirações de decoração para Dia dos Pais.

Navegue pelo conteúdo:

Quando fazer a decoração para Dia dos Pais?

Esse pode ser o grande desafio. Pois é preciso conjugar dois fatores: papai dormindo e crianças acordadas, pois o mais legal de tudo é que elas estejam envolvidas na decoração. Ou seja, isso vai depender dos hábitos da sua casa.

O ideal é deixar tudo mais ou menos pronto nos dias que antecedem a data e acordar a molecada para ajudar na decoração bem cedo no domingo pela manhã (com o cuidado de não despertar o papai). Essa parte vai ficar um pouco mais para frente, no café da manhã, como veremos mais adiante. 

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Decoração para Dia dos Pais com fotos e desenhos

Fotos especiais de pais e seus filhos ou filhas são sempre certeiras na hora de fazer uma decoração para Dia dos Pais. Afinal, que papai não gosta de relembrar de momentos especiais que ficaram registrados em câmera, não é mesmo?

Por isso, junto com presentes e enfeites, vale a pena sempre ter algum porta-retrato com uma imagem que mostre todo esse amor.

E além das fotos, outro tipo de imagem que derrete o coração de qualquer um é um desenho feito pela criança. A pureza e o sentimento que os pequenos colocam no papel costumam ser arrebatadores!

Enfeites feitos à mão

Dentro da ideia de envolver as crianças na surpresa para os pais, algo que vai deixá-las entretidas e, ao mesmo tempo, orgulhosas é a confecção de enfeites com as próprias mãos. Nos exemplos abaixo, vemos duas ideias com o formato de camisas.

A primeira inspiração traz miniaturas que podem ser feitas com tecido ou papéis de presente com diferentes estampas, por exemplo. Para fazer a base da mini camisa dobrada, você pode usar um quadrado de papelão, que irá manter a estrutura firme. Como toque especial, pequenos corações de EVA para demonstrar o amor das crianças pelo papai.

Neste segundo exemplo, temos uma ideia de um cartão, também em formato de camisa. Você pode usar papel cartão colorido como base e fazer recortes de uma gola com o mesmo material e de uma gravata com algum tipo de papel estampado, para dar um contraste. 

Depois, é só deixar que as crianças escrevam seus recados para o papai na parte de dentro do cartão que elas mesmas ajudaram a fazer.

Decoração para Dia dos Pais com brinquedos

Outra boa forma de envolver as crianças na decoração para Dia dos Pais é fazer com que elas aproveitem seus brinquedos para deixarem surpresinhas pela casa. 

Que tal montar com elas um coração de Lego?

Decoração com objetos do pai e da criança

Outra dica fofa para você decorar a casa é encontrar um lugar para deixar o presente e emoldurá-lo com objetos, calçados ou roupas que pertençam ao pai e às crianças.

Vejam na imagem abaixo essa forma de apresentar um presente de Dia dos Pais com os sapatos de pai e filho que, inclusive, seguiu todo um padrão de paleta de cores mais puxado para o marrom, o bege e tons mais amadeirados.

Café da manhã na cama

Além da decoração da casa, outro momento que vale a pena envolver as crianças é na preparação de um belo café da manhã para o papai. Deixar que elas coloquem a mão na massa, preparem comidas divertidas, com formas, carinhas, letras e o que mais vier na imaginação delas. 

Para qualquer pai amoroso, o simples sorriso de uma criança levando o café da manhã na cama no Dia dos Pais já é a melhor das decorações. E é ainda melhor quando isso vem acompanhado de biscoitinhos temáticos, flores e desenhos feitos por ela especialmente para a ocasião. Não existe melhor maneira para um pai acordar em sua data especial.

Decoração para Dia dos Pais simples

Como já dissemos por aqui, uma data como o Dia dos Pais, apesar de merecer toda celebração possível, não é algo que demande tantas extravagâncias na decoração, como uma festa de aniversário, por exemplo. 

Por isso, você pode aproveitar algumas ideias de decoração que, apesar de simples, têm tudo para agradar. 

Veja algumas inspirações:

Canecas

No café da manhã na cama, que é mais individual, um pequeno detalhe como um bigode de EVA colado numa caneca já vai ser suficiente para tirar um sorriso do seu pai. 

Bigodes são clichês no Dia dos Pais? Sim! Mas quem disse que clichês são ruins?

E se o café da manhã surpresa não for na cama, mas na mesa da sala ou na cozinha, uma outra forma de brincar e surpreender na decoração para Dia dos Pais é usar canecas de diferentes tamanhos e fazer uma representação do pai e das crianças. 

Para isso, um simples óculos apoiado na alça da caneca maior, acompanhada de canequinhas menores, já dá um toque ao mesmo tempo fofo e irreverente à decoração para o café da manhã.

Letreiro

Esse modelo de luminária conhecido como Light Box é sempre um ótimo coringa na decoração, pois você pode usar as letras para escrever mensagens como “Feliz Dia dos Pais”.

E o bom de ter esse recurso de letreiro decorativo é que ele pode ser reaproveitado em várias ocasiões especiais.

Decoração para dia de dois pais

Nem toda família é composta de pai e mãe. Um lar pode ter dois pais, por exemplo. E, nesse caso, a dinâmica pode ou não ser diferente no que diz respeito ao elemento surpresa de uma decoração para Dia dos Pais. Afinal, ambos os adultos da casa são contemplados pela data especial.

O casal pode preparar individualmente surpresas um para o outro. E também pode envolver os filhos numa celebração familiar que, apesar da falta da surpresa, terá tanto amor quanto qualquer outra. 

Veja abaixo algumas sugestões de decoração para um Dia de dois Pais cheio de amor e orgulho:

Decoração do pai

Por fim, após a surpresa de um belo café da manhã, da arrumação da casa e dos presentes, o dia pode ter uma última etapa que, certamente, será a mais divertida para a criança: a decoração do pai. 

Aqui, vale de tudo. É possível, inclusive, sugerir para os filhos ou filhas escreverem ou desenharem no rosto e corpo do papai – com batom ou canetas que saiam fácil! No que esse pai vai se transformar? O limite vai estar na imaginação da criançada!

Dia dos Pais no aconchego da sua casa

Além desta decoração para Dia dos Pais, temos muitas outras inspirações para você deixar o seu lar mais aconchegante e com a sua cara. Pois aqui no MeuLugar, gostamos de trazer inspiração para quem ama a própria casa. 

E se ter um lar com a sua cara significa se mudar para um lugar melhor, o QuintoAndar pode te ajudar a encontrar um imóvel do jeitinho que você sempre sonhou, atendendo a todas as suas necessidades. 
Aproveite os nossos mais de 70 filtros de busca para refinar a sua procura e encontrar apartamentos ou casas com as características que você deseja. Além disso, você consegue ver todos os detalhes do espaço antes mesmo de agendar uma visita, por meio do tour virtual e das fotos profissionais.