Na sala a gente discute, a gente ri, a gente relaxa, enfim, a gente vive ali. Portanto, encontrar uma decoração de sala de estar perfeita pode levar tempo. Se você está pensando em decorar o seu ambiente, leia esse conteúdo e confira um pequeno guia prático que inclui 10 dicas a serem seguidas para evitar erros durante a decoração do cômodo que é o cartão de visitas do seu lar. 

De maneira simples e prática, a ideia é te ajudar a montar a sua decoração e evitar erros que podem causar transtornos e dores de cabeça depois. Vamos conferir?

Navegue pelo conteúdo:

1. Esconda fios elétricos

Para deixar a sua sala instantaneamente mais arrumada e a decoração incrível,  certifique-se de esconder todos os fios elétricos, especialmente aqueles que estão conectados à sua televisão e os dispositivos conectados a ela.

Uma solução para esse problema é investir em um rack ou armário com compartimentos fechados, permitindo que você guarde os fios e impeça que eles fiquem expostos.

2. Tenha pelo menos 2 pontos de luz

A quantidade certa de iluminação pode transformar totalmente uma decoração de sala de estar. 

Durante o dia, a luz natural geralmente faz o trabalho, mas, quando escurece, é importante ter várias fontes de luz, como lustres por exemplo, para dar à sua sala um ambiente aconchegante e ainda mais gostoso. 

Opte por lâmpadas que difundem a luz e escolha modelos de baixa voltagem para uma iluminação suave e relaxante.

3. Coloque cestos de armazenamento

Na imagem é possível ver uma sala de estar com um sofá de couro marrom, duas janelas ao fundo com cortinas brancas, uma mesa de canto no lado direito e uma luminária de chão no lado esquerdo. Além disso, temos também uma cesta para guardar mantas.

Para a sua sala ficar sempre em ordem, aposte em um local especial para os controles remotos, cabos, adaptadores, carregadores e todos os outros pequenos dispositivos de tecnologia. A nossa dica é investir em um cesto para organização que servirá tanto como decoração, como de armazenamento desses objetos.  

Você também pode usar os cestos para guardar uma manta extra ou para colocar alguns travesseiros, para quando decidir tirar uma soneca no sofá. Cestos = organização simples e eficiente!

4. Atenção para as cortinas

Cortinas adequadas podem fazer toda a diferença na sua sala. Então, para começar primeiro defina suas necessidades: você é do tipo que assiste a muitos filmes e quer uma sala de estar mais escura? As cortinas blackout podem ser uma boa opção. Agora, se você é do tipo que lê muito e quer o máximo de iluminação natural, é melhor optar por uma cortina mais clara e que não impeça a passagem da luz.

Dica de ouro: não se esqueça de medir as dimensões do espaço antes de comprar uma cortina!

5. Adicione verde

Na imagem é possível ver uma decoração de sala de estar com diversas plantas. Vasos de plantar no chão e também penduradas na parede. Além disso, na imagem temos um sofá marrom e uma mesinha de centro preta.

Se você é fã de decoração minimalista e não é do tipo que pinta as paredes com cores coloridas, as plantas podem ser uma ótima maneira de adicionar cor à decoração da sua sala de estar. E além de darem vida ao cômodo, melhoram a qualidade do ar do ambiente! 

Leia também: Plantas pendentes: pedacinhos de verde que cabem em qualquer canto da sala

6. Escolha o tamanho certo dos móveis

Um dos erros mais comuns e que atrapalha qualquer decoração é a escolha de móveis com tamanho errado – principalmente se forem grandes demais para um espaço pequeno. 

Sabemos que, muitas vezes isso acontece pelo simples fato de você ter ganhado os móveis ou comprado enquanto vivia num espaço maior. Mas não tente colocar tudo na sua sala de estar. 

Por exemplo: você tem duas namoradeiras volumosas que ocupam muito espaço, mas como você precisa de quatro assentos, não quer se separar de uma delas. Uma boa solução seria colocar uma à venda e comprar duas poltronas pequenas para substituí-la. Lembre-se de que quanto mais bagunçada for a sua sala de estar, menor ela parecerá.


Leia também: Decoração de sala pequena: como aproveitar melhor os espaços

7. Evite colocar muitos objetos na parede

Deixe sua sala de estar respirar! A maioria das pessoas tende a colar todos os móveis nas paredes e ainda completar com enfeites e quadros. Porém, na sala de estar, sugerimos que você tente criar um espaço amigável e menos poluído, optando por objetos que façam sentido no ambiente, como um todo. 

Mas atenção, não estamos falando para você não colocar quadros – pelo contrário, eles são peças importantes em qualquer decoração. Queremos apenas abrir o seu olhar para que você consiga fazer um bom balanceamento. 

8. Tenha um tapete aconchegante

Na imagem é possível ver uma sala de estar com um sofá cinza no lado direito, uma rack com televisão no lado esquerdo. Ao fundo vemos uma cortina branca com detalhes em xadrez e um tapete com uma mesinha central.

A sala de estar é onde gostamos de relaxar! Para se colocar nesse estado de espírito logo que entrar nesse ambiente na sua casa, compre um tapete extremamente aconchegante. Isso vai dar ao seu espaço um visual bem leve e seus pés ficarão maravilhados!

9. Preste atenção à escolha de têxteis

Os têxteis são um aspecto que muitas vezes fica esquecido na decoração. A sua sala de estar é um local onde você vai descansar e relaxar após um dia de trabalho ou se divertir com a família e amigos. Por isso, nem é preciso dizer que é preciso pensar em uma decoração com muito conforto.

Toque em mantas, almofadas, tapetes e sofás antes de comprá-los e faça uma pergunta a você mesmo se realmente gosta da textura. 

10. Controle a desordem

Você sabia que a desordem de uma sala pode afetar seu nível de estresse? Além disso, não adianta investir na decoração de sala de estar e mantê-la sempre bagunçada. Por isso, tente limitar os objetos espalhados, adotando alguns cestos de armazenamento, como já mencionamos, ou armários fechados. Nada como um espaço limpo e bem organizado para te ajudar a relaxar!

Bom, agora que você acompanhou nossas 10 dicas para evitar os erros mais comuns durante uma decoração de sala de estar, é só procurar o seu estilo e colocar a mão na massa. 

Já pensou em decorar uma sala de estar em um novo lar?

Se você está procurando uma nova sala de estar, ou melhor, um novo lar para morar, o QuintoAndar é o lugar. Na maior imobiliária digital da América Latina, é possível encontrar diversos apartamentos e casas em mais de 40 cidades brasileiras e conhecer todos os detalhes do imóvel, tudo sem sair de casa. 

Você vai ter acesso a fotos profissionais, pode fazer um tour virtual, além de contar com o apoio de nossos corretores para encontrar um espaço que dê para fazer a decoração de sala de estar que você sempre sonhou! 

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

E não para por aí, aqui no Meu Lugar, além de muitos conteúdos sobre decoração para te inspirar, ainda é possível encontrar diversas dicas de organização, limpeza, manutenção para o lar e, ainda, informações sobre cidades, bairros e roteiros. Acompanhe e não perca!