Festa junina é sinônimo de descontração, comidas típicas, música e rituais divertidos. E dá muito bem para comemorar essa data especial em casa, fazendo uma decoração de festa junina simples e prática.

Se você faz parte dos 76% de brasileiros que gostam de receber amigos e familiares, como demonstra o Censo QuintoAndar, veja como fazer uma super decoração de festa junina com as dicas que preparamos!

Navegue pelo conteúdo

O que não pode faltar em uma festa junina?

bandeirinhas de decoração de festa junina no céu noturno

Para começar, precisamos garantir que os principais enfeites de festa junina estejam presentes na decoração. 

Então, quando falamos em festa junina, o primeiro item que vem à mente é a famosa bandeirola de papel.

Para deixar o ambiente bem colorido, recomendamos comprar papel de seda de várias cores e cortar em dois diferentes formatos: triângulo ou quadrado com corte em  “V”. Depois, é só prender todos em um barbante, intercalando cores e formatos e pendurar.

Outro enfeite que não pode faltar é o chapéu de palha. Dá para colocar ele na mesa, de cabeça para baixo, e usar como recipiente para servir salgadinhos, ou então, deixá-lo apenas para decorar. Ainda existe a opção de pendurar na parede. 

E a decoração da mesa?

comidas de festa junina com uma lousa no centro com o escrito "festa junina" em giz branco

Existem comidas mais gostosas do que as típicas de festa junina? Para deixar o ambiente ainda mais atraente, devemos dar uma atenção especial à decoração da mesa da festa junina. 

Toalhas de mesa xadrez são uma boa pedida, assim como as de juta — um material bem rústico e que pode ser uma ótima opção. Não tenha medo de usar cores bem chamativas e contrastantes. Festa junina é sinônimo de cor e descontração.

Agora a parte mais saborosa: as deliciosas comidas típicas! Não pode faltar na mesa bolo de milho, pamonha, cural de milho verde e canjica. 

Já pensando nos doces, a maçã do amor é imprescindível e ainda pode ser usada com a função de decorar a mesa. O vinho quente é a bebida que não pode faltar e pode ser servido em uma jarra de vidro, com frutas picadas.

Como deixar a decoração ainda mais especial?

comidas típicas de festa junina e bandeirinhas ao fundo

Agora que já falamos sobre os principais enfeites e comidas típicas de festa junina, vamos trazer alguns detalhes a mais que podem fazer toda a diferença na decoração e ambientação, sem precisar gastar muito.

  1. Use bandanas xadrez ou coloridas tanto na decoração de mesa quanto no vestuário.
  2. Faça cestinhas com palitos de sorvete intercalados para servir algumas comidinhas.
  3. Use balões coloridos também na decoração, para complementar as bandeirinhas.
  4. Faça um laço com tecidos estampados para prender o plástico que embrulha a maçã do amor.
  5. Pipocas podem ser uma boa opção para decorar vasinhos de vidro. Basta preenchê-los com pipoca e colocar um girassol para dar um toque especial.
  6. O típico bolo de milho também pode ser servido de forma individual. E, para dar um toque ainda mais delicado, é possível usar a própria folha da espiga para embrulhar.
  7. Não vai dar para ter fogueira? Uma boa opção é utilizar velas para a decoração em vários pontos da sala, quintal ou varanda, por exemplo. Além de remeter à festa junina, esse tipo de iluminação vai deixar o ambiente mais charmoso e aconchegante.

Para dar um toque ainda mais especial na celebração, já deixe montada uma playlist específica para a data com as músicas típicas, e deixe tocando durante toda a festa.

E se a festa junina cair junto com o aniversário?

comidas típicas de festa junina

Os aniversariantes de junho tem muita sorte de comemorar nessa época! Dá pra fazer uma combinação muito legal de decoração de festa junina com decoração de aniversário.

Leia também: 7 Ideias de decoração de festa simples para fazer em casa

Além das dicas já mencionadas, é possível incrementar a comemoração com elementos de aniversário sem sair do tema.

Vamos começar falando do bolo. Existem diversas opções de decoração de bolo que combinam com festa junina. 

Dá para colocar mini bandeirinhas penduradas em um barbante preso no bolo por dois palitos de madeira. Assim como também é possível fazer o acabamento com paçoca para dar o tom rústico da festa. 

Como topo de bolo, existe a opção de fogueira de papel que pode ficar ao lado da vela.

Já os brigadeiros podem ser servidos em mini chapéus de palha, assim como os beijinhos e bicho-de-pé. 

Também podem ficar na mesa, em volta do bolo, paçoquinhas e pé de moleque, que também são típicos da festa e uma delícia!

Já na parede, atrás da mesa do bolo, as bandeirinhas típicas de festa junina podem ser decoradas com o nome do aniversariante, usando uma letra em cada bandeira, por exemplo.

Balões também são muito bem vindos na decoração e vão deixar o ambiente ainda mais colorido.

Como personalizar a decoração da festa junina?

comidas típicas de festa junina e bandeirinhas ao fundo

São muitas as opções para deixar a decoração de festa junina criativa e diferente. Use e abuse da imaginação para também incrementar os enfeites com algo que seja único e característico seu. Assim a festa junina terá também a sua cara.

Essa personalização pode ser feita combinando as cores com os tons usados na decoração da sua casa. Um exemplo de como isso pode ser feito é aproveitando uma parede de tijolos para servir de pano de fundo da mesa principal. 

Uma outra opção é utilizar objetos de decoração da casa que estejam relacionados à festa e expor no ambiente. Até roupas podem cumprir esse papel, como uma camisa xadrez colorida.

Essa personalização também pode ser aplicada nas comidas. Alguma receita que seja sua assinatura pode ser decorada com algum elemento típico de festa junina.

Leia também: 5 ideias de como fazer enfeites de festa junina

Você já tem o lugar perfeito para comemorar a festa junina com parentes e amigos?

Pensando em se mudar para ter mais espaço para receber em casa? Então conte com o QuintoAndar para encontrar o ambiente perfeito para morar e celebrar datas especiais!

São mais de 70 filtros de busca para você encontrar o lugar perfeito, podendo, inclusive, visualizar apenas imóveis com quintal, jardim e até mesmo salão de festas.

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar