Se você tem filhos e planeja morar na Capital Gaúcha, ou já mora e pretende se mudar de bairro, um fator é muito importante de ser levado em consideração: a proximidade com a escola das crianças. Por isso, em parceria com o portal SchoolAdvisor, preparamos uma lista com as melhores escolas em Porto Alegre, para você encontrar uma boa instituição de ensino perto de casa.

Navegue pelo conteúdo: 

Números das escolas em Porto Alegre

Com um PIB de R$ 82,4 bilhões (2019), a Capital Gaúcha é uma das maiores metrópoles do Brasil e está entre as sete maiores economias do país, ficando atrás apenas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Manaus (AM).

O município tem uma população estimada para 2021 de 1.492.530 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e tem uma taxa de escolarização de 96,6% entre crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de idade. 

Porto Alegre conta com 511 instituições de ensino, sendo 366 no Fundamental e 145 no Médio, entre públicas e particulares. 

E ainda de acordo com IBGE, as escolas em Porto Alegre empregam 10.633 docentes para 186.966 alunos matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio.

+ Leia também:
Morar em Porto Alegre é conviver com tradição e modernidade

Financiar um novo lar sem dor de cabeça? Aqui você consegue.
Financiar um novo lar sem dor de cabeça? Aqui você consegue. Descubra como

Critérios de formação dos rankings

Para elaborar dois dos rankings que trazemos neste estudo, o SchoolAdvisor obedece diferentes critérios levantados pelo próprio portal. Já o terceiro traz a classificação oficial das escolas de acordo com o desempenho de seus alunos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Portanto, os critérios dos rankings são:

  • Indicador de Corpo Docente SchoolAdvisor (ICDSA)
  • Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor (IIESA)
  • Ranking do ENEM

Veja a seguir os três rankings e, na sequência, descritivos sobre as melhores escolas em Porto Alegre, para você fazer a melhor escolha na hora de decidir perto de qual delas deseja morar.

Indicador de Corpo Docente SchoolAdvisor (ICDSA)

O indicador classifica o corpo docente da escola de acordo com os seguintes critérios:

  • Adequação de formação de docentes à disciplina que leciona;
  • Permanência do docente na escola nos últimos cinco anos (2016 a 2020);
  • Percentual de docentes com curso superior completo;
  • Avaliações realizadas no site SchoolAdvisor

Ranking ICDSA

POSIÇÃO ICDSANome da Escola
1Escola Lumiar Porto Alegre
2Escola São Luis Guanella
3Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho
4Colégio Marista Ipanema
5Colégio Farroupilha
6Colégio João XXIII
7Colégio Monteiro Lobato
8Colégio Universitário
9Colégio Metodista Americano
10Colégio Anchieta

Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor (IIESA)

Este indicador classifica a infraestrutura da escola segundo os seguintes critérios:

  • Quantidade de salas disponíveis em relação ao tamanho das turmas;
  • Padrão de qualidade referência: infraestrutura mínima para atendimento das turmas;
  • Infraestrutura esperada para atendimento das turmas;
  • Avaliações realizadas no site SchoolAdvisor.

Ranking IIESA

POSIÇÃO IIESANome da Escola
1Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho
2Colégio Marista Ipanema
3Colégio João XXIII
4Colégio Monteiro Lobato
5Colegio Marista Assunção
6Colégio La Salle Santo Antonio
7Colegio Murialdo
8Colegio Marista Champagnat
9Colégio Santa Teresa de Jesus
10Colégio Israelita Brasileiro

Melhores escolas em Porto Alegre segundo o Ranking do ENEM

Além dos indicadores do portal SchoolAdvisor, outro fator importante para ficar de olho antes de matricular as crianças em uma escola é saber se ela teve um bom desempenho no ranking do ENEM. 

Confira aqui o ranking mais recente das melhores escolas em Porto Alegre, de acordo com o desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio.

Ranking do ENEM

POSIÇÃO ENEMNome da Escola
1Colégio Farroupilha
2Colégio João Paulo I – Higienópolis – JPHIGI
3Colégio Leonardo Da Vinci
4Colégio Marista Rosário
5Colégio Leonardo da Vinci – Alfa
6Colégio Província de São Pedro
7Colégio João Paulo Sul – JPSul
8Dohms Higienópolis
9Colégio Israelita Brasileiro
10Colégio Anchieta

As 19 melhores escolas em Porto Alegre

E agora que você já viu as classificações, que tal conhecer um pouco mais sobre essas instituições de ensino? Lembrando que nos três diferentes rankings acima, alguns nomes se repetem. 

Colégio Farroupilha

Uma das instituições de ensino mais tradicionais do Rio Grande do Sul, o Colégio Farroupilha foi fundado em 1886 pela Associação Beneficente e Educacional de 1858 – ABE 1858 (originalmente chamada Associação Beneficente Alemã). A entidade foi criada para auxiliar imigrantes alemães e seus descendentes que chegavam à Região Sul do Brasil no século XIX.

O colégio tem sua unidade principal no bairro Três Figueiras. E também tem a unidade Correia Lima, destinada a estudantes bolsistas do Ensino Fundamental e que está localizada dentro do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre (CPOR/PA).

O Colégio Farroupilha do bairro Três Figueiras, que atende desde o berçário até o Ensino Médio, está entre as melhores escolas em Porto Alegre por ter obtido o melhor desempenho da cidade na mais recente prova do ENEM. E também por figurar na 5ª posição do ranking dos melhores corpos docentes de acordo com o SchoolAdvisor (ICDSA).

Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho

Fundado em 21 de junho de 1905, o Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho é mantido pela Associação de Educação Franciscana da Penitência e Caridade Cristã (AEFRAN-PCC).

Localizada no bairro Moinho de Ventos, a tradicional instituição recebe crianças e adolescentes desde o berçário até o Ensino Médio.

Com um espaço com 25 mil m² de área construída, o colégio foi considerado como o de melhor infraestrutura de Porto Alegre, segundo o ranking IIESA, e também aparece em 3º entre os melhores corpos docentes da cidade (ranking ICDSA).

Colégio Marista

A Rede Marista de ensino possui 17 colégios particulares no Rio Grande do Sul, além de outros sete colégios sociais no estado. Entre os particulares, cinco estão localizados em Porto Alegre, além de outros três de ensino gratuito. 

E entre as melhores escolas em Porto Alegre estão quatro unidades dos Colégios Maristas, todos eles com turmas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

Colégio Marista Ipanema

A unidade do bairro Ipanema é a mais jovem de todas. Iniciada em 1997, sob o nome de Colégio Marista Irmão José Otão, foi rebatizada para Colégio Marista Ipanema em 2007. E se destaca em dois rankings, com o 2º lugar entre as melhores infraestruturas (IIESA) e o 4º entre os melhores corpos docentes (ICDSA).

Colégio Marista Rosário

Mais antiga entre os Colégios Maristas, a Unidade Rosário, fundada em 1904, está localizada no bairro Independência e se destaca entre as melhores escolas em Porto Alegre com o 4º lugar entre os melhores desempenhos do ENEM.

Colégio Marista Assunção

Localizado no bairro da Glória, o Colégio Marista Assunção nasceu no ano de 1952. E aparece entre as melhores escolas da Capital Gaúcha por ocupar o 5º lugar no ranking IIESA.

Colégio Marista Champagnat

Fundado em 1920, o Colégio Marista Champagnat está localizado no bairro Partenon e aparece na 8ª posição entre as melhores infraestruturas de Porto Alegre (IIESA).

Colégio João XXIII

O Colégio João XXIII foi fundado no exato dia do Golpe Militar, em 31 de março de 1964. A abertura do colégio por um grupo de educadoras foi encabeçado pela professora Zilah Totta, defensora da educação libertadora e demitida do cargo de secretária de Educação e de Cultura do Rio Grande do Sul “por não tolerar interferências retrógradas de superiores” segundo a história oficial contada no site da instituição que, “desde o seu primeiro dia de vida, transgrediu a matriz educacional imposta pelos generais”.

Localizado no bairro de Santa Tereza, o colégio atende crianças e adolescentes desde o berçário até o Ensino Médio. E aparece bem colocado em ambos os rankings formulados pelo SchoolAdvisor: 3º lugar entre as melhores infraestruturas (IIESA) e 6º entre os melhores corpos docentes (ICDSA).

Colégio Monteiro Lobato

Com mais de 50 anos de tradição na Capital Gaúcha, o Colégio Monteiro Lobato está localizado no bairro Boa Vista e trabalha com turmas dos Ensinos Fundamental I e II e também do Ensino Médio. 

O colégio tem a 4ª melhor infraestrutura de Porto Alegre, segundo o ranking IIESA, e também aparece na lista dos melhores corpos docentes (ICDSA), com a 7ª melhor colocação. 

Escola Lumiar Porto Alegre

Inaugurada em 2017, a Escola Lumiar Porto Alegre atende alunos dos Ensinos Fundamental I e II e do Ensino Médio. 

A instituição está localizada no bairro Mont’Serrat e ocupa o 1º lugar na lista dos melhores corpos docentes entre as escolas em Porto Alegre. 

E além da unidade gaúcha, que foi a primeira, a escola ainda possui duas unidades em São Paulo (SP), nos bairros de Pinheiros (aberta em 2020) e do Morumbi (2022).

Colégio Anchieta

O Colégio Anchieta tem mais de 130 anos de história e é uma das mais tradicionais entre as escolas em Porto Alegre. Fundada em 1890, a instituição de ensino foi chamada inicialmente de Colégio dos Padres. Sete anos depois, mudou para Colégio São José e, finalmente, em 1901, foi batizado com seu nome definitivo. 

Localizado no Três Figueiras, um dos melhores bairros de Porto Alegre, o colégio aparece em dois rankings que foram levados em consideração para a elaboração desta lista das melhores escolas da Capital Gaúcha, com o 10º lugar tanto no ICDSA quanto nos melhores desempenhos do ENEM. E cobre toda a Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

Colégio Israelita Brasileiro

Em 2022, o Colégio Israelita Brasileiro, localizado no bairro Santa Cecília, completou 100 anos de existência como uma das mais tradicionais instituições de ensino de Porto Alegre.

O colégio trabalha desde o berçário até o Ensino Médio e aparece em dois dos rankings levados em consideração para a nossa lista: 9º lugar entre os melhores desempenhos do ENEM e 10º entre as melhores infraestruturas de Porto Alegre (IIESA).

Colégio Leonardo Da Vinci – Unidades Beta e Alfa

Criado em 1993, o Colégio Leonardo Da Vinci tem três unidades, sendo duas em Porto Alegre e uma em Canoas, cidade da Região Metropolitana, e trabalha em toda a Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

E as duas unidades da Capital Gaúcha figuram entre as melhores escolas em Porto Alegre. A Beta, localizada no bairro Cristal, obteve o 3º melhor desempenho da cidade na mais recente prova do ENEM. Já a Alfa, no bairro Rio Branco, ficou com a 5ª posição no mesmo ranking.

Colégio João Paulo I – Higienópolis – JPHIGI

Com mais de três décadas de atuação em Porto Alegre, o Colégio João Paulo I, localizado no bairro Higienópolis, atende crianças e adolescentes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

A instituição entra na lista das melhores escolas em Porto Alegre por ter conseguido, por meio de seus alunos, o segundo melhor desempenho da cidade na mais recente prova do ENEM. 

Escola São Luis Guanella

Localizada no bairro Vila Ipiranga, a Escola São Luis Guanella cobre toda a grade da Educação Básica, ao atender alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

A instituição figura na lista das melhores escolas em Porto Alegre por possuir, de acordo com o ranking ICDSA, do portal SchoolAdvisor, o 2º melhor corpo docente da Capital Gaúcha. 

Colégio Universitário

O Colégio Universitário está localizado no bairro Teresópolis e foi fundado em 2018. A instituição é mantida pelo Grupo Universitário, que atua há mais de 40 anos no mercado educacional do Rio Grande do Sul. 

A instituição, que atende alunos dos Ensinos Fundamental I e II e do Ensino Médio, entra na lista das melhores escolas em Porto Alegre por ocupar o 8º lugar no ranking dos melhores corpos docentes da cidade (ICDSA).

Colégio Metodista Americano

As origens do Colégio Metodista Americano datam do final do século XIX, quando a instituição se chamava Colégio Evangélico Misto nº 1, mas já no início do século passado passou a ser chamado de Colégio Americano. 

Ao longo das décadas, o colégio foi mudando de localização, de mantenedores e também de nome. E desde 1973, quando foi criado o Instituto Metodista de Educação e Cultura (IMEC), a instituição vem sendo mantida por diferentes redes da Igreja Metodista. 

O colégio, localizado no bairro Rio Branco, atende crianças e adolescentes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. E ocupa o 9º lugar no ranking das melhores infraestruturas de Porto Alegre (IIESA).

Colégio La Salle Santo Antônio

Entre as melhores infraestruturas de Porto Alegre, o Colégio La Salle Santo Antônio ocupa a 6ª colocação (ranking IIESA) e atende alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

Fundada em 1913, a instituição de ensino é uma das mais tradicionais da Capital Gaúcha e está localizada no bairro Santo Antônio. 

O colégio faz parte da Rede La Salle, presente no Brasil desde 1907 e que, atualmente, atende mais de 47 mil alunos em 45 Comunidades Educativas.

Colégio Murialdo

Parte da Rede Murialdo de Educação, que pertence à Congregação de São José – Josefinos de Murialdo, o Colégio Murialdo Porto Alegre foi fundado em 1960 e está localizado no bairro São José. 

A instituição, que trabalha com crianças e adolescentes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, ocupa a 7ª colocação entre as melhores infraestruturas das escolas em Porto Alegre (IIESA). 

Colégio Santa Teresa de Jesus

Fundado em 1965, o colégio iniciou suas atividades com o nome de Ginásio XV de Outubro. E em 1972 passou a se chamar Colégio Santa Teresa de Jesus.

Localizada no bairro Cavalhada, a instituição atende estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. E foi classificada pelo SchoolAdvisor como a 9ª melhor infraestrutura de Porto Alegre (ranking IIESA).

Colégio Província de São Pedro

Com mais de três décadas de atuação em Porto Alegre, o Colégio Província de São Pedro está localizado no Boa Vista, um dos melhores bairros da Capital Gaúcha.

A instituição atende crianças e adolescentes desde o berçário até o Ensino Médio. E obteve o 6º melhor desempenho da Capital Gaúcha na mais recente prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

Colégio João Paulo Sul – JPSul

O Colégio João Paulo Sul iniciou suas atividades no ano de 1994 e está localizado no bairro Ipanema. 

Com turmas que vão desde o berçário até o Ensino Médio, a instituição conquistou o 7º melhor desempenho no ENEM entre as escolas em Porto Alegre.

Dohms Higienópolis

A instituição foi fundada em 1931, por iniciativa de moradores do bairro Higienópolis, apoiados pela Comunidade Evangélica de Porto Alegre e pelo Consulado Alemão.

O colégio atende desde o berçário até o Ensino Médio. E obteve o 8º melhor resultado entre as escolas de Porto Alegre no ENEM.

Melhores escolas em Porto Alegre: more perto da mais adequada para seus filhos

Agora que você já conhece as melhores escolas em Porto Alegre, que tal procurar um novo lar para comprar ou alugar perto de alguma delas? Afinal, morar próximo do local de estudos das crianças é uma excelente forma de otimizar o tempo na correria do dia a dia e, com isso, ter mais qualidade de vida. 

Pelo QuintoAndar, você consegue encontrar casas e apartamentos para alugar ou comprar com precisão. Para isso, é só buscar pela localização na nossa plataforma e ver os anúncios de imóveis disponíveis na cidade.