Quando chega a hora de fazer a decoração do quarto de bebê, a emoção aflora. Vai ser ali que o pequeno ou a pequena vai se desenvolver, dar os primeiros passos e construir as primeiras memórias.

Então, para que tudo saia do jeitinho que os pais imaginaram, tem que ter um planejamento prévio e levar em consideração o espaço do quarto. O restante pode ser feito com tempo e muita pesquisa para conseguir os melhores preços, não é mesmo?!

Por isso, separamos algumas dicas do que não pode faltar no quarto, para você se inspirar e esperar a chegada do baby!

Navegue pelo conteúdo:

O que não pode faltar no quarto do bebê?

O primeiro passo para planejar e decorar o quarto do bebê é comprar os móveis que não podem faltar de jeito nenhum. Esses móveis, além de básicos, serão bastante usados!

São eles: 

Berço

bebê dormindo em um berço

Esse não pode faltar de maneira alguma, até porque é onde o bebê terá suas noites de sono. Assim, para não perder o móvel, opte por um berço que ofereça a opção de acompanhar o crescimento da criança. 

Desse modo, você não vai precisar de outro tão cedo. Apenas atente-se às certificações de segurança para que não haja acidentes. 

Cômoda

cômoda com trocador infantil em cima

Esse será o local para guardar as roupinhas do pequeno e servir também como trocador de fraldas.

Guarda-roupas

guarda roupas e cômoda infantis em quarto de bebê

Mesmo com uma cômoda, um guarda-roupa é importante para guardar, não só as roupas, como utensílios e produtos que os bebês utilizam regularmente. 

Poltrona de amamentação

poltrona de amamentação ao lado de um berço

Importante para o conforto da mãe na hora da amamentação ou de dar a mamadeira, a poltrona é o móvel certo. Entretanto, há mães que preferem a cama ou sofá para amamentar, então vale o teste da poltrona para ver como vocês vão se adaptar melhor.  

E se o quarto do bebê for junto com o do irmão mais velho?

quarto infantil com um berço, uma cômoda e uma cama de solteiro

Quando se espera o segundo filho, é normal que o bebê ou tenha que dividir o quarto com o irmão(a) mais velho ou fique no quarto dos pais por algum tempo.

Então, se essa for a sua condição, a dica é investir em móveis que sejam versáteis, por causa do espaço e em cores neutras para não “brigar” com a decoração já existente. 

Outra opção é conversar com o primogênito e juntos vocês montarem um novo quarto levando em consideração os móveis e decoração para o bebê. 

Quais os estilos de quarto para bebê?

Escolher um tema e procurar os móveis e itens de decoração de acordo com o estilo escolhido leva menos tempo para montar o quarto. Além disso, quando se segue um tema os riscos de que algo não se combine são bem menores!

Porém, para fazer essa escolha, leve em consideração o que você quer para o bebê e o espaço disponível. Por isso, para te ajudar, separamos os principais estilos de quarto para bebê!

São eles: 

Estilo clássico

decoração de quarto de bebê em estilo clássico. Há um berço, uma poltrona, cômoda, tapete, pufe e cortinas, em tons brancos, bege e rosados.

A ideia desse tema é que o quarto inspire cuidado e elegância, como os que as realezas usavam antigamente. Desse modo, os móveis precisam ser bem trabalhados e com acabamento perfeito. 

Já a cor fica por conta do branco ou tons pastéis e a decoração é bem delicada com lustres, laços, quadros e papel de parede com estampas sofisticadas.  

Estilo moderno

quarto infantil decorado no estilo moderno

Em contrapartida do clássico, o estilo moderno é alegre e cheio de tecnologia. Assim, os móveis costumam ser básicos, pois a modernidade vem dos objetos de decoração. 

Use e abuse de cores, tapetes recreativos, estante de formas diferentes e por aí vai. Lembre-se de investir em itens que sejam simples, porém educativos para fomentar o desenvolvimento do baby.  

Estilo minimalista

quarto infantil todo branco no estilo minimalista

O minimalismo veio com tudo como tendência, por isso, se você deseja que o quarto da criança seja básico e clean, aposte nesse estilo. Nesse caso, os móveis são apenas os essenciais, as cores devem ser neutras e vale apostar em estampas geométricas que misturam preto e branco. Tudo muito simples e bonito! 

Estilo montessoriano

bebê brincando no quarto

Pensado no desenvolvimento e autonomia da criança, os quartos no estilo montessoriano possibilitam um ambiente onde a criança desde cedo é convidada a explorar. 

Os móveis são pensados para o tamanho do pequeno a fim de que eles possam alcançar no futuro. Outro detalhe é a decoração básica, porém que estimula a visão e até mesmo o tato da criança. Por isso, use cores que combinem entre si e aposte nas texturas.

Estilo divertido

casinha de boneca em tamanho grande para crianças brincarem dentro, decorando o quarto infantil

Cheio de cores e brinquedos, o quarto divertido leva em consideração o entretenimento da criança. Ou seja, aposte em cores chamativas, estampas coloridas e em brinquedos criativos que chamem a atenção do pequeno. 

Vale também escolher um tema como: cacto, safari, fazendinha e afins para manter a essência do quarto. 

Estilo romântico

decoração em estilo romântico em quarto de bebê

Esse quarto inspira amor, cuidado e carinho. Tudo é pensado para dar conforto e segurança para o bebê. Assim, utilize móveis delicados, poltronas, pufes, tapetes e cortinas de cores claras ou tons suaves. 

Aposte também em estampas delicadas, almofadas, quadros, adesivos e vários ursinhos! 

Como escolher as cores do quarto?

Pode aparecer que não, mas a escolha da cor é bem importante na hora de montar o quarto do bebê. Caso seja uma cor forte ou muito chamativa, pode interferir no dia a dia do pequeno e deixá-lo agitado.

Por isso, invista em tons suaves, mais clean ou pastéis. Eles são fáceis de combinar e oferecem tranquilidade, segurança e acolhimento para o baby. 

Desse modo, deixe as cores mais quentes para detalhes e para os brinquedos. Contratar um designer de interiores também pode ajudar na hora de escolher a cor do quarto.

8 dicas para se inspirar ao montar o quarto de bebê

Tendo os móveis básicos e uma ideia do estilo de quarto que você quer seguir, use as dicas abaixo para incrementar esse cantinho cheio de amor!

1. Invista em um papel de parede

quarto de criança com papel de parede colorido

Usar o papel de parede na decoração do quarto é uma forma de enriquecer o ambiente. Desse modo, você pode usá-lo em todo o quarto ou apenas em uma parede. 

Perfeito para quartos que tem temas como natureza, animais ou fundo do mar, por exemplo, o papel de parede faz toda a diferença. Já para quartos mais neutros, escolha um de forma geométrica, poá, listras, triângulos e outros. 

2. Não se esqueça dos nichos

parede com vários nichos, e um berço encostado mostrando que é quarto de bebê

Os nichos são itens essenciais na decoração de um quarto de bebê, pois eles são versáteis, servem para decorar e ainda apoiar objetos.

Além disso, é possível encontrá-los em diferentes formatos, cores e você pode colocá-los em qualquer lugar do quarto!  

3. Adesivos também são uma excelente opção

berço e cômoda em quarto de bebê. Na parede há adesivos de gotinhas de água

Se a sua casa ou apartamento forem alugados, ou você não quiser gastar com papel de parede para todo o cômodo, uma opção são os adesivos.

Ideais para quartos minimalistas, os adesivos podem deixar o ambiente divertido, sofisticado e tudo isso sem gastar muito. Eles podem ser de desenhos, listras, triângulos, corações ou formas geométricas e combinam também para quartos compartilhados!

Dessa forma, a dica é: sempre dê contraste da cor da parede com a do adesivo. Por exemplo: adesivo preto na parede branca.  

4. Móbiles dão um toque especial

móbiles sobre o berço

O móbile é aquele brinquedo cheio de penduricalhos que fica em cima do berço. E ele, além de reforçar a decoração (existem inúmeros modelos no mercado), ainda diverte o bebê, estimula a visão e o tato.  

Caso você não ache um que combine com o estilo do quarto, você pode ou encomendar de artesãos que fazem trabalhos com crochê, por exemplo, ou confeccionar em casa. 

5. Quarto planejado é uma boa ideia

berço perfeitamente encaixado no espaço de um quarto planejado

Se o quarto do bebê for pequeno, a melhor escolha para deixar tudo otimizado e organizado é fazer o planejamento de cada móvel e item decorativo. Assim, tudo vai ser feito sob medida e você poderá fazer o quarto no estilo que achar melhor.

Além disso, tudo fica no seu lugar e pode-se aproveitar até mesmo espaços compactos que você já tinha descartado.

6. Pintura na parede é uma opção

quarto de bebê com a parede toda pintada e um berço no meio

Uma outra opção sensacional é fazer um desenho na parede. Pode ser uma ilustração ao lado do berço que seja abstrata ou do tema do quarto. Por exemplo: um canteiro de flores, animais, nuvens, o fundo do mar e por aí vai.

7. Tapete é sempre bem-vindo

quarto infantil com um tapete

Além de ser elegante e aquecer o ambiente, o tapete dá um toque especial no quarto. Desse modo, escolha um modelo que combine com a decoração e o tamanho ideal para o cômodo. 

Dê atenção ao material de fabricação do tapete também, dando prioridade para os que são antialérgicos e laváveis.

Há também vários locais para se colocar o tapete. Pode ser embaixo do berço, no centro do quarto, abaixo da poltrona de amamentação. Teste os lugares e veja onde ele mais se encaixa.

8. Deixe o quarto aconchegante com uma cortina

quarto de bebê com um berço, decorações em tons dourados e cortinas

Pode parecer um item banal, mas a cortina é importante no quarto do bebê. Além de deixar o ambiente mais aconchegante, ela ajuda no controle de luz do quarto.

Ou seja, como os bebês costumam dormir de dia, é mais interessante investir em uma cortina do que ter que ficar abrindo e fechando a janela toda hora. 

Quer decorar o quarto do seu bebê como sempre sonhou?

Com essas dicas e inspirações, fazer a decoração de quarto de bebê do jeito que você sonhou vai ser uma tarefa fácil! E se você estiver procurando um imóvel para receber melhor o novo integrante da família, não deixe de escolher um que tenha o quarto de bebê ideal. No QuintoAndar, a maior imobiliária digital de toda a América Latina, dá para pesquisar casas e apartamentos em que é possível montar e decorar um quarto de bebê como você quiser! Graças aos mais de 70 filtros de busca que a plataforma oferece, você pode fazer a busca por imóveis de todos os tamanhos, podendo visualizar pelas fotos – ou até mesmo fazendo um tour virtual – se é ali que você vai montar o quarto do seu bebê!