Em parceria com o portal SchoolAdvisor, preparamos uma lista com as melhores escolas particulares em Florianópolis, para você que mora ou está de mudança para a cidade e quer matricular seus filhos em um bom local perto de casa. Veja a lista e saiba um pouco sobre cada uma dessas instituições de ensino.

Navegue pelo conteúdo: 

Leia também: Saiba como é morar no Centro de Florianópolis

Números das escolas particulares em Florianópolis

A Capital Catarinense tem uma população estimada para 2021 de 516.524 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e apresenta uma alta taxa de escolarização em crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de idade: 98,4%. 

Florianópolis tem 199 instituições de ensino, sendo 138 no Fundamental e 61 no Médio, entre públicas e particulares. 

Ainda de acordo com o IBGE, a cidade conta com 4.737 docentes para 73.663 alunos matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio.

+ Leia também: 
O que fazer em Florianópolis: atrativos da Capital Catarinense combinam natureza, lazer e cultura

Anúncio grátis e proteção contra danos de até R$ 50 mil Anunciar imóvel

Critérios de formação dos rankings

Para elaborar dois dos rankings que trazemos neste estudo, o SchoolAdvisor obedece diferentes critérios levantados pelo próprio portal. Já o terceiro traz a classificação oficial das escolas de acordo com o desempenho de seus alunos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Portanto, os critérios dos rankings são:

  • Indicador de Corpo Docente SchoolAdvisor (ICDSA)
  • Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor (IIESA)
  • Ranking do ENEM

Veja a seguir os três rankings e, na sequência, descritivos sobre as melhores escolas particulares em Florianópolis, para você fazer a melhor escolha na hora de decidir perto de qual delas deseja morar.

Indicador de Corpo Docente SchoolAdvisor (ICDSA)

O indicador classifica o corpo docente da escola de acordo com os seguintes critérios:

  • Adequação de formação de docentes à disciplina que leciona;
  • Permanência do docente na escola nos últimos cinco anos (2016 a 2020);
  • Percentual de docentes com curso superior completo;
  • Avaliações realizadas no site SchoolAdvisor

Ranking ICDSA

POSIÇÃO ICDSANome da Escola
1Colégio do Campeche
2Escola Internacional Sociesc
3Escola da Ilha
4Colégio Tendência
5Bom Jesus Coração de Jesus
6Colégio Catarinense
7Colégio Geração
8Escola Internacional de Florianópolis
9Educandário Imaculada Conceição
10Colégio Estimoarte

Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor (IIESA)

Este indicador classifica a infraestrutura da escola segundo os seguintes critérios:

  • Quantidade de salas disponíveis em relação ao tamanho das turmas;
  • Padrão de qualidade referência: infraestrutura mínima para atendimento das turmas;
  • Infraestrutura esperada para atendimento das turmas;
  • Avaliações realizadas no site SchoolAdvisor.

Ranking IIESA

POSIÇÃO IIESANome da Escola
1Bom Jesus Coração de Jesus
2Colégio Catarinense
3Educandário Imaculada Conceição
4Colégio Estimoarte
5Escola Dinâmica
6Colégio Vila Olímpia
7Escola Internacional Sociesc
8Colégio Geração
9Colégio Energia
10Colégio da Lagoa

Melhores escolas particulares em Florianópolis segundo o Ranking do ENEM

Além dos indicadores do portal SchoolAdvisor, outro fator importante para ficar de olho antes de matricular as crianças em uma escola é saber se ela teve um bom desempenho no ranking do ENEM. 

Confira aqui o ranking mais recente das melhores escolas particulares em Florianópolis, de acordo com o desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio.

Ranking do ENEM

POSIÇÃO ENEMNome da Escola
1Colégio Energia
2COC Floripa | Escola SEB
3Educandário Imaculada Conceição
4Escola Autonomia
5Colégio Catarinense
6Colégio do Campeche
7Colégio Geração
8Bom Jesus Coração de Jesus
9Escola da Ilha
10Centro de Ensino Guroo

As 17 melhores escolas particulares em Florianópolis

E agora que você já viu as classificações, que tal conhecer um pouco mais sobre essas instituições de ensino particulares em Florianópolis? 

Lembrando que nos três diferentes rankings acima, alguns nomes se repetem. 

Veja a lista com a descrição de cada uma delas!

Você também pode se interessar: Descubra como é viver no bairro Canto da Lagoa em Florianópolis

Bom Jesus Coração de Jesus

Fundado em 1896, pelo padre Franz Auling, o Colégio Bom Jesus nasceu em Curitiba (PR), inicialmente como Escola Popular Alemã Católica. Ao longo do tempo, a instituição foi crescendo e deu um salto maior entre 1955 e 1956, quando foi criada a Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus (AFESBJ), a mantenedora do colégio.

De lá para cá, várias unidades foram abertas ou incorporadas no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. E uma delas foi o Bom Jesus Coração de Jesus, em Florianópolis, em 2007, que cobre desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

Localizado no Centro da cidade, o colégio aparece nos três rankings que usamos para listar as melhores escolas particulares em Florianópolis. É o 1º colocado entre as melhores infraestruturas (IIESA), 5º entre os melhores corpos docentes e teve o 8º melhor desempenho da cidade no ENEM. 

Colégio Catarinense

Inicialmente chamado de Ginásio Santa Catarina, com fundação no final de 1905 e início de suas atividades em março de 1906, o Colégio Catarinense mudou de nome definitivamente em 1942. E, até hoje, é uma das melhores e mais tradicionais escolas particulares em Florianópolis. 

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, o colégio, que fica no Centro, é um dos mais tradicionais da cidade e está presente nos três rankings deste artigo, com o 2º lugar entre as melhores infraestruturas (IIESA), o 5º melhor desempenho na mais recente prova do ENEM e o 6º lugar entre os melhores corpos docentes da cidade. 

Educandário Imaculada Conceição

Com apenas duas turmas de crianças de jardim de infância, o Educandário Imaculada Conceição foi fundado em 1959. Em pouco tempo, ampliou sua atuação e seu espaço, com a construção de um prédio que ficou pronto em 1965. 

De lá para cá, a instituição, que faz parte da Rede Santa Paulina de educação e atende desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, cresceu ainda mais e se tornou uma das principais escolas particulares em Florianópolis.

Também localizado no Centro, o colégio teve o 3º melhor desempenho da cidade no ENEM e ocupa a mesma posição na avaliação do portal SchoolAdvisor para as melhores infraestruturas de Florianópolis (ranking IIESA). Além disso, a instituição tem o 9º melhor corpo docente da região, segundo o ranking ICDSA.

Colégio Geração

Inicialmente com foco no pré-vestibular, o Colégio Geração foi fundado em 1º de novembro de 1985. Mas já em 1988 passou a oferecer o Ensino Médio, seguido do Ensino Fundamental.

Atualmente, a instituição cobre toda a grade curricular da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Localizado no bairro Agronômica, o colégio também aparece nos três rankings usados para a elaboração de nossa lista das melhores escolas da Capital Catarinense, com o 7º lugar na prova do ENEM, a mesma posição entre os melhores corpos docentes (ICDSA) e o 8º lugar entre as melhores infraestruturas.

Colégio Energia

Mais uma instituição de ensino localizada no Centro da cidade, o Colégio Energia entra em nossa lista por ter obtido o melhor desempenho na mais recente prova do ENEM entre todas as escolas particulares em Florianópolis. Além disso, a instituição foi avaliada pelo portal SchoolAdvisor como a 9ª melhor infraestrutura da cidade.

Fundado em 1988, inicialmente como um curso pré-vestibular, o Colégio Energia, já no ano seguinte, oferecia a opção do Ensino Médio. E, atualmente, cobre toda a Educação Básica, desde o começo, na Educação Infantil.

Escola Internacional Sociesc

Localizada no bairro Itacorubi, a Escola Internacional Sociesc é uma instituição bilíngue, que atende alunos dos Ensinos Fundamental I e II e do Ensino Médio. 

A escola aparece nos dois rankings de avaliação formulados pelo portal SchoolAdvisor, com o 2º melhor corpo docente (ICDSA) e a 7ª melhor infraestrutura (IIESA).

Colégio do Campeche

Fundado em 2016, já com toda a grade curricular da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, o Colégio do Campeche, localizado no bairro de mesmo nome, rapidamente se firmou como uma das melhores escolas particulares em Florianópolis.

A instituição ocupa a 1ª colocação entre os melhores corpos docentes da Capital Catarinense e também obteve o 6º melhor desempenho da cidade na mais recente prova do ENEM. 

Escola da Ilha

Localizada inicialmente no Centro, quando foi fundada em 1989, a Escola da Ilha cresceu ao longo da década seguinte e fez dois movimentos importantes ao completar dez anos: introduziu o Ensino Médio em 1999 e inaugurou sua sede própria, no bairro Córrego Grande, no ano 2000.

A instituição faz parte da lista das melhores escolas particulares em Florianópolis por ocupar o 3º lugar no ranking ICDSA e pelo 9º desempenho da cidade na mais recente prova do Exame Nacional do Ensino Médio. 

Colégio Estimoarte

O Colégio Estimoarte foi fundado em 1982, está localizado no bairro Costeira do Pirajubaé e conta com 8 mil m² de área construída, com dois prédios distintos, dois ginásios cobertos e um auditório.

A instituição, que atende desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, tem a 4ª melhor infraestrutura da cidade (IIESA). E também aparece no ranking dos melhores corpos docentes (ICDSA), com a 10ª colocação.

COC Floripa | Escola SEB

O COC Floripa conta com três unidades em Santa Catarina, sendo duas delas no Centro de Florianópolis (Ensino Médio e Pré-Vestibular) e uma na cidade próxima de São José (Continente).

E a unidade Ensino Médio, muito focada na preparação de seus alunos para a entrada em uma universidade, entra em nossa lista das melhores escolas particulares em Florianópolis por ter obtido o 2º melhor desempenho da cidade no ENEM.

Escola Autonomia

Criada em 1991, por um grupo de 16 professoras, a Escola Autonomia iniciou suas atividades atendendo crianças da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.

Já no ano seguinte, em um casarão no bairro Agronômica, a instituição passou a atender todo o Ensino Fundamental (até o 9º ano), ampliando para o Ensino Médio em 1998. Com o crescimento, a escola construiu uma sede própria, no ano 2000, no bairro Itacorubi. 

A Escola Autonomia entra em nossa lista por ter obtido o 4º melhor desempenho entre as escolas particulares da Capital Catarinense na mais recente prova do ENEM. 

Colégio Tendência

Mais uma instituição de ensino no Centro da cidade que entra para a lista das melhores escolas particulares em Florianópolis, o Colégio Tendência trabalha com alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio. 

O colégio aparece em nossa lista por ocupar a 4ª colocação na lista elaborada pelo portal SchoolAdvisor com os melhores corpos docentes da Capital Catarinense (ranking ICDSA).

Escola Internacional de Florianópolis

Localizada no bairro Trindade, a Escola Internacional de Florianópolis foi fundada em 2002 e trabalha com crianças e adolescentes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

A instituição foi avaliada pelo portal SchoolAdvisor com o 8º melhor corpo docente (ranking ICDSA) entre as escolas particulares em Florianópolis.

Escola Dinâmica

Criada em 1978, pelas educadoras Ângela Duarte Silveira Diener e Maria Aparecida Diener Gentil, a Escola Dinâmica foi crescendo ao longo de mais de 40 anos e hoje tem um nome respeitado entre as melhores escolas particulares em Florianópolis.

Atualmente, a instituição conta com cinco unidades na cidade, sendo que a Unidade Ambiental, localizada em Vargem Grande, foi considerada pelo SchoolAdvisor como a 5ª melhor infraestrutura de Florianópolis (ranking IIESA). 

A unidade em questão atende alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

Colégio Vila Olímpia

Localizado em Jurerê, o Colégio Vila Olímpia foi inaugurado em 2012, em um espaço de 22 mil m² onde antes funcionava um centro esportivo. No ano seguinte, o seu primeiro em funcionamento, o foco era apenas o Ensino Fundamental. Mas bastou apenas mais um ano para a incorporação da Educação Infantil e do Ensino Médio à oferta da escola. 

Em 2021, a instituição passou a fazer parte do Grupo Positivo e seguiu crescendo. O Colégio Vila Olímpia foi classificado pelo SchoolAdvisor como a 6ª melhor infraestrutura de Florianópolis.

Colégio da Lagoa

O Colégio da Lagoa nasceu em 1998, no coração do bairro da Lagoa da Conceição, e trabalha com alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

A instituição entra em nossa lista das melhores escolas particulares em Florianópolis por ter obtido o 10º lugar na avaliação das principais infraestruturas da cidade pelo portal SchoolAdvisor (ranking IIESA).

Centro de Ensino Guroo

Fundado em 1989, o Centro de Ensino Guroo está localizado no bairro Córrego Grande. E desde 2011, a instituição se tornou parceira do Sistema de Ensino COC, um dos maiores do Brasil, com mais de 800 escolas espalhadas pelo país.

Os alunos do colégio tiveram o 10º melhor desempenho da cidade de Florianópolis na mais recente prova do Exame Nacional do Ensino Médio. 

Melhores escolas particulares em Florianópolis: que tal morar perto de uma?

Uma excelente forma de otimizar o tempo na correria do dia a dia é morar perto do local de estudos das crianças, não é mesmo? É sinônimo de qualidade de vida. 

Por isso, agora que você já conhece as melhores escolas particulares em Florianópolis, que tal procurar um novo lar perto de alguma delas? 

Pelo QuintoAndar, você consegue encontrar casas e apartamentos para alugar na Capital Catarinense com precisão, ao buscar pela localização na nossa plataforma e ver os anúncios de imóveis disponíveis na cidade. 

Leia mais: Conheça as melhores praias de Florianópolis para morar ou visitar

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.