Morar perto de onde os filhos estudam é uma ótima forma de aliviar a cansativa rotina do dia a dia, não é mesmo? Pois em parceria com o portal SchoolAdvisor, preparamos uma lista com as melhores escolas em Campinas para você matricular as crianças, caso more ou esteja de mudança para a cidade. 

Neste artigo, trazemos dicas valiosas para você que está procurando esse tipo de informação, para te ajudar no processo de decisão.

Navegue pelo conteúdo: 

Números das escolas em Campinas

Com uma população estimada para 2021 de 1.223.237, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a cidade de Campinas é não apenas uma das mais importantes do Estado de São Paulo, mas também de todo o país. Tanto que se tornou a primeira cidade brasileira sem ser uma capital de estado a ganhar a classificação de metrópole por parte do IBGE.

Ainda de acordo com o IBGE, Campinas conta com uma taxa de escolarização em crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de idade: 96%. E conta com 469 instituições de ensino, sendo 314 no Fundamental e 155 no Médio, entre públicas e particulares. 

Além disso, ainda de acordo com o IBGE, Campinas tem 9.595 professores para 162.256 alunos matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio.

+ Leia também: 
O que fazer em Campinas: natureza, cultura e vida noturna a poucos quilômetros da Capital Paulista

Seu inquilino não pagou? O QuintoAndar depositou.
Seu inquilino não pagou? O QuintoAndar depositou. Saiba mais

Critérios de formação dos rankings

Para elaborar os rankings que trazemos neste estudo, o SchoolAdvisor obedece diferentes critérios. Dois deles consideram os dados levantados pelo próprio portal. Já o terceiro traz a classificação oficial das escolas de acordo com o desempenho de seus alunos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Portanto, os critérios dos rankings são:

  • Indicador de Corpo Docente SchoolAdvisor (ICDSA)
  • Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor (IIESA)
  • Ranking do ENEM

Veja a seguir os três rankings e, na sequência, descritivos sobre as melhores escolas em Campinas, para você fazer a melhor escolha na hora de decidir perto de qual delas deseja morar.

Indicador de Corpo Docente SchoolAdvisor (ICDSA)

O indicador classifica o corpo docente da escola de acordo com os seguintes critérios:

  • Adequação de formação de docentes à disciplina que leciona;
  • Permanência do docente na escola nos últimos cinco anos (2016 a 2020);
  • Percentual de docentes com curso superior completo;
  • Avaliações realizadas no site SchoolAdvisor

Ranking ICDSA

POSIÇÃO ICDSANome da Escola
1CPEL – Colégio Presbiteriano Eduardo Lane
2Escola Salesiana São José
3Escola Veredas Campinas
4Colégio Notre Dame de Campinas
5Escola Comunitária de Campinas
6Colégio Dom Barreto
7Colégio Sagrado Coração de Jesus
8Campcare Centro Educacional
9Colégio Madre Cecília
10Colégio Educap

Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor (IIESA)

Este indicador classifica a infraestrutura da escola segundo os seguintes critérios:

  • Quantidade de salas disponíveis em relação ao tamanho das turmas;
  • Padrão de qualidade referência: infraestrutura mínima para atendimento das turmas;
  • Infraestrutura esperada para atendimento das turmas;
  • Avaliações realizadas no site SchoolAdvisor.

Ranking IIESA

POSIÇÃO IIESANome da Escola
1Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco
2Colégio Rio Branco Campinas
3Colégio de Aplicação PIO XII
4Escola Salesiana São José
5Colégio Notre Dame de Campinas
6Escola Comunitária de Campinas
7Colégio Dom Barreto
8Colégio Madre Cecília
9Colégio Educap
10Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora

Melhores escolas em Campinas segundo o Ranking do ENEM

Além dos indicadores do portal SchoolAdvisor, outro fator importante para ficar de olho antes de matricular as crianças em uma escola é saber se ela teve um bom desempenho no ranking do ENEM. 

Confira aqui o ranking mais recente das melhores escolas em Campinas, de acordo com o desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio.

Ranking do ENEM

POSIÇÃO ENEMNome da Escola
1Colégio Elite
2Colégio Progresso Campineiro
3Escola Comunitária de Campinas
4Instituto Educacional Imaculada
5Colégio Notre Dame de Campinas
6Colégio Poliedro
7Colégio Rio Branco Campinas
8Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora
9Colégio Ensino Médio Campinas – Oficina do Estudante

As 19 melhores escolas em Campinas

Nos três diferentes rankings, alguns nomes se repetem. E agora que você já viu as classificações, que tal conhecer um pouco mais sobre essas instituições de ensino? 

CPEL – Colégio Presbiteriano Eduardo Lane

Considerado o melhor corpo docente de Campinas segundo o levantamento do SchoolAdvisor – 1º colocado no ranking ICDSA –, o Colégio Presbiteriano Eduardo Lane faz parte da Associação Internacional de Escolas Cristãs (ACSI), criada em 1978, após a união de diversas instituições dos Estados Unidos e do Canadá, e que conta com mais de 25 mil escolas associadas, em mais de 115 países.

O colégio está localizado no Centro de Campinas e atende alunos desde o Ensino Infantil até o Médio. 

Escola Salesiana São José

Fundada em 1953, a Escola Salesiana São José faz parte da Congregação Salesiana presente em mais de 120 países e, em nível nacional, da Rede Salesiana de Escolas (RSE).

Localizada no bairro Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, a escola trabalha com crianças e adolescentes desde o Ensino Fundamental ao Médio e aparece nos dois rankings de avaliação do SchoolAdvisor – em 2º lugar no ICDSA e em 4º no IIESA. 

Escola Veredas Campinas

Primeira escola Waldorf com Ensino Fundamental e Médio em Campinas, a Escola Veredas é a 3ª colocada no ranking dos melhores corpos docentes da cidade (ICDSA). 

A instituição está localizada na Chácara São Rafael e, desde 2015, quando começou a abrir vagas para alunos do Ensino Médio, passou a cobrir todo o currículo escolar desde o Infantil. 

Colégio Notre Dame de Campinas

Em uma área de 90 mil m² às margens da Rodovia Dom Pedro I, na região do Distrito de Sousas, o Colégio Notre Dame Campinas trabalha com alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico.

Uma das melhores escolas em Campinas, o Notre Dame aparece nos três rankings usados como avaliação neste artigo, com a 4ª posição entre os melhores corpos docentes da cidade (ICDSA) e o 5º lugar nos rankings IIESA e dos melhores desempenhos no ENEM.

Escola Comunitária de Campinas

Idealizada ao longo de 1977 e fundada em novembro daquele ano, a Escola Comunitária de Campinas abriu suas portas em 1978 e, ao longo dos anos, se tornou uma das mais importantes escolas em Campinas. 

Localizada no Parque da Hípica, a escola atende da Educação Infantil ao Ensino Médio e figura nos dois rankings de avaliação do SchoolAdvisor, como 5º melhor corpo docente da cidade (ICDSA) e 6ª melhor infraestrutura (IIESA).

Colégio Dom Barreto

Localizado em uma região privilegiada no bairro Ponte Preta, com fácil acesso às principais avenidas de Campinas, o Colégio Dom Barreto aparece, respectivamente, na 6ª e 7ª posições dos rankings ICDSA e IIESA.

A instituição atende alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

Colégio Sagrado Coração de Jesus

Criado em 1909, o Colégio Sagrado Coração de Jesus é uma das mais tradicionais escolas em Campinas. Localizada em uma área de 40 mil m² no bairro Nova Campinas, a instituição conta com Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Período Integral.

De acordo com a avaliação do portal SchoolAdvisor, o Colégio Sagrado Coração de Jesus tem o 7º melhor corpo docente (ranking ICDSA) da cidade do interior de São Paulo.

Campcare Centro Educacional

O Centro Educacional Campcare aparece na 8ª posição do ranking dos melhores corpos docentes de Campinas (ICDSA) e tem uma característica diferente das outras escolas aqui: é uma instituição voltada a oferecer cursos técnicos na área da saúde, como Técnico em Enfermagem, Especialização em Instrumentação Cirúrgica, entre outros.

Colégio Madre Cecília

Fundado em 1965, ainda como “Externato Madre Cecília”, o colégio mudou de nome em 1995, quando já oferecia Educação Infantil e Ensino Fundamental. E a partir de 2000, o Colégio Madre Cecília passou a ter também o Ensino Médio.

Localizada no bairro Cambuí, a instituição figura nos dois rankings de avaliação do SchoolAdvisor: em 8º lugar no IIESA e na 9ª colocação no ICDSA.

Colégio Educap

Posicionado em 9º no ranking das melhores infraestruturas (IIESA) e em 10º no de melhores corpos docentes, o Colégio Educap também tem o seu lugar entre as principais escolas em Campinas. 

A instituição está localizada no bairro Vila Nova e atende estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco

A Escola de Educação Básica e Profissional Fundação de Campinas faz parte de uma rede com de 40 escolas próprias, presentes em todo território nacional e Distrito Federal, e a 1ª colocada na avaliação das melhores infraestruturas entre as escolas em Campinas (ranking IIESA), segundo o portal SchoolAdvisor.  

Localizada no bairro Swiss Park, a escola trabalha com alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio e também conta com cursos técnicos, como Administração e Desenvolvimento de Sistemas.  

Colégio de Aplicação PIO XII

O Colégio de Aplicação PIO XII surgiu em 1962, quando foi criada a Escola de Aplicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da PUC de Campinas, por iniciativa do então reitor da universidade, Monsenhor Emílio José Salim.

A instituição, que ocupa o 3º lugar do ranking IIESA, teve como primeira sede algumas salas anexas ao casarão, no Prédio Central da PUC de Campinas, no Centro da cidade. E desde 1965 funciona no prédio do antigo Colégio Arquidiocesano Santa Maria, no Bosque. 

Colégio Elite

Localizado no Parque Rural Fazenda Santa Cândida, o Colégio Elite é focado em estudantes que já começam sua preparação para entrar em uma universidade e, por conta disso, recebe alunos apenas dos Ensinos Fundamental II e Médio. 

Não por acaso, a instituição aparece em nossa lista das principais escolas em Campinas por ocupar o primeiro lugar no ranking dos melhores desempenhos da cidade no ENEM.

Colégio Progresso Campineiro

Fundado em 1900, por um grupo de cafeicultores, o Colégio Progresso Campineiro é um dos mais tradicionais de Campinas. E figura em nossa lista por ocupar a 2ª colocação no ranking dos melhores desempenhos da cidade no ENEM. 

Localizada no bairro Cambuí, a instituição passou a oferecer o ensino bilíngue em 2017 e trabalha com alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. 

Instituto Educacional Imaculada

Outra das mais tradicionais escolas em Campinas, o Instituto Educacional Imaculada foi fundado em 1952 com cursos de Pré-escola, 1ª e 2 ª séries do antigo primário e do atual Ensino Fundamental.

A instituição oferece vagas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Consolidado ao longo das décadas na cidade, o colégio aparece em nossa lista pelo desempenho de seus alunos no ENEM (4º lugar no ranking).

Colégio Poliedro

O primeiro Colégio Poliedro surgiu em 2000, na cidade de São José do Campos (SP) e se expandiu para se tornar uma rede com mais uma unidades na sua própria cidade de origem, duas na capital São Paulo e a de Campinas, que foi aberta em 2017. 

Localizada no bairro Taquaral, a instituição atende alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio e ocupa o 6º lugar no ranking das escolas em Campinas com estudantes mais bem colocados no ENEM.

Colégio Rio Branco Campinas

Localizado no distrito de Barão Geraldo, o Colégio Rio Branco Campinas passou a ser chamado assim em 1931. Mas a instituição já funcionava desde 1863, fundada como Deutsche Schule (Escola Alemã). 

Criada dentro de uma associação de imigrantes alemães, fundada meses antes naquele mesmo ano, a instituição é uma das mais tradicionais da cidade, oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e aparece em 7º no ranking do ENEM em Campinas. 

Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora

Parte da tradicional Rede Salesiana de Escolas, presente no Brasil há mais de 125 anos e com mais de 100 colégios espalhados pelo país, o Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora ficou com o 8º lugar entre os melhores desempenhos das escolas em Campinas. 

O colégio aceita estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e é um dos mais tradicionais da cidade de Campinas. 

Colégio Ensino Médio Campinas – Oficina do Estudante

Fundado em 1995, o Colégio Oficina do Estudante ficou com a 9ª colocação entre os melhores desempenhos de Campinas no ENEM. 

Inicialmente apenas com um curso preparatório para o vestibular, a instituição passou a trabalhar com o Ensino Médio em 2010, depois com o Ensino Fundamental II em 2014 e, finalmente, começou a oferecer também o Ensino Fundamental I em 2019.

Escolas em Campinas: para você morar perto de um ensino de qualidade

Agora que você já sabe quais são as melhores escolas em Campinas, que tal escolher um imóvel perto da sua preferida para morar e poder levar as crianças a pé?

O QuintoAndar pode te ajudar a encontrar o seu próximo lar na cidade do interior de São Paulo. Veja a localização ideal no site ou app, navegando pelo nosso mapa da cidade, e confira os melhores apartamentos e casas disponíveis para alugar ou comprar para a sua família!