Uma das grandes vantagens de se morar em uma metrópole é ter acesso a boas instituições de ensino, desde o mais básico na infância até instâncias superiores. E se você mora ou está de mudança para a Capital Mineira, preparamos um guia que pode te ajudar a tomar decisões importantes. Especialmente caso tenha filhos, ou planos para ter. Em parceria com o portal SchoolAdvisor, preparamos uma lista com as melhores escolas em Belo Horizonte. Veja a lista e saiba um pouco sobre cada uma delas.

Navegue pelo conteúdo:

Números das escolas em Belo Horizonte

A cidade de Belo Horizonte tem uma população estimada para 2021 de 2.530.701 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e conta com uma taxa de escolarização de 97,6% entre crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de idade. 

A Capital Mineira tem um total de 953 instituições de ensino, entre públicas e particulares, sendo 686 no Fundamental e 267 no Médio. 

Ainda segundo o IBGE, as escolas em Belo Horizonte têm 20.116 professores para 333.463 alunos matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio.

+ Leia também: 
Parques em Belo Horizonte: cidade oferece mais de 70 opções ao ar livre com áreas verdes

Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias.
Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias. Crie seu anúncio agora

Critérios de formação dos rankings

Para elaborar dois dos rankings que trazemos neste estudo, o SchoolAdvisor obedece diferentes critérios levantados pelo próprio portal. Já o terceiro traz a classificação oficial das escolas de acordo com o desempenho de seus alunos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Portanto, os critérios dos rankings são:

  • Indicador de Corpo Docente SchoolAdvisor (ICDSA)
  • Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor (IIESA)
  • Ranking do ENEM

Veja a seguir os três rankings e, na sequência, descritivos sobre as melhores escolas em Belo Horizonte, para você fazer a melhor escolha na hora de decidir perto de qual delas deseja morar.

Indicador de Corpo Docente SchoolAdvisor (ICDSA)

O indicador classifica o corpo docente da escola de acordo com os seguintes critérios:

  • Adequação de formação de docentes à disciplina que leciona;
  • Permanência do docente na escola nos últimos cinco anos (2016 a 2020);
  • Percentual de docentes com curso superior completo;
  • Avaliações realizadas no site SchoolAdvisor

Ranking ICDSA

POSIÇÃO ICDSANome da Escola
1Colégio Santa Rita de Cássia
2Colégio Loyola
3Colégio Frederico Ozanam
4Colégio Sagrado Coração de Maria
5Colégio Santa Dorotéia
6Colégio Santo Antônio
7Colégio Maximus Santa Inês
8Colégio Marista de Padre Eustáquio
9Colégio Magnum
10Colégio Logosófico González Pecotche

Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor (IIESA)

Este indicador classifica a infraestrutura da escola segundo os seguintes critérios:

  • Quantidade de salas disponíveis em relação ao tamanho das turmas;
  • Padrão de qualidade referência: infraestrutura mínima para atendimento das turmas;
  • Infraestrutura esperada para atendimento das turmas;
  • Avaliações realizadas no site SchoolAdvisor.

Ranking IIESA

POSIÇÃO IIESANome da Escola
1Colégio Loyola
2Colégio Sagrado Coração de Maria
3Colégio Santa Dorotéia
4Colégio Magnum
5Colégio Logosófico González Pecotche
6Colégio Marista Dom Silvério
7Colégio Santo Agostinho – Unidade Gutierrez
8Colégio São José Escolápias
9Colégio São Paulo
10Colégio Santa Maria Minas – Unidade Coração Eucarístico

Melhores escolas em Belo Horizonte segundo o Ranking do ENEM

Além dos indicadores do portal SchoolAdvisor, outro fator importante para ficar de olho antes de matricular as crianças em uma escola é saber se ela teve um bom desempenho no ranking do ENEM. 

Confira aqui o ranking mais recente das melhores escolas em Belo Horizonte, de acordo com o desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio.

Ranking do ENEM

POSIÇÃO ENEMNome da Escola
1Colégio Bernoulli – Unidade Lourdes
2Colégio Santo Antônio
3Coleguium Ouro Preto Integral
4Colégio Magnum
5Colégio Santo Agostinho
6Colégio Santa Marcelina
7Colégio Marista Dom Silvério
8Colégio Loyola
9Colégio Santa Dorotéia
10Escola Santo Tomás de Aquino – ESTA

As 20 melhores escolas em Belo Horizonte

E agora que você já viu as classificações, que tal conhecer um pouco mais sobre essas instituições de ensino? Lembrando que nos três diferentes rankings acima, alguns nomes se repetem. 

Colégio Loyola

Inaugurado em 1943, em uma casa próxima à Praça da Liberdade, o Colégio Loyola se mudou para um outro local na Avenida do Contorno, no bairro Cidade Jardim, apenas seis anos depois, onde fixou endereço até hoje para se tornar uma das mais tradicionais e melhores escolas em Belo Horizonte. 

A instituição de ensino, que trabalha desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, está presente nos três ranking utilizados para a elaboração das principais escolas da Capital Mineira, com destaque para a lista das melhores infraestruturas (IIESA), na qual aparece em 1º lugar. 

Além disso, o Colégio Loyola foi avaliado pelo portal SchoolAdvisor como a instituição com o 2º melhor corpo docente da cidade (ICDSA) e ainda teve o 8º melhor desempenho de Belo Horizonte na mais recente prova do ENEM. Confira algumas opções de imóveis para alugar disponíveis na rua do Colégio Loyola.

Colégio Santa Dorotéia

Presente em Belo Horizonte desde 1962, o Colégio Santa Dorotéia faz parte da Fundação da Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia, iniciada em 1834, na Itália, e que teve sua primeira escola fundada no Brasil em 1866. 

Localizada no bairro Sion, a instituição atende crianças e adolescentes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e aparece nos três rankings deste artigo. 

O colégio tem a 3ª melhor infraestrutura de Belo Horizonte, de acordo com o ranking IIESA, o 5º melhor corpo docente (ranking ICDSA) e obteve o 9º melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio. Se interessou em matricular as crianças no Colégio? Confira imóveis para alugar na região.

Colégio Magnum

Criado em 1994, pelo educador José Bruña Alonso, o Colégio Magnum está localizado no bairro Cidade Nova e trabalha com todos os cursos do Ensino Básico, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Uma das melhores escolas em Belo Horizonte, o Colégio Magnum aparece nos três rankings que foram levados em consideração para este artigo, com o 4º lugar entre os melhores desempenhos no ENEM e na lista das melhores infraestruturas (IIESA) e também com a 9ª posição entre os melhores corpos docentes da Capital Mineira, segundo o SchoolAdvisor (ranking ICDSA). Para conferir imóveis disponíveis para alugar próximo ao Colégio Magnum acesse aqui.

Colégio Sagrado Coração de Maria

Com mais de 90 anos de tradição em Belo Horizonte, o Colégio Sagrado Coração de Maria é uma das unidades que fazem parte do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, fundado em 1849. E além da Capital Mineira, está presente, no Brasil, nas cidades de Ubá (MG), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES) e Brasília (DF).

A instituição está localizada no bairro da Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, e aparece bem colocada nos rankings elaborados pelo SchoolAdvisor: em 2º lugar no IIESA e em 4º no ICDSA. Matricularia as crianças no Colégio? Então confira algumas opções de imóveis na região.

O colégio cobre toda a grade curricular do Ensino Básico, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

Colégio Santo Antônio

O Colégio Santo Antônio teve sua origem na cidade de São João del-Rei (MG), onde foi fundado no ano de 1909, pela Ordem dos Frades Menores, e rapidamente se tornou uma referência nacional de ensino. Em 1950, no bairro Funcionários, foi aberta a sede de Belo Horizonte, que permanece até hoje no mesmo endereço. 

Uma das mais tradicionais escolas em Belo Horizonte, o Colégio Santo Antônio trabalha com os Ensinos Fundamental I e II e também com o Médio. E além do 2º melhor desempenho da Capital Mineira no ENEM, aparece na 6ª posição entre os melhores corpos docentes (ICDSA), de acordo com o SchoolAdvisor. Não deixe de conhecer os imóveis próximos ao Colégio Santo Antônio que estão anunciados no QuintoAndar.

Colégio Bernoulli – Unidade Lourdes

Fundado no ano 2000, como um cursinho preparatório para o vestibular, o Colégio Bernoulli teve sua primeira unidade no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, e com menos de um ano de funcionamento já se mudou para uma sede maior na mesma região. 

De lá para cá, a instituição abriu novas unidades nos bairros Santo Agostinho e Santo Antônio, uma outra em Salvador, na Bahia, e fez o seu maior investimento com a inauguração de uma nova unidade no Lourdes, em 2010, em um terreno de 1.800 m², com um edifício com mais de 11 mil m² de área construída, a apenas três quarteirões da Praça da Liberdade. 

E é justamente da unidade do Lourdes, que atende ao pré-vestibular e ao 3º ano do Ensino Médio, que saiu o melhor desempenho de Belo Horizonte no ENEM. Conheça algumas opções de imóveis para alugar na região próxima ao Colégio Bernoulli.

Colégio Santa Rita de Cássia

Localizado no Barreiro, o Colégio Santa Rita de Cássia foi fundado em 1959 e atende crianças e adolescentes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

A instituição se destaca entre as 20 melhores escolas em Belo Horizonte ao ocupar a 1ª posição no ranking dos melhores corpos docentes da cidade (ICDSA), de acordo com levantamento feito pelo SchoolAdvisor. Pensando em matricular as crianças no Colégio? Não deixe de conhecer imóveis disponíveis para alugar na região.

Colégio Marista – Unidades Dom Silvério e Padre Eustáquio

A Rede Marista de Colégios possui 20 unidades pelo Brasil, sendo que duas delas estão na Capital Mineira. E ambas entram em nossa lista das melhores escolas em Belo Horizonte. 

Localizado no bairro São Pedro, o Colégio Marista Dom Silvério tem a 6ª melhor infraestrutura de Belo Horizonte (IIESA) e também obteve o 7º melhor desempenho da cidade no ENEM. 

Por sua vez, o Colégio Marista de Padre Eustáquio, localizado no bairro de mesmo nome, foi avaliado pelo SchoolAdvisor com o 8º lugar entre os melhores corpos docentes da cidade. 

As duas unidades atendem crianças e adolescentes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

Colégio Logosófico González Pecotche

Primeira instituição baseada na Pedagogia Logosófica no Brasil – que tem origem na Logosofia, ciência criada pelo educador e humanista argentino Carlos Bernardo González Pecotche – o Colégio Logosófico González Pecotche foi inaugurado em 1963, no bairro Funcionários, na Capital Mineira. 

Além desta primeira unidade, o Colégio Logosófico ainda tem outra no bairro Cidade Nova e em outras cidades do Brasil, além de Argentina e Uruguai.

Ao longo de décadas, a Unidade Funcionários se tornou uma das melhores e mais tradicionais escolas em Belo Horizonte e hoje atende em dois turnos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, com cerca de 870 alunos. 

O colégio aparece nos dois rankings formulados pelo SchoolAdvisor: em 5º no IIESA e em 10º no ICDSA.

Colégio Santo Agostinho – Unidades Belo Horizonte e Gutierrez

Fundado em 1934, inicialmente em um imóvel alugado, o Colégio Santo Agostinho terminou de construir e inaugurou sua primeira sede própria na Avenida Amazonas, no bairro Santo Agostinho, onde funciona até os dias de hoje, apenas dois anos depois, em 1936. 

De lá para cá, cresceu para se tornar uma das melhores e mais tradicionais escolas em Belo Horizonte e Região Metropolitana, com a abertura de unidades em Contagem (1977), Nova Lima (2007) e no bairro belo-horizontino do Gutierrez (2018).

A unidade original (Belo Horizonte), teve o 5º melhor desempenho da Capital Mineira na mais recente prova do ENEM. Já a unidade do Gutierrez aparece em nossa lista por ter a 7ª melhor infraestrutura da cidade, segundo o ranking IIESA.

Ambas as unidades atendem alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Confira algumas sugestões de imóveis para alugar na região e more próximo do Colégio Agostinho.

Colégio Frederico Ozanam

O Colégio Frederico Ozanam, localizado no bairro Boa Vista, foi criado no final de 1964, inicialmente como Ginásio Frederico Ozanam. Após funcionar por pouco mais de um ano em um local provisório, a instituição terminou de construir, em 1966, a sede onde funciona até os dias de hoje. 

A instituição trabalha com alunos dos Ensinos Fundamental I e II e também do Médio. E entra em nossa lista por ocupar o posto de 3º melhor corpo docente entre as escolas em Belo Horizonte, segundo o ranking ICDSA. 

Colégio Maximus Santa Inês

O Colégio Maximus possui quatro unidades em Belo Horizonte, nos bairros Santa Inês, Palmares, Ouro Preto e Santa Luzia. 

E a unidade Santa Inês, que atende alunos dos Ensinos Fundamental I e II e também do Ensino Médio, está entre as melhores escolas em Belo Horizonte por ocupar o 7º lugar entre os melhores corpos docentes da cidade (ICDSA), de acordo com o portal SchoolAdvisor.

Colégio Santa Marcelina

Presente no Brasil desde 1912, o Instituto das Irmãs de Santa Marcelina possui uma Rede de Educação formada por faculdades, escolas e obras sociais em nove estados e atende mais de 18 mil alunos.

Em Belo Horizonte, o Colégio Santa Marcelina está localizado no bairro São Luís, e trabalha desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

A instituição está entre as melhores escolas em Belo Horizonte e obteve o 6º melhor desempenho na mais recente prova do ENEM. 

Coleguium Ouro Preto Integral

O Coleguium Rede de Ensino tem sua origem no ano de 1987, quando o professor Virgílio Machado iniciou uma “Colônia de Férias”. Em 1992, a instituição já atendia até o Ensino Fundamental II e, em 1994, implementou o Ensino Médio. 

A rede vem crescendo com diversas unidades pelos bairros de Belo Horizonte, outras cidades de Minas Gerais, como Conceição do Mato Dentro, Divinópolis e Nova Lima, e já possuiu uma unidade inclusive no Pará, na cidade de Parauapebas. 

A unidade que entra na lista das melhores escolas em Belo Horizonte é a Integral do bairro Ouro Preto, aberta em 2010, que atende cerca de 90 alunos no Ensino Médio, dentro de um modelo integral e com uma turma de preparatório para o ENEM. 

Não por acaso, a instituição aparece no ranking dos melhores desempenhos do Exame Nacional do Ensino Médio na Capital Mineira, com a 3ª colocação.

Colégio São José Escolápias

Localizado no bairro Floresta, o Colégio São José Escolápias conta com uma tradição que vem desde o ano de 1936, quando foi fundado inicialmente com o Jardim de Infância. Com o passar do tempo, foi ampliando seu campo de atuação e hoje atende todo o currículo do Ensino Básico, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

Com a 8ª colocação no ranking IIESA, elaborado pelo portal SchoolAdvisor, a instituição tem uma das melhores infraestruturas da cidade de Belo Horizonte. 

Colégio São Paulo

Fundado em 1939, o Colégio São Paulo está localizado no bairro Cidade Jardim e está entre os mais tradicionais de Belo Horizonte. 

A instituição, que atende desde o berçário até o Ensino Médio, figura entre as melhores infraestruturas de Belo Horizonte e, por isso, ocupa o 9º lugar no ranking IIESA, do portal SchoolAdvisor. 

Colégio Santa Maria Minas – Unidade Coração Eucarístico

O Colégio Santa Maria Minas, da Arquidiocese de Belo Horizonte, nasceu em 1903. E ao longo de sua história centenária, cresceu para se tornar uma das redes de ensino mais tradicionais e respeitadas não apenas da Capital Mineira, mas de todo o estado de Minas Gerais. 

Atualmente, a rede conta com nove unidades, entre bairros de Belo Horizonte e cidades próximas, como Betim, Nova Lima e Sete Lagoas. 

A Unidade Coração Eucarístico, 10ª colocada no ranking IIESA, foi criada em 1968, inicialmente chamado de Colégio da Universidade Católica de Minas Gerais. Em 1988, passou a se chamar Colégio São Bento. Mudou novamente de nome em 2006, para Colégio Santa Maria Coração Eucarístico. 

Em 2018 aconteceu a mais recente mudança, para Colégio Santa Maria Minas – Unidade Coração Eucarístico, que trabalha com crianças e adolescentes desde o berçário até o Ensino Médio. Aproveite para residir na região e ter fácil acesso ao Colégio Santa Maria Minas conferindo os imóveis disponíveis para locação aqui!

Escola Santo Tomás de Aquino – ESTA

Fundada em 1954, a Escola Santo Tomás de Aquino ocupou inicialmente uma casa no Centro da cidade, se mudou para uma outra sede em 1959, no Funcionários, até construir sua estadia definitiva e inaugurá-la em 1978, no bairro São Bento. 

A instituição atende desde o berçário até o Ensino Médio, e entra na lista das melhores escolas em Belo Horizonte por ter obtido o 10º melhor desempenho da cidade na mais recente prova do ENEM. 

More perto das melhores escolas em Belo Horizonte

Agora que você já conhece as melhores opções de ensino em diversos bairros da Capital Mineira, que tal usar essa informação para escolher um novo lar para comprar ou alugar em Belo Horizonte?

Afinal, morar perto do local de estudos das crianças é uma excelente forma de otimizar o tempo na correria do dia a dia e, com isso, ter mais qualidade de vida. 

Pelo QuintoAndar, você consegue encontrar casas e apartamentos com precisão! É só buscar pela localização na nossa plataforma e ver os anúncios de imóveis disponíveis perto das melhores escolas em Belo Horizonte.