O Feng Shui é uma filosofia milenar chinesa que estuda os efeitos das energias dos ambientes sobre as pessoas. E quando esse conceito é aplicado na decoração, o objetivo é moldar a energia que se move pela nossa casa. Essa energia, chamada de “chi”, é influenciada pelos móveis e objetos que você pra deixar o lugar onde você mora com a sua cara.

De acordo com os chineses, algumas peças podem impedir que o “chi” circule livremente pela sua casa. Enquanto outras vão favorecer a movimentação das boas energias. E além de harmonizar os ambientes, acredita-se que o Feng Shui atraia abundância, prosperidade, saúde e sucesso.

+ Leia também:
Todas as dicas do MeuLugar sobre decoração

Com a ajuda da consultora Greice Munhoz, especialista que atua na área há mais de dez anos, o site Tua Casa deu diversas dicas sobre o assunto.

Cinco elementos

Aplicar o Feng Shui na sua decoração significa incluir cinco elementos da natureza: madeira, fogo, terra, água e metal.

De acordo com os chineses, cada elemento se associa a áreas específicas do corpo humano. Por isso, a técnica milenar busca alinhá-los pra encontrar o equilíbrio interior. E isso será refletido pelos ambientes da sua casa.

Saiba mais sobre os elementos:

  • Madeira: no simbolismo, significa início, crescimento e vida. Na decoração, o elemento aparece mais no uso das plantas. A forma é cilíndrica e a cor predominante é o verde.
  • Fogo: está relacionado à maturidade. Velas e luminárias são seus maiores representantes. Forma é triangular e a cor predominante é o vermelho.
  • Terra: representa gravidade e base pro crescimento dos alimentos. Na decoração é representada pelos objetos de cerâmica. A forma é quadrada e as cores predominantes são o amarelo e o marrom.
  • Água: está ligada à comunicação e ao sucesso, além de significar recolhimento e introspecção. Pode ser representada na decoração com espelhos e vidros. As forma são sinuosas e as cores predominantes são o preto e azul-escuro.
  • Metal: simboliza prosperidade e lembra meditação. Na decoração, se expressa em objetos feitos de metal e pedras, como granito e cristais. As formas mais usadas são a esférica e a oval. E as cores predominantes são o branco e tons pastéis.

Como aplicar o Feng Shui em cada ambiente da sua casa

Fique atento à posição dos móveis. Os princípios da técnica levam em conta a presença de campos magnéticos e energéticos pra criar ambientes mais acolhedores e com boas vibrações.

De acordo com a consultora Greice Munhoz, uma dica é focar na harmonia entre os opostos. Claro com escuro, duro com macio, alto com baixo, couro animal com material sintético, entre outras combinações.

Feng Shui em salas

Feng Shui - Sala

A sala é um espaço que reúne toda a família e no qual os amigos e convidados são recebidos. É um ambiente pra relaxar e conversar ao mesmo tempo. No Feng Shui, a sala de estar deve ter seu centro liberado, pois, é uma área que irradia paz e força. Veja algumas dicas:

  • Se quiser colocar algo no meio, a sugestão é uma luminária de teto e objetos de forma arredondada, como um tapete ou mesa de centro.
  • Móveis como sofás e poltronas devem estar alinhados a uma parede. Isso transmite segurança, proteção e estabilidade.
  • Evite o excesso de mobília e priorize a circulação, pra manter o ambiente leve.
  • Na iluminação, o segredo é encontrar um equilíbrio entre a luz e a penumbra, com luzes mais diretas pra leitura e outras mais suaves para o ambiente.
  • Pra compor o espaço, o Feng Shui recomenda cores naturais em tons terrosos e tons de branco para trazer paz e tranquilidade.
  • Se você gosta de cores mais vivas, pode usá-las à vontade, já que elas passam sensação de alegria.
  • Uma boa dica é usar espelhos. Além da ideia de amplitude, eles atraem abundância.
  • É importante também deixar os sapatos do lado de fora antes de entrar, pra não levar as energias da rua pra dentro da casa.

Feng Shui em quartos

Feng Shui - Quarto

Por ser o lugar onde você dorme, o quarto deve ser aconchegante e transmitir acolhimento e segurança. No Feng Shui, a posição da cama influencia diretamente no sono. Por isso, a recomendação é que a cabeceira esteja alinhada à parede e longe de janelas ou portas. Veja outras dicas:

  • Deixe cômodas e armários fechados, pra manter a organização e a sensação de descanso.
  • Evite guardar objetos embaixo da cama e tenha travesseiros e almofadas em pares para gerar equilíbrio e harmonia.
  • Na decoração, abuse das flores e coloque os objetos em pares. Se você dorme acompanhado, o Feng Shui prega que essa técnica traz harmonia à relação do casal.
  • Nos móveis e objetos, use tons suaves de marrom, branco, cinza, azul e areia. Tons escuros ou sombrios devem ser evitados.
  • Se você gosta de assistir TV no quarto, atenção: o Feng Shui prega que campos magnéticos afetam o sono. Portanto, o ideal é que aparelhos como TVs, laptops e celulares fiquem do lado de fora.

Feng Shui em escritórios e home offices

Feng Shui - Home Office

Se a sua mesa do escritório ou home office está lotada de livros e objetos, fique alerta. De acordo com a técnica milenar, a desorganização pode afetar a sua criatividade e produtividade. Com um espaço limpo e arejado, as ideias fluem melhor. Portanto, siga essas dicas:

  • Deixe sobre a mesa só o que for necessário.
  • Pra dar um toque familiar ao ambiente, você pode colocar fotos e outras boas lembranças por perto, mas deve tomar cuidado pra não se distrair com as imagens.
  • Uma dica é deixar à vista algum objeto algo divertido que mexa com a criatividade.
  • Se tiver livros em excesso, doe o que não lê e organize o restante por temas para facilitar a busca.
  • E, como a praticidade também ajuda na organização, gavetas e portas devem ser fáceis de abrir.

Feng Shui em banheiros

Feng Shui - Banheiro

Os banheiros também podem ser harmonizados e carregar boas energias. Comece mantendo os tampos dos vasos sanitários abaixados e as portas fechadas. Pequenos mimos e objetos delicados ajudam a compor uma decoração aconchegante. Veja outras dicas:

  • Invista em aromas, como vasos de flores, velas perfumadas ou um recipiente de vidro com sabonetes artesanais. Tudo pra deixar aquele cheiro agradável no ambiente, que traz de imediato uma sensação de bem-estar.
  • Cuidado com azulejos e pisos quebrados e vazamentos. Além de comprometerem a decoração, eles “sugam” as boas energias do ambiente.
  • Torneira pingando, canos vazando, umidade e descarga sempre escorrendo são sinais de que a água está escoando. E para o Feng Shui, isso é como se a prosperidade estivesse indo embora. Afinal, água é sinônimo de prosperidade e abundância.

O que considerar no Feng Shui além da decoração

Além das sugestões que você já viu para decorar cada ambiente, a técnica milenar chinesa tem uma vasta lista de dicas para harmonizar e renovar a energia da sua casa como um todo. Confira mais algumas:

  • Abra espaço pra que coisas novas surjam. Antes de começar a harmonizar os ambientes da sua casa, deixe tudo organizado e se desfaça de objetos velhos, quebrados e não usados. Assim, você abre caminho para que a energia positiva circule.
  • Faça uma boa faxina, pois a manutenção da casa é primordial para renovar as energias e afastar vibrações ruins. Depois da limpeza você pode passar um pano úmido banhado em óleo essencial de eucalipto ou um desinfetante de sua preferência.
  • Cores escuras em excesso ou branco total devem ser evitados. Toda a paleta pode ser utilizada, desde que com moderação para alcançar o equilíbrio. Cores mais vibrantes como amarelo, vermelho e turquesa atraem e aceleram a energia. Cores claras e tons terrosos ou pastel suavizam as vibrações. Para estimular a criatividade, invista em azul ou laranja.
  • Abuse de plantas e flores. Elas carregam boas energias e, quando colocadas perto da entrada, atraem proteção. Girassóis são usados na decoração para atrair riqueza. Objetos místicos como o sino dos ventos, fontes de água e mandalas servem como amuleto para chamar vibrações positivas.

Gostou das dicas? Então siga mantendo sua paz interior com essas 7 dicas que o time da Mobly desenvolveu para se harmonizar dentro de casa.