Localizada na região no norte da Europa, a Escandinávia é a inspiração para esse estilo de decoração. Assim, como na região o clima é frio, a ideia é transformar a casa em lugar muito aconchegante e confortável, como se fosse um ninho. 

Além disso, elementos simples, rústicos, sofisticados, minimalistas e contemporâneos também são marca registrada da decoração. A iluminação natural e itens em madeira também.

Se você gosta do estilo de decoração escandinava, e quer inspirações para sua casa, separamos 5 dicas para você. Confira!

Navegue pelo conteúdo:

O que é o estilo escandinavo?

ambiente com vaso de plantas brancos, móveis claros, em estilo escandinavo

O estilo escandinavo se parece bastante com o estilo minimalista. Nesse tipo de decoração, vemos a presença forte de linhas retas, cores neutras como o branco, preto, cinza e tons suaves – além, é claro, da preferência pela iluminação natural.

Desse modo, esse estilo também é composto pela elegância de móveis de madeira e tecidos naturais com bastante volume. Assim, no estilo escandinavo, você encontra a ideia de aconchego misturado com rústico e toques clássicos.

Lembrando que esse estilo é muito simples e deixa o destaque para os itens decorativos que, na maioria das vezes, são coloridos em tons suaves, trazendo pontos de cor para a monotonia do ambiente. 

Ou seja, os detalhes são estratégicos e inspiradores. Assim, você pode investir em plantas, luminárias, estantes de livros e molduras para quadros e fotografias mais rebuscados. 

A ideia do estilo escandinavo é misturar o clássico com o contemporâneo em uma harmonização perfeita que gera conforto, descanso e interesse para os olhos.  

Como fazer uma decoração escandinava?

Para decorar sua casa no estilo escandinavo não é preciso que todos os cômodos sigam a mesma decoração. Ou seja, você pode variar alguns elementos. 

Esse tipo de decoração funciona bem em qualquer cômodo (até no banheiro) e combina com outros estilos, como o minimalista, clássico e rústico.

Por isso, abaixo separamos os 5 principais elementos desse tipo de decoração para você montar todos os cômodos da sua casa ou somente um. Confira!  

1. Aposte nas paredes brancas

sala com sofá e mesa de decoração e paredes brancas

Um dos elementos principais dessa decoração nórdica são as paredes brancas. Sim! Tudo branco, pois essa cor valoriza a iluminação natural da incidência de luz do sol e isso dá um toque especial em toda a decoração.

Como na região da Escandinávia os dias são mais curtos, as paredes brancas deixam os ambientes mais claros, mesmo estando escuro do lado de fora.

Desse modo, o primeiro passo é pintar as paredes de branco e deixar as cores de contrastes para itens decorativos. E os tons claros e pastéis para os móveis e tecidos naturais para quebrar a monocromia do branco. 

2. Escolha móveis simples e improvisados

ambiente com móveis simples e improvisados, como vidros, plantas e armário

Outra característica forte nesse estilo são os móveis simples. Ou seja, não precisa de nada rebuscado e moderno. 

E improvisados, porque o Escandinávio junta-se a vários outros estilos de decoração de forma harmônica. 

Assim, a dica principal é experimentar vários estilos e, se ornar, complementar a decoração com os outros elementos.  

3. Dê atenção à iluminação

cama de casal em quarto escandinavo bem iluminado

Além da tática da cor branca, é importante usar outros pontos de iluminação como janelas e luminárias. 

Assim, nas janelas, prefira usar cortinas claras e que permitam a passagem da luz natural durante o dia. Já para a noite, aposte nas luminárias, preferindo os modelos pendentes.

A decoração escandinava possui influência industrial e tendo essas luminárias nos espaços é possível fazer referência a essa inspiração e deixar o cômodo mais intimista e aconchegante.

As luminárias de chão também são uma boa escolha e você pode escolher tons metalizados ou rose gold para criar o improviso na decoração.  

4. Dê preferência para os elementos naturais

sala com sofá branco, mesa de centro de madeira e muitas plantas e elementos naturais

Exaltar a natureza é outra característica importante no estilo de decoração escandinavo. O que é natural traz leveza, conforto, calor e simplicidade para o ambiente. 

Desse modo, invista em plantas como as suculentas e os cactos. Nada de plantas artificiais, ok?

Aposte também em tecidos e mantas naturais de lã, linho ou algodão para as cadeiras, sofá e estofados em geral. Madeira para os móveis, tapete de pelos ou couro e itens de decoração inspirados nos povos nórdicos. 

Leia também: Plantas de sombra: quais as espécies mais indicadas para dentro do apartamento ou casa

5. Monte um espaço realista e imperfeito

Sala escandinava com tapete branco, guitarra, televisão e tapete de madeira, com cortinas laterais

Diferente do minimalismo que preza pela organização, na decoração escandinava o ideal é organizar de forma desorganizada. Ou seja, não é preciso embutir os fios da TV e não é necessário ter um lugar pré-programado para cada item, por exemplo.

Nesse estilo de décor é importante mostrar a realidade de quem vive ali. Isso não quer dizer viver na bagunça, mas sim, valorizar a imperfeição e deixar os objetos soltos estrategicamente.  

Como montar os cômodos da sua casa na decoração escandinava?

Agora que você sabe quais são os principais elementos escandinavos, que tal se inspirar nas nossas sugestões de composições?

Sala

Sala de estar com sofás, mesa de centro e mesa com quatro cadeiras ao fundo

Para a sala, aposte em um sofá médio cinza, poltronas em tons escuros, tapete em cor neutra e um rack de madeira.

Pinte as paredes de branco e, na parede oposta à TV, coloque uma pintura com tons claros – e não se esqueça de usar plantas para dar pontos de vida.

Quarto de casal

quarto de casal em estilo escandinavo com cômoda e espelho na parede

Já no quarto de casal, aposte em móveis de madeira, como: cama, guarda-roupa, cômoda e mesas de cabeceira. Prefira roupa de camas de linho ou algodão de cores mais escuras, uma luminária pendente grande e uma estante para livros e fotos do casal.

Quarto infantil

quarto infantil com berço e cômoda de bebê

Para decorar o quarto infantil no estilo escandinavo, invista em um berço de madeira antigo, uma cabaninha rústica, cômoda de madeira clara e uma cabeça decorativa de cervo de pelúcia na parede principal.

Como o quarto é para crianças, não deixe todas as paredes brancas. Assim, coloque um papel de parede geométrico em uma das paredes e quadros decorativos em tons claros para incrementar o ambiente.

Cozinha

cozinha com ilha e banquetas, iluminação natural e móveis de madeira

Na cozinha, coloque várias luminárias pendentes em cima da mesa e uma mesa de madeira com cadeiras cheias de detalhes brancos.

Coloque pequenas plantas, como suculentas, próximas à janela. Aposte em armários brancos, bancada de madeira e utensílios rose gold, como panelas e escorredor de talheres.

Que tal um lar próprio para decorar no estilo escandinavo?

Se você sempre quis uma casa própria, para usar a decoração escandinava, o momento é agora.

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora

No QuintoAndar você pode pesquisar casas e apartamentos — para alugar ou comprar — já aproveitando para ver as fotos profissionais e fazer um tour virtual. 

Assim, fica mais fácil encontrar um novo lar do jeito que você sempre sonhou para montar a sua decoração escandinava!