Com o retorno das aulas presenciais, a necessidade de estar próximo às melhores escolas particulares do Rio de Janeiro volta a fazer parte das prioridades das famílias que vivem na Cidade Maravilhosa. 

Se durante a pandemia essa proximidade perdeu relevância, com a retomada, será preciso repensar e criar uma nova dinâmica para privilegiar o aprendizado das crianças.

Como nada substitui a escola presencial, os pais vivem em busca de colégios que possam oferecer a melhor experiência de ensino aos seus filhos, e nós vamos ajudar nessa missão  com informações sobre excelentes escolas particulares do RJ. Continue a leitura!

Navegue pelo conteúdo:

Quantas escolas têm no RJ?

A Cidade Maravilhosa conta com um número expressivo de escolas em que os pais podem matricular as crianças, entre públicas e privadas.

No total, são 5.537 instituições de ensino no município, a maioria delas (45%) dedicadas a crianças em idade pré-escolar ou creches, de acordo com o IBGE. 40% das unidades correspondem ao ensino fundamental e 15% atendem alunos do Ensino Médio.

Ao todo, a cidade tem cerca de 66.432 professores, que têm o importante trabalho de levar conhecimento a mais de 1,2 milhão de alunos.

Quanto custa uma escola particular no Rio de Janeiro?

A rede de ensino carioca dá oportunidade para que pais com diferentes condições financeiras ofereçam uma boa educação aos filhos. 

As mensalidades nas escolas particulares do Rio de Janeiro dependem de diversos fatores, como localização, características, diferenciais, corpo docente, tradição, método de ensino, entre outros. 

Em alguns locais, ainda é possível adicionar atividades extracurriculares, refeições e extensão do horário, o que eleva o custo da mensalidade.

Por isso, é preciso entrar em contato com as melhores escolas particulares da cidade, que você vai conferir na nossa seleção a seguir, para descobrir quais delas oferecem tudo aquilo que o seu filho precisa por um valor que você pode pagar. 

Quais as melhores escolas particulares do Rio de Janeiro?

Para chegar ao ranking das melhores escolas do Rio de Janeiro, a SchoolAdvisor, fonte de informações sobre as escolas particulares do Brasil, fez uma lista com as melhores escolas cariocas, segundo alguns indicadores. 

Neste artigo, você conhecerá quais são elas! 

Melhores Escolas do Rio de Janeiro, segundo o Ranking do ENEM

A partir da posição obtida no ENEM, selecionamos boas opções de escolas particulares RJ para que os pais possam avaliar qual é a que mais combina com os valores que desejam passar às crianças. Conheça:

1. Colégio de São Bento – Unidade Centro

Uma das mais antigas e tradicionais instituições de ensino carioca, o Colégio São Bento foi fundado em 1858, e baseia os seus princípios, objetivos e forma de atuação na religião católica. 

A escola, que atende apenas meninos a partir do Ensino Fundamental, conta com uma infraestrutura completa, como campo de futebol, quadras, ginásio, laboratórios de química, física e biologia.

2. Pensi — Unidade Tijuca

Apesar de possuir 20 unidades em toda a cidade, a escola particular Pensi, da zona norte, é a que mais se destaca por seu bom desempenho no ENEM. 

A unidade vai do ensino Fundamental ao Médio, com enfoque acadêmico e programas voltados ao vestibular, que anualmente insere alunos em universidades como IME e UERJ. A escola também trabalha a formação socioemocional de seus alunos. 

3. Alfa CEM Colégio Bilíngue — Unidade Jacarepaguá

Com cinco unidades espalhadas pelo município, a unidade Jacarepaguá da escola particular Alfa CEM é voltada a todos os níveis de ensino e possui uma excelente infraestrutura que conta com área verde, quadras e piscina.

O diferencial é a educação bilíngue, chancelada pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, em um ambiente imersivo e multidisciplinar que prepara o aluno para o mundo. 

4. Escola Eleva — Unidade Botafogo

Moderna e inovadora, o grupo Eleva surgiu em 2013, e em 2017 inaugurou a unidade. É um colégio de excelência para alunos de todos os níveis de ensino e tem como objetivo a transformação do país por meio da cidadania, entusiasmo, respeito às individualidades e diversidade.

A escola mescla um currículo acadêmico com habilidades socioemocionais, além de ser bilíngue e em tempo integral. A unidade ainda conta com um programa de bolsa de estudos, que abre processo seletivo de tempos em tempos.

5. Colégio Cruzeiro — Unidade Centro

O Colégio Cruzeiro nasceu em 1862 para atender os imigrantes alemães que se instalavam no Rio de Janeiro. De suas origens, mantém um ensino baseado na investigação científica e tecnológica, mas sem deixar de lado a cultura e a comunidade.

Ele atende crianças e jovens de todas as idades e conta com espaços como laboratórios, auditório, quadras, playground e biblioteca. Anualmente, os alunos do Ensino Médio podem realizar viagens de estudos para a Alemanha. 

A escola também tem uma unidade em Jacarepaguá, que também obteve ótimo desempenho no ENEM, como veremos mais adiante.

6. Colégio Santo Agostinho — Unidade Novo Leblon

O Colégio Santo Agostinho é uma instituição educacional católica inaugurada em 1979. A escola atende do Ensino Fundamental ao Médio e tem uma segunda unidade, no Leblon, também com ótima pontuação no ENEM, mais à frente.

O ensino é baseado na pedagogia agostiniana, que tem como lema “vocação para educar” e preza pelas capacidades e individualidades dos alunos, adaptando às suas condições psicológicas, culturais e sociais.

7. Colégio Cruzeiro — Unidade Jacarepaguá

Assim como a unidade central, a unidade Jacarepaguá recebe estudantes do Ensino Infantil ao Médio. Seu principal diferencial é a piscina, usada tanto para a prática esportiva quanto para o desenvolvimento das funções motoras nas crianças mais novas. 

8. Colégio Santo Agostinho — Leblon

A segunda unidade desta instituição escolar também é dedicada a alunos que estão entre o Ensino Fundamental e o Médio, e alia tradição e modernidade para educar crianças e adolescentes.

9. TTH Barilan — Unidade Copacabana

Entre as escolas particulares da zona sul, está localizada a TTH Barilan, uma instituição judaica, com visão moderna de aprendizagem e 100% de aprovação no vestibular. O ensino vai do Infantil ao Médio e tem um projeto trilíngue (português, inglês e hebraico).

O local conta com um Maker Space, um conjunto de cinco salas separadas por paredes de vidro, projetadas para desenvolver atividades e aprender sobre diversas áreas do conhecimento. A infraestrutura tem, ainda, auditório, quadras poliesportivas, o campo de grama sintético e refeitório.

10. Colégio PH — Unidade Barra da Tijuca

Presente em bairros como Barra, Recreio, Botafogo e Ipanema, além da Tijuca, o Colégio PH atende a alunos de todas as idades, e, nesta unidade, volta-se aos discentes do Ensino Fundamental e Médio. 

A proposta pedagógica visa proporcionar aos alunos satisfação e sucesso como indivíduos e profissionais. Entre seus diferenciais, estão as atividades de campo e aulas de descompressão para lidar com questões emocionais.

Melhores Escolas do Rio de Janeiro, segundo o IIESA (Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor)


O IIESA (Indicador de Infraestrutura da SchoolAdvisor) leva em consideração a infraestrutura que a escola oferece, conforme os seguintes critérios:

  • Salas disponíveis em relação ao tamanho das turmas;
  • Infraestrutura mínima e esperada para atender as turmas; 
  • Avaliações quantitativas.

1. Centro Educacional Espaço Integrado

O CEI, ou Centro Educacional Espaço Integrado, fica na Barra da Tijuca e conta com infraestrutura desde o Infantil até o Ensino Médio. A escola foi fundada em 1992, e conta hoje com mais de 1000 alunos.

O ensino é feito em português, mas do maternal ao 8º ano existe o contraturno, com extensão da língua inglesa. São 3 horas de aula, diariamente, que garantem ao aluno o total conhecimento da língua estrangeira.

2. The British School Rio De Janeiro — Unidade Barra

A escola britânica The British School conta com três unidades no Rio de Janeiro. A Unidade Barra da Tijuca aparece como destaque no IIESA pela completa grade de horário existente.

Presente no Brasil desde 1924, hoje são mais de 2000 alunos matriculados, vindos de 60 nacionalidades diferentes. A escola é de período integral, e mescla o currículo de ensino brasileiro, internacional e britânico. 

Os alunos podem praticar esportes, serviços comunitários, e programas de artes, que envolvem design, teatro e música.

3. Colégio Marista São José — Unidade Barra

A rede de Colégios Marista atua em todo o Brasil, e não é diferente no Rio de Janeiro. Com mais de 120 anos em terreno carioca, a escola foca em uma formação humana e cristã.

Do ensino Infantil ao Médio, o Marista oferece programa bilíngue, projetos de internacionalização, além de ofertas integrais que abrangem esportes, arte e cultura. 

4. Santa Mônica Centro Educacional — Unidade Cascadura

O Santa Mônica Centro Educacional vai desde o berçário até o Ensino Médio. O grande diferencial da escola está na Plataforma SAS, um sistema educacional baseado nos pilares socioemocional, cognitivo e de eficácia.

A Plataforma SAS conta com uma base digital, permitindo que os alunos tenham acesso a simulados, tarefas online, banco de questões, entre outros. 

5. Escola Americana do Rio de Janeiro — Unidade Gávea

A EARJ, ou Escola Americana do Rio de Janeiro, conta com duas unidades. A unidade da Gávea, destaque no IIESA, possui turmas que vão desde o Infantil até o Ensino Médio.

A estrutura da escola comporta, além das salas, quadras, campos para práticas esportivas, Maker Space e laboratórios. Por ser uma escola bilíngue, ela conta com certificados brasileiro, americano e internacional.

Na EARJ, os alunos terão a oportunidade de viver uma vida americana, praticando atividades extracurriculares como cheerleading (líderes de torcida, em português), e entrando nos mais diversos clubes, como clube do livro, por exemplo.

6. Escola Eleva — Unidade Botafogo

A Escola Eleva, Unidade Botafogo, citada acima na lista das melhores escolas por classificação do ENEM, também aparece no ranking das melhores escolas pelo Indicador de Infraestrutura da SchoolAdvisor. 

7. Colégio Franco-Brasileiro

O Colégio Franco-Brasileiro está presente no Rio de Janeiro desde 1915. Formado por uma aliança entre franceses e brasileiros que queriam aproximar os dois países, o colégio conta com Ensino Infantil até o Médio.

E engana-se quem pensa que apenas português e francês são as línguas ensinadas na escola. O inglês também é contemplado durante toda a educação.

A estrutura do local conta com refeitório, quadras, laboratório de robótica e informática, sala de música e leitura, além de uma brinquedoteca para os pequenos.

8. Centro de Educação e Cultura — Unidade Barra

O CEC, ou Centro de Educação e Cultura, propõe uma visão socio-interacionista para os alunos, que vão do Ensino Infantil ao Médio. Isso significa que o ensino prioriza a análise dos reflexos do mundo exterior no interior dos alunos, proporcionando a interação deles com a realidade fora da escola.

Buscando a autonomia dos estudantes, o CEC conta com uma minicidade para as crianças, além de estrutura de quadras, biblioteca, teatro, Maker Space e laboratórios, e hidroponia (um espaço onde plantas são cultivadas, sem a necessidade de solo).

9. Colégio Sion

O Colégio Sion, localizado no Cosme Velho, foi fundado no bairro em 1925, pelas religiosas de Sion. A unidade atende, hoje, alunos do Ensino Infantil até o Médio.

Os alunos do Infantil e Fundamental ainda contam com uma opção de estudo integral.

Com atividades extracurriculares variadas, que cobrem teatro, ballet, futsal e judô, o colégio tem diversos ambientes para os alunos: jardins, parques infantis, salas de informática, laboratório, capela e até mesmo uma cachoeira. 

10. Colégio Mopi — Unidade Itanhangá

Em 1973, foi fundada a Moderna Organização Pedagógica Infantil, hoje conhecida como Mopi. Contando com quatro unidades, a sede de Itanhangá se destacou no IIESA.

A escola é conhecida por causa de seu projeto de tecnologia, que usa do Google Classrooms para aulas e palestras virtuais. 

Melhores Escolas do RJ, segundo o ICDSA (Índice de Corpo Docente SchoolAdvisor)

O indicador ICDSA considera:

  • Adequação da formação dos docentes em relação ao que ensinam;
  • Permanência do docente na escola nos últimos 5 anos;
  • Percentual de docentes com formação superior completa;
  • Avaliações quantitativas dos docentes na plataforma School Advisor.

1. The British School Rio De Janeiro — Unidade Barra

A British School Rio de Janeiro, citada anteriormente na lista das melhores escolas por classificação do IIESA, também aparece no ranking das melhores escolas pelo Índice de Corpo Docente SchoolAdvisor. 

2. Colégio pH — Unidade Ipanema

O Colégio pH atende alunos do Ensino Fundamental até o pré-vestibular. São mais de 14 unidades no Rio de Janeiro e Niterói, e a Unidade Ipanema teve destaque no ICDSA.

Os principais diferenciais da escola são:

  • Atividades em campo;
  • Momentos de descompressão, que envolvem meditação e relaxamento;
  • Monitoria online; 
  • Programa “O Líder em Mim”, feito com base no livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, disponível para alunos do 1° ao 9° ano.

3. Centro Educacional Espaço Integrado

O Centro Educacional Espaço Integrado, citado anteriormente na lista das melhores escolas por classificação do IIESA, também aparece no ranking das melhores escolas pelo Índice de Corpo Docente SchoolAdvisor.

4. Colégio Palas — Unidade Tijuca

O Colégio Palas conta com seis unidades no Rio de Janeiro, sendo cinco na Tijuca e uma no Recreio. 

Fundado nos anos 60, o colégio atende alunos do Ensino Infantil até o Médio. Com 90% de aprovação dos alunos no vestibular, a escola busca, em cada momento do ensino, desenvolver diferentes habilidades dos alunos.

A educação Infantil e Fundamental oferece ensino integral e atividades como judô, ballet, aulas de robótica, coral, oficina de produção de textos e ciência.

5. Colégio Cruzeiro — Unidade Jacarepaguá

O Colégio Cruzeiro, Unidade Jacarepaguá, citado na lista das melhores escolas por classificação do ENEM, também aparece no ranking das melhores escolas pelo Índice de Corpo Docente SchoolAdvisor.

6. Colégio Cruzeiro — Unidade Centro

O Colégio Cruzeiro, Unidade Centro, citado na lista das melhores escolas por classificação do ENEM, também aparece no ranking das melhores escolas pelo Índice de Corpo Docente SchoolAdvisor.

7. Colégio de São Bento

O Colégio de São Bento, Unidade Centro, citado na lista das melhores escolas por classificação do ENEM, também aparece no ranking das melhores escolas pelo Índice de Corpo Docente SchoolAdvisor.

8. Centro Educacional Marapendi

O CEMP, Centro Educacional Marapendi, está localizado no Recreio dos Bandeirantes e atende alunos do Ensino Infantil até o Médio.

A escola oferece ensino integral opcional para o maternal e Fundamental. Para os alunos do Ensino Médio, o integral é obrigatório, fazendo parte da grade curricular. 

9. Escola Americana do Rio de Janeiro — Unidade Gávea

A Escola Americana do Rio de Janeiro, citada anteriormente na lista das melhores escolas por classificação do IIESA, também aparece no ranking das melhores escolas pelo Índice de Corpo Docente SchoolAdvisor.

10. Centro Educacional Meireles Macedo

O Centro Educacional Meireles Macedo, CEMM, fica em Guaratiba e atende alunos do Ensino Infantil ao Médio. Para os alunos do Infantil e Fundamental (até o 5º ano) é oferecido também o ensino integral.

Atividades de lazer, cultura e entretenimento são disponibilizadas aos alunos, que podem praticar esportes, fazer aulas de gastronomia ou receber orientações pedagógicas.

Financiar um novo lar sem dor de cabeça? Aqui você consegue.
Financiar um novo lar sem dor de cabeça? Aqui você consegue. Descubra como

A melhor localização para o ensino

As melhores opções de escolas particulares no Rio estão em diversos os locais da cidade. Isso facilita a decisão dos pais e responsáveis de escolher a região onde comprar ou alugar um imóvel

Afinal, quem vive próximo ao colégio das crianças tem mais qualidade de vida. Além disso, os alunos podem desfrutar das atividades extras com mais facilidade e os pais conseguem se envolver mais com a comunidade escolar. 

A proximidade evita despesas com transporte, pois as crianças e jovens podem ir a pé para a instituição ou aproveitar uma carona dos pais. E, falando ainda da questão financeira, um imóvel localizado perto de escolas de elite é valorizado no mercado imobiliário. 

Para viver bem próximo à escola particular do Rio de Janeiro escolhida para o seu filho, acesse o QuintoAndar e digite o bairro selecionado. Você verá que há ótimas opções de moradias em todas as regiões. 

Enquanto você se dedica a fazer a matrícula, preparar o material escolar e separar o uniforme dos pequenos, nossos consultores especializados vão agilizar a compra ou aluguel do imóvel ideal para a família, sem imprevistos nem burocracia e em poucos dias. Conte com o QuintoAndar para todas as etapas de sua vida. Quem sabe, quando as crianças crescerem e forem para a universidade, você não volta aqui para buscar um novo lar para o seu “pequeno”?!