A melhor forma de evitar perda de tempo com deslocamentos na cidade é viver perto de onde tudo acontece. A data de 22 de setembro é celebrada em todo o planeta como o Dia Mundial Sem Carro. Mas pra quem mora próximo dos lugares que mais frequenta no cotidiano, todos os dias da vida podem ser sem automóvel.

A opção por não precisar fazer grandes deslocamentos diários é uma das vantagens de se adotar o estilo de vida do aluguel. Você tem mais flexibilidade pra se mudar e ficar perto do trabalho. E, neste caso, manter um  carro praticamente perde a finalidade.

Mas nem sempre morar perto do trabalho é o único motivo pra você abolir o carro da sua vida, ou deixá-lo pegando poeira na garagem. Veja casos em que o carro é totalmente dispensável:

1. Home office

Dia Mundial Sem Carro home office

Trabalhar em casa é um dos sonhos de quem busca qualidade de vida. Com um home office, você evita de se deslocar pela cidade em horários ruins. E ganha momentos preciosos com família, amigos e pra cuidar de coisas particulares.

Sua empresa está aberta a esse tipo de prática? Então por que não adotá-la? Mesmo que seja por alguns dias da semana.

2. A escola das crianças

Dia Mundial Sem Carro - escola das crianças

Todos os anos, sempre nos mesmos períodos, o trânsito nas grandes cidades passa por momentos mais calmos. Isso normalmente acontece nas férias escolares. E basta as aulas voltarem pros engarrafamentos se acumularem nas portas de escolas.

Então, que tal avaliar as escolas do bairro no qual você está de olho? Quem tem filho pequeno sabe: na correria do dia a dia, ter um bom lugar pras crianças estudarem e ainda poder levá-las à pé é um privilégio.

3. Ciclovias e ciclofaixas

Uma pesquisa recente da Universidade de São Paulo em parceria com a Universidade de Melbourne (Austrália) mostrou que morar perto de uma ciclovia aumenta em 154% a chance de usar a bicicleta como meio de transporte.

Ou seja, quanto mais ciclovias, mais pessoas acabam deixando de usar carros. Morar num lugar onde você pode fazer tudo pedalando, inclusive ir pro trabalho, é uma excelente forma de contribuir pra mobilidade nas cidades. E de manter a forma!

Mas não se esqueça: ao pedalar, é importante seguir algumas regras de segurança!

4. Oferta de transporte público

Dia Mundial Sem Carro - transporte público

Alguns critérios são importantes na hora de procurar um imóvel pra alugar. E a oferta de transporte público deve estar sempre entre as prioridades. Você não precisa, necessariamente, morar no mesmo quarteirão do seu trabalho. Se você mora numa casa ou apê a poucas estações de metrô do escritório, ou a poucos minutos de ônibus, já tá valendo.

5. Já pensou na economia?

Segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, um carro 0 KM já sai da concessionária valendo 10% a 15%menos. Ou seja, automóvel está longe de ser um investimento. Muito pelo contrário, representa gastos com itens como IPVA, seguro, manutenção e combustível.

Hoje em dia, com as opções de aplicativos e até mesmo a possibilidade de alugar um carro, você gasta muito menos não tendo um.

Sobre o Dia Mundial Sem Carro

Criado na Europa no final da década de 1990, o movimento propõe uma reflexão sobre os problemas causados pelo uso do automóvel como forma de deslocamento. E faz um convite ao uso de transportes alternativos, sobretudo os mais sustentáveis, como a bicicleta.

E você, já parou pra pensar nas vantagens de viver sem carro?