Nunca antes na história da humanidade se falou tanto em escritório em casa do que após o início da pandemia de Covid-19. De acordo com o Censo QuintoAndar, uma em cada quatro pessoas (26%) no Brasil passou a trabalhar remotamente com mais frequência desde março de 2020, quando começaram as medidas de isolamento social. E apesar de o pior da crise sanitária já ter passado, a cultura do home office veio para ficar e tem sido adotada por muitas empresas, seja em tempo integral ou em regimes híbridos. Para que o seu ambiente de trabalho fique mais integrado ao seu lar, trazemos aqui algumas dicas de decoração para escritório.

Navegue pelo conteúdo:

4 dicas para montar sua decoração de escritório em casa (home office)

Uma das principais medidas antes de se pensar na decoração para escritório em casa é a escolha do lugar onde a estação de trabalho irá ficar. E a boa notícia é que qualquer canto da casa pode se tornar um home office, desde um quarto de serviço ou de hóspedes até mesmo um espaço à parte reservado na sala. 

A abordagem da decoração será diferente de acordo com o espaço. Caso você tenha um quarto exclusivo para um home office, dá para ousar um pouco mais. Já se você reservar um cantinho na sua sala, o ideal é seguir uma linha que não destoe muito do cômodo. 

1. Iluminação

Belas luminárias e abajures são ótimos elementos de decoração para escritório. E especialmente se você precisa trabalhar mais para o fim da tarde ou à noite, além de embelezar o ambiente eles se tornam essenciais. 

Mas ainda na escolha do local para a instalação do home office, vale a pena privilegiar pontos da sua casa com o máximo de incidência de luz natural ao longo do dia. Dessa forma, além de deixar o ambiente mais agradável e bem iluminado, você ainda economiza na energia elétrica. 

2. Ergonomia em primeiro lugar

Uma vez definido o local, o próximo passo é buscar os móveis corretos. E aqui, mais importante que a beleza da decoração é você pensar em um ponto importante: a ergonomia, algo fundamental para pessoas que usam o home office em tempo integral e passam várias horas sentadas diante de um computador.

Lembre-se: uma mesa na altura certa e uma cadeira ergonômica são fundamentais para que você não venha enfrentar problemas físicos no futuro por conta de uma má postura. Há opções para todos os espaços e bolsos. E mais importante que a beleza é escolher um mobiliário que permita que você trabalhe com conforto.

3. Funcionalidade

Além de embelezar o ambiente, uma decoração para escritório ideal precisa ser composta por itens que também cumprem funções importantes para o dia a dia no trabalho. Além disso, é fundamental manter uma boa organização no seu espaço. Veja aqui alguns elementos que podem ser decorativos e, ao mesmo tempo, funcionais:

  • Painel organizador
  • Nichos e estantes
  • Gaveteiros
  • Porta-lápis e organizadores de mesa em geral
  • Cadeira e mesa bonitas e, como já dissemos, ergonômicas
  • Luminárias

4. O fundo das reuniões virtuais

Com a popularização do home office, as reuniões por chamada de vídeo se tornaram compromissos fundamentais e uma rotina para muitas pessoas. Por isso, vale a pena você se preocupar em ter um fundo bacana atrás do local onde se senta. 

Vale a pena pensar em elementos como:

+ Leia também:
Plantas pendentes: faça uma cascata verde em casa

Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias.
Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias. Crie seu anúncio agora

Escritório 2 em 1

O lado bom do home office é que para muitas pessoas um simples notebook pode ser a única ferramenta de trabalho necessária. Nestes casos, vale a pena aproveitar alguns espaços e dar mais de uma finalidade a eles. 

No exemplo abaixo, vemos esse tipo de otimização na parede de um quarto, feita sob medida com uma bancada grande, que ocupa toda a extensão, e com três gavetas. 

Uma grade branca na parede, usada como painel organizador, delimita a área de escritório, junto com alguns reservatórios para lápis e canetas. Bem ao lado, um espelho marca onde começa uma penteadeira. Ambos os espaços são muito bem iluminados e uma mesma cadeira serve para as duas finalidades.

Já no exemplo abaixo, uma discreta mesa com uma chapa de madeira sobre dois cavaletes serve de apoio para uma estação de trabalho provisória em uma sala de estar. Ao lado, uma bela luminária que pode facilmente ser mudada de posição fica posicionada para o caso de a pessoa que está trabalhando precisar de um pouco mais de iluminação.
Esse tipo de recurso só é possível pela mobilidade proporcionada pelos notebooks. E da mesma forma que a mesa serve para alguém trabalhar temporariamente, pode ser uma mesa de apoio para comidas e bebidas em uma festa em casa, por exemplo.

Decoração integrada com a área externa

Um privilégio é poder integrar a beleza de uma área externa, especialmente se você morar em uma casa cercada de área verde, a algum espaço interior para a montagem da sua bancada de trabalho. 

No caso abaixo, uma simples mesa improvisada com dois cavaletes que suportam uma chapa de madeira são suficientes para um monitor, mouse e um teclado em um espaço entre a porta e um janelão de vidro com a natureza para ser observada. Para decorar, vasos com plantas em prateleiras na parede conversam com a beleza verde do exterior.

Aproveitamento de espaços

No posto de trabalho da imagem abaixo, o aproveitamento de um espaço ocioso deu a tônica. E a escolha da decoração para escritório seguiu a linha de se integrar ao ambiente. 

Abaixo de uma escada de madeira, a definição do mobiliário levou em consideração o mesmo tom do material para a mesa, que preenche toda a largura do espaço, enquanto a cadeira, que se destaca por uma madeira um pouco mais escura, tem um estofado preto que conversa com as estruturas de ferro da escada. 

Sobre a mesa, alguns pequenos vasinhos de plantas deixam o espaço ainda mais orgânico e em comunicação com plantas maiores que estão espalhadas pelo cômodo.

Um cômodo inteiro para home office

Quem disponibiliza um cômodo inteiro para a montagem de um home office, geralmente, faz isso porque verdadeiramente precisa trabalhar em casa com mais frequência. Nestes casos, o ideal é pensar em decoração para escritório como um todo, privilegiando todo o ambiente. Afinal, é nele que você vai passar uma média de oito horas do seu dia. 

E para você se sentir bem no seu ambiente de trabalho particular, vale a pena investir em algo bem aconchegante, com boa iluminação e elementos que trazem bem-estar, como plantas, por exemplo. Inclusive, como mostra o exemplo abaixo, prever um espaço para descanso no escritório doméstico, como uma confortável poltrona e um pufe para apoio dos pés. 

Decoração para escritório minimalista e com tons neutros

Na foto abaixo, vemos uma decoração para escritório bem sóbria, com tons neutros, mais puxados para o cinza, inclusive na escolha da cadeira. A mesa, também uma chapa de madeira sobre dois cavaletes, tem poucos elementos além do necessário para a pessoa realizar o seu trabalho: apenas um pequeno abajur e um vaso com uma pequena planta, que ajuda a quebrar um pouco da seriedade e traz um elemento mais orgânico à decoração.

Se não cabe um escritório na sua casa, que tal mudar para um lugar maior?

Se você está em busca de montar um home office, mas não tem o espaço na sua casa, já pensou em se mudar para um lugar maior? Pois além de dicas de decoração para escritório aqui no MeuLugar, o QuintoAndar também pode te ajudar a encontrar um imóvel com um cômodo a mais ou com as características que você precisa. 

São mais de 70 filtros de busca que vão te ajudar a encontrar aquele apartamento com home office já mobiliado ou aquela ampla sala de estar com possibilidades para montar sua estação de trabalho. 

É só filtrar para visualizar imóveis que possuem o tipo de ambiente que é indispensável e até se você gostaria de um novo lar em uma rua silenciosa para trabalhar melhor. Aproveite as fotos profissionais e faça um tour virtual antes mesmo de marcar a visita e otimize o seu tempo!