As festas de fim de ano já estão batendo na porta. E como muitas pessoas gostam de celebrar e reunir suas famílias em casa, o MeuLugar resolveu reunir algumas dicas por aqui. A ideia é te dar alguns toque sobre coisas que talvez você não tenha pensado na hora de organizar sua celebração e que pode ser práticas no antes, no durante e no depois.

Espaço pros convidados

Muito da noite de Natal gira em torno da ceia. Se a celebração na sua casa for pra poucas pessoas, vale a pena reuni-las em torno de uma mesa arrumada com o banquete. Mas se a festa tiver muita gente convidada, uma boa pedida é encostar a mesa com as comidas numa parede e espalhar as cadeiras pela sala. Assim, você ganha mais espaço. 

No Réveillon, o clima normalmente costuma ser mais festivo. As pessoas se soltam mais e gostam de dançar. As comidas ficam mais em segundo plano. Neste caso, portanto, a mesa encostada na parede é a pedida certa.

Hóspedes que ficam pra dormir

Tanto no Natal quanto no Réveillon, familiares distantes costumam promover encontros. Se você vai receber gente de fora na sua casa, é importante pensar no local onde as pessoas vão dormir. Nessas horas, ter um sofá-cama é sempre bom. Assim como colchões infláveis, que quebram um galho e não ocupam espaço depois.

Olho no lixo

Use e abuse das suas louças, travessas, copos e talheres. Por mais que dê um pouco de trabalho lavar tudo depois, é importante evitar tudo o que for descartável. Durante as festas de fim de ano, você também pode separar um recipiente só pras latinhas de bebidas. E um outro na cozinha pra despejar os restos de comida, tomando o cuidado pra não colocar outros resíduos no mesmo lugar. Ao produzir menos lixo e separar o que puder ser reciclado, você está ajudando o planeta.

Sem desperdício nas festas de fim de ano

Na hora de preparar a ceia, o ideal é deixar um pouquinho de sobra. Por dois motivos: você nunca sabe se vai aparecer um convidado de última hora e todo mundo gosta de comer, especialmente, as comidas de Natal no dia seguinte.

Só tome o cuidado pra não fazer comidas demais. Pode faltar espaço na geladeira após a ceia. Ou você vai ter que lidar com as sobras por vários dias após as festas.

Por isso, use como base o seguinte:

Entradas e aperitivos

aperitivos

  • 6 a 8 salgadinhos por pessoa;
  • 80 a 100g de frios por pessoa;
  • Torradinhas à vontade (elas não estragam e não precisam de geladeira pra armazenamento).

Prato principal

– 250 a 350g de carnes variadas por pessoa 

Peru de Natal

Acompanhamentos

  • 1 Kg de farofa serve bem 15 pessoas;
  • 1 Kg de arroz também pode ser a quantidade pras mesmas 15 pessoas. Ou mais, se você decidir incrementar o arroz com  ingredientes típicos do Natal, como nozes, frutas secas e as tão discutidas uvas-passas – cabe a você decidir se vai comprar o barulho de colocá-las ou não, uma vez que elas habitam o universo do “ame ou odeie”.

Sobremesa

Muitas pessoas deixam a dieta um pouco de lado durante as festas de final de ano. Ao mesmo tempo em que outros acabam ficando apenas nas frutas como sobremesa. Portanto, dá pra calcular da seguinte forma:

  • 3 rabanadas por pessoa
  • 1 fatia de torta por pessoa
  • 1 fatia de bolo por pessoa

Bebidas

Uma dica valiosa: uma vez que sempre sobram muitas comidas da ceia, não conte com a geladeira pra armazenar as bebidas. Coloque tudo em caixas térmicas com gelo. A bebida fica numa temperatura perfeita, que dura até o dia seguinte.

E aí, qual é a tradição da sua família pras festas de fim de ano?