Para famílias com filhos, a proximidade com boas instituições costuma ser um dos fatores decisivos quando se pensa em uma mudança de endereço. Com isso em mente, fizemos uma parceria com o portal SchoolAdvisor para listar as escolas que receberam maior pontuação em três índices diferentes nas principais cidades do Brasil. E neste artigo, chegou a vez de você conhecer as melhores escolas em Vitória (ES).

Navegue pelas escolas em Vitória (ES):

Números das escolas em Vitória (ES)

De acordo com o IBGE, a cidade de Vitória conta com um total de 218 instituições educacionais, sendo 94 do ensino infantil, 89 do ensino fundamental e 35 do ensino médio, entre públicas e particulares. E no total, a Capital Capixaba conta com 5.030 professores para 74.733 alunos matriculados.

+ Leia também:
Melhores bairros de Vitória reúnem belezas naturais, infraestrutura e qualidade de vida

Critérios de formação dos rankings

A forma como as escolas são dispostas em ranking segue três critérios diferentes em nossa seleção: dois deles fazem partes de dados levantados pela SchoolAdvisor, enquanto o terceiro traz a classificação das escolas de acordo com o desempenho de seus alunos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Os critérios, portanto, são:

  • Indicador de Corpo Docente SchoolAdvisor (ICDSA)
  • Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor (IIESA)
  • Ranking do ENEM

Veja a seguir os três rankings e, depois, descritivos sobre as escolas em Vitória (ES), para você fazer a melhor escolha sobre perto de qual delas deseja morar.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Indicador de Corpo Docente SchoolAdvisor (ICDSA)

O indicador classifica o corpo docente da escola de acordo com os seguintes critérios:

  • Adequação de formação de docentes à disciplina que leciona;
  • Permanência do docente na escola nos últimos cinco anos (2016 a 2020);
  • Percentual de docentes com curso superior completo;
  • Avaliações realizadas no site SchoolAdvisor

Ranking ICDSA

POSIÇÃO ICDSANome da Escola
1Centro Educacional Leonardo da Vinci
2Centro de Ensino Charles Darwin
3Crescer PHD
4Escola São Domingos
5Centro Educacional Primeiro Mundo
6Colégio Sagrado Coração de Maria
7Colégio Renovação
8Colégio Salesiano Jardim Camburi
9Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória
10Centro Educacional Agostiniano

Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor (IIESA)

Este indicador classifica a infraestrutura da escola segundo os seguintes critérios:

  • Quantidade de salas disponíveis em relação ao tamanho das turmas;
  • Padrão de qualidade referência: infraestrutura mínima para atendimento das turmas;
  • Infraestrutura esperada para atendimento das turmas;
  • Avaliações realizadas no site SchoolAdvisor.

Ranking IIESA

POSIÇÃO IIESANome da Escola
1Centro Educacional Leonardo da Vinci
2Centro de Ensino Charles Darwin
3Crescer PHD
4Escola São Domingos
5Centro Educacional Primeiro Mundo
6Colégio Sagrado Coração de Maria
7Colégio Renovação
8Colégio Salesiano Jardim Camburi
9Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória
10Centro Educacional Agostiniano

Melhores escolas em Vitória (ES) segundo o Ranking do ENEM

Além dos indicadores do portal SchoolAdvisor, outro fator importante para ficar de olho antes de matricular as crianças em uma escola é saber se ela teve um bom desempenho no ranking do ENEM. 

Confira aqui o ranking mais recente das melhores escolas particulares em Vitória (ES) de acordo com o desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio.

Ranking do ENEM

POSIÇÃO ENEMNome da Escola
1Centro Educacional Leonardo da Vinci
2Colégio Sagrado Coração de Maria
3Escola São Domingos
4Centro de Ensino Charles Darwin
5Centro Educacional Primeiro Mundo
6Colégio Salesiano Jardim Camburi
7Escola Monteiro
8Escola SEB Vitória
9Up Centro Educacional – Praia do Canto
10Up Centro Educacional – Jardim da Penha

14  melhores escolas particulares em Vitória (ES)

Agora que você já viu toda a listagem dos rankings, chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre essas instituições de ensino. Como você pode perceber, os rankings ICDSA e IIESA são exatamente iguais, tanto nas escolas relacionadas quanto nas posições em que elas aparecem. 

Já o ranking do ENEM traz quatro instituições diferentes em relação às dez  listadas pela SchoolAdvisor. Com isso, temos aqui as 14 melhores escolas em Vitória (ES) para você conhecer:

Centro Educacional Leonardo da Vinci

Primeiro colocado nos três rankings listados por aqui, o Centro Educacional Leonardo da Vinci fica no bairro Santa Lúcia, um dos mais nobres e bem localizados de Vitória. Fundada em 1990 e com mais de 30 anos de tradição, a instituição particular atua da Educação Infantil ao Ensino Médio.

A escola conta com uma ampla estrutura, composta de dois prédios e extensões no entorno, como o Teatro da Vinci; bibliotecas instaladas pelos corredores e áreas de convívio; três refeitórios e quadras poliesportivas, entre outras estruturas.

Centro de Ensino Charles Darwin

Parte de uma das maiores redes de ensino do Espírito Santo, o Centro de Ensino Charles Darwin tem em sua unidade no bairro Mata da Praia uma das escolas mais bem avaliadas da Capital Capixaba. 

Segundo colocado nos rankings da SchoolAdvisor e quarto no Ranking do ENEM, o colégio tem mais de 30 anos. E da Educação Infantil ao Ensino Médio, estimula seus estudantes a desenvolverem o inglês como segundo idioma.

Crescer PHD

Terceira colocada nos rankings ICDSA e IIESA, a Escola Crescer PHD iniciou as atividades educativas em 1975, com turmas do infantil. E hoje atende do Berçário ao Ensino Médio, com forte foco na preparação de seus alunos para o Ensino Superior.

Com salas de aula amplas, climatizadas e equipadas com data show, o colégio do bairro Praia do Canto conta ainda com três quadras poliesportivas, Laboratório de Ciências, a biblioteca “Cecília Meireles”, dois parquinhos, sala de inglês, sala de psicomotricidade, auditório, cantina e refeitório.

Escola São Domingos

Fundada em 1973, a Escola São Domingos conta com duas unidades no bairro Bento Ferreira: a Unidade I vai do Infantil 2 ao 5º ano, enquanto a Unidade II cobre do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. É quarta colocada nos dois rankings da SchoolAdvisor e terceira no Ranking do ENEM.

Em seu projeto pedagógico, a escola visa o desenvolvimento da autonomia, que pressupõe consciência e responsabilidade e o respeito às individualidades. E tem como base “a transmissão de conteúdos científicos, culturais e filosóficos que promovam a articulação teórico-prática de ações ético-cidadãs”. 

Centro Educacional Primeiro Mundo

Mais uma tradicional instituição de ensino do bairro Santa Lúcia, o Centro Educacional Primeiro Mundo é a única escola do Espírito Santo e a oitava no Brasil a oferecer certificações de proficiência na Língua Inglesa por meio da parceria com a Universidade de Cambridge, na Inglaterra. 

Além disso, é a única escola do estado a oferecer o duplo diploma de Ensino Médio, brasileiro e americano, por meio de um programa de High School que abre portas para o acesso de seus alunos a mais de 4 mil universidades dos Estados Unidos. 

Colégio Sagrado Coração de Maria

Fundado em Vitória no ano de 1944, o colégio aparece em sexto nos rankings da SchoolAdvisor, mas é segundo colocado no Ranking do ENEM. A escola faz parte de uma rede internacional de ensino presente em 13 países, mantida pelo Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, e que conta com outras quatro unidades no Brasil:  Brasília (DF), Ubá (MG), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ).

+ Leia também:
As 10 melhores escolas particulares do Rio de Janeiro

A unidade de Vitória, localizada no bairro Praia do Canto, possui uma área de mais de 12 mil m² e conta com salas de aulas climatizadas; sala multimídia para eventos e aulas interativas; laboratórios de ciência e de informática; biblioteca; ginásio coberto e quadras esportivas; espaço cultural com auditório e cantina.

Colégio Renovação

Sétimo colocado nos rankings ICDSA e IIESA, a escola nasceu em 1982, no bairro Jardim Camburi, com o nome de “A Colmeia”. Em poucos anos, outras salas foram surgindo, novos prédios foram sendo construídos e o passo seguinte, dado em 1990, foi evoluir para se transformar no Colégio Renovação. 

A escola conta em seu processo pedagógico com o estudo de línguas estrangeiras – inglês e espanhol – além de aulas de Filosofia e Sociologia. E tem em sua estrutura um laboratório de ciências; laboratório de informática; sala de artes; biblioteca; salas de projeção e multimídia; auditório; cozinha experimental e cantina.

Colégio Salesiano Jardim Camburi

Inaugurado em 20 de fevereiro de 2002, o colégio é o segundo Salesiano em Vitória e faz parte de uma rede com mais de cem escolas e 15 centros universitários espalhados por todo o Brasil. 

Oitavo colocado nos rankings da SchoolAdvisor, o Colégio Salesiano Jardim Camburi aparece na sexta posição do Ranking do ENEM.

Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória

Antes do Jardim Camburi, o Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória já era uma tradição de décadas em Vitória, inaugurado em 11 de julho de 1951. 

Localizada no Forte São João, com vista para a Baía de Vitória, a instituição acolhe alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e foi berço de nomes expressivos na cultura, política, economia e educação capixaba.

A escola aparece no nono lugar em ambos os rankings da SchoolAdvisor. 

Centro Educacional Agostiniano

Fundada em 1956, em Colatina, cidade do Norte do Espírito Santo, inicialmente sob o nome de Educandário Nossa Senhora da Conceição, a escola se mudou para Vitória três anos depois, para um prédio adaptado. 

Após mais algumas mudanças de endereço, em 1974 ganhou enfim o nome de Centro Educacional Agostiniano, e três anos depois se instalou em sua em sede própria e definitiva, na Rua Thiers Veloso, no Centro. 

O colégio é o décimo colocado nos nos rankings ICDSA e IIESA, da SchoolAdvisor. 

Escola Monteiro

Sétima colocada no Ranking do ENEM, a Escola Monteiro nasceu em 1969, como uma escolinha de artes para crianças chamada “O Pica-pau”. Com o passar dos anos, foi evoluindo até, em 1998, completar todo o ciclo do Ensino Básico e passar a trabalhar do Fundamental ao Ensino Médio. 

Localizada na Enseada do Suá, a escola tem em sua proposta a “valorização da individualidade e no incentivo ao crescimento dos alunos de forma ética, honesta e humanizada”.

Escola SEB Vitória

Parte do Sistema Educacional Brasileiro (SEB), presente em diversos estados e com mais de 50 anos de tradição de ensino no país, a Escola SEB Vitória, no Pontal de Camburi, trabalha do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e ocupa a oitava posição no Ranking do ENEM.

Com salas de aula climatizadas, o colégio conta ainda com sala de estudo, laboratórios de informática e de ciências, parque esportivo e com o Centro de Línguas, uma completa escola de línguas.

Up Centro Educacional: unidades Praia do Canto e Jardim da Penha

As outras duas escolas que aparecem na nona e décima posições do Ranking do ENEM são, respectivamente, as unidades da Praia do Canto e do Jardim da Penha da rede Up Centro Educacional.

A rede de ensino capixaba foi criada em 2001. E além dessas duas unidades, conta com uma segunda no Jardim da Penha, uma no Jardim Camburi e outra no município vizinho de Vila Velha. 

Que tal levar as crianças a pé para uma das melhores escolas em Vitória?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as escolas em Vitória, que tal escolher a melhor para matricular suas crianças? E para facilitar, nada melhor do que procurar um lugar para morar próximo dela, não é mesmo? 
Na hora de escolher um imóvel para alugar próximo das melhores escolas em Vitória, não deixe de filtrar a localização ideal no site ou app do QuintoAndar e conferir os melhores apartamentos e casas disponíveis para a sua família. Navegue pelo mapa e encontre o seu próximo lar!