Trabalhar em um escritório estilo industrial é unir o útil ao agradável, uma vez que a própria decoração remete às indústrias, ou seja, ao trabalho. Assim, esse jeito de decorar tem tudo a ver com home office.

Se alguns anos atrás trabalhar em casa era uma realidade distante de muitos brasileiros, hoje é bem mais comum. Inclusive, segundo uma pesquisa realizada pela Korn Ferry, consultoria global de carreira, cerca de 85% das empresas do país adotaram o trabalho remoto durante a pandemia. O mesmo estudo aponta ainda que 78% das instituições afirmam que todos os funcionários estarão sob o regime híbrido e/ou remoto numa fase mais branda da pandemia. 

Seja para montar um escritório no estilo industrial em casa ou no trabalho, a seguir separamos 4 dicas para você fazer boas escolhas. Mas antes, vamos conhecer mais sobre a decoração industrial. 

Navegue pelo conteúdo:

O que é decoração no estilo industrial?

A foto mostra um escritório no estilo industrial com uma mesa ampla e parede de tijolos. Na mesa tem uma luminária em metal, tablet, notebook e um caderno de anotações. Um homem negro está sentado diante da mesa trabalhando no computador.
Um escritório no estilo industrial utiliza elementos sem muito acabamento na decoração, como a parede de tijolos.

Ao chegar em um ambiente com decoração no estilo industrial você logo pensa: esse lugar era outra coisa antes disso. Pois saiba que foi assim mesmo que essa forma de decorar surgiu lá na década de 1970, em Nova York. Naquela época acontecia uma transformação na cidade, com galpões antigos e fábricas velhas se desocupando. Logo as pessoas identificaram que esses lugares tinham um grande potencial. E, assim, começou um movimento de transformar grandes espaços industriais em residências. 

Com essa breve história você já entendeu que a base da decoração no estilo industrial é feita por tudo que remete à indústria: grandes espaços, materiais rústicos ou sem muito acabamento, mas também com bastante sofisticação – afinal, a indústria sempre traz um ar moderno também.

Se você gosta do estilo de decoração industrial, saiba que não precisa alugar um espaço enorme para aderir a ele. Você pode, por exemplo, começar montando um home office com uma pegada industrial em casa mesmo. Quer saber como? Confira as dicas a seguir. 

Dicas para montar um escritório no estilo industrial

O que você precisa ter em mente ao montar um escritório no estilo industrial é que esse espaço deve remeter à essência da construção. Ou seja, preservar e expor as características próprias de cada material que for utilizado nos móveis, na iluminação e também na decoração. 

Assim, ao decorar um home office com uma pegada industrial, você pode aproveitar para montar um ambiente urbano, chique, moderno e/ou acolhedor. Tudo vai depender das suas escolhas e dos seus gostos pessoais. 

Na sequência você confere boas dicas para te guiar nas suas decisões ao montar um escritório no estilo industrial. 

Leia também: ​​Decoração industrial: como levar essa tendência das grandes cidades pra sua casa

1. Dicas de iluminação para escritório estilo industrial

A foto mostra um escritório no estilo industrial com uma parede vazada em cimento, trilho de luzes e mesa de madeira. Há uma mulher sentada diante da mesa trabalhando em um notebook.
Trilho de luzes no teto ajudam a compor uma decoração no estilo industrial em um home office.

Você pode começar a montar um home office com decoração industrial pela iluminação. Isso porque é um elemento decorativo simples de ser mudado no seu ambiente atual, além de ser fácil de encontrar nas lojas. 

A iluminação para um escritório estilo industrial deve prezar por luminárias com ferro ou de algum material que imite ele, como é o caso de canos de PVC pintados com tinta metálica. No caso das luminárias são várias as opções no mercado, de diferentes estilos. Já a alternativa feita de canos é mais comum ser encontrada no YouTube mesmo, em vídeos de “faça você mesmo” (o famoso DIY). 

Outra alternativa é optar pelos trilhos de luzes no teto, geralmente formados por algumas luminárias. Essa opção tanto gera um ar industrial, quanto facilita o direcionamento da iluminação para pontos específicos, como a mesa de trabalho.

Se você possui uma janela grande no ambiente escolhido para o home office, bingo, você tem a sorte grande! Isso porque nos antigos galpões elas estavam muito presentes. Para aproveitar melhor as janelas, como também para equilibrar a luminosidade do cômodo, opte por cortinas leves e em tons neutros. Vai ficar um charme!

Já se você quer fazer uma reformulação geral no espaço para montar uma decoração no estilo industrial para o seu escritório, aproveite para deixar a tubulação da iluminação aparente. Isso será o auge e agregará um ar de galpão incrível ao seu ambiente. 

2. Dicas para escolher os móveis de um home office com decoração industrial

A foto mostra um escritório no estilo industrial com uma parede em cimento queimado, mesa com tampo de madeira e estrutura em ferro, além de duas cadeiras no mesmo estilo que a mesa.
A utilização de móveis com estruturas de ferro, como a mesa e as cadeiras da foto, são característicos de um escritório com decoração industrial.

Para facilitar a escolha dos móveis a dica é se perguntar: “este móvel ficaria bem em uma indústria?”. É claro que em um galpão não teria uma poltrona de trabalho confortável, mas a estética combinando é o que vale.

Em vias práticas, móveis para um escritório no estilo industrial devem ter elementos crus neles. Ou seja, as mobílias metálicas são muito bem-vindas. Mas não só elas: uma estante feita em uma estrutura de tubulação também fica super bem em um home office industrial. 

Para a mesa de trabalho não faltam boas opções no mercado. As que possuem ferro aparente e tampo de madeira estão disponíveis em tamanhos variados, podendo se adequar facilmente ao espaço do seu escritório, ao mesmo tempo que agregam ao estilo industrial. 

Além disso, uma boa alternativa ao montar o home office com decoração industrial é escolher móveis mais rústicos ou vintage. Esses dois estilos complementam bem os demais elementos da decoração industrial, trazendo mais cores assim como outros elementos urbanos.

Leia também: Home office: como organizar o espaço de trabalho 

3. Dicas para ter um pano de fundo incrível no seu escritório de estilo industrial

A foto mostra um home office com decoração industrial que possui uma grande parede com lousa. Na parede há desenhos e anotações feitos em giz. Compõem a foto também uma mesa retangular com 4 cadeiras e duas estantes pretas com utensílios de escritório.
Exemplo de home office com decoração industrial que possui uma parede com lousa.

Quem trabalha de home office sabe o quanto é importante ter um cantinho bom para fazer as reuniões, o que inclui uma parede bem estilosa. 

Aqui as alternativas são muitas. A opção clássica da decoração industrial é a parede de cimento queimado e os tijolos aparentes. Inclusive, no passo a passo de como fazer cimento queimado na parede de casa você vai perceber que ela é mais fácil de fazer do que você imagina.

Outras boas opções para montar um escritório no estilo industrial são:

  • Parede imantada: feita com uma tinta magnética específica, essa opção é ideal para escritórios. Isso porque fica fácil de usar ímãs para colocar lembretes, fotos e outros itens tanto decorativos quanto úteis. 
  • Parede de lousa: se você adora um lugar para escrever livremente ou até desenhar, a lousa é o ideal para o seu home office industrial. Quem não curte mexer com tinta, pode fazer a parede de lousa com o papel contact preto fosco, que também funciona muito bem.  
  • Parede com cortiça: para quem quer agregar um toque rústico à decoração industrial do escritório, aderir a um grande painel de cortiça é uma ótima ideia. Além de lindo, no dia a dia tem muita utilidade para colocar anotações e até mesmo o calendário das atividades. 

Caso você prefira algo mais simples e básico mesmo, a dica é pintar a parede em tons escuros ou cinza. É o básico que funciona super bem no estilo industrial. 

4. Dicas finais para montar um home office com decoração industrial

Além das dicas acima, outros itens decorativos também podem fazer parte do seu escritório no estilo industrial. Para facilitar, montamos uma listinha bem variada desses elementos:

  • Objetos DIY: o “faça você mesmo” tem tudo a ver com o estilo industrial porque tem essa pegada de reaproveitamento e de dar outro uso a um material. Um clássico é o uso de pallets para fazer, por exemplo, um sofá.
  • Arte urbana: o grafite (com sua ampla variedade tanto de estilos, como de cores) e o lambe lambe (com suas mensagens ou texturas) são artes que a gente costuma ver na rua, mas que podem ficar incríveis no seu home office.
  • Vasos grandes de plantas: feitos em cimento ou outros materiais crus, os vasos com as plantas podem dar um toque especial na sua decoração industrial. Se você curte, aproveite!
  • Bicicleta na parede: um clássico da decoração urbana que combina muito com o estilo industrial é pendurar uma bicicleta na parede. Seja a que você usa no dia a dia como transporte, seja uma mais retrô apenas decorativa mesmo. 
  • Letreiro neon: para quem é mais ousado (ou seria divertido?), um letreiro luminoso como os que costumamos ver nas ruas ficará surpreendente no seu escritório no estilo industrial. 

Leia também: Decoração para escritório: deixe o home office com a sua cara 

Um novo lar para o seu novo escritório industrial

Com as dicas dessa matéria você será capaz de montar um escritório no estilo industrial onde estiver. Mas já pensou como seria bem mais fácil encontrar um lugar que já possua as características que você busca pela internet, sem precisar sair de casa?

Para facilitar a sua procura, conte com o QuintoAndar. Usando os mais de 70 filtros disponíveis na plataforma, fica simples achar o imóvel dos seus sonhos para alugar ou comprar. Dica: aproveite para filtrar imóveis com janelas amplas e já dê um passo à frente na decoração industrial do seu novo home office.

E mais: ao olhar as fotos durante a sua visita virtual, fique de olho nos lugares que possuem paredes com tijolos aparentes, chão de concreto ou cimento queimado. Imóveis com poucas divisões entre os ambientes também são ótimas opções para aderir ao estilo industrial.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui