Quando se compra ou aluga um imóvel, características como localização, número de quartos e estado de conservação costumam ter um peso grande no processo de decisão. E há outros componentes, após preenchidos os requisitos prioritários e mais funcionais, que também podem gerar encantamento, como a arquitetura interna de uma casa ou apartamento. Afinal, de acordo com o Censo QuintoAndar, um estudo inédito sobre moradia no Brasil feito em parceria com o Datafolha, para 95% das pessoas, a casa é o local favorito. Pois neste artigo, vamos falar de decoração de paredes curvas, recursos arquitetônicos que ajudam a suavizar e deixar os ambientes mais orgânicos.

Navegue pelo conteúdo:

Parede curva

“Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas nuvens do céu, no corpo da mulher amada. De curvas é feito todo o Universo. O Universo curvo de Einstein”.

O texto acima tem o título de “O Poema da Curva” e é assinado por ninguém menos que Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos de todos os tempos, famoso por ter um estilo que combinava linhas retas e curvas em seus projetos.

+ Leia também:
Passeie pelo legado de Oscar Niemeyer em 5 cidades atendidas pelo QuintoAndar

Pois uma simples parede curva tem o poder de quebrar qualquer monotonia das linhas retas e dar um toque mais aconchegante a um ambiente. Assim como acontece com os móveis com essa característica, como um sofá curvo, por exemplo.

E além de dicas de decoração de paredes curvas, fique por aqui porque você vai encontrar neste artigo uma forma mais rápida, prática e sem quebradeiras para fazer uma parede curva na sua casa. 

Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias.
Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias. Crie seu anúncio agora

Decoração de paredes curvas

Falar em decoração de paredes curvas significa tratar de uma particularidade que, de cara, restringe um pouco alguns dos principais elementos usados em paredes: grandes quadros ou espelhos, especialmente se forem retangulares e horizontais – uma vez que a curvatura, ainda mais no caso de uma parede côncava (curvada para dentro), não vai permitir que esses objetos fiquem rentes à superfície.

No mais, vale pendurar ou encostar em uma parede curva o que você achar bonito, como plantas pendentes, pequenos quadros, porta-retratos e estantes; macramês, entre outros objetos de decoração que o espaço permitir.

Mas além desses elementos, vale pensar que uma parede curva já é um elemento de decoração em si. Por isso, vamos falar sobre como você pode transformá-la e incrementar ainda mais o seu ambiente. 

Cores

Ao escolher cores de parede para sala, por exemplo, seja ela reta ou curva, vale a pena levar em consideração todos os objetos de decoração que você terá e nos móveis e em outros elementos, como cortina e tapetes. 

E a melhor forma de fazer isso é pensar na paleta de cores do ambiente. Assim, você tem uma linha a seguir na hora de escolher a cor que irá usar para pintar a sua parede curva. 

Papel de parede

Outra forma de mudar o visual de uma parede curva é com o bom e velho papel de parede, que oferece alternativas de estampas diversas, que vão além de uma pintura lisa com uma única cor. 

Saiba aqui como colocar papel de parede e veja como esse tipo de recurso serve para diversos ambientes, desde uma sala até um banheiro. 

Revestimentos de madeira

Um material muito usado na decoração de paredes curvas é a madeira, pelo fato de esse tipo de acabamento complementar a organicidade que a parede curva já traz ao ambiente.

Iluminação como decoração de paredes curvas

Uma boa forma de trabalhar a decoração de paredes curvas é também com o uso da iluminação. Seja de forma direta ou indireta, ela acaba ajudando a realçar o formato da parede curva, como nos dois exemplos abaixo.

Mobília sob medida

Outra boa forma de fazer uma decoração de paredes curvas é encomendando móveis sob medida, que sigam a curvatura. Abaixo, temos três exemplos de móveis com finalidades diferentes.

Parede curva em área externa

Muros e paredes curvas também são recursos muito utilizados em áreas externas. Neste exemplo abaixo, vemos uma mureta de pedra com um banquinho feito com o mesmo material.

Como fazer uma parede curva

Mas e se o imóvel que você está alugando ou comprando não tiver uma parede curva e você quiser dar essa fluidez para algum ambiente? Bom, neste caso, você vai ter que dar um jeito de construir. 

No caso de um imóvel comprado, basta querer e poder – uma vez que ele é seu. Já no caso de uma casa ou apartamento alugado, o trâmite é um pouco mais complicado e depende de o inquilino entrar em acordo com o proprietário, que precisa autorizar, caso ache uma modificação vantajosa para o seu imóvel.

Parede curva feita com drywall

Uma forma rápida de fazer isso é com o uso do drywall. Mas você sabe o que é isso?

Drywall é um sistema de construção criado nos Estados Unidos no início do século passado, que consiste no uso de placas de gesso pré-fabricadas, encapadas com papelão ou fibra de vidro e fixadas em estruturas de aço galvanizado. Esse tipo de estrutura, que pode substituir a alvenaria, tem se popularizado muito no Brasil, pois é mais leve, mais barata e mais rápida de ser implementada. 

Além disso, o drywall pode ser utilizado como um recurso de design para criar tetos e paredes personalizados, como uma parede curva, por exemplo.

Para sabermos um pouco mais sobre esse tipo de obra, conversamos com Thiago Kaschny, gerente de produtos da Saint-Gobain, empresa líder mundial em construção sustentável e presente no Brasil há mais de 80 anos. 

O grupo tem em seu portfólio marcas como Brasilit, Isover, Norton, PAM, Sekurit, Telhanorte e Weber quartzolit, além da Placo, que fabrica e comercializa soluções em drywall. 

O quão mais barato é fazer uma parede de drywall em comparação com uma alvenaria?

Thiago Kaschny: Quando estamos falando de uma tecnologia construtiva, como é o caso do drywall, não podemos comparar apenas o preço de material em relação à alvenaria tradicional. Especialmente porque o drywall possui uma série de vantagens, que faz com que o sistema, no geral, tenha um custo equivalente, pois proporciona uma instalação 5 vezes mais rápida, redução no volume de entulho – que gira em torno de 5% contra 25% de uma construção convencional. Além de gerar economia do consumo de climatização em pelo menos 20%, sendo uma ótima solução sustentável.

Quanto tempo demora a instalação de uma parede curva, como a da foto abaixo?

Thiago Kaschny: O tempo de execução é relativo. Depende da especialização dos instaladores que executarão a obra e quantidade de mão de obra. Como estimativa de cálculo para o sistema, dois instaladores conseguem produzir em média 30m² de drywall em apenas um dia. Considerando que a execução de uma parede curva exige maior atenção, a produção em um único dia pode ser um pouco inferior.

No caso de uma parede curva, qual é a maior dificuldade na hora da instalação?

Thiago Kaschny: A execução da estrutura em paredes curvas tem uma responsabilidade importante, pois é o que vai orientar toda execução e os próximos passos da parede (fixação das placas e tratamento das juntas), então exige um grau de conhecimento maior do instalador no momento da execução. 

Quando se tem uma parede de drywall, o que é mais importante levar em consideração em termos de manutenção? 

Thiago Kaschny: Os cuidados para manutenção dos sistemas de drywall são simples, tanto para conservação do acabamento da superfície de paredes, forros e revestimentos quanto para a execução de reparos em instalações internas.

Não é comum, mas se surgirem manchas de mofo, elas devem ser limpas com solução de água sanitária e água na proporção de 1 para 2, deixar atuando por 4 horas. E, em seguida, enxaguar com água. Se necessário, pode repetir o processo após 15 dias.

Se for identificado algum tipo de dano sobre a placa (depressão) provocado pela batida de cantos de móveis, isso pode ser regularizado de forma simples, utilizando massa de drywall Placo ou massa corrida. Após a correção, secagem e lixamento sobre a área, deve ser retocada a pintura.

+ Leia também:
Como passar massa corrida na parede em 7 passos

Instalações no sistema de drywall, como elétricas, hidráulicas, de ar condicionado ou  telecomunicações, colocadas no interior da parede podem precisar de reparos. Nesse caso, é necessária a abertura da vedação, por meio de um recorte na própria chapa de gesso. 

E na hora de fazer uma decoração de paredes curvas? O drywall é um tipo de parede onde não se pode pendurar coisas muito pesadas?

Thiago Kaschny: Para fixações que necessitam de uma maior capacidade de cargas, recomenda-se a utilização de reforço de madeira ou metálico na parte interna da estrutura. Esse reforço pode ser feito durante e após a finalização da obra. 

Em uma parede de drywall, é possível colocar revestimentos, como um azulejo, por exemplo? Ou não aguenta o peso?

Thiago Kaschny: Muitas pessoas, especialmente no Brasil, ainda possuem diversos mitos em relação ao drywall em casa ou no escritório, pois acham que o sistema é frágil. O que acontece é que as pessoas confundem leveza com falta de robustez. 

O drywall chega a ser 6 vezes mais leve do que uma construção convencional, mas ainda assim não deixa de entregar resistência, pois é possível fixar armários, prateleiras e qualquer outra coisa que uma parede de alvenaria aguentaria. O segredo está na instalação.

O sistema de drywall é estruturado com perfis de aço galvanizado produzidos a partir de chapas robustas, que recebem uma camada extra na galvanização, dando maior resistência a diferentes condições climáticas. Além disso, nosso sistema construtivo obedece todas as normas da ABNT, garantindo segurança e performance.

Com parede curva ou reta, o importante é que seu lar tenha a sua cara

Entre quatro, cinco, seis ou dez paredes da sua casa, vale tudo. Seja a parede curva ou reta, é fundamental que você se sinta bem dentro do seu lar. E que ele tenha a sua cara. 

Por isso, aqui no MeuLugar, procuramos sempre trazer dicas como essa de decoração de paredes curvas em nossas editorias de Dicas e de Decoração. Sabe por que? Pois os diversos conteúdos que produzimos certamente vão chegar a alguém que está buscando esse tipo de informação ou, o que é tão ou mais bacana, podem servir de inspiração, com ideias que talvez nem tenham passado pela cabeça de quem está lendo.

E além do conteúdo, nós do QuintoAndar estamos aqui para fazer você encontrar a sua nova casa da forma mais rápida e menos burocrática possível. Em nossa plataforma digital, você pode buscar por imóveis para comprar ou alugar. Para isso, é só usar nossos mais de 70 filtros de busca e refinar a pesquisa até encontrar uma casa ou um apartamento que tenha a sua cara. 

Acesse nosso site ou app e comece agora a procurar o seu novo lar!