Em parceria com o portal SchoolAdvisor, preparamos uma lista com as melhores escolas em Osasco, para você que mora ou está de mudança para a cidade e quer matricular seus filhos em um bom local perto de casa. Veja a lista e saiba um pouco sobre cada uma dessas instituições de ensino.

Navegue pelo conteúdo:

Números das escolas em Osasco

Com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 81,9 bilhões, a cidade de Osasco é única que não é uma capital entre as oito maiores economias do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS).

O município tem uma população estimada para 2021 de 701.428 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e apresenta uma taxa de escolarização em crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de idade de 96%. 

A cidade da Região Metropolitana de São Paulo tem 269 instituições de ensino, sendo 177 no Fundamental e 92 no Médio, entre públicas e particulares. 

Também segundo o IBGE, a cidade de Osasco tem 6.105 professores para 118.664 alunos matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio.

+ Leia também: 
Quais os melhores bairros de Osasco para se morar

Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias.
Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias. Crie seu anúncio agora

Critérios de formação dos rankings

Para elaborar dois dos rankings que trazemos neste estudo, o SchoolAdvisor obedece diferentes critérios levantados pelo próprio portal. Já o terceiro traz a classificação oficial das escolas de acordo com o desempenho de seus alunos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Portanto, os critérios dos rankings são:

  • Indicador de Corpo Docente SchoolAdvisor (ICDSA)
  • Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor (IIESA)
  • Ranking do ENEM

Veja a seguir os três rankings e, na sequência, descritivos sobre as melhores escolas em Osasco, para você fazer a melhor escolha na hora de decidir perto de qual delas deseja morar.

Indicador de Corpo Docente SchoolAdvisor (ICDSA)

O indicador classifica o corpo docente da escola de acordo com os seguintes critérios:

  • Adequação de formação de docentes à disciplina que leciona;
  • Permanência do docente na escola nos últimos cinco anos (2016 a 2020);
  • Percentual de docentes com curso superior completo;
  • Avaliações realizadas no site SchoolAdvisor

Ranking ICDSA

POSIÇÃO ICDSANome da Escola
1Colégio Michelini
2Colégio Adventista de Vila Yara
3Colégio COC Vila Yara
4Colégio Anglo Leonardo da Vinci
5Colégio Prestes Maia
6Instituto São Pio X
7Colégio Interativo Pestalozzi
8Colégio Cunha Carvalho Curumim
9Colégio Nossa Senhora da Misericórdia – REDUCAR
10Colégio Integrado de Osasco – Objetivo

Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor (IIESA)

Este indicador classifica a infraestrutura da escola segundo os seguintes critérios:

  • Quantidade de salas disponíveis em relação ao tamanho das turmas;
  • Padrão de qualidade referência: infraestrutura mínima para atendimento das turmas;
  • Infraestrutura esperada para atendimento das turmas;
  • Avaliações realizadas no site SchoolAdvisor.

Ranking IIESA

POSIÇÃO IIESANome da Escola
1Colégio Anglo Leonardo da Vinci
2Colégio Prestes Maia
3Colégio Nossa Senhora da Misericórdia – REDUCAR
4Colégio Integrado de Osasco – Objetivo
5Colégio Padre Anchieta
6Colégio Ceus
7Colégio Objetivo
8Instituto Educacional e Cultural Filadélfia
9Colégio Aplicação de Osasco
10Colégio Michelini

Melhores escolas em Osasco segundo o Ranking do ENEM

Além dos indicadores do portal SchoolAdvisor, outro fator importante para ficar de olho antes de matricular as crianças em uma escola é saber se ela teve um bom desempenho no ranking do ENEM. 

Confira aqui o ranking mais recente das melhores escolas em Osasco, de acordo com o desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio.

Ranking do ENEM

POSIÇÃO ENEMNome da Escola
1Colégio Anglo Leonardo da Vinci
2Colégio Objetivo
3Colégio Starmax
4Colégio Padre Anchieta
5Colégio Haya
6Colégio COC Vila Yara
7Colégio Prisma
8Colégio CVA
9Colégio Manoel Moratto
10Colégio Adventista de Vila Yara

As 19 melhores escolas em Osasco

E agora que você já viu as classificações, que tal conhecer um pouco mais sobre essas instituições de ensino? Lembrando que nos três diferentes rankings acima, alguns nomes se repetem. 

Colégio Anglo Leonardo da Vinci

Nascido em Osasco, em 1976, o Colégio Anglo Leonardo da Vinci conquistou, ao longo de mais de 40 anos, o status de uma das melhores escolas não apenas da Zona Oeste da Grande São Paulo, mas de todo o estado. E hoje tem outras cinco unidades no total: uma segunda em Osasco – no bairro Vila São Francisco -, além de Alphaville I (Barueri), Alphaville II (Santana do Parnaíba), Butantã e Granja Viana. 

A matriz do Colégio Anglo Leonardo da Vinci, que atende estudantes desde o Ensino Fundamental I até o Médio, está localizada no Centro, e aparece nos três rankings levados em consideração para a lista das melhores escolas em Osasco: em 1º lugar no IIESA e no ranking do ENEM e em 4º no ICDSA.

Colégio Michelini

Localizado no bairro Helena Maria, o Colégio Michelini cobre todo o Ensino Básico, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e aparece em nossa lista por marcar presença nos dois rankings elaborados pelo SchoolAdvisor: em 1º lugar entre os melhores corpos docentes das escolas em Osasco (ICDSA) e em 10º na lista das melhores infraestruturas (IIESA).

Colégio Prestes Maia

Em 1980, em uma pequena casa no bairro Jardim D’Abril, nascia a escola de Educação Infantil Sonho e Fantasia, que anos mais tarde, após incorporar os Ensinos Fundamental I e II e também o Médio, mudou de nome para Colégio Prestes Maia. 

Com mais de 40 anos de tradição em Osasco, o colégio tem a 2ª melhor infraestrutura entre as escolas da cidade, segundo o ranking IIESA, e figura na 5ª posição entre os melhores corpos docentes (ICDSA). 

Colégio Objetivo

A rede dos Colégios Objetivo nasceu em 1965, em São Paulo, e ao longo das décadas foi se espalhando pela Capital Paulista e por outras cidades da Região Metropolitana. 

Em Osasco, a primeira unidade foi aberta em 1986, no bairro Jardim das Flores, para atender apenas ao Ensino Fundamental e Médio. Em 1996, a instituição implementou a Educação Infantil. E, por conta do crescimento, apenas dois anos depois, já com limitação de espaço físico, abriu uma segunda unidade na mesma quadra, para onde foram transferidos os Ensinos Fundamental II e Médio.

O Colégio Objetivo entra em nossa lista por ocupar o 2º lugar no ranking do ENEM e o 7º no IIESA com sua unidade original. E também pelo 4º lugar no IIESA e o 10º no ICDSA da segunda unidade, o Colégio Integrado de Osasco.

Colégio COC Vila Yara

Em 1985, nasceu o Cursinho Universitário, criado para atender alunos de pré-vestibular. Anos depois, em 1994, com a incorporação do Ensino Médio completo, a instituição passou a se chamar Colégio Universitário de Osasco. 

O sucesso abriu caminho para a implementação dos Ensinos Fundamental II (1998) e II (1999). Já consolidado na cidade de Osasco, a instituição trocou de sistema de ensino para a marca COC, passando a se chamar Colégio COC Vila Yara.  

Localizado no bairro Vila Yara, o colégio tem a 3ª posição do ranking que mede os melhores corpos docentes entre as escolas em Osasco (ICDSA) e também figura entre os melhores desempenhos do ENEM, com a 6ª colocação.

Colégio Adventista de Vila Yara

Também no bairro Vila Yara, a Escola Adventista de Vila Yara foi fundada em 1991, inicialmente apenas com turmas do Ensino Fundamental I. Em 1996, quando incorporou até o Ensino Médio, passou a se chamar Colégio Adventista de Vila Yara. 

A instituição aparece em dois dos rankings considerados para a elaboração da lista das melhores escolas em Osasco. É  a 2ª colocada entre os melhores corpos docentes (ICDSA) e a 10ª no ranking do ENEM.

Colégio Padre Anchieta

O Colégio Padre Anchieta teve origem em um cursinho aberto em 1967 em uma pequena sala no Centro de Osasco. De lá para cá, a instituição foi aumentando de estrutura e oferta de cursos, até cobrir todo o Ensino Básico, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Ainda localizado no Centro, o Colégio Padre Anchieta está entre as melhores escolas em Osasco por ter obtido o 4º melhor desempenho no ENEM e também por ocupar a 5ª colocação no ranking das melhores infraestruturas da cidade (IIESA).

Colégio Nossa Senhora da Misericórdia – REDUCAR

Fundado em 1943, o Colégio Nossa Senhora de Misericórdia – REDUCAR está localizado no bairro Bela Vista e é uma das mais tradicionais escolas em Osasco. 

A instituição de ensino tem a 3ª melhor infraestrutura de Osasco, de acordo com o ranking do SchoolAdvisor (IIESA) e o 9º melhor corpo docente, segundo o ranking ICDSA.

Colégio Starmax

Também localizado no bairro Bela Vista, o Colégio Starmax tem um foco maior nos adolescentes e oferece turmas nos Ensinos Fundamental II e Médio. 

O colégio ficou com a 3ª colocação entre os melhores desempenhos das escolas em Osasco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Instituto São Pio X

Localizado no bairro Quitaúna, o Instituto São Pio X deu início a suas atividades em 1963 e desde 1992, quando incorporou o Ensino Médio, passou a cobrir todo o currículo escolar do Ensino Básico. 

O colégio figura em nossa lista das melhores escolas em Osasco por ocupar a 6ª posição do ranking do SchoolAdvisor que avalia os corpos docentes das instituições (ICDSA).

Colégio Interativo Pestalozzi

Fundado em janeiro de 2013, o Colégio Interativo Pestalozzi atende a todos os segmentos da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. E está localizado no bairro Bandeiras. 

A instituição segue a pedagogia criada pelo educador suíço Johann Pestalozzi, baseada em um desenvolvimento completo envolvendo as faculdades físicas, afetivas e psicológicas. E está em nossa lista das principais escolas em Osasco por ocupar o 7º lugar entre os melhores corpos docentes (ICDSA).

Colégio Cunha Carvalho

O Colégio Cunha Carvalho tem duas unidades localizadas no bairro Quitaúna: a Escola Curumim, voltada à Educação Infantil, e a Unidade II, a poucos metros de distância na mesma Avenida Hildebrando de Lima, que atende alunos do Ensino Fundamental I. Já a Unidade III, no bairro Jardim das Flores, tem os cursos do Ensino Fundamental II e Médio. 

Entre as escolas em Osasco com melhores corpos docentes, o Colégio Cunha Carvalho ocupa o 8º lugar no ranking de avaliação elaborado pelo SchoolAdvisor (ICDSA).

Colégio Ceus

Localizado no Centro de Osasco, o Colégio Ceus foi fundado em 1998 e ocupa a 6ª posição no ranking IIESA.

A instituição trabalha com turmas de crianças e adolescentes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

Instituto Educacional e Cultural Filadélfia

Fundado em 1997, o Instituto Educacional e Cultural Filadélfia abriu as portas apenas com a Educação Infantil. Mas já em 1999 ampliou seu o atendimento para o Ensino Fundamental I e no ano seguinte passou a receber também alunos do Fundamental II. Finalmente, em 2008, a escola completou o currículo do Ensino Básico ao passar a oferecer também o Ensino Médio. 

O colégio está localizado no bairro Novo Osasco e ocupa a 8ª melhor colocação entre as melhores infraestruturas das escolas em Osasco (IIESA).

Colégio Aplicação de Osasco

A 9ª posição no ranking IIESA na cidade da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com a avaliação feita pelo SchoolAdvisor, é do Colégio Aplicação de Osasco.

Localizado no Centro da cidade, o colégio atende turmas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

Colégio Haya

Inicialmente com cursos Supletivos, o Colégio Haya iniciou suas atividades em 1977 e hoje atende turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio.

A instituição de ensino está localizada no Centro da cidade de Osasco e registrou o 5º melhor desempenho entre as escolas do município no ENEM.

Colégio Prisma

A escola Xodó da Vovó foi fundada em 1984, no bairro Vila Yolanda, e por cinco anos funcionou apenas com a Educação Infantil. Até que em 1990, ao incorporar os Ensinos Fundamental I e II, mudou de nome para Colégio Prisma. 

Em 1998, a instituição adicionou turmas do Ensino Médio ao seu currículo e, assim, passou a cobrir todo o Ensino Básico. 

O colégio entra em nossa lista das melhores escolas em Osasco por ter obtido o 7º melhor desempenho da cidade no ENEM.

Colégio CVA

O Colégio CVA deu início a suas atividades em 1995 e atende mais de 800 crianças e adolescentes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

Localizada no bairro Vila São José, a instituição obteve o 8º melhor desempenho no ENEM entre as escolas em Osasco.

Colégio Manoel Moratto

Fundado em 1998, o Colégio Manoel Moratto conta com duas unidades na Avenida São José, no bairro Ayrosa: a Bem Querer, onde funciona a Educação Infantil, e a outra é a sede onde fica a estrutura que atende alunos dos Ensinos Fundamental I e II e também do Ensino Médio.

O colégio obteve a 9ª melhor performance entre as escolas em Osasco no ENEM. 

Que tal levar as crianças a pé para uma das melhores escolas em Osasco?

Morar perto do local de estudos das crianças é uma excelente forma de otimizar o tempo na correria do dia a dia e, com isso, ter mais qualidade de vida. 

E agora que você já conhece as melhores escolas em Osasco, que tal procurar um novo lar para comprar ou alugar perto de alguma delas? Você consegue encontrar casas e apartamentos com precisão ao buscar pela localização na plataforma do QuintoAndar e ver os anúncios de imóveis disponíveis na cidade. 

Veja a localização ideal no site ou app, navegando pelo nosso mapa da cidade, e confira os melhores apartamentos e casas disponíveis para alugar ou comprar para a sua família!