O quarto de casal é, sem dúvidas, um dos cômodos mais importantes da casa. E se você está em busca de referências e inspirações, você chegou ao lugar certo. Preparamos dicas surpreendentes sobre decoração de quarto de casal que vão te ajudar! 

Navegue pelo conteúdo:

Como planejar a decoração de quarto de casal?

Para começar a decoração de um quarto de casal, é necessário muito planejamento. Isso mesmo, planejamento! Antes de qualquer decisão, é preciso entender o estilo e a personalidade do casal, afinal, são eles que vão desfrutar do quarto.

Além disso, lembre-se de que, sendo um quarto de casal, deve atender a um requisito fundamental: ambos devem estar confortáveis com a decoração e de acordo com seu estilo. 

Confira abaixo dicas essenciais para planejar a decoração de quarto de casal

O que um quarto de casal deve ter?

Como você sabe, existem inúmeras maneiras e gostos quando se trata da decoração do quarto de casal. No entanto, na grande maioria deles, existem elementos comuns que nunca saem de moda. Portanto, para que a decoração do seu quarto de casal tenha um bom resultado, ela deve ter, no mínimo, um conjunto de móveis compostos por:

  • Uma cama de casal
  • Um par de mesas de cabeceira
  • Guarda roupa
  • Objetos de iluminação
  • Têxteis para decorar os móveis principais
  • Objetos de decoração

6 passos para seguir na hora de planejar a decoração do quarto de casal

1. A chave de toda decoração é que ambos sempre concordem antes de tomar uma decisão, por menor que pareça. Lembre-se que o cômodo pertence a vocês dois, então ambos devem estar satisfeitos com a decoração.

2. O mais aconselhável é optar por cores neutras e tons terrosos, pois são o que podemos considerar como “intermediários” na paleta de cores. Além disso, essas cores são perfeitas para criar um ambiente relaxante e acolhedor como o necessário em um quarto.

Leia também: Cores de parede para sala: saiba como escolher para deixar o seu ambiente em harmonia

3. Na hora de escolher a cama de casal, o ideal é escolher a cama mais larga possível, pois são as que oferecem maior conforto. Mas é claro que você também deve levar em consideração as dimensões do quarto, já que essa não é a melhor opção para quartos pequenos.

4. Uma opção contemporânea é optar por duas camas de solteiro. Os casamentos modernos garantem que é uma alternativa que oferece um descanso melhor e que não está relacionada a problemas de casal. Além disso, nada impede de você juntá-las quando quiser!

5. Cada um deve ter uma mesa de cabeceira e/ou cômoda pessoal para que possam manter a sua privacidade e dos seus acessórios. Também é importante que ambos tenham seu próprio lugar no armário para poder organizar suas roupas e evitar desordem e confusão.

6. A decoração de um quarto de casal também precisa de um toque romântico. Uma ótima dica para conseguir isso é através de tecidos e boa iluminação.

9 ideias para decoração de quarto de casal

1. Escolha uma paleta de cores neutras com uma cor de destaque

As cores neutras são ideais para um quarto de casal porque facilitam o descanso e projetam calma. Você pode manter uma decoração monocromática e adicionar cor a alguns elementos para destacá-los.

As cores neutras são ideais para um quarto de casal porque facilitam o descanso e projetam calma. Você pode manter uma decoração monocromática e adicionar cor a alguns elementos para destacá-los.

Escolha uma cor, junto com seus diferentes tons, para integrar ao espaço por meio de roupas de cama, almofadas ou até mesmo outros objetos maiores, como lustres e móveis. O uso dessa cor em diversos elementos diferentes gera uma decoração harmoniosa no ambiente.

2. Combine cores e texturas no jogo de cama

Aposte em combinações inovadoras na roupa de cama, para mudar as clássicas brancas. Você pode usar lençóis e fronhas em diferentes tons da mesma cor. Ao mudar a roupa de cama sazonalmente, você poderá renovar a decoração com poucos recursos.

Você também pode garantir diferentes texturas com almofadas, capas e cobertores para transformar a decoração de quarto de casal e ainda proporcionar conforto. A cama, sendo o elemento mais importante do quarto, marcará a paleta de cores para que você possa integrá-la ao restante da decoração.

3. Adicione madeira para destacar o ambiente

Escolher a madeira para a estrutura ou cabeceira da cama é uma boa opção para dar solidez e presença a esse elemento no quarto. A madeira é um material muito utilizado na decoração moderna devido à sua variedade de tonalidades e sua nobreza.

O calor e a textura deste material podem ser perfeitamente complementados por uma paleta de cores suaves. Mas é melhor manter a madeira presente em um número pequeno de elementos para não sobrecarregar o ambiente e nem se destacar demais dos outros objetos do quarto.

4. Aposte em um estilo minimalista

O estilo minimalista foca em solucionar necessidades com o mínimo de recursos possíveis, por isso, é super indicado para cômodos com espaço reduzido. Porém, vem ganhando o coração de quem decora ambientes maiores também, já que oferece um clima leve e funcional.

Mantenha o número de peças de mobiliário no mínimo e a decoração simples, esta é a melhor maneira de obter um visual minimalista em seu quarto de casal. Além de aumentar visualmente o espaço, o estilo minimalista proporciona calma e ordem ao quarto.

5. Que tal usar mesinhas de cabeceira diferentes para quebrar a simetria

A simetria é geralmente usada porque é a mais simples e é por isso que muitos móveis, como mesas de cabeceira, são vendidos em pares. Você pode quebrar essa regra e fazer com que cada membro do casal escolha uma mesa de acordo com sua personalidade e necessidades.

Procure móveis que tenham o mesmo estilo e paleta de cores para dar ao ambiente um visual moderno e diferenciado. As opções são infinitas, já que você pode optar por usar mesas de apoio que não sejam exclusivas para o quarto e até banquinhos.

6. Aposte na iluminação do quarto como peça da decoração

O ideal é ter, pelo menos, 3 lâmpadas no quarto de casal. A principal deve ficar no centro do teto e as secundárias, uma de cada lado da cama, seja em cima da mesa de cabeceira ou pendurada. Claro, a lâmpada principal terá que ser a maior.

As luzes ao lado da cama são necessárias para garantir a visibilidade da cama, mas também podem se tornar um elemento decorativo. Tanto a luminária quanto a lâmpada devem ser funcionais e se integrar ao estilo do ambiente.

Para integrar o estilo moderno e aumentar visualmente a altura do cômodo, as luminárias de parede são uma excelente opção. Ao apostar nesse modelo, você libera espaço nas mesas de cabeceira e adiciona um elemento decorativo à parede.

Outra opção é colocar uma luminária de teto com design que complete o espaço. Escolha a que melhor se encaixa ao estilo do quarto de casal e que vá ao encontro das necessidades de iluminação do espaço.

7. Crie um ponto focal no quarto

A opção mais utilizada e eficaz na hora de criar um ponto focal em um quarto de casal é destacar a parede atrás da cama. Você pode fazer isso escolhendo uma cor que contraste com o resto das paredes ou papel de parede com um design especial ou, ainda, uma bela e diferente cabeceira.

Escolha uma cor ou papel de parede que se encaixe na paleta de cores e não contraste muito com a decoração daquela parede. Usar o ponto focal atrás da cama pintando a parede ou trazendo textura com papel de parede é um bom recurso se você não pretende adicionar uma cabeceira, pois destaca a localização da cama.

8. Coloque decorações e arte nas paredes

Uma boa opção para agregar personalidade e design a um espaço é usar as paredes para colocar elementos decorativos e molduras com fotos ou arte. 

Você pode combinar pinturas com elementos decorativos e criar uma galeria de fotos do casal, em prateleiras flutuantes ou diretamente na parede. Sendo um elemento flexível, pode ser adaptado a diferentes locais do quarto, dependendo do tamanho dos objetos a serem colocados. Você pode usar a decoração para emoldurar a cama ou continuar as mesinhas de cabeceira na vertical.

9. Acessórios também ajudam na decoração

Para dar um toque especial ao seu quarto, você pode colocar objetos decorativos maiores, como um espelho ou uma pintura, e pequenos, como quadros ou plantas, por exemplo. 

Se você quiser adicionar um pouco de cor a pequenos elementos, vá em frente. Dessa forma, você dará um toque mais marcante ao seu quarto, embora, como sempre, aconselhamos a não abusar de cores escuras e combinações de padrões inconsistentes.

O aconchego do seu quarto de casal em uma casa nova

Como o quarto de casal é o cômodo mais privativo da casa, sua decoração é muitas vezes adiada, dando mais importância aos locais mais movimentados do lar. Mas, não deixe para depois, já que é um espaço muito importante, onde vocês vão descansar e relaxar no final do dia.

A decoração deve proporcionar uma sensação de aconchego e pertencimento para se sentirem confortáveis, mas também deve criar um espaço útil. Uma bela decoração aliada a uma funcionalidade adequada e ajustada às necessidades do casal, fará com que o descanso no quarto de casal seja ainda melhor.

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

E já que estamos falando em sensação de relaxamento e de um espaço aconchegante para o casal, está pensando em trocar de ambiente para um espaço que permita você fazer a decoração de quarto de casal que tanto sonha? No QuintoAndar você pode encontrar um lar que seja perfeito para vocês. 

Para facilitar a sua busca, você pode contar com mais de 70 filtros, tour virtual, agendamento de visita online e uma equipe pronta para dar suporte do começo ao fim do processo de aluguel ou compra!