Como o proprietário deve preparar o imóvel pra entrada do inquilino

Informações pra você receber a pessoa que irá cuidar do seu patrimônio

Como o proprietário deve preparar o imóvel pra entrada do inquilino

Ter um imóvel pra alugar é mais do que simplesmente ser dono de um bem. É ter em mãos uma fonte de renda. Ao fazer o aluguel pelo QuintoAndar, o proprietário tem direito a uma proteção de R$ 50 mil contra eventuais danos. Mesmo assim, é importante preparar o imóvel pra entrada do inquilino e dar toda a atenção necessária. Afinal, é ele quem, por muitos meses ou anos, irá cuidar da casa ou do apartamento.

A partir do momento em que o contrato de aluguel é assinado, é importante que o proprietário já comece a preparar o imóvel pra entrada do inquilino. Afinal, a partir da data de início do contrato, o novo morador já terá o direito de retirar as chaves e acessar o local.

Por isso, é importante que você tome as seguintes providências:

  • Informe aos responsáveis do condomínio sobre a nova locação;
  • Reúna as chaves, controles de garagem e todos os outros itens de acesso ao condomínio e ao imóvel;
  • Lembre-se: o agendamento da mudança é de responsabilidade do inquilino. Mas você pode ajudar informando todos os contatos necessários do condomínio, pra que o novo morador consiga se organizar com mais facilidade.

Contas de consumo

Fique atento! Deixar contas pendentes pode gerar o corte no fornecimento dos serviços e uma grande dor de cabeça ao seu novo inquilino. Pois ele ficará impedido de solicitar a ligação e a troca de titularidade.

Portanto, as contas de luz, gás e água anteriores ao período de locação deverão estar pagas pelo menos dois dias antes do início do contrato. Assim, o novo inquilino poderá solicitar a ligação dos serviços que estejam desligados e assumir a responsabilidade pelas futuras contas.

Informações sobre o imóvel

Procure passar ao inquilino orientações sobre os cuidados que julgar necessários com o imóvel, como a manutenção de um piso especial, ou do aquecedor a gás do banheiro. Além disso, transmita informações relevantes e que possam facilitar a vida do novo morador. Quer um exemplo? Que tal indicar as voltagens de todas as tomadas (110V ou 220V)? Seria uma grande mão na roda pro seu inquilino!

Pra falar com o inquilino, basta abrir um chat na área de Alugados do aplicativo e falar com a equipe do QuintoAndar. Caso a empresa não tenha como te ajudar diretamente, ela coloca ambas as partes em contato, pra que combinem o que julgarem necessário.

Faxina antes da entrada do inquilino

Pra finalizar, dias antes da entrega das chaves, procure fazer uma boa faxina no imóvel, pra que o novo inquilino tenha ainda mais prazer em entrar na sua casa nova.

Fique por dentro de todo o conteúdo feito pelo MeuLugar pros proprietários de imóveis clicando aqui!

Fique por dentro! Receba nossa newsletter com conteúdos inspiradores toda semana
account_circle
mail_outline