Já pensou em morar perto do lugar onde as crianças estudam? Essa é uma das melhores formas de otimizar o tempo na correria do dia a dia e ter mais qualidade de vida. Em parceria com o portal SchoolAdvisor, preparamos uma lista com as melhores escolas particulares em Barueri, para você que mora ou está de mudança para a cidade e quer matricular seus filhos em um bom local perto de casa. 

Veja a lista e saiba um pouco sobre cada uma dessas instituições de ensino.

Navegue pelo conteúdo:

Números das escolas particulares em Barueri

Com uma população estimada para 2021 de 279.704 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a cidade de Barueri tem uma taxa de escolarização em crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de idade de 97,8%. 

A cidade da Região Metropolitana de São Paulo tem 101 instituições de ensino, sendo 65 no Fundamental e 36 no Médio, entre públicas e particulares. 

Também segundo o IBGE, a cidade de Barueri tem 2.955 professores para 70.579 alunos matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio.

+ Leia também: 
Quais os melhores bairros de Barueri para se morar

Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias.
Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias. Crie seu anúncio agora

Critérios de formação dos rankings

Para elaborar dois dos rankings que trazemos neste estudo, o SchoolAdvisor obedece diferentes critérios levantados pelo próprio portal. Já o terceiro traz a classificação oficial das escolas de acordo com o desempenho de seus alunos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Portanto, os critérios dos rankings são:

  • Indicador de Corpo Docente SchoolAdvisor (ICDSA)
  • Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor (IIESA)
  • Ranking do ENEM

Veja a seguir os três rankings e, na sequência, descritivos sobre as melhores escolas particulares em Barueri, para você fazer a melhor escolha na hora de decidir perto de qual delas deseja morar.

Indicador de Corpo Docente SchoolAdvisor (ICDSA)

O indicador classifica o corpo docente da escola de acordo com os seguintes critérios:

  • Adequação de formação de docentes à disciplina que leciona;
  • Permanência do docente na escola nos últimos cinco anos (2016 a 2020);
  • Percentual de docentes com curso superior completo;
  • Avaliações realizadas no site SchoolAdvisor

Ranking ICDSA

POSIÇÃO ICDSANome da Escola
1Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré
2Colégio Anglo Leonardo da Vinci
3Escola Internacional de Alphaville
4Colégio Chalupe
5Colégio Anglo Aldeia da Serra

Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor (IIESA)

Este indicador classifica a infraestrutura da escola segundo os seguintes critérios:

  • Quantidade de salas disponíveis em relação ao tamanho das turmas;
  • Padrão de qualidade referência: infraestrutura mínima para atendimento das turmas;
  • Infraestrutura esperada para atendimento das turmas;
  • Avaliações realizadas no site SchoolAdvisor.

Ranking IIESA

POSIÇÃO IIESANome da Escola
1Escola Internacional de Alphaville
2Colégio Chalupe
3Colégio Anglo Leonardo da Vinci
4Colégio Anglo Aldeia da Serra
5Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré

Melhores escolas particulares em Barueri segundo o Ranking do ENEM

Além dos indicadores do portal SchoolAdvisor, outro fator importante para ficar de olho antes de matricular as crianças em uma escola é saber se ela teve um bom desempenho no ranking do ENEM. 

Confira aqui o ranking mais recente das melhores escolas em Barueri, de acordo com o desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio.

Ranking do ENEM

POSIÇÃO ENEMNome da Escola
1Colégio Anglo Leonardo da Vinci
2Colégio Anglo Aldeia da Serra
3Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré
4Colégio Chalupe

As 5 melhores escolas particulares em Barueri

E agora que você já viu as classificações, que tal conhecer um pouco mais sobre essas instituições de ensino? Lembrando que nos três diferentes rankings acima, alguns nomes se repetem. 

Colégio Anglo Leonardo da Vinci

O Colégio Anglo Leonardo da Vinci nasceu em Osasco, em 1976, e ao longo de mais de 40 anos se tornou uma das melhores escolas do estado de São Paulo, com cinco unidades: uma segunda em Osasco – no bairro Vila São Francisco –, além de Alphaville I (Barueri), Alphaville II (Santana do Parnaíba), Butantã e Granja Viana. 

E justamente a unidade Alphaville I é uma das melhores escolas particulares em Barueri, com a 1ª colocação entre os melhores desempenhos do ENEM na cidade, além do 2º lugar no ranking ICDSA e o 3º no IIESA.

Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré

Localizado no Centro Empresarial Tamboré, o Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré é uma das principais escolas em Barueri e ocupa o 1º lugar no ranking dos melhores corpos docentes segundo a avaliação do portal SchoolAdvisor (ICDSA). 

Além disso, a instituição, que atende alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, também teve o 3º melhor desempenho da cidade na mais recente prova do ENEM e ocupa o 5º lugar na lista das melhores infraestruturas da cidade.

Colégio Chalupe

Fundado em 1982, o Colégio Chalupe atende alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e faz parte do Sistema de Ensino Poliedro, criado em 2001 e que hoje conta com mais de  470 instituições parceiras em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

A instituição de ensino está localizada no Centro da cidade e aparece nos três rankings que foram analisados para a seleção das melhores escolas em Barueri: 2º lugar na lista das melhores infraestruturas da cidade (IIESA) e 4º nos rankings de melhores corpos docentes (ICDSA) e de desempenhos no ENEM.

Colégio Anglo Aldeia da Serra

Localizado no bairro Vila Nova, o Colégio Anglo Aldeia da Serra oferece turmas para crianças e adolescentes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e também está presente nos três rankings.

Uma das melhores escolas em Barueri, a instituição teve o 2º melhor desempenho da cidade na prova do ENEM e também aparece bem colocada nos rankings de melhores infraestruturas (IIESA) e corpos docentes (ICDSA), com o 4º e 5º lugares, respectivamente. 

Escola Internacional de Alphaville

Inaugurada em 2000, a Escola Internacional de Alphaville foi avaliada pelo portal SchoolAdvisor como a de melhor infraestrutura entre as escolas em Barueri, ocupando a 1ª colocação no ranking IIESA.

A escola de ensino bilíngue, que trabalha desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, também aparece no ranking dos melhores corpos docentes, com a 3ª colocação.

Melhores escolas em Barueri: escolha a ideal para suas crianças

E agora que você já conhece as melhores escolas particulares em Barueri, que tal procurar um novo lar para comprar ou alugar perto de alguma delas? Afinal, morar perto do local de estudos das crianças é uma excelente forma de otimizar o tempo na correria do dia a dia. 

No QuintoAndar você consegue encontrar casas e apartamentos com precisão, ao buscar pela localização na nossa plataforma de moradia, e ver os anúncios de imóveis disponíveis na cidade. 

Veja a localização ideal no site ou app, navegando pelo nosso mapa da cidade, e confira os melhores apartamentos e casas disponíveis para alugar ou comprar para a sua família!