Quando chega a hora de falar sobre a decoração de quarto infantil, percebemos que não é uma tarefa tão simples assim. Afinal, é naquele ambiente que as crianças da casa vão passar boa parte do tempo e precisam se sentir acolhidas e, ao mesmo tempo, ser um local divertido e descolado. 

Pensando nisso, para que tudo saia conforme você sempre sonhou é importante ter um planejamento e buscar inspirações ou referências do que você gosta e não abre mão de ter na decoração do quarto. 

Neste artigo, separamos algumas dicas importantes que podem te ajudar a escolher melhor o estilo e layout do quarto infantil. Papel e caneta na mão? Então, vamos lá! 

Navegue pelo conteúdo: 

Leia também: Decoração quarto de bebê: ideias para se inspirar 

1. Defina um estilo de decoração

O primeiro passo para começar qualquer planejamento de decoração é definir qual estilo você vai seguir. No caso de quarto infantil, é importante refletir a idade da criança, gostos e também o que vai deixar o ambiente funcional e, ao mesmo tempo, bonito. 

Se o quarto for para o seu filho(a) e ele já tem consciência do que gosta e não gosta, converse com ele para tirar informações e inspirações que vão também agradá-lo. Entenda também se tem algo que ele queira muito na decoração, como por exemplo, um personagem de desenho ou uma cor preferida.

2. Escolha uma paleta de cores 

Na mesma linha do estilo de decoração, definir uma paleta de cores é parte fundamental do processo de fazer a decoração de quarto infantil. 

Escolha tons base que você vai utilizar em mais detalhes e, nesse caso, prefira cores mais neutras e que não vão cansar ou poluir demais o ambiente. Depois, busque por cores secundárias que você deseja colocar personalidade e um conceito para o espaço. 

Defina estampas, se o quarto vai ser de algum personagem específico e seja fiel ao que você e a criança desejam.  

3. Invista em móveis planejados 

Se você tem condições de investir em móveis planejados, garantimos que não haverá arrependimentos. Apesar de ter um custo mais elevado em relação aos móveis prontos, o ambiente fica mais harmônico e personalizado quando é possível fazer o mobiliário sob medida, do estilo que você gosta e das cores que você prefere – além de poder aproveitar melhor os espaços. 

Itens como guarda-roupa, cômoda e até mesmo uma cama diferenciada e personalizada fazem toda a diferença e deixam o ambiente mais funcional e aconchegante. 

4. Aposte em adesivos de parede 

Adesivo ou papel de parede é sempre uma ótima opção para quem busca trazer mais originalidade e personalizar ainda mais o ambiente. 

Além disso, se você mora em um apartamento ou casa alugada e pretende se manter no aluguel, esse item decorativo pode ser uma forma de dar mais a sua cara para o espaço sem precisar de grandes reformas e gastando pouco. 

Hoje existem diversos modelos como papel de parede 3D, diversas estampas e cores e diferentes texturas. Por isso, se jogue e escolha aquele que mais combina com o estilo de decoração que você optou.  

Ah, se você não sabe como aplicar, temos um conteúdo completo que explica como fazer. Confira: Como colocar papel de parede: passo a passo para renovar seu ambiente

5. Decore com cortinas 

Além de deixar o ambiente mais harmônico e bonito, as cortinas têm o papel de trazer conforto visual e mais aconchego. 

Você pode optar por um modelo blackout, que deixam o local mais escuro e livre dos raios de sol ou, ainda, se prefere ter mais contato com a luz natural, cortinas de voil são boas alternativas. 

Na hora de escolher uma para a decoração de quarto infantil, leve em consideração o estilo que você escolheu seguir e também atente-se às medidas. 

Leia também: Cortina, persiana ou blecaute? Entenda qual a melhor para o seu espaço 

6. Tenha um tapete aconchegante

Assim como as cortinas, os tapetes também tem o poder de deixar o ambiente mais aconchegante e com personalidade. 

Além disso, como as crianças costumam brincar muito pelo chão, os tapetes também são ótimos para trazer mais conforto e até mesmo para evitar o contato direto com o piso e aquecer os pezinhos no frio. 
Leia também: Como escolher um tapete para a sua casa

7. Utilize nichos e prateleiras

Opções mais baratas do que os móveis planejados e que podem ter funções parecidas a de armários sob medida, são os nichos e as prateleiras. 

Além de otimizar o espaço e decorá-lo, são itens funcionais e que facilitam o dia a dia. Você pode colocar itens de higiene das crianças, brinquedos, quadros decorativos ou bichinhos de pelúcia.

Que tal decorar o quarto das crianças como você sempre sonhou

Esperamos que, com nossas dicas e inspirações, fazer a decoração de quarto infantil do jeito que você imaginou se torne uma tarefa mais fácil. E se você estiver procurando um imóvel para criar um ambiente especial e dinâmico para as crianças, não deixe de dar uma olhada nas oportunidades do QuintoAndar, a maior imobiliária digital de toda a América Latina.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Em nosso site ou app, você pesquisa casas e apartamentos para alugar ou comprar, onde será possível montar e decorar um quarto infantil como você quiser! Graças aos mais de 70 filtros de busca que a plataforma oferece, você pode buscar por imóveis de todos os tamanhos, podendo visualizar pelas fotos – ou até mesmo fazendo um tour virtual – e começar a sonhar com o cômodo onde vai ser o quarto das crianças!