O estilo vintage traz charme para a decoração. Com peças exclusivas, a conexão entre passado e presente se torna muito especial, trazendo sempre uma memória afetiva de quem mora ali. Isso faz com que o ambiente se torne bem aconchegante e personalizado, um verdadeiro recanto ao morador.

Muitos podem confundir o estilo vintage com o retrô, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Vamos, neste artigo, desmistificar ambos e conhecer um pouco mais sobre o estilo vintage, assim como dicas para aplicar na sua decoração.

Navegue pelo conteúdo

O que é o estilo vintage?

mesa e cadeira em estilo vintage

É considerado como estilo vintage a decoração composta apenas por objetos e móveis antigos, com, no mínimo, 20 anos de fabricação, e, no máximo 90. Acima de 100, o objeto é considerado uma antiguidade. Já objetos dos anos 80-90 são considerados como o novo vintage.

Ao pensar sobre o estilo vintage, muitos podem relacionar apenas a estética dos anos 20 até os anos 60, sendo que componentes dos anos 70-80 também são considerados como vintage. 

Assim, o conceito tem várias nuances que poderão se encaixar no gosto de cada pessoa. Saiba mais detalhes sobre diferentes décadas e estilo vintage.

1920-1930

Período antes da Segunda Guerra Mundial, no qual predominavam móveis escuros, com detalhes barrocos e em arabescos, bem luxuosos e pesados.

1940-1960

Com a escassez durante e após a Segunda Guerra Mundial, o que predominou foram móveis com materiais mais leves, de acabamento simples e prático. Um exemplo é a cadeira Eames, criada por Charles e Ray Eames em 1951.

cadeira e cesto de roupas antigos

1970-1980

Aqui, o que predomina são as cores vivas e a variedade de estampas, como as psicodélicas, além dos móveis de acrílico e racks modulares. Uma curiosidade é que foi nessa época que nasceu o conceito de DIY (faça você mesmo) o qual predomina até hoje!

Como nasceu o estilo vintage?

O estilo vintage nasceu durante a Segunda Guerra Mundial, época de dificuldades financeiras para muitos. Assim, nasceu a ideia de reaproveitar móveis e objetos antigos de família, assim como a valorização de artigos feitos a mão, como o artesanato, o crochê e o patchouli.

Qual a diferença entre retrô e vintage?

sala de jantar com mesa de madeira, cadeiras de madeira, arranjo de flores no centro da mesa e espelhos redondos na parede

Ao contrário das peças vintages, que tem sua fabricação original feita décadas atrás, o estilo retrô consiste em peças atuais inspiradas nos designs antigos, seja dos anos 30, 60 ou 80. 

Uma geladeira pode ser retrô e, ao mesmo tempo, moderna, pois foi fabricada nos dias de hoje e é enriquecida com tecnologia de ponta, com o diferencial de ter um design inspirado em confecções antigas.

Como ter um estilo mais vintage?

Agora que você entendeu o que é vintage, assim como a sua diferença para o retrô, chegou a hora de aplicar o conceito na sua decoração. Mas por onde começar?

Caso não queira errar a mão e transformar sua casa num verdadeiro museu, comece aos poucos, dando charmosos toques na decoração. São vários objetos que você poderá usar na concepção da sua decoração vintage, veja alguns deles:

Sala

sala de estar com sofá antigo, mesa com seis cadeiras de madeira e janelas amplas ao fundo

O estilo vintage pode combinar com outros tipos de decoração. Dependendo da época que você se inspirar, opte por tons claros ou pastel. No entanto, se estiver se inspirando no final da década, opte por cores mais vivas e combinações análogas. 

As mobílias mais importantes para uma sala são o sofá, mesa e lustre. Para garantir um toque antigo, prefira móveis mais arredondados e com acabamento em madeira. Para um charme extra, você pode buscar por sofás de veludo com pés.

Para decorar as mesas e prateleiras, aposte em relógios analógicos, livros de capa de couro, telefones de disco etc. Um outro objeto, que voltou a ter relevância nos últimos anos, é o disco de vinil. Diversos artistas atuais produzem EPs especiais para colecionadores.

Você também vai gostar: Os principais tipos de salas e os estilos de decoração mais comuns para cada uma

Quarto

quarto bem iluminado com janelas largas, cama com lençous brancos e móveis antigos

Para compor um quarto com estilo vintage, é importante equilíbrio, evitando o acúmulo de objetos. 

Para a cama é interessante optar por uma cabeceira marcante, como as arabescas. Capriche também na escolha da mobília, optando por penteadeiras com espelhos arredondados ou com molduras que remetem ao barroco.

Você também pode colocar um baú antigo no pé da cama. Além de um charme no quarto, ele pode servir de assento. 

Cozinha

bancada de cozinha com vários utensílios, e armário na parede com canecas penduradas nele; a parede é azulejada

Na cozinha vintage, vale apostar em decoração antiga. No entanto, é indicado que os eletrodomésticos sejam novos ou no estilo retrô. 

Isso porque um fogão da década de 80 pode não ser tão seguro para se ter em casa. Além disso, você pode acabar gastando mais dinheiro com manutenções recorrentes.

Para a decoração, você pode pensar em canecas esmaltadas, bules, porcelanas (principalmente as florais e com bordas douradas).

Caso você tenha uma cozinha americana, invista em um jogo de mesa e cadeiras antigo. 

Como elaborar uma decoração estilo vintage completa?

A seguir, veja os pontos principais para se considerar ao escolher este estilo.

Cores

ambiente com carpete, mesa de centro, sofá azulado, e poltrona.

Os tons pastéis são uma boa pedida para quem deseja equilibrar sua decoração estilo vintage. Uma dica é mesclá-los com tons como lilás, rosa queimado, azul-turquesa, verde água e salmão. 

Os papéis de parede em estampa floral também caem super bem para compor o ambiente vintage, trazendo um toque delicado e aconchegante.

Para quem deseja uma decoração estilo vintage anos 70 ou 80, a dica é apostar em tons vibrantes, como o azul, roxo, vermelho e laranja.

Claro que é importante equilibrar todo esse colorido, por isso, invista em cores neutras. As mais recomendadas são o branco, o cinza, o bege e o marrom. Utilize esses tons em ambientes maiores, como tetos, paredes grandes e piso.

Móveis

ambiente com sofá, planta e móveis decorativos vintage

Os móveis vintage trazem como principal marca o seu formato arredondado e pés de palito. Aqui, temos como exemplo o sofá pé de palito, muito popular entre os anos 50 e 70.

Também se destacam móveis com detalhes dourados, prateados e acobreados, assim como detalhes em arabescos, muito comum em puxadores de gaveta e em bordas de espelhos. 

Pisos estilo vintage

banheiro com banheira de metal e piso vintage

Os pisos estilo vintage são amplamente confeccionados em cerâmica ou porcelana. Muitos deles se apresentam em figuras bem chamativas, mas também podemos encontrá-los nos tons clássicos de vermelho ou marrom. Os pisos vintage de madeira também são bastante utilizados, exigindo manutenção profissional.

Internet afora você encontra muitas lojas de piso e azulejo que vendem acabamentos antigos. Caso não faça questão de pisos antigos e deseje apenas compor sua decoração vintage, a dica aqui é a mesma: invista em pisos de madeira, em tons amarronzados/avermelhados ou em revestimentos com estampas. 

Uma outra dica legal é investir no cimento queimado, que traz um efeito rústico à decoração, tudo a ver com o vintage.

Leia também: Aprenda passo a passo como fazer cimento queimado na parede de casa

Onde conseguir objetos para decoração estilo vintage?

toca discos de vinil

Uma boa forma de iniciar sua garimpada em busca de objetos vintages para a sua decoração é em família. Objetos de avós, bisavós, dentre outros antepassados, ainda podem estar guardados ou em desuso. Assim, vale a pena investigar e ver se ninguém se dispõe a doá-los.

Outra forma de conseguir móveis para a sua decoração vintage é bater perna em brechós, bazares, mercados de pulgas, feirinhas e antiquários em busca de achados que possam estar perdidos por aí. 

Essa experiência custará mais caro do que as doações, obviamente, sem contar que alguns objetos são considerados como verdadeiras relíquias ou de colecionador, o que significa desembolsar valores salgados. 

Quer uma casa ou apartamento para chamar de seu e dar um toque vintage? Conte com o QuintoAndar!

Se você sonha em ter uma casa decorada no estilo vintage, o QuintoAndar pode te ajudar! São mais de 70 filtros para encontrar um imóvel que tenha mais a ver com você. Você pode até filtrar para visualizar imóveis já mobiliados, vai que ali não tem peças vintage para compor o seu ambiente?

Além disso, as fotos são tiradas por fotógrafos profissionais, permitindo que você veja exatamente como seu futuro lar será, para já começar a imaginar a decoração que vai fazer!