A varanda é o único cômodo de um imóvel que interliga a área externa com a interna. 

Considerado um luxo para muitos que não contam com essa área, a varanda é um espaço multiuso, podendo ser utilizado da forma que o morador preferir, seja para relaxar, brincar com crianças e pets, e também para receber convidados numa confraternização.

E a decoração de varanda tem grande relevância para trazer charme e clima agradável a todos os que passam por ali. Neste artigo, daremos dicas de como decorar a sua, seja ela grande, pequena, simples ou gourmet!

Navegue pelo conteúdo:

O que usar na decoração de varanda?

decoração de varanda ampla, com sofás de dois lugares nas duas laterais e duas poltronas individuais no fundo, separadas por um vaso de planta. A varanda é cercada por vidro e tem vista para uma área com muitas árvores e vegetação

Primeiro de tudo, na hora de decorar a sua varanda, é preciso optar por materiais resistentes a fatores externos, como a luz solar, os ventos e as chuvas. Dentre os materiais que melhor se conservam em relação às condições climáticas, estão:

  • Polipropileno;
  • Madeira; 
  • Inox;
  • Alumínio;
  • Fibra sintética e vegetal;
  • Tecido impermeável.

Em relação ao piso, nossa dica é escolher os antiderrapantes para evitar acidentes, como quedas. Uma opção é o ladrilho hidraulico, que além de antiderrapante, também não desbota com o tempo.

Leia também: Varanda com plantas: dicas de decoração pro “quintal” do apartamento

Como fazer a decoração de varanda?

Veja nossas dicas de decoração de acordo com suas variações: grande, pequena, gourmet e aconchegante.

1. Mobília

varanda decorada com mobília em tons claros e neutros, um sofá branco, mesa de centro cinza, e um lugar para sentar na própria pedra. Há plantas decorando o ambiente

A mobília indicada para a varanda vai variar de acordo com o tamanho do espaço disponível. Nos casos de varanda pequenas, a melhor dica é usar móveis compactos ou improvisados. 

Os sofás de pallet trazem um ar super descontraído ao ambiente, e você mesmo pode fazer o seu se quiser. Pallets são bem em conta, cerca de R$ 50, e você também pode consegui-los de graça em alguns comércios. 

Para estofar, uma dica é utilizar futons, que são impermeáveis e podem ser encontrados sob medida na internet. Se deseja mais simplicidade, você pode simplesmente utilizar almofadas e tapetes, o que trará um clima bem aconchegante, excelente para leitura ou para descansar.

Se quiser investir em mesas e cadeiras, a dica é optar pelas dobráveis e sem braço, para que a movimentação dos moradores e visitas não seja prejudicada. 

Em casos de varandas grandes, você pode pensar em fazer pequenos ambientes, como: uma mesa com cadeira para refeições, espreguiçadeiras para descansar no sol, sofás e mesas de centro para descanso – e, por que não, uma rede de descanso?

Em ambientes maiores é possível, também, ter uma área gourmet, como veremos a seguir.

2. Varanda gourmet

varanda gourmet, com mesas, parte superior de madeira, móvel na lateral, e vista para o fim de tarde de horizonte

As varandas gourmet são um espaço de confraternização entre família e amigos e, geralmente, já vêm equipadas com forno, bancada, pia e, claro, churrasqueira. 

Leia também: Churrasco sem fumaça: como equipar a varanda gourmet

Seu design arquitetônico conta com dutos para a eliminação adequada da fumaça, sem incomodar os presentes e demais moradores.

Sendo um ambiente de descontração, o ideal é trazer charme e leveza ao ambiente tornando-a convidativa aos presentes. Assim, ao realizar a decoração de varanda gourmet, invista em uma mesa de jantar, cadeiras e poltronas.

Para trazer maior conforto e proteger de fatores externos, as cortinas de vidro são uma boa dica para fechar o ambiente sem perder a iluminação natural e vista da cidade.

3. Cores

varanda em cores brancas, com poltronas brancas, apoio para os pés branco e grade branca

Para quem procura por um ambiente mais aconchegante, os tons terrosos ou que remetem à natureza, como verde, azul e laranja, são uma excelente opção.

Já aos que desejam um ambiente mais descontraído, a dica é optar por cores vivas e alegres. Agora, se você busca por algo mais tradicional, opte por cores sóbrias que não tem erro, e de quebra, são mais fáceis de combinar com os móveis.

Por outro lado, se o seu espaço é pequeno, é fundamental usar cores claras, já que elas dão uma maior sensação de amplitude nos ambientes pequenos. Isso porque as cores claras refletem a luz, enquanto as escuras absorvem. 

Assim, a dica é pintar todo o ambiente da varanda de branco ou derivados, como paredes, teto e até mesmo o piso, para assim, trazer maior sensação de espaço ao ambiente.

4. Plantas

Varanda com mesinha, cadeira de balanço e várias plantas

Varandas combinam com natureza. Assim, use e abuse de plantas na decoração do seu espaço.

Se sua varanda for pequena, você pode criar uma horta ou jardim vertical, No entanto, se o seu espaço for maior, você pode criar uma área de jardim.

Leia também: 16 plantas para jardim capazes de resistir a tudo

Você pode, inclusive, usar de grama natural ou artificial para criar uma área para as crianças e os pets brincarem, ou para você aproveitar do sol.

5. Revestimento

varanda com bandeira colorida, mesa com dois lugares e dois pratos e duas taças

Há vários tipos de revestimentos que podem ser usados em uma decoração de varanda simples, resultando em um bom acabamento e custo-benefício. 

O revestimento em tijolinho, além de ser barato, traz beleza e rusticidade à decoração. Seguindo essa linha, há também o revestimento em cerâmica e o cimento queimado, que é bem resistente. Já para quem deseja um visual mais elegante, pode optar pelo porcelanato.

6. Iluminação

varanda com sofá de canto, plantas, luzes penduradas e almofadas

Se você quer ter uma varanda aconchegante, precisa pensar no tipo de iluminação do local. Lâmpadas amarelas são as mais recomendadas para conseguir um efeito mais acolhedor.  

Além disso, você pode personalizar o ambiente de diversas formas, como colocando cordões de luzes, por exemplo, para trazer uma estética ainda mais convidativa.

Equipar a varanda com cortinas também é um bom caminho para quem deseja um ambiente mais receptivo e de quebra, mais privacidade. Para isso, não se esqueça de optar pelos tecidos impermeáveis. Outra opção são as cortinas blackouts, que bloqueiam 100% a incidência de luz externa.

A varanda dos seus sonhos está no QuintoAndar

Se você sonha em ter uma área externa na sua casa, para decorar do jeitinho que imagina, conte com o QuintoAndar!

Aqui você encontra mais de 70 filtros de refinamento de busca para encontrar a opção que é a sua cara. Inclusive, é possível selecionar para visualizar apenas imóveis que possuem varanda. Assim que encontrar um imóvel que você goste, aproveite para fazer o tour virtual antes mesmo de agendar uma visita, e já comece a imaginar exatamente como será a decoração da sua nova varanda!

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar