Planejar uma decoração de sala de jantar não é uma tarefa simples. Seja ela grande ou pequena, repleta de elementos decorativos ou minimalistas, a sala de jantar é certamente um dos cômodos mais bem cuidados da casa. 

Nela não só desfrutamos de um merecido relaxamento após o trabalho, mas é também o espaço onde recebemos as visitas, sejam familiares ou amigos e partilhamos com eles almoços, jantares ou aperitivos.

Além do lado estético, que certamente é muito importante, a sala de jantar deve ser funcional e confortável. Mas, obviamente, não podem faltar elementos para decoração de sala de jantar que combinem com o estilo da sua casa. 

Para que tudo saia conforme o planejado, é importante que você pesquise antes referências de mobiliário, cores e objetos decorativos para saber como personalizar a casa nova. Pensando nisso, neste artigo, vamos trazer algumas ideias para você se inspirar na hora de decorar a sua sala de jantar. Separe seu bloco de notas e vamos lá?

Navegue pelo conteúdo: 

1. Aproveite bem o espaço 

Antes de tudo, é importante que, independente do tamanho da sua sala de jantar, você saiba valorizar e aproveitar ao máximo o espaço.

O seu conjunto de jantar com mesa e cadeiras deve ser colocado em um local estratégico. Indicamos que respeite o limite de, pelo menos, 90 centímetros entre o móvel e a parede ou demais itens decorativos. 

Essa margem ajuda não só a circulação das pessoas no ambiente, como também proporciona uma sensação de equilíbrio e conforto. Por isso, também é necessário pensar nos objetos que vão compor o espaço para não poluí-lo. 

2. Capriche na iluminação 

Decoração de sala de jantar com lustre pendente minimalista na cor preto.

Você já deve saber que iluminação é a alma da decoração, não é mesmo? Ela faz toda a diferença e traz um aconchego maior ao ambiente. Porém, se utilizada da maneira errada pode causar o efeito contrário. 

Sendo assim, na hora de montar uma decoração de sala de jantar, invista em lustres ou pendentes com luz direta para a mesa. Se você é do estilo mais clássico, as de cristais podem ser uma ótima opção. Agora, se você é do time que prefere ambientes mais minimalistas e arrojados, aposte nos modelos com lâmpadas de filamento e design geométrico. 

E lembre-se: sempre que desejar criar um clima mais confortável e aconchegante, as lâmpadas amarelas devem ser as escolhidas. Bem como se desejar investir em luz indireta, elas também são a melhor opção. 

Leia também: Lustre para sala de jantar: como escolher a melhor peça de iluminação

3. Invista em ambientes integrados 

Sala de jantar com conjunto de mesa e cadeiras integrada a cozinha da casa.

O conceito aberto idealizado pelos norte-americanos já se tornou queridinho no Brasil e, junto disso, ambientes cada vez mais integrados e harmônicos fazem sucesso nas casas. 

Com isso, apostar em complementar visualmente os cômodos é uma estratégia não só estética, mas também para trazer mais conforto e funcionalidade

Você pode integrar a sala de jantar com a sala de estar ou, se preferir, com a sua cozinha – ainda mais se ela for do estilo americano (com uma bancada que divide o ambiente). 

4. Utilize espelhos 

Está se perguntando como usar espelho na sala de jantar? Pois bem, não há muito segredo. O que você precisa saber é que, além da função decorativa, os espelhos também proporcionam uma sensação de amplitude do ambiente. 

Ou seja, eles ajudam a aumentar o espaço dando a impressão que o cômodo é maior do que realmente é – ideal para uma decoração de sala de jantar pequena. 

5. Escolha um conjunto de jantar 

Mesa de jantar com três cadeiras estilo poltrona na cor azul e um banco com assento estofado na cor azul.

O conjunto de jantar com mesa e cadeiras é o protagonista nesse ambiente, por isso, ele precisa combinar com o estilo da sua casa e, o mais importante, ser confortável. Afinal, é ali que você vai passar bons momentos e fazer as refeições junto da família e amigos.

Para escolher o conjunto ideal, leve em consideração os seguintes pontos: 

  • O tamanho da mesa em relação ao espaço que você tem para colocá-la;
  • A quantidade de cadeiras suficiente para receber as visitas e, ao mesmo tempo, caber no ambiente;
  • Seja criativo na hora de montar o seu conjunto de jantar, as cadeiras nem sempre precisam ser iguais à mesa – seja fiel ao seu gosto e não tenha medo de inovar;
  • Além das tradicionais cadeiras, é possível apostar em bancos revestidos de tecido para dar um charme a mais ao espaço;
  • Para mesas menores, opte por cadeiras mais simples com encosto baixo e sem braço. Já se você deseja colocar uma mesa maior, e tem espaço para isso, pode ousar e apostar em cadeiras estilo poltrona com braços e encostos altos.

6. Pense em objetos e móveis para compor o espaço 

Além do conjunto de jantar, há outros elementos decorativos que você pode incluir em seu projeto de decoração de sala de jantar. 

Como já falamos, os espelhos e lustres são uma ótima opção para compor o ambiente. Mas, você também pode investir em um aparador ou buffet, mesas laterais e de apoio, uma cristaleira ou até mesmo um mini bar. 

O mais importante é que você encontre um estilo de decoração que combine com você e com a sua casa. Não existe regra nesse momento, se você acha que só o conjunto de jantar e um pendente bonito é suficiente, seja fiel a isso e decore da sua maneira. 

7. Faça uma mesa posta 

Mesa posta de jantar com talheres, taças, sousplat, prato, guardanapo em poá e porta-guardanapo em formato de flor.

Quem não gosta de uma bela mesa posta, não é mesmo? Além de trazer mais requinte, você ainda deixa o ambiente preparado para receber a refeição e decorado. 

Nossa dica é investir, de começo, em utensílios de decoração versáteis e que combinem entre eles. Guardanapos em tecido, toalha de mesa, louças, sousplat, talheres, copos e taças e vasos decorativos.

8. Coloque um arranjo no centro da mesa 

Mesa de jantar rústica com duas cadeiras marrom e duas amarelas com um vaso de vidro com ramos verdes.

Ter plantas em casa faz toda a diferença no projeto decorativo. Além de trazer mais vida ao ambiente, elas adicionam cor e arborizam o espaço. 

Para a sua mesa de jantar, aposte em um arranjo de flores da estação e coloque-as em um vaso que combine com o estilo da sua casa. 

Além disso, algumas plantas verdes altas em vasos de cimento podem ajudar a compor o espaço e trazer mais conforto. Ficus Lyrata e Lírio da Paz são ótimas opções para ambientes internos! 

Leia também: Plantas pendentes: pedacinhos de verde que cabem em qualquer canto da sala

9. Aposte em um tapete aconchegante

Usar ou não usar tapete? Eis a questão. Não há uma regra em relação a usabilidade desse item na decoração de sala de jantar. 

Para decidir, é importante que você leve em consideração alguns pontos: 

  • Decidir usar tapete está ligado, diretamente, a uma questão de gosto: se você acha bonito e que vai agregar ao ambiente, use;
  • É necessário que ele seja com textura e pelagem baixa para facilitar a limpeza e não acumular sujeira facilmente – além de facilitar a mobilidade das cadeiras ao sentar e sair da mesa;
  • Há espaço suficiente para colocar um tapete na sua sala de jantar? Lembre-se que o recomendado é deixar uma sobra de tapete depois das cadeiras para um efeito visual mais agradável. 
  • Tapetes de boa qualidade costumam ser itens caros, a funcionalidade dele vale a pena nesse ambiente? 

Essas são algumas questões que você deve pensar na hora de decidir colocar ou não um tapete em sua sala de jantar. Mas, vale ressaltar, que também há benefícios como conforto, aconchego e, claro, beleza ao ambiente. 

Que tal ter uma decoração de sala de jantar como você sempre sonhou?

Escolher uma decoração de sala de jantar não é uma tarefa feita da noite para o dia, porém esperamos que com as nossas dicas você consiga se inspirar e encontrar a combinação perfeita para a sua casa. Quer encontrar mais dicas de decoração, limpeza, design e organização? Continue no MeuLugar e confira isso e muito mais! 

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

E, se você estiver procurando um imóvel para aplicar todas essas ideias de decoração, não deixe de navegar pelo site ou app do QuintoAndar, a maior imobiliária digital da América Latina. É simples e fácil: você consegue visualizar fotos profissionais, fazer um tour virtual para imaginar como ficaria sua sala de jantar e agendar sua visita em poucos cliques.