Com origem na década de 1970, quando antigos galpões foram transformados em residências urbanas, o estilo de decoração industrial é uma tendência sempre em alta nas grandes cidades.

Mas você não precisa, necessariamente, alugar um loft – como ficaram conhecidos os antigos galpões – pra ter uma decoração industrial. Muitos elementos são facilmente aplicáveis em casas e apartamentos. E não necessariamente demandam grandes obras.

Fique de olho nas fotos durante a busca por imóveis

Se você é fã do estilo, pode aproveitar as buscas no QuintoAndar e, pelas fotos, escolher os imóveis que têm mais a ver. Por isso, fique de olho naqueles que apresentam características como janelas amplas, paredes de tijolos aparentes, escadas metálicas, chão de concreto ou cimento queimado. Lugares com estruturas aparentes e poucas divisões no ambiente também têm tudo a ver com a tendência.

Decoração Industrial - Foto 2

O Decorfácil fácil fez um artigo falando sobre o assunto, onde destaca que outros dois estilos que podem acompanhar e combinam com a decoração industrial: o vintage e o rústico.

Papel de parede

Em um imóvel alugado, mudanças muito estruturais vão depender de um acordo entre inquilino e proprietário. Mas você pode dar uma cara mais industrial a um ambiente, por exemplo, usando um papel de parede 3D, com uma textura mais puxada pra decoração industrial, com tons mais cinzas, metálicos ou simulando uma parede de tijolos.

Decoração industrial + Vintage

Uma vez que a decoração industrial tende a ser um pouco mais fria, a combinação com o estilo Vintage serve pra dar um contraste e aquecer o ambiente, com elementos mais coloridos, em tons pastéis, combinados com móveis em madeira natural.

Decoração industrial + Rústica

Nesta outra combinação de estilos, o rústico pode se manifestar em um mobiliário mais antigo e desgastado. Além disso, abuse dos tons metálicos, que reforçam ainda mais a esse tipo de decoração.

Combinação com obras de arte

De acordo com o Decorfácil, outra dica pra dar mais charme a um ambiente é mesclar a decoração industrial com peças de arte. E se você quiser ousar um pouco mais, pode escolher o grafite, que pode ser feito diretamente numa parede ou em quadros.

Quer se inspirar? Dá uma olhada nessas dicas que o Decorfácil listou: