Você está procurando inspiração para aprender a decorar um quarto pequeno? Esse conteúdo é para você! Pois é, chegou a hora da mudança, e quando se trata de espaços pequenos existem algumas ideias que – sem dúvidas – farão com que você organize melhor seu quarto e consiga um ambiente digno de uma revista. Inspire-se nessas ideias para uma transformação radical, fácil e rápida!

Para começar, precisamos reforçar que é importante medir bem seus espaços e também ser realista sobre suas possibilidades de aproveitar ao máximo seus pontos fortes. Escolha com base nas suas necessidades, sem se deixar influenciar pelas tendências, você tem a sua personalidade e deve refletir na sua decoração. Siga nossas dicas abaixo e deixe-se levar pela sua imaginação.

Navegue pelo conteúdo:

9 dicas para decorar um quarto pequeno que você vai adorar

1. Otimize seus espaços

Observe que para otimizar o espaço ao máximo, é preciso brincar com a escolha de móveis sob medida e diferentes soluções de armários. Também deve-se pensar em acessórios decorativos como tapetes, cores nas paredes e texturas diversas para proporcionar aconchego e harmonia.

 2. Use bem a luz e a cor

Você sabia que a cor fala de você? Existem vários estudos e livros que falam do valor da calorimetria, uma arte que nos permite ver a cor como uma plataforma inteligente para projetar nossos espaços e fazer de uma simples parede a protagonista.

A ideia é enquadrar nosso ambiente de forma otimizada, gerando até uma sensação de maior amplitude. Se você quiser apostar em um papel de parede para dar cor ao quarto pequeno, é importante escolher tons claros. Brancos, cremes e tons pastel serão, sem dúvida, seus melhores aliados, principalmente quando falamos de um quarto pequeno de bebê ou quarto pequeno de adolescente.

3. Escolha um bom papel de parede

Quando falamos de ideias de como decorar uma pequena sala de jovens, adoramos papéis de parede de alto impacto! Se você é mais ousado, talvez um papel de parede com estampas poderosas seja uma excelente opção para seu quarto de casal, para um quarto de adolescente ou para dar as boas-vindas a um novo bebê.

Hoje existem designs que vão do neo-vintage aos grandes padrões florais e inspirados na selva. Há também opções mais modernas com desenhos geométricos e cores de ponta.

Noções de design simples permitirão que você adicione profundidade a esse pequeno ambiente que se tornará o seu favorito.

4. Decore com espelhos

E a decoração do quarto de casal pequeno? Se você gosta de ter a sensação de ganhar alguns metros no seu quarto, a luz natural é essencial, assim como usá-la a seu favor e refleti-la. Você pode usar espelhos de vários formatos para isso.

De acordo com o Feng Shui, um antigo sistema filosófico chinês de origem taoísta baseado na ocupação consciente e harmônica do espaço, os espelhos devem refletir abundância, natureza ou beleza, então você pode experimentá-lo refletindo plantas, decoração em tons dourados, flores ou pinturas que significam algo especial para você. Vale a pena incluir velas ou difusores aromáticos.

Leia também: 

Como limpar espelho: dicas para você deixar suas peças brilhando

Casa cheirosa: 10 maneiras de deixar o ambiente sempre perfumado

 5. Experimente portas de correr

Pense nas portas de correr na entrada do quarto pequeno e também nos armários. Você pode incluí-las para obter um espaço útil e evitar confusão visual, ganhando também alguns centímetros no ambiente.

6. Use as cortinas para ampliar seu espaço

Existe um truque muito simples conhecido pelos decoradores que o ajudará a obter espaço: pendure as cortinas o mais próximo possível do teto. Não importa se a janela é mais baixa, você criará imediatamente uma ilusão de ótica perfeita para fazer seu quarto parecer maior.

7. Gerencie bem os espaços verticais

A altura é essencial quando se trata de dar a impressão de maior espaço. Lembre-se de usar luminárias simples e funcionais, bem como móveis em formato vertical. Por exemplo, se você não tiver espaço suficiente no armário, use prateleiras para fazer o quarto parecer maior e tente colocá-las acima do nível dos olhos para evitar que invadam o espaço visual. 

8. Opte por móveis pequenos

A diferença está nos detalhes! Se você tiver muitos móveis, é provável que eles ocupem espaço. Ao planejar a decoração de um quarto pequeno, mantenha as peças necessárias e priorize prateleiras leves para colocar livros, assim como móveis com gavetas e cadeiras versáteis.

Se o ambiente permitir, procure também a simetria, tentando incluir os mesmos objetos nos dois lados da sua cama, como mesinhas de cabeceira, luminárias e quadros para amplificar graficamente cada centímetro do seu quarto e transformá-lo em um lugar dos sonhos.

9. Invista em móveis multifuncionais

Em um quarto pequeno é vital otimizar o espaço ao máximo. E as peças versáteis ajudam você a alcançá-lo. Um banco tipo baú, um baú que serve de mesa de cabeceira e até mesmo as camas baú que, ao mesmo tempo, oferecem bastante espaço para guardar almofadas ou cobertores. Enfim, peças que cumprem diversas funções.

Encontre o quarto ideal para você decorar

Decorar um quarto, seja ele pequeno ou grande, é uma sensação muito gostosa. Planejar, escolher os objetos, a cor da parede, a mobília, enfim, tudo faz parte de um momento que merece ser pensado com muito carinho. 

Mas você já pensou em encontrar um novo lugar para você descansar? Uma casa nova, um quarto novo? 

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Se você está pensando em se mudar, conte com o QuintoAndar para te ajudar nesse momento tão especial da sua vida. Navegando em nossa plataforma, de forma simples e rápida, você encontrará inúmeras opções de imóveis para alugar ou comprar e ainda fazer um tour virtual e verificar se o seu novo quarto é do jeitinho que você espera para decorá-lo. 

Aproveite nosso filtro “Área”, onde você pode determinar o mínimo e o máximo de metragem desejada para o seu novo lar e encontre um cantinho para chamar de seu!