Um fator importante a ser levado em consideração quando se tem filhos é a proximidade com boas escolas. Por isso, se você tem planos de morar na Capital Baiana, ou já mora na cidade e pretende mudar de bairro, preparamos uma lista com as melhores escolas particulares em Salvador, em parceria com o portal SchoolAdvisor, para você encontrar uma boa instituição de ensino perto de casa.

Navegue pelo conteúdo:

Números das escolas particulares em Salvador

A Capital Baiana tem uma população estimada para 2021 de 2.900.319 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com uma taxa de escolarização entre crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de idade de 95,9%.

Salvador tem 1.489 instituições de ensino, sendo 1.170 no Fundamental e 319 no Médio, entre públicas e particulares. 

E também segundo o IBGE, as escolas particulares em Salvador empregam 19.243 docentes para 372.107 alunos matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio.

+ Leia também: 
Melhores bairros de Salvador: conheça regiões que mais se desenvolveram na capital baiana nos últimos anos

Anuncie gratuitamente seu imóvel no QuintoAndar.
Anuncie gratuitamente seu imóvel no QuintoAndar. Saiba mais

Critérios de formação dos rankings

Dois dos rankings que trazemos neste estudo foram elaborados pelo SchoolAdvisor e obedecem a diferentes critérios levantados pelo próprio portal. 

Já o terceiro traz a classificação oficial das escolas de acordo com o desempenho de seus alunos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Portanto, os critérios dos rankings são:

  • Indicador de Corpo Docente SchoolAdvisor (ICDSA)
  • Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor (IIESA)
  • Ranking do ENEM

Veja a seguir os três rankings e, na sequência, descritivos sobre as melhores escolas particulares em Salvador, para você fazer a melhor escolha na hora de decidir perto de qual delas deseja morar.

Indicador de Corpo Docente SchoolAdvisor (ICDSA)

O indicador classifica o corpo docente da escola de acordo com os seguintes critérios:

  • Adequação de formação de docentes à disciplina que leciona;
  • Permanência do docente na escola nos últimos cinco anos (2016 a 2020);
  • Percentual de docentes com curso superior completo;
  • Avaliações realizadas no site SchoolAdvisor

Ranking ICDSA

POSIÇÃO ICDSANome da Escola
1Colégio Yeshua
2Colégio 1.2.3
3Colégio Cândido Portinari
4Colégio Marista de Patamares
5Colégio Mediterrâneo
6Pan American School of Bahia
7Colégio São Paulo
8Colégio Anchieta
9Colégio Antônio Vieira
10Colégio Anglo-Brasileiro

Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor (IIESA)

Este indicador classifica a infraestrutura da escola segundo os seguintes critérios:

  • Quantidade de salas disponíveis em relação ao tamanho das turmas;
  • Padrão de qualidade referência: infraestrutura mínima para atendimento das turmas;
  • Infraestrutura esperada para atendimento das turmas;
  • Avaliações realizadas no site SchoolAdvisor.

Ranking IIESA

POSIÇÃO IIESANome da Escola
1Colégio Cândido Portinari
2Pan American School of Bahia
3Colégio Salesiano do Salvador
4Colégio Bom Pastor
5Colégio São José
6Villa Global Education – Paralela
7Colégio Nossa Senhora da Conceição
8Escola Gênesis Stella Maris
9Associação Educacional Sons no Silêncio
10Colégio Nossa Senhora da Soledade

Melhores escolas particulares em Salvador segundo o Ranking do ENEM

Além dos indicadores do portal SchoolAdvisor, outro fator importante para ficar de olho antes de matricular as crianças em uma escola é saber se ela teve um bom desempenho no ranking do ENEM. 

Confira aqui o ranking mais recente das melhores escolas particulares em Salvador, de acordo com o desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio.

Ranking do ENEM

POSIÇÃO ENEMNome da Escola
1Bernoulli Colégio e Pré-vestibular
2Colégio São Paulo
3Colégio Módulo
4Villa Global Education – Paralela
5Colégio Anchieta
6Colégio Anglo-Brasileiro
7Sartre Escola SEB – Itaigara
8Colégio Gregor Mendel
9Colégio Oficina
10Colégio Marista de Patamares

As 23 melhores escolas particulares em Salvador

E agora que você já viu as classificações, que tal conhecer um pouco mais sobre essas instituições de ensino? Lembrando que nos três diferentes rankings acima, alguns nomes se repetem. 

Colégio São Paulo

Fundado em 1977, o Colégio São Paulo iniciou suas atividades em uma casa alugada no bairro Canela. Seis anos depois, após crescer muito, a instituição se mudou para o bairro Itaigara, onde construiu um prédio com infraestrutura completa para seus alunos. Em 1999, com a ampliação de seu atendimento, um novo prédio foi construído no mesmo terreno. 

Atualmente, o Colégio São Paulo, que em 2010 foi adquirido pela Entidade Mantenedora do Colégio Anchieta, atende alunos dos Ensinos Fundamental I e II e do Ensino Médio. 

A instituição teve o 2º melhor resultado entre as escolas particulares em Salvador na mais recente prova do ENEM. E também foi avaliado com o 7º melhor corpo docente pelo portal SchoolAdvisor (ranking ICDSA).

More perto do Colégio São Paulo

Quer morar perto do Colégio São Paulo? Então veja abaixo ou clique aqui para ter acesso às ofertas de imóveis para alugar no bairro Itaigara.

Colégio Cândido Portinari

Localizado no bairro Costa Azul, o Colégio Cândido Portinari atende crianças e adolescentes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, cobrindo assim todo o currículo da Educação Básica. 

A instituição entra em nossa lista das melhores escolas particulares em Salvador por ter obtido o 1º lugar no ranking do SchoolAdvisor para avaliação das melhores infraestruturas (IIESA) e por ter ficado em 3º na lista do portal para os melhores corpos docentes da cidade.

Encontre o seu lar perto do Colégio Cândido Portinari

Que tal morar no bairro Costa Azul, perto do Colégio Cândido Portinari? Veja abaixo as ofertas de imóveis para alugar na região ou clique aqui para ter acesso a mais opções.

Pan American School of Bahia

Única escola internacional da Bahia, a Pan American School of Bahia é uma instituição de ensino que tem o inglês como língua primária. Fundada em 1960, a escola é gerida por uma associação de pais. 

Localizada no bairro Patamares, a Pan American School of Bahia oferece turmas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. E aparece bem posicionada nos dois rankings do portal SchoolAdvisor: 3º lugar no IIESA e 6º no ICDSA.

Colégio Marista de Patamares

Em uma área de aproximadamente 30 mil metros m2, na orla de Salvador, o Colégio Marista de Patamares tem esse nome, mas na verdade fica no bairro vizinho, em Pituaçu. A instituição faz parte da rede Marista Centro-Norte, que tem 20 colégios e 9 escolas sociais em 16 estados e no Distrito Federal.

Única unidade Marista da Bahia, o colégio atende alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e ocupa o 4º lugar no ranking dos melhores corpos docentes e o 10º entre os melhores desempenhos das escolas particulares em Salvador.

More próximo do Colégio Marista Patamares

Se interessou pelo Colégio Marista Patamares e gostaria de morar perto dele? Veja abaixo ou clique aqui para conhecer os imóveis disponíveis para aluguel nas redondezas.

Colégio Anchieta

Fundado em 1981 por um grupo de professores, o Colégio Anchieta iniciou suas atividades no ano seguinte com oito salas repletas de alunos do Ensino Médio, no bairro Rio Vermelho. Com o tempo, a instituição foi crescendo e, após uma passagem por Amaralina, inaugurou, em 2003, sua então nova sede no bairro Pituba, onde está até hoje. 

O colégio hoje atende alunos do Fundamental II e do Ensino Médio em sua unidade em Pituba, que está entre as melhores escolas particulares em Salvador por ter obtido o 5º melhor desempenho no ENEM e o 8º lugar no ranking ICDSA. 

Além da unidade em Pituba, o colégio ainda possui duas unidades chamadas Anchietinha, uma no mesmo bairro, que vai da Educação Infantil ao Fundamental II, e outra no bairro Bela Vista, que vai apenas até o Fundamental I.

Bernoulli Colégio e Pré-Vestibular

Primeira unidade própria do grupo mineiro Bernoulli Educação no Nordeste, o Bernoulli Colégio e Pré-Vestibular tem foco total na preparação dos alunos para a entrada em uma universidade e, por essa proposta, atende apenas adolescentes do Ensino Médio e com cursinho pré-vestibular. 

Não por acaso, o colégio, também localizado no bairro Pituba, aparece em 1º lugar no ranking dos melhores desempenhos entre as escolas em Salvador no mais recente Exame Nacional do Ensino Médio.

More perto do Bernoulli e do Colégio Anchieta

Repleto de boas opções de colégios, o bairro Pituba é uma excelente opção para famílias com filhos e filhas em idade escolar. Veja abaixo ou clique aqui para conhecer ofertas de imóveis para alugar na região.

Colégio Anglo-Brasileiro

Localizado no bairro Patamares, o Colégio Anglo-Brasileiro foi fundado em 1993, inicialmente apenas com classes de alfabetização. Hoje em dia, a instituição atende desde o Ensino Fundamental I até o Ensino Médio.

Uma das melhores escolas particulares em Salvador, a instituição teve o 6º melhor desempenho da cidade no ENEM e aparece no 10º lugar entre os melhores corpos docentes (ICDSA).

Villa Global Education – Paralela

Colégio de educação bilíngue, o Villa Global Education está localizado no bairro Paralela e tem turmas em todas as etapas da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

A instituição obteve o 4º melhor desempenho entre as escolas particulares em Salvador no ENEM e também ocupa a 6ª colocação no ranking das melhores infraestruturas da cidade (IIESA).

Colégio Yeshua

Considerado pela avaliação do portal SchoolAdvisor como a instituição de melhor corpo docente de Salvador (ranking ICDSA), o Colégio Yeshua foi fundado em 1988.

Localizado no bairro Mussurunga, o colégio oferece turmas para alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio.

Colégio 1.2.3

Com mais de 30 anos de história, o Colégio 1.2.3 passou por um hiato entre 2012 e 2018, quando fechou por conta do falecimento de seu principal mantenedor. 

A instituição, que está localizada no bairro Marechal Rondon e atende desde o berçário até o Ensino Médio, está na lista das melhores escolas em Salvador por ter, de acordo com o ranking ICDSA do portal SchoolAdvisor, o 2º melhor corpo docente da cidade.

Colégio Mediterrâneo

Localizado na Vila Laura, o Colégio Mediterrâneo nasceu em 1993, inicialmente com o nome de Escolinha Mundo da Fantasia, dedicada, à época, apenas à Educação Infantil. 

Com a evolução, a incorporação de turmas de ensinos mais avançados e a construção de uma maior infraestrutura, a instituição cresceu e, em 2008, inaugurou uma sede própria, com 3 mil m2 de área construída. 

Hoje, o Colégio Mediterrâneo cobre todo o currículo da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e entra em nossa lista por ter, de acordo com o ranking ICDSA, o 5º melhor corpo docente da cidade.

Colégio Antônio Vieira

De tradição mais que centenária, o Colégio Antônio Vieira foi fundado pela Companhia de Jesus em 1911 e faz parte da Rede Jesuíta de Educação (RJE), que possui 17 colégios, distribuídos em nove estados no país. 

O colégio, que atende estudantes dos Ensinos Fundamental I e II e do Ensino Médio, está localizado no bairro Garcia e ocupa o 9º lugar no ranking dos melhores corpos docentes (ICDSA) entre as escolas particulares em Salvador.

Colégio Salesiano do Salvador

Outra instituição de ensino centenária na Capital Baiana, o Colégio Salesiano do Salvador tem suas origens na fundação, em 1900, do Liceu Salesiano do Salvador.

O colégio faz parte da Rede Salesiana, que é a maior rede de escolas católicas das Américas, com 117 colégios no continente, sendo 110 delas apenas no Brasil, distribuídas por 70 cidades do país, com mais de 90 mil alunos e 5 mil educadores. 

Localizado no bairro Nazaré, o Colégio Salesiano do Salvador, que atende desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, teve sua infraestrutura avaliada como a 3ª melhor da cidade, de acordo com o ranking IIESA.

Colégio Bom Pastor

Fundada em 1901, a Escola Santa Maria Eufrásia foi inicialmente instalada no Convento da Lapa e depois transferida para o endereço atual no bairro Brotas, em 1957. A instituição, que desde sempre teve como mantenedor o Instituto Bom Pastor, viria a se tornar o Colégio Bom Pastor apenas em 2010. 

Outra instituição de ensino centenária da Capital Baiana, o Colégio Bom Pastor entra na lista das melhores escolas particulares em Salvador como a 4ª melhor infraestrutura segundo o portal SchoolAdvisor (ranking IIESA).

Colégio São José

Fundado em 1926, o Colégio São José é mantido pela Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC) e está localizado no bairro Baixa do Bonfim. 

O colégio atende crianças e adolescentes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. E se encaixa na lista das melhores escolas particulares em Salvador com o 5º lugar no ranking IIESA das melhores infraestruturas. 

Colégio Nossa Senhora da Conceição

Localizado no bairro Brotas, o Colégio Nossa Senhora da Conceição trabalha com todo o currículo da Educação Básica, atendendo alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

A instituição aparece na lista das melhores escolas particulares em Salvador por ter, de acordo com o ranking IIESA, do portal SchoolAdvisor, a 7ª melhor infraestrutura da Capital Baiana.

Escola Gênesis Stella Maris

Fundada em 1996, a Escola Gênesis Stella Maris iniciou suas atividades atendendo alunos apenas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Em 2013, criou turmas para o Ensino Médio e passou a cobrir todo o currículo da Educação Básica.

Localizada no bairro Stella Maris, a escola foi avaliada pelo portal SchoolAdvisor como a 8ª melhor infraestrutura de Salvador, no ranking IIESA.

Associação Educacional Sons no Silêncio

Constituída em 2000, a Associação Educacional Sons (AESOS) no Silêncio foi criada por um grupo de pais que, por conta das dificuldades enfrentadas por seus filhos no desenvolvimento do aprendizado em escolas regulares, decidiram elaborar um ensino direcionado, que utiliza como recurso a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). 

A instituição de ensino trabalha no apoio a pessoas surdas e suas famílias por meio da educação e profissionalização, de forma direcionada, respeitando a Língua Brasileira de Sinais, e aparece na 9ª posição entre as melhores infraestruturas de Salvador, segundo o ranking IIESA.

Localizada no bairro Imbuí, a AESOS trabalha com Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Colégio Nossa Senhora da Soledade

O Colégio Nossa Senhora da Soledade nasceu com a fundação, em 1739, da Casa Nossa Senhora da Soledade, pelo Padre Gabriel Malagrida, um missionário jesuíta e italiano. Com mais de 280 anos de existência, está localizado no bairro da Liberdade, em Salvador.

Uma das mais tradicionais escolas particulares em Salvador, a instituição também está na lista das melhores infraestruturas da cidade, com o 10º lugar no ranking IIESA. 

Colégio Módulo

Mais uma instituição de ensino tradicional do bairro Pituba, o Colégio Módulo foi fundado em 1992. E em 2015, passou a fazer parte do grupo Bernoulli Educação, um dos maiores sistemas de ensino no país, com mais de 700 escolas parceiras e mais 200 mil alunos atendidos.

Com turmas dos Ensinos Fundamental II e Médio, o Colégio Módulo entra para a lista das melhores escolas particulares em Salvador por ter obtido o 3º melhor desempenho da cidade no ENEM. 

Sartre Escola SEB – Itaigara

Localizada no bairro Itaigara, a Sartre Escola SEB atende alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio e aparece em nossa lista das melhores escolas particulares em Salvador por ter obtido o 7º melhor desempenho da cidade na mais recente prova do ENEM.

Colégio Gregor Mendel

Fundado em 1988, o Colégio Gregor Mendel nasceu de um curso pré-vestibular de mesmo nome. Atualmente, a instituição tem duas unidades: no bairro Pituba, para estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, e outra em Itaigara, que vai da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I.

E a unidade de Pituba entra na lista das melhores escolas de Salvador por ter obtido o 8º melhor resultado na mais recente prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

Colégio Oficina

Também localizado no bairro Pituba, o Colégio Oficina trabalha com alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio.

A instituição entra na lista das melhores escolas particulares em Salvador por ter obtido o 9º melhor desempenho da cidade no ENEM. 

Melhores escolas particulares em Salvador: more perto da mais adequada para seus filhos

Agora que você já conhece as melhores escolas particulares em Salvador, que tal procurar um novo lar para comprar ou alugar perto de alguma delas? Afinal, morar próximo do local de estudos das crianças é uma excelente forma de otimizar o tempo na correria do dia a dia e, com isso, ter mais qualidade de vida. 

Pelo QuintoAndar, você consegue encontrar casas e apartamentos para alugar ou comprar com precisão na capital baiana. 

Para isso, é só buscar pela localização ideal na nossa plataforma e ver os anúncios de imóveis disponíveis na região da sua preferência!