Se você está em busca de realizar o sonho da casa própria, deve estar se perguntando: “como comprar meu primeiro imóvel?”. Esse processo não é como chegar em uma loja e adquirir um liquidificador ou uma máquina de lavar. Ou mesmo algo bem mais significativo do que esses eletrodomésticos, como um carro, ou uma viagem internacional, por exemplo.

A compra de imóveis é uma das maiores aquisições — se não for a maior — que uma pessoa pode fazer na vida. Exige preparo, disciplina e muito planejamento. Mas será que você está no momento certo para tomar essa decisão?

Para chegar à resposta, é preciso saber como escolher o primeiro imóvel, entender sobre o financiamento imobiliário e mais.

Confira o que você vai ler aqui:

As melhores taxas do mercado para financiar seu imóvel
As melhores taxas do mercado para financiar seu imóvel Quero financiar

Como comprar meu primeiro imóvel?

Ao pensar “como comprar meu primeiro imóvel”, é necessário considerar vários fatores. Você deve pensar em seu momento de vida, necessidades futuras e finanças. Dessa forma, vai adquirir a casa própria ideal, que será capaz de acompanhar sua família em diferentes etapas da vida.

Afinal, tomar a decisão de comprar o primeiro imóvel significa se comprometer por muitos e muitos anos. Mesmo que você tenha todo o montante para fazer a negociação à vista, o próprio nome já diz: trata-se de uma casa própria. Ou seja, um lugar fixo, com o qual você terá uma conexão por muito tempo, talvez ao longo de toda a vida. 

Portanto, é preciso que você pense no seu momento de vida atual, é claro. Mas também é necessário fazer um exercício de futurologia e projetar o que você pensa para a sua vida pelos próximos anos ou décadas. 

E nesse exercício, entram fatores como:

  • Família;
  • Trabalho;
  • Situação financeira;
  • Segurança;
  • Autonomia.

Finanças para a compra do primeiro imóvel

O compromisso financeiro que você assume ao comprar o primeiro imóvel pode ser de décadas. Afinal, é possível fazer um financiamento imobiliário por até 35 anos. Por isso, é muito importante que você tenha disciplina, organização, planejamento e, de preferência, aprenda, ao mesmo tempo, a poupar e a fazer o seu dinheiro render. 

Lembre-se: mesmo no caso de uma compra por financiamento imobiliário, para obter o crédito, os bancos exigem um mínimo de entrada, que, em média, varia entre 20% e 30% do valor do imóvel. Portanto, para começar a realizar o sonho da casa própria, você tem que se planejar com boa antecipação para já conseguir juntar algum dinheiro de saída. 

Uma boa alternativa para ter essa entrada, é claro, está no FGTS. Se você tiver um saldo bom no seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, você pode não só pagar o montante inicial como pode usar o recurso para comprar o imóvel à vista, caso tenha o suficiente.

Futuramente, também poderá usar o dinheiro do FGTS para amortizar o financiamento. Ou seja, você quita sua dívida antes do prazo e, o melhor de tudo, com o abatimento de juros.

Portanto, esse processo exige que você saiba como:

  • Organizar-se financeiramente para comprar um imóvel;
  • Cortar gastos e economizar;
  • Fazer o seu dinheiro render.

Além disso, entenda que existem gastos extras na compra do imóvel. Por isso, considere as despesas cartorárias e com impostos para evitar problemas.

Além de todo o preparo financeiro, um ponto fundamental na hora da compra de imóveis é justamente a procura pelo lugar onde você vai morar. E algumas coisas importantes precisam ser levadas em consideração, como:

  • Escolher entre casa ou apartamento;
  • Pesquisar sobre a localização e saber tudo sobre o bairro onde você quer morar;
  • Buscar anúncios de imóveis;
  • Fazer as visitas.

Qual é a renda ideal para comprar meu primeiro imóvel?

A renda ideal para comprar seu primeiro imóvel depende do valor do bem que deseja comprar. O ideal é que ocupe, no máximo, 30% da sua renda mensal. Caso contrário, a chance de conseguir um financiamento é menor.

Quais são as opções de financiamento e crédito imobiliário para comprar meu primeiro imóvel?

Saiba mais sobre cada uma das alternativas:

Financiamento imobiliário

Os diferentes tipos de financiamento imobiliário costumam ser a alternativa mais escolhida para a compra de imóveis. De modo geral, você passa por uma análise de crédito, pela vistoria do bem, aprovação e assinatura do contrato. A partir disso, casa ou apartamento fica alienado para a instituição financeira até a quitação da dívida.

 Apesar desse ser o passo a passo geral, existem detalhes a observar. Confira as características dos tipos de financiamento de imóveis:

  • Sistema Financeiro de Habitação (SFH): tem taxas de juros máxima de 12% ao ano e é limitado a imóveis de até R$ 1,5 milhão;
  • Sistema Financeiro Imobiliário (SFI): enquadra outras situações que saem das regras do SFH. A taxa de juros tende a ser mais elevada;
  • Minha Casa, Minha Vida: é o programa do governo federal com taxas de juros diferenciada. A alíquota muda conforme a faixa de renda;
  • Financiamento direto com a construtora: costuma ter taxa de juros mais alta, menor prazo de pagamento e menos burocracia. Normalmente, oferece apenas imóveis na planta, recém-lançados ou que acabaram de ser construídos.

Negociação direta com proprietário

A modalidade de negociação direta com o proprietário permite que você faça o pagamento à vista ou parcelado. Todas as condições devem ficar devidamente documentadas, evitando o chamado contrato de gaveta.

A vantagem é a possibilidade de fazer um acordo condizente com as suas finanças. Por outro lado, é preciso tomar cuidado para deixar a operação legalizada e não ser vítima de um golpe.

Consórcio

O consórcio é uma modalidade de compra coletiva em que várias pessoas se unem com o mesmo objetivo, nesse caso, comprar um imóvel. Essa alternativa não implica cobrança de taxa de juros, mas há outros valores, como encargos, seguros e taxa de administração.

O prazo de pagamento é menor e a taxa é reajustada anualmente conforme um índice de mercado, geralmente, o Índice Nacional da Construção Civil (INCC). Além disso, a compra de imóveis depende da contemplação da carta de crédito, o que pode demorar.

Documentação para a compra do primeiro imóvel

A documentação para compra de imóvel é a seguinte:

  • Documentos pessoais, como RG e CPF ou carteira de habilitação (CNH);
  • Certidão de estado civil, como certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de endereço.

Caso você utilize o FGTS para a compra, é necessário apresentar, também:

  • Cópia autenticada da carteira de trabalho com a identificação do trabalhador e data de contratação;
  • Extrato da conta do FGTS dos 2 anos anteriores.

Autorização para movimentação de conta vinculada ao FGTS.

Além disso, você ainda terá que pagar o ITBI, a escritura e o registro do imóvel, e a avaliação bancária.

Passo a passo para comprar meu primeiro imóvel

  1. Faça um planejamento financeiro. Veja como estão as suas finanças, organize-as e confira quanto tem disponível no seu orçamento;
  2. Verifique as suas demandas, como espaço, áreas de lazer, localização, vizinhança e mais. Para isso, pense na situação atual e considere o futuro. Isso ajudará a saber como escolher o primeiro imóvel;
  3. Delimite um orçamento e veja se fará um financiamento imobiliário ou escolherá outra linha de crédito;
  4. Analise a possibilidade de utilizar o FGTS;
  5. Pesquise os imóveis e visite-os. O QuintoAndar pode ajudar muito na sua busca;
  6. Avalie a documentação, inclusive certidões negativas, pagamento de impostos em dia etc.;
  7. Emita a proposta do imóvel para formalizar a intenção de compra;
  8. Reúna toda a documentação;
  9. Assine o contrato de compra e venda;
  10. Efetive a escritura do imóvel no cartório;
  11. Faça o registro do imóvel.

Na visita ao imóvel, observe algumas questões, como:

  • Infraestrutura da rua;
  • Localização;
  • Vizinhança;
  • Estado de conservação;
  • Ventilação;
  • Iluminação;
  • Disposição e tamanho dos cômodos;
  • Infraestrutura do condomínio, quando for o caso.

Consultoria imobiliária do QuintoAndar

Maior plataforma de moradia do Brasil, com mais de 200 mil contratos sob gestão e cerca de 12 mil novos aluguéis fechados por mês, o QuintoAndar começou a operar com compra e venda de imóveis residenciais no início de 2020.

Atualmente, o QuintoAndar vende mais de 1.000 imóveis todos os meses. É como se mais de 1 imóvel fosse fechado por hora!

E para te ajudar na compra do seu primeiro imóvel, o QuintoAndar faz toda a pesquisa e negociação com as instituições que concedem crédito imobiliário. Ao comprar um imóvel por financiamento imobiliário, nossa equipe de especialistas faz a simulações em diversos bancos para garantir que você terá acesso sempre às melhores taxas do mercado. Isso aumenta as chances de aprovação do seu crédito.Além disso, os responsáveis pela consultoria imobiliária prestada pelo QuintoAndar ao comprador cuidam de toda a parte burocrática da aprovação do financiamento. Você não precisa nem mesmo ir ao banco para assinar o contrato, que é levado à sua casa.

Imagem da capa do guia. Nela está escrito: "Tudo que você precisa saber para comprar seu primeiro imóvel" e o desenho de uma casa e um apartamento.

Baixar e-book “Guia da compra do primeiro imóvel”

E que tal um passo a passo detalhado? Veja tudo o que você precisa saber para comprar seu primeiro imóvel com confiança e segurança no e-book “Guia da Compra do Primeiro Imóvel”.