Está em busca das melhores escolas em São Bernardo do Campo para matricular os seus filhos, caso more ou esteja de mudança para a cidade? Pois nós temos aqui dicas valiosas para você que está procurando esse tipo de informação. Em parceria com o portal SchoolAdvisor, preparamos uma lista com as melhores instituições de ensino, para te ajudar no processo de decisão. Afinal, morar perto de onde os filhos estudam é uma ótima forma de deixar a rotina do dia a dia menos cansativa.

Navegue pelo conteúdo:

Números das escolas em São Bernardo do Campo

A cidade de São Bernardo do Campo é a maior do ABC Paulista em número de habitantes, segundo estimativa de 2021 feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com mais de 765 mil moradores, e conta com uma alta taxa de escolarização em crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de idade: 97,6%. 

Também de acordo com o IBGE, a cidade conta com 310 instituições educacionais, sendo 208 do ensino fundamental e 102 do ensino médio, entre públicas e particulares. 

A cidade, ainda segundo o IBGE, tem 7.620 professores para 125.903 alunos matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio.

+ Leia também: 
Parques em São Bernardo do Campo: conheça pontos urbanos que guardam a maior área verde do ABC Paulista

Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias.
Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias. Crie seu anúncio agora

Critérios de formação dos rankings

Os rankings levantados pelo SchoolAdvisor neste estudo são formados de acordo com diferentes critérios. Dois deles são elaborados de acordo com dados levantados pelo próprio portal. Já o terceiro traz a classificação oficial das escolas de acordo com o desempenho de seus alunos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Portanto, os critérios dos rankings são:

  • Indicador de Corpo Docente SchoolAdvisor (ICDSA)
  • Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor (IIESA)
  • Ranking do ENEM

Veja a seguir os três rankings e, na sequência, descritivos sobre as melhores escolas em São Bernardo do Campo, para você fazer a melhor escolha na hora de decidir perto de qual delas deseja morar.

Indicador de Corpo Docente SchoolAdvisor (ICDSA)

O indicador classifica o corpo docente da escola de acordo com os seguintes critérios:

  • Adequação de formação de docentes à disciplina que leciona;
  • Permanência do docente na escola nos últimos cinco anos (2016 a 2020);
  • Percentual de docentes com curso superior completo;
  • Avaliações realizadas no site SchoolAdvisor

Ranking ICDSA

POSIÇÃO ICDSANome da Escola
1Pen Life International School
2Colégio Termomecanica
3Colégio Singular
4Colégio COC – Universitário Abc
5Colégio Educare
6Colégio Petrópolis
7Objetivo Abc
8Colégio Harmonia
9Colégio Bom Jesus São José
10Instituto de Ensino Barão de Mauá

Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor (IIESA)

Este indicador classifica a infraestrutura da escola segundo os seguintes critérios:

  • Quantidade de salas disponíveis em relação ao tamanho das turmas;
  • Padrão de qualidade referência: infraestrutura mínima para atendimento das turmas;
  • Infraestrutura esperada para atendimento das turmas;
  • Avaliações realizadas no site SchoolAdvisor.

Ranking IIESA

POSIÇÃO IIESANome da Escola
1Colégio Harmonia
2Colégio Bom Jesus São José
3Instituto de Ensino Barão de Mauá
4Colegio Piaget
5Colégio Arbos – unidade IV
6Colégio São Carlos
7Colégio Darwin Central School – unidade I
8Colégio Termomecanica
9Colégio Brasília SBC
10Colégio Camp

Melhores escolas em São Bernardo do Campo segundo o Ranking do ENEM

Além dos indicadores do portal SchoolAdvisor, outro fator importante para ficar de olho antes de matricular as crianças em uma escola é saber se ela teve um bom desempenho no ranking do ENEM. 

Confira aqui o ranking mais recente das melhores escolas em São Bernardo do Campo, de acordo com o desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio.

Ranking do ENEM

POSIÇÃO ENEMNome da Escola
1Colégio Termomecanica
2Colégio Petrópolis
3Colégio Ábaco II
4Colégio Harmonia
5Colégio Arbos – unidade IV
6Colégio Singular
7Colegio Piaget
8Colégio Bom Jesus São José
9Colégio El-Shaday

18 melhores escolas em São Bernardo do Campo

Nos três diferentes rankings, alguns nomes se repetem. E agora que você já viu as classificações, que tal conhecer um pouco mais sobre essas instituições de ensino? 

Pen Life International School

Localizada em uma área de 30 mil m² no bairro Planalto, a Pen Life International School foi avaliada como a escola com melhor corpo docente, de acordo com o ranking ICDSA do portal SchoolAdvisor.

A escola trabalha com o período integral internacional de 8 horas diárias e atende do Berçário ao Ensino Médio.

Colégio Termomecanica

Fundado em 1889, o Colégio Termomecanica, como é mais popularmente conhecido, é um dos mais tradicionais de São Bernardo do Campo. Hoje, a instituição se chama Colégio Engenheiro Salvador Arena e é mantida pela Fundação Salvador Arena.

Primeiro colocado no ranking dos melhores desempenhos no ENEM entre as escolas em São Bernardo do Campo, o colégio – que atende do Ensino Infantil ao Médio – aparece bem também nos rankings do portal SchoolAdvisor: 2º colocado no ICDSA e 8º no IIESA.

Colégio Singular

Parte de uma das principais redes de ensino em atuação no ABC Paulista, o Colégio Singular foi fundado na cidade de São Bernardo do Campo em 1871 e está localizado no bairro Baeta Neves.

No levantamento feito pelo portal SchoolAdvisor, o Colégio Singular aparece na 3ª colocação entre as melhores escolas em São Bernardo do Campo no quesito corpo docente. 

Colégio COC – Universitário ABC

Localizado no Centro da cidade de São Bernardo do Campo, o Colégio COC – Universitário ABC atende estudantes que vão desde os Ensinos Fundamental I e II até o Ensino Médio. A instituição faz parte da Pearson Education-COC, um dos maiores grupos editoriais do mundo, com produtos voltados para as áreas educacional e profissional, presente em mais de 50 países.

O Colégio COC aparece em nossa lista das melhores escolas em São Bernardo do Campo por ocupar a 4ª colocação entre os principais corpos docentes da cidade, de acordo com o ranking ICDSA do SchoolAdvisor.

Colégio Educare

O Colégio Educare teve sua origem na Escola de Educação Infantil Pitoquinho, criada em 1879, no Bairro da Paulicéia, em São Bernardo do Campo. 

De lá para cá, a instituição cresceu, mudou de endereço e se tornou o Colégio Educare em 2003, quando inaugurou um novo prédio e passou a atender alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Mais tarde, em 2010, iniciou no Ensino Médio. 

O colégio ocupa a 5ª colocação no ranking ICDSA. 

Colégio Petrópolis

Uma das melhores escolas em São Bernardo do Campo, o Colégio Petrópolis fica no bairro Nova Petrópolis e aparece por aqui com boas colocações em duas das listas que destacamos neste artigo. 

A Instituição tem o 2º melhor desempenho da cidade do ABC Paulista no ranking do ENEM e aparece na 6ª colocação da lista dos melhores corpos docentes (ICDSA) segundo a avaliação do portal SchoolAdvisor.

Objetivo ABC

Com duas unidades em Santo André, o Colégio Objetivo também tem outros dois endereços em São Bernardo do Campo. E aparece com a sede da Rua Frei Gaspar na  7ª posição entre as escolas com os melhores corpos docentes da cidade, segundo o ranking do SchoolAdvisor (ICDSA). O colégio trabalha com estudantes apenas do Ensino Médio. 

Colégio Harmonia

Primeiro colocado no ranking das melhores infraestruturas da cidade (IIESA), o Colégio Harmonia também aparece bem posicionado nos outros dois rankings deste artigo: 4º lugar entre os melhores desempenhos do ENEM entre as escolas em São Bernardo do Campo e 8º no ranking ICDSA.

A escola, que está localizada no bairro Rudge Ramos e atua do Ensino Infantil ao Médio, tem origem na criação da Casa de Estudantes Harmonia, com infraestrutura para jovens que se mudavam para a Região Metropolitana de São Paulo para estudar. E, em 1893, se transformou no Colégio Harmonia, quando a associação mantenedora da casa decidiu transformá-la em um centro educacional.

Colégio Bom Jesus São José

Há mais de 120 anos no Brasil, o Colégio Bom Jesus nasceu em Curitiba (PR),  com base nos princípios franciscanos e integra o Grupo Educacional Bom Jesus. A rede chegou a São Bernardo do Campo em 2016, com o Colégio Bom Jesus São José.

Localizada no Centro da cidade, a instituição de ensino, que atende do Ensino Infantil ao Médio, é outra que aparece nos três rankings deste artigo. Sua melhor colocação é na lista das melhores infraestruturas (IIESA), onde está em 2º lugar. No ranking dos melhores desempenhos do ENEM fica em 8º e no ICDSA está em 9º.

Instituto de Ensino Barão de Mauá

Terceiro colocado no ranking IIESA das melhores infraestruturas, o Instituto de Ensino Barão de Mauá também aparece entre os melhores corpos docentes, com o 10º lugar na lista ICDSA do portal SchoolAdvisor. 

Fundado em 1876, com o nome de Educação Infantil Cartolinha, o colégio do bairro Vila Clemente adotou o Ensino Fundamental em 1884, quando passou a se chamar Escola de Educação Infantil e 1° grau “Barão de Mauá”. Mais tarde, em 1891, com a implementação do Ensino Médio, mudou para Instituto de Ensino Barão de Mauá.

Colégio Piaget

Localizado na Vila Jordanópolis, o Colégio Piaget funciona do Ensino Infantil ao Médio e segue a linha humanista desenvolvida pelo biólogo suíço Jean Piaget, considerado o pai da psicologia infantil moderna.

Quarto colocado no ranking das melhores infraestruturas entre as escolas em São Bernardo do Campo, o colégio também teve o 7º melhor resultado na prova mais recente do ENEM entre as escolas da cidade.

Colégio Arbos – Unidade IV

Parte do Instituto SOMOS de Ensino – ARBOS, que surgiu em Santo André e depois se expandiu para São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo, o Colégio Arbos – Unidade IV entra na lista das 18 melhores escolas em São Bernardo do Campo por ocupar a 5ª posição tanto no ranking IIESA quanto na lista dos melhores desempenhos no ENEM. 

O colégio está localizado no bairro Nova Petrópolis e atende estudantes desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio.

Colégio São Carlos

Também da Educação Infantil até o Ensino Médio, o Colégio São Carlos foi fundado em 1875 e está localizado no bairro Rudge Ramos.

A instituição de ensino entra em nossa lista das melhores escolas em São Bernardo do Campo por ocupar o 6º lugar no ranking das melhores infraestruturas da cidade. 

Colégio Darwin Central School – Unidade I

O Colégio Darwin Central School conta com dois endereços em São Bernardo do Campo. A Unidade II recebe apenas crianças do berçário e do Ensino Infantil. Já a Unidade I, que aparece em 7º lugar no ranking das melhores infraestruturas da cidade segundo a avaliação do SchoolAdvisor (ranking IIESA), também disponibiliza o Ensino Infantil, mas vai até o Ensino Médio.

A Unidade I do Colégio Darwin Central School está localizada no Centro da cidade do ABC Paulista.

Colégio Brasília

Uma das mais tradicionais instituições de ensino de São Bernardo do Campo, o Colégio Brasília foi fundado em 1867 e está localizado no bairro Assunção.

O colégio entra em nossa lista das 18 melhores escolas em São Bernardo do Campo por ocupar o 9º lugar entre as instituições de melhor infraestrutura da cidade segundo o SchoolAdvisor (IIESA).

Colégio Camp

O Colégio Camp deu início a suas atividades em 2015, como parte do CAMP SBC, uma Instituição fundada e administrada por rotarianos de São Bernardo do Campo, que há mais de 48 anos trabalha para a formação e integração social de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Também localizada no bairro Assunção, a instituição atende estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. E ocupa o 10º lugar no ranking IIESA.

Colégio Ábaco II

Mais uma instituição de ensino do bairro Assunção, o Colégio Ábaco entra em nossa lista das 18 melhores escolas em São Bernardo do Campo pelos bons desempenhos de sua Unidade II, que funciona do Ensino Fundamental II ao Médio. Na prova mais recente do ENEM, o colégio aparece no 3º lugar do ranking.

Colégio El-Shaday

O Colégio El-Shaday, outra escola do bairro Assunção, foi fundado em 1986 e iniciou suas atividades com quatro alunos, na casa de sua mantenedora, e foi crescendo gradativamente. Em 2001, inaugurou sua primeira turma de 1ª série do Ensino Fundamental. E, em 2006, implantou as turmas do Ensino Médio, cobrindo todas as fases das crianças e adolescentes desde o berçário. 

A instituição aparece entre as 18 melhores escolas em São Bernardo do Campo por ocupar o 9º lugar entre os melhores desempenhos do ENEM na cidade.

Escolas em São Bernardo do Campo: para você conjugar proximidade e qualidade

Agora que você já sabe quais são as melhores escolas em São Bernardo do Campo, que tal escolher um imóvel perto da sua preferida para morar e poder levar as crianças a pé?

O QuintoAndar pode te ajudar a encontrar o seu próximo lar na cidade do ABC Paulista. Veja a localização ideal no site ou app, navegando pelo nosso mapa da cidade, e confira os melhores apartamentos e casas para alugar disponíveis para a sua família!