Com uma população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de mais de 2,7 milhões de habitantes, Fortaleza é a segunda maior capital do Nordeste e conta com uma taxa de escolarização em crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de idade de 96,1%. E é sobre educação que vamos falar neste artigo. Justamente para ajudar quem mora na cidade a buscar boas opções de ensino para seus filhos, fizemos uma parceria com o portal SchoolAdvisor para listar as melhores escolas em Fortaleza.

Navegue pelas escolas em Fortaleza:

Números das escolas em Fortaleza

De acordo com o IBGE, Fortaleza conta com um total de 1.263 instituições educacionais, sendo 963 do ensino fundamental e 300 do ensino médio, entre públicas e particulares. 

Além disso, a Capital Cearense conta no total com 18.576 professores para 399.210 alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio.

+ Leia também: 
Custo de vida em Fortaleza se assemelha ao de outras grandes capitais

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Critérios de formação dos rankings

Os rankings reunidos pela SchoolAdvisor neste estudo são formados de acordo com três critérios diferentes. Duas dessas listas são elaboradas de acordo com dados levantados pelo próprio portal. Já a terceira traz a classificação oficial das escolas segundo o desempenho de seus alunos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Os critérios dos rankings são, portanto:

  • Indicador de Corpo Docente SchoolAdvisor (ICDSA)
  • Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor (IIESA)
  • Ranking do ENEM

Veja a seguir os três rankings e, na sequência, descritivos sobre as 23 melhores escolas em Fortaleza, para você fazer a melhor escolha sobre perto de qual delas deseja morar.

Indicador de Corpo Docente SchoolAdvisor (ICDSA)

O indicador classifica o corpo docente da escola de acordo com os seguintes critérios:

  • Adequação de formação de docentes à disciplina que leciona;
  • Permanência do docente na escola nos últimos cinco anos (2016 a 2020);
  • Percentual de docentes com curso superior completo;
  • Avaliações realizadas no site SchoolAdvisor.

Ranking ICDSA

POSIÇÃO ICDSANome da Escola
1Colégio Santo Tomás de Aquino
2Colégio Nossa Senhora das Graças
3Colégio Ari de Sá – Aldeota
4Colégio Santa Cecília
5Colégio da Imaculada Conceição
6Colégio Salomé Bastos
7Colégio Academos
8Colégio Christus Barão de Studart
9Colégio Master Sul
10Colégio Dáulia Bringel

Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor (IIESA)

Este indicador classifica a infraestrutura da escola segundo os seguintes critérios:

  • Quantidade de salas disponíveis em relação ao tamanho das turmas;
  • Padrão de qualidade referência: infraestrutura mínima para atendimento das turmas;
  • Infraestrutura esperada para atendimento das turmas;
  • Avaliações realizadas no site SchoolAdvisor.

Ranking IIESA

POSIÇÃO IIESANome da Escola
1Colégio Santa Isabel
2Colégio 7 de Setembro – Aldeota
3Colégio Teleyos
4Colégio ADM
5Colégio Christus Barão de Studart
6Christus Dionísio Torres
7Colégio Santo Tomás de Aquino
8Colégio Santa Cecília
9Colégio Master Sul
10Colégio Dáulia Bringel

Melhores escolas em Fortaleza segundo o Ranking do ENEM

Além dos indicadores do portal SchoolAdvisor, outro fator importante para ficar de olho antes de matricular as crianças em uma escola é saber se ela teve um bom desempenho no ranking do ENEM. 

Confira aqui o ranking mais recente das melhores escolas em Fortaleza, de acordo com o desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio.

Ranking do ENEM

POSIÇÃO ENEMNome da Escola
1Farias Brito – Vestibular Central
2Colégio Ari de Sá – Mário Mamede
3Colégio Christus Sul 3
4Colégio Ari de Sá – Major Facundo
5Farias Brito – Central
6Colégio Antares – Papicu
7Colégio Provecto
8Colégio Ari de Sá – Aldeota
9Colégio Master
10Colégio 7 de Setembro – Aldeota

23 melhores escolas em Fortaleza

Nos três diferentes rankings, alguns nomes se repetem. E agora que você já viu as classificações, que tal conhecer um pouco mais sobre essas instituições de ensino? 

Colégio Santo Tomás de Aquino

Primeiro colocado no ranking ICDSA e sétimo no IIESA, o colégio foi fundado em março de 1963 pelo Monsenhor Gerardo de Andrade Ponte, um pároco do Santuário de Fátima, com o nome de Externato Santo Tomás de Aquino.

Em 1969, mudou para Ginásio Santo Tomás de Aquino e décadas depois, em 1991, ao ser autorizado a funcionar com o curso de 2º Grau (denominação dada à época Ensino Médio), passou a se chamar Colégio Santo Tomás de Aquino. As atuais instalações do Ensino Médio foram inauguradas em março de 1996.

O colégio, que atende alunos do infantil ao Ensino Médio, pertence à Paróquia de Fátima, bairro tradicional da cidade, e é subordinado ao Conselho Paroquial Nossa Senhora de Fátima.

Colégio Nossa Senhora das Graças

Também localizado no bairro de Fátima, o Colégio Nossa Senhora das Graças funciona do berçário ao ensino médio e aparece na segunda colocação do ranking ICDSA. 

O colégio teve origem no bairro Benfica, quando se chamava Ginásio Americano. Mas começou a se tornar o que é hoje em 1950, quando religiosas da Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria assumiram a direção da instituição, que se transferiu para o bairro de Fátima em 1958.

Colégio Ari de Sá – Aldeota

Em sua unidade no bairro Aldeota, o Colégio Ari de Sá oferece opções para alunos da Educação Infantil ao Pré-Vestibular, sendo Sistema de Turno Integral (STI) do Infantil I ao 6º ano do Ensino Fundamental.

Terceiro colocado no ranking ICDSA, o colégio aparece também na oitava colocação no ranking dos melhores desempenhos de Fortaleza no ENEM.

Colégio Ari de Sá – Mário Mamede

Com foco apenas no ensino médio, a unidade do Colégio Ari de Sá no bairro Lagoa Sapiranga é justamente uma das melhores escolas em Fortaleza no ranking do ENEM, onde aparece na segunda colocação.

Colégio Ari de Sá – Major Facundo

Localizada no Centro, a unidade Major Facundo do Colégio Ari de Sá atende alunos do ensino fundamental II e do ensino médio, já com foco maior também na preparação dos adolescentes e ocupa a quarta posição no ranking do ENEM.

Colégio Santa Cecília

Parte do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã, congregação belga fundada em 1823 por Madre Agathe Verhelle, o Colégio Santa Cecília foi fundado em 1911, no bairro Benfica, onde funcionou até 1959 antes de transferir-se, no ano seguinte, para o bairro Aldeota. 

O colégio faz parte de uma rede com atuação na Europa, na África e no Brasil, onde tem 13 escolas e uma creche, sendo duas dessas instituições e a creche totalmente gratuitas.

Localizado também no bairro Aldeota, aparece em quarto lugar no ranking ICDSA e em sétimo no IIESA.

Colégio da Imaculada Conceição

Fundado em 1865, em uma casa na Rua Formosa, o colégio rapidamente precisou trocar de lugar, por conta da demanda de atendimento. E em 1867 se transferiu para o imponente prédio onde funciona até hoje, na Avenida Santos Dumont, no Centro da cidade.

A escola religiosa funciona do berçário ao ensino médio e ocupa a quinta colocação no ranking ICDSA, que classifica os melhores corpos docentes da cidade.

Colégio Salomé Bastos

Localizado no bairro Vila Velha e com mais de 40 anos de tradição, o Colégio Salomé Bastos funciona do berçário ao ensino médio e ocupa a 6ª colocação no ranking ICDSA. 

Colégio Academos

Sétimo colocado no ranking ICDSA, o Colégio Academos nasceu em 1993, na Avenida Santos Dumont, no Centro da cidade, com turmas do ensino infantil à 4ª série em regime de semi-internato. Mas por conta da grande demanda de vagas, precisou se mudar para um local com instalações maiores, em 1995, quando se tornou mais uma instituição de ensino do bairro Aldeota.

Colégio Christus Barão de Studart

O colégio foi fundado em 1951, com o nome de Instituto Christus, pelo professor Roberto de Carvalho Rocha, inicialmente com turmas do Jardim de Infância, alfabetização e 1ª, 2ª e 3ª séries do curso primário.

Localizada na Rua João Carvalho, também no bairro Aldeota, a instituição hoje atende alunos dos ensinos fundamental e médio. E aparece nos dois rankings do portal SchoolAdvisor: em 5º lugar no IIESA e em 8º no ICDSA.

Colégio Christus Dionísio Torres

A unidade do Colégio Christus no bairro Dionísio Torres tem um campo de atuação mais amplo, pois também oferece o ensino infantil, aparece na sexta posição do ranking IIESA do SchoolAdvisor.

Colégio Christus Sul 3

Já a unidade que fica no bairro Edson Queiroz, chamada de Sul 3, tem foco total na preparação dos adolescentes e só atende ao ensino médio. Não por acaso, ocupa uma posição de destaque no ranking do ENEM: a terceira colocação. 

Colégio Master Sul

Nono colocado em ambos os rankings do SchoolAdvisor (ICDSA e IIESA), o Colégio Master em sua unidade Sul, fundada em 2005, funciona do berçário ao ensino médio e está localizado no bairro Cidade dos Funcionários. 

Colégio Master

A matriz do Colégio Master nasceu em 2000, pelas mãos dos professores Nazareno e Herbenni Oliveira, que assumiram a sede de uma escola localizada na Avenida Bezerra de Menezes. A instituição aparece no nono lugar do Ranking do ENEM. 

Colégio Dáulia Bringel

Também presente nos dois rankings do SchoolAdvisor (ICDSA e IIESA), porém na décima posição, o Colégio Dáulia Bringel também está localizado no bairro Cidade dos Funcionários e atende alunos do ensino infantil ao ensino médio. 

Colégio Santa Isabel

Fundado em 1937, na Praça São Sebastião, o Colégio Santa Isabel passou a funcionar, logo no ano seguinte, na Avenida Bezerra de Menezes, no Bairro São Gerardo, onde está até os dias de hoje.

Primeira colocada no ranking IIESA, a instituição funciona do ensino infantil até o ensino médio. 

Colégio 7 de Setembro – Aldeota

Fundado em 1935 pelo jovem professor Edilson Brasil Soárez, que deu início a uma obra educacional com apenas dois alunos, em uma sala cedida pela Igreja Presbiteriana de Fortaleza, o Colégio 7 de Setembro se mudou em 1946 para o endereço onde funciona até hoje a   muda para a Av. do Imperador, 1330 onde, até hoje, funciona a sede Nila Gomes Soárez (NGS), no Centro.

Em 1993, foi aberta no bairro Aldeota a sede Edilson Brasil Soárez (EBS), que aparece na segunda colocação do ranking IIESA e também no décimo lugar do ranking dos melhores desempenhos do ENEM em Fortaleza. A escola atende alunos do ensino infantil ao médio.

Colégio Teleyos

Fundado em 1994, por Francisca Luzameyre Aires de Lima e Francisca Luzelena Aires de Lima, o Colégio Teleyos é uma instituição educacional religiosa localizada no bairro Conjunto Esperança.

A escola ocupa a terceira colocação no ranking IIESA do SchoolAdvisor, que avalia as melhores infraestruturas, e oferece vagas desde o berçário até o ensino médio. 

Colégio ADM

Quarto colocado no ranking IIESA, o Colégio ADM está localizado no bairro Guararapes e trabalha com crianças e adolescentes desde o ensino infantil ao ensino médio.  

Farias Brito – Vestibular Central

Em 1935 foi fundado o Ginásio Farias Brito, pelo Professor Adualdo Batista, no Centro de Fortaleza. Com o passar das décadas, o projeto foi se tornando uma rede educacional com sedes em diversos bairros da capital e até mesmo em outras cidades do Ceará.

E uma de suas unidades com grande foco no pré-vestibular, localizada no bairro José Bonifácio, ocupa a primeira posição do ranking do ENEM entre as escolas em Fortaleza. 

Farias Brito – Jovem Central

Outra unidade da rede Farias Brito, a Jovem Central, também no bairro José Bonifácio, aparece na quinta colocação no ranking do ENEM.

Colégio Antares – Papicu

A unidade no bairro Papicu do Colégio Antares ocupa a sexta posição entre as escolas em Fortaleza mais bem colocadas no ENEM e atende alunos desde o ensino infantil ao ensino médio.

Colégio Provecto

A história do Colégio Provecto teve início em 1982, quando as educadoras Adélia Maria Franklin Rodrigues e Luana Maria Rodrigues Barbosa fundaram o Centro Pedagógico Pernalonga. 

Em 1995, a pedagoga Glady Jane Barbosa assumiu a direção da instituição e promoveu diversas mudanças, numa evolução que, com o passar dos anos, levou à mudança de nome para Colégio Provecto. 

Sétimo colocado no ranking do ENEM, o colégio trabalha com alunos do ensino infantil ao médio.

More perto das melhores escolas em Fortaleza

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as escolas em Fortaleza, que tal escolher a melhor para matricular a criançada e, para facilitar, procurar um lugar para morar próximo da instituição escolhida? 

Na hora de escolher um imóvel para alugar próximo das melhores escolas em Fortaleza, não deixe de filtrar a localização ideal no site ou app do QuintoAndar e conferir os melhores apartamentos e casas disponíveis para a sua família. Navegue pelo mapa e encontre o seu próximo lar!