Ao decorar uma casa nova ou transformar o lugar em que você já mora, existem alguns elementos que não podem faltar para deixar o lar elegante. É o caso do espelho para sala de jantar, uma peça que pode até ser simples, mas eleva o ambiente a outro patamar. 

A sala de jantar é um cantinho especial. É lá que fazemos as refeições com a família e recebemos pessoas queridas. Por isso, o cômodo merece uma decoração especial. 

Se você já possui mesa, cadeiras e iluminação – itens obrigatórios para este ambiente – e está pensando no que mais pode fazer parte da decoração, está na hora de saber mais sobre as vantagens de contar com um espelho para sala de jantar

Navegue pelo conteúdo:

Por que colocar espelho na sala de jantar?

Há muitos motivos para adicionar espelhos decorativos para sala de jantar. Isto é, se você quiser, pois ele não é essencial para a funcionalidade do espaço, mas dá automaticamente aquele ar de sofisticação na decoração. 

Espelhos trazem uma sensação de amplitude e profundidade. É por isso que um espelho para sala de jantar pequena faz com que o ambiente pareça maior.

Além disso, o objeto reflete a luz, fazendo com que o local fique bem iluminado, ajudando ainda mais a aumentar a sensação de estar em um ambiente amplo.

No Feng Shui, o espelho também tem um significado importante: como o cômodo concentra energias de prosperidade e união, esse item é capaz de refletir e multiplicar estas energias tão positivas! 

Onde colocar um espelho na sala de jantar?

Não existe uma regra para o local exato em que o espelho deve estar fixado. Devido a variedade de modelos, tamanhos e materiais, há muitas opções para aderir ao item neste ambiente. 

Uma forma de uso muito comum e que ajuda a dar amplitude ao espaço é instalar o espelho na parede que fica atrás ou ao lado da mesa de jantar. Ele pode ocupar a parede toda ou a metade superior da superfície. 

Eles também podem ficar atrás de aparadores e buffets, móveis que comumente estão presentes no ambiente.

sala de jantar, com um armário de bebidas, uma mesa de quatro lugares e um espelho

Uma alternativa é colocar sobre estes mesmos móveis espelhos de mesa, em tamanho médio ou pequeno. Nestes tamanhos menores, eles também podem ser fixados em uma das paredes. É possível, inclusive, fazer uma composição apenas de espelhos, ou um mix com quadros e pratos decorativos.

vários espelhos e quadros em uma parede escura atrás de uma mesa de jantar

Quer mais uma opção? Que tal instalar um espelho para sala de jantar com moldura diferente, em tamanho médio, e fixá-lo na parede lateral? Ele com certeza chamará a atenção de quem passar pelo cômodo.

Sala de jantar com mesa de vidro redonda de quatro lugares, e um espelho retangular com moldura grossa na parede. As janelas amplas fornecem iluminação junto ao lustre

Se não quiser furar a parede ou usar colas especiais, caso more em um imóvel alugado, um espelho grande para sala de jantar é uma boa aposta. Ele pode ser de chão ou ficar encostado na parede, de preferência com um bom vão entre ele e as cadeiras, para evitar acidentes. 

Qual tamanho de espelho para sala de jantar?

O tamanho mais adequado de espelho para a sua sala vai depender do seu projeto de decoração. 

Se você pretende colocar espelhos na parede, os tamanhos que tomam pelo menos ¼ dela são os mais adequados, pois irão se destacar mais, trazer mais profundidade e melhorar a iluminação. 

sala de jantar com mesa de seis lugares e espelho alto

Porém, também é possível usar pequenos espelhos decorativos na parede, como falamos anteriormente. O efeito não terá o mesmo impacto, mas ajuda a criar um cantinho charmoso no local.

Agora, se a ideia é colocar espelhos em cima dos móveis, o ideal é apostar em tamanhos médios e pequenos para não sobrecarregar os buffets e aparadores. Deixe-os perto de plantas, taças e louças para dar um charme a mais! 

sala de jantar estilo contemporâneo, com mesa branca e cadeiras brancas e três espelhos na parede ao fundo

Como combinar o espelho na sala de jantar?

Com tanta variedade disponível hoje em dia, é fácil encontrar um modelo de espelho que combina com o tipo de decoração que você quer para qualquer ambiente. 

Uma sala de jantar com estilo clássico ficará linda com um espelho em tamanho médio com moldura dourada e bem trabalhada nos detalhes. 

sala com mesa de 4 lugares e um candelabro elaborado. Na parede, um espelho com moldura dourada ornamentada.

Para uma pegada industrial e moderna, o ideal é um espelho redondo, principalmente o modelo com alça em couro ou corda –- que é uma verdadeira febre e você com certeza já viu por aí.

Espelho redondo industrial

Em uma sala de jantar minimalista, você pode instalar um espelho discreto e elegante. Formatos diferenciados darão um toque mais interessante para a decoração. 

espelho minimalista, na parede. Abaixo dele há um suporte com um vaso de flores e itens decorativos.

Agora, se o estilo da sua sala de jantar é totalmente glam, invista em espelhos de tamanho grande, que ocupem as paredes, preferencialmente com detalhes em dourado ou prateado. O efeito é incrível!

espelho glam em sala de jantar, refletindo a mesa larga

Já os espelhos com toques artesanais caem bem em salas com decoração em estilo boho. Procure pensar em composições com o objeto em versões menores. 

Por fim, para uma decoração vintage, aposte em peças garimpadas e repletas de história. Espelhos com grandes molduras são verdadeiros ícones dos séculos passados e são capazes de transformar o ambiente.

E que tal um novo lar para o seu espelho de sala de jantar?

Se transformar a decoração da sua sala de jantar com um espelho não foi o suficiente, é hora de ir atrás de um novo lar para ele! 

No QuintoAndar, a maior imobiliária digital da América Latina, você encontra uma grande variedade de imóveis para alugar ou comprar em mais de 40 cidades do Brasil.

Com a tecnologia de tour virtual do QuintoAndar, e fotos tiradas por profissionais, você consegue ver exatamente como sua futura casa será — inclusive, para ver como seus espelhos ficarão na nova sala de jantar!