Os televisores de tela plana costumam estar sempre entre os produtos mais vendidos pra casa em qualquer época do ano. Mas você já parou pra pensar se o aparelho no qual você está de olho é adequado pro espaço que você tem? A distância da TV para o sofá, por exemplo, deve ser sempre levada em consideração.

Alguns fatores são fundamentais na hora da decisão pela compra. Não apenas pra você ter uma melhor experiência, mas também por questões de saúde. É preciso levar em consideração a altura em que a TV é posicionada na parede, a distância do local onde as pessoas vão assistir e o seu tamanho.

Para completar a experiência, a escolha dos móveis que ficam na sala é um ponto importante para garantir o conforto constante. A Tok&Stok listou vantagens e usos do rack e do painel de TV para ajudar na hora da escolha e posicionamento no ambiente.

O site Decorfácil preparou um guia bem completo sobre como escolher uma TV de tela plana. E nós destacamos algumas das informações principais pra você investir no aparelho perfeito pra sua sala ou pro quarto.

Seus olhos e seu pescoço

Posicionar a TV de tamanho ideal na altura e distância corretas ajuda pra que você não tenha problemas na vista e no pescoço. Um aparelho pequeno numa distância muito grande faz com que a pessoa que está assistindo force a visão. O mesmo ocorre numa tela muito grande quando a distância da TV para o sofá é muito pequena.

A ergonomia também deve ser levada em consideração. O ideal é que as pessoas não precisem levantar ou abaixar muito o pescoço ao olharem pra TV. Por isso, ela precisa estar mais ou menos na altura dos olhos de quem está sentado no sofá à frente.

Distância da TV para o sofá

Pra que a TV fique na altura dos olhos, você pode tomar como base uma altura de 1,20 m do chão. Essa medida pode variar um pouco de acordo com as pessoas da sua casa. Pra ter uma noção, basta um adulto se sentar no sofá e testar se precisa erguer ou abaixar o pescoço muito além do necessário.

Sobre a distância da TV para o sofá, siga esse guia:

Infográfico com informações sobre a distância da TV para o sofá

Com essas informações sobre a distância da TV para o sofá, você já pode fazer sua compra com muito mais segurança!