Decorar a própria casa é algo que a maioria das pessoas encaram com muito prazer. Afinal, é no nosso lar onde passamos alguns dos melhores momentos de nossas vidas, com família e amigos. E para te ajudar a encontrar algo que tenha a sua cara, preparamos esse artigo especial sobre os mais variados estilos de decoração.

Navegue pelo conteúdo:

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Tipos de Decoração

Decoração Minimalista

“Menos é mais”. Esta é a máxima do estilo minimalista. E esse conceito costuma orientar tudo o que diz respeito a esse tipo de decoração, desde a escolha das cores – geralmente neutras, como branco, preto e cinza – até a quantidade de móveis e objetos que irão figurar no ambiente. 

+ Leia também:
Quarto minimalista: 9 dicas para se inspirar e decorar
Sala minimalista: inspirações e 5 dicas para decorar a sua

Exagero é palavra proibida no minimalismo. E o interessante desse tipo de proposta é que especialmente os itens escolhidos deixem o ambiente funcional. Nessa linha, móveis multifuncionais são sempre bem-vindos. Ou seja, que possuam mais de uma utilidade. 

Além disso, a organização e a limpeza são fatores primordiais. Uma vez que um ambiente minimalista tem poucos elementos, é muito fácil perceber quando algo está fora da ordem.

Veja algumas inspirações de decoração minimalista:

Foto que ilustra matéria sobre estilos de decoração mostra uma cozinha minimalista
Exemplo de cozinha minimalista
Estilos de decoração - Banheiro minimalista
Banheiro minimalista

Decoração Escandinava

É um dos estilos de decoração que apostam na simplicidade, um conceito muito comum nos países nórdicos. Por ser originário de regiões onde os dias de inverno são muito curtos em termos de luminosidade natural, a decoração escandinava busca deixar os ambientes mais claros, geralmente com o branco como cor predominante nas paredes. 

Além disso, a decoração escandinava costuma trabalhar com o conforto e o aconchego, sem deixar de lado a simplicidade, ao adicionar ao branco das paredes elementos com tons de verde, cinza ou de madeira clara que podem estar presentes em móveis, mantas ou tapetes.

Veja abaixo alguns exemplos de ambientes decorados com o estilo escandinavo:

Sala de estar escandinava
Estilos de decoração - Sala de estar e jantar integradas com decoração escandinava
Decoração escandinava em sala de estar e jantar integradas
Estilos de decoração - Sala de jantar com decoração escandinava
Sala de jantar em estilo escandinavo

Decoração Industrial

Na década de 1970, a cidade de Nova York lançou para o mundo a tendência da decoração industrial em residências, a partir de um movimento em que as pessoas começaram a encontrar alternativas para moradia em galpões antigos, fábricas velhas ou lofts. E muitos dos elementos já presentes nesses tipos de ambientes industriais foram mantidos como forma de decoração, dando origem ao estilo.

Tanto no mobiliário quanto na iluminação e, principalmente, nos revestimentos, a decoração industrial se caracteriza por elementos que, a princípio, podem parecer pesados e rústicos, como:

  • Piso de cimento queimado;
  • Parede de tijolos aparentes;
  • Tubulações de ferro aparentes;
  • Cores sóbrias e neutras, em especial o preto e o cinza.

Mas se usados com equilíbrio, esses elementos deixam qualquer ambiente elegante.

Inspire-se com alguns exemplos de decoração industrial:

Estilos de decoração - lustre no estilo industrial
Lustre no estilo industrial
Estilos de decoração - quarto com decoração industrial
Quarto com decoração industrial
Estilos de decoração - banheiro em estilo industrial
Banheiro em estilo industrial

+ Leia também:
Escritório estilo industrial: 4 dicas fáceis para montar o seu home office

Decoração Rústica

Entende-se por rústico algo que esteja relacionado a ambientes rurais ou ligados à natureza. E é justamente nessa linha que vai esse tipo de decoração. 

O estilo de decoração rústica aposta introduzir nos ambientes, mesmo que seja de um apartamento no centro de uma metrópole, elementos que remetam ao campo, com formas não polidas e com texturas diferentes. 

Em pisos, revestimentos, móveis e objetos de decoração, elementos como pedras, tijolos aparentes, muita madeira, couro e diferentes tipos de tecido ajudam a compor uma decoração rústica. Mas tudo com o intuito de proporcionar o conforto e o aconchego típicos de uma casa no campo.

Veja abaixo alguns exemplos de decoração rústica:

Estilos de decoração - Cozinha rústica
Cozinha com toques de decoração rústica
Estilos de decoração - Sala de estar rústica
Estilo rústico em sala de jantar integrada com cozinha

+ Leia também: 
Quarto rústico: 10 inspirações para deixar o ambiente mais aconchegante
6 ideias de banheiro rústico para se inspirar e aplicar em casa
Varanda rústica: as melhores ideias para replicar em casa

Decoração Clássica

O estilo clássico remete a decorações antigas, com inspiração em propriedades de nobres ou de monarcas de séculos passados. Assim, preza por beleza, elegância e sofisticação. 

É um estilo que conta com itens volumosos e cheios de detalhes em seu mobiliário, como grandes lustres, móveis de madeira e couro, além de tecidos pesados e de altíssima qualidade em cortinas, sofás e estofados em geral. 

Para conversar com esses tipos de elementos de mobília e objetos de decoração, as paredes costumam ter tons mais sóbrios, como bege, rosa claro, marrom, branco e até mesmo preto. 

A busca é sempre pelo requinte.

Veja algumas inspirações de decoração clássica:

Estilos de decoração - Sala com estilo clássico
Sala de estar com estilo clássico
Estilos de decoração - Mais uma sala com estilo clássico
Elementos clássicos nos lustres, abajures e nos tecidos do sofá e das almofadas

Decoração Moderna

A decoração moderna, apesar do nome, é um estilo já antigo – e que, portanto, não deve ser confundido com algo futurista –, que data da primeira metade do século XX e surgiu como uma espécie de contraponto da opulência no estilo clássico. 

Além de pregar a simplicidade – com muita ênfase em linhas retas horizontais, verticais e diagonais e curvas inseridas pontualmente –, essa tendência prima por um design funcional e simples, em que itens utilitários, ou seja, com uma função no ambiente, como cadeiras, mesas, poltronas, também são peças decorativas.

O estilo bebe na fonte do modernismo, movimento filosófico, artístico e intelectual, que no Brasil teve o seu ápice na realização da Semana de Arte Moderna, em 1922.

Confira algumas inspirações de decoração moderna:

Estilos de decoração - Sala de jantar
Toques modernos nos móveis desta sala de jantar
Estilos de decoração - Sala de estar moderna
Sala de estar com decoração moderna
Estilos de decoração - Mais uma sala estar moderna
Muitos elementos modernos no mobiliário dessa sala de estar

Leia também:
Sala de TV moderna e aconchegante: 3 dicas fáceis para decorar a sua
6 dicas de decoração para montar uma sala de estar moderna
4 ideias de decoração de cozinha moderna

Estilo Contemporâneo

Muito moderno e clean, esse tipo de decoração privilegia superfícies lisas, com linhas retas e um mobiliário funcional, aproximando-se do minimalismo, porém com menos preocupação com deixar espaços vazios, e também da decoração moderna. 

Por ser contemporâneo, é um estilo que está sempre ligado às tendências do momento. E, portanto, em constante transformação. 

Atualmente, aposta em tons neutros – branco, cinza, marrom ou bege –, iluminação farta, mobiliário com linhas finas e retas, privilegiando formas geométricas.

Veja alguns exemplos de ambientes decorados com o estilo contemporâneo:

Estilos de decoração - sala estar com estilo contemporâneo
Sala de estar com decoração contemporânea
Mais uma sala de estar com elementos de decoração contemporânea

Que tal um novo lar para usar um ou mais dos seus estilos de decoração favoritos?

Você está procurando um imóvel para comprar ou alugar e colocar em prática as dicas sobre os diversos estilos de decoração descritos acima? Então você chegou ao lugar certo!

Além das dicas de decoração que trazemos aqui no MeuLugar, em nossa plataforma do QuintoAndar você tem tudo para encontrar um novo lar para decorar como você quiser! 

Graças aos mais de 70 filtros de busca que a plataforma oferece, você pode fazer a busca por imóveis de todos os tamanhos. E, com as fotos profissionais disponíveis no nosso site e no app, é possível fazer um tour virtual pelos imóveis e já imaginar a decoração dos ambientes!