O minimalismo vai além de um estilo de decoração. Para muitas pessoas, a ideia de “menos é mais” é um estilo de vida. Ou seja, você não precisa de muito para sobreviver, o básico que é funcional já faz todo o serviço.

E, desse modo, funciona o estilo de decoração minimalista. Tudo é muito organizado, simples, arejado, cômodo, confortável e amplo. Você não precisa de um mobiliário chique e espalhafatoso, se um básico tem a mesma funcionalidade.

Mas calma, não confunda o minimalismo com a falta de decoração! Pelo contrário, fazer uma decoração nesse estilo é mais difícil, pois tudo deve ser feito de forma básica, para ficar simples, confortável e bonito.

Assim, para te ajudar a trazer o minimalismo para dentro da sua casa, separamos algumas dicas para você se inspirar. Boa leitura!

Navegue pelo conteúdo

O que é decoração no estilo minimalista?

sala com parede branca, cadeira encostada, uma planta ao lado e alguns nichos na parede

O minimalismo, como falamos, é muito mais do que decoração. O movimento surgiu próximo à década de 60 como uma série de movimentos artísticos, culturais e científicos.

O objetivo? Utilizar somente elementos fundamentais e funcionais como base de expressão, seja ela artística ou comportamental. Desse modo, esse estilo foi crescendo e ganhando força, até se tornar uma forma de decoração de imóveis.

Dessa forma, esse tipo de decoração preza pela simplicidade e valoriza o que é essencial no dia a dia. 

Ou seja, você não precisa de muitos móveis, nem de muitos adereços de decoração: o que é essencial é destacado para formar um ambiente clean, aconchegante, leve e que é feito de refúgio para seus moradores.

Aproveite para conhecer a história de Nathalie Jourdan, inquilina do QuintoAndar, que conquistou a liberdade de morar sozinha e montou uma decoração minimalista em seu apê no Rio de Janeiro:

Principais características da decoração minimalista

1. “Menos é mais”

escrivaninha vazia perto de cortina em quarto todo branco

Se você quer aplicar o estilo minimalista na sua decoração deve aprender a regra básica: menos é mais – que já citamos algumas vezes até agora. Quanto menos informação visual tiver o ambiente, mais minimalista ele será.

Dessa forma, vá até os cômodos da sua casa e descarte ou doe tudo que for “exagero”. Deixe apenas o que é essencial e siga as próximas dicas para transformar esses ambientes. 

2. Encontre um meio termo

cadeira branca de aço em frente a uma mesa branca redonda, acima de um tapete redondo

Na dica 1, falamos para você descartar os excessos, mas, se você ama ter plantas na sua casa, por exemplo, não é necessário se despedir de todas. Apenas encontre um equilíbrio.

Assim, ao invés de 5 vasos de flores na sala, reduza para 2 ou 3 plantas. O mesmo vale para todos os outros cômodos. Ter uma décor minimalista não é deixar sua personalidade e gostos de lado. É apenas encontrar um meio termo. 

3. Aposte nas linhas retas e na monocromia

Cama de casal com travesseiros e almofadas e mesa de cabeceira com lâmpada em cima

Como esse estilo de decoração não chama atenção para as informações visuais, a paleta de cores deve ser monocromática. Ou seja, a cor é única e você poderá usar variações desse tom.

Mas, como falamos, se a monocromia não te agrada muito, você pode colocar alguns pontos de cores — com moderação. 

Um papel de parede geométrico, listras pretas em paredes brancas e usar até mesmo cores como azul, rosa ou laranja em locais específicos para ficar mais alegres. 

Agora, em relação ao design dos móveis, invista nos que têm linha reta. Pois, as linhas quando são retas, e não em curvas ou estampadas, combinam entre si e dão um ar de harmonia e modernidade. 

4. Espelhos são bem-vindos

cama de solteiro em frente a uma cômoda com espelho redondo em cima

Para dar amplitude aos espaços, os espelhos e itens de decoração pessoais são quase os únicos detalhes que uma decoração minimalista deve ter. 

Dessa forma, para dar destaque, invista em espelhos grandes, como aqueles que vão do teto ao chão, se o local for pequeno e em locais maiores, invista em espelhos médios e sem molduras. 

5. Dê destaque à iluminação natural

cozinha clara com iluminação natural

Como tudo no minimalismo deve ser natural, na iluminação não seria diferente. A claridade é essencial para dar a ideia de organização, limpeza e modernidade.

Dessa forma, aposte em imóveis com janelas grandes, luminárias e lustres que seguem a proposta minimalista e que combinem com a sua decoração como um todo. 

Como usar o minimalismo na decoração da sua casa?

Agora que você já sabe quais as principais características do estilo minimalista, vamos colocar em prática?

Quarto de casal

Cama de casal no centro de quarto de casal amplo, com três janelas e decoração minimalista

Primeiro pense nos móveis essenciais, eles combinam, tem simetria entre si? 

Nessa mesma linha, vem o segundo passo: cor. Converse com seu parceiro ou parceira e defina uma cor do branco ao preto. Decidido, pinte as paredes do quarto e coloque alguns pontos de contraste para gerar uma simetria. 

Aposte também em luzes sofisticadas, porém sem adornos, como plafons, pendentes simples e trilhos de spots. Coloque um espelho médio em uma das paredes e complete o quarto com objetos pessoais do casal (mas com moderação).

Quarto de casal pequeno

quarto de casal pequeno com cama de casal arrumada e mesa de cabeceira

Quanto menos espaço, maior é a necessidade do minimalismo! Desse modo, descarte móveis desnecessários e abra caminho. Se possível, invista em móveis planejados.

Nas cores, prefira os tons claros para dar a ideia de amplitude ao quarto. E, o restante, pode seguir com as dicas que demos acima.

Leia também: 5 ideias de como decorar camas de casal

Sala

sofá de dois lugares com mesa de centro de madeira e carpete central em sala ampla e minimalista

Uma sala minimalista conta com espaço amplo, janelas grandes, cores claras ou mix de claro com escuro e um lustre principal. Só isso, além dos móveis essenciais para a funcionalidade do ambiente. 

Feito isso, você terá uma sala minimalista aconchegante, natural, sofisticada e viva (se você acrescentar pequenas espécies de plantas, com moderação, pelo local).

Leia também: Plantas pendentes: faça uma cascata verde em casa

Cozinha

mulher mexendo na cozinha, com a bancada, pia e prateleiras aparecendo

Como a cozinha é um espaço compartilhado, ela deve sempre passar a ideia de limpeza e, claro, de funcionalidade. 

Desse modo, aposte em cores neutras, uniformize as cores e materiais dos eletrodomésticos (uma ideia é optar por embutir alguns eletrodomésticos para criar uma unidade visual) e ter peças chaves de destaque, como panelas de cobre ou acessórios de cozinha de inox ou rose gold, por exemplo. 

Preparado para alugar uma casa ou apartamento novo e fazer uma decoração minimalista?

Se a sua resposta foi sim, então o QuintoAndar pode te ajudar nessa missão!  

Graças aos mais de 70 filtros de busca que a plataforma oferece, você pode fazer a busca por imóveis de todos os tamanhos, em cerca de 40 cidades brasileiras. Aproveite para dar uma olhada nas fotos profissionais e até fazer um tour virtual para já ir pensando em como vai montar os ambientes.

Clique aqui e encontre o imóvel perfeito para fazer sua decoração estilo minimalista e ser adepto a esse estilo de vida também!

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar