Realizar o sonho da casa própria no Brasil sempre foi um processo relativamente demorado e repleto de burocracias das quais não se consegue fugir. E quando a negociação envolve financiamento de imóvel, ou seja, tem a participação de instituições financeiras e conta com prazos para aprovação de crédito, o tempo até o fechamento de um negócio é ainda maior. 

Fundado em 2013, o QuintoAndar revolucionou o mercado imobiliário e eliminou grande parte da burocracia no aluguel de imóveis. E há pouco mais de um ano atuando com compra e venda, a imobiliária digital também já começa a agilizar processos nesse setor. 

O tempo médio de venda pelo QuintoAndar é de cerca de 50 dias, contra cerca de 420 dias do modelo tradicional e de até 90 dias de outros serviços digitais. 

E por aqui, vamos te explicar como financiar um imóvel com a ajuda dos consultores do QuintoAndar, com foco nos prazos que envolvem essa transação.

Como são os prazos no financiamento de imóvel 

Comprar um imóvel à vista significa fazer o pagamento do valor total do bem em um único depósito, sem envolvimento de uma instituição financeira. E, justamente por conta disso, muitas burocracias impostas pelos bancos sequer entram no processo. 

Após as análises de documentações do imóvel e do vendedor, o comprador deposita o valor total do bem para o QuintoAndar. Esse valor é guardado, enquanto os consultores da empresa realizam todos os trâmites, até o registro em cartório. 

Com isso, a partir do momento em que você encontra um imóvel na busca do QuintoAndar e entra em um acordo sobre o preço com o vendedor, é possível realizar todo o processo e pegar as chaves em uma média de 45 dias.

Como funciona o prazo na compra financiada 

No financiamento de imóvel, o prazo até o fechamento do negócio e a transmissão do bem para o novo dono pode variar entre 50 e 100 dias. 

E a partir do momento em que comprador e vendedor fecham um acordo pelo preço do imóvel, veja a estimativa de duração de cada uma das seguintes etapas:

Depósito do sinal

O comprador realizar o pagamento de 7% do valor do imóvel, de acordo com o que foi acordado entre as duas partes no Compromisso de Compra e Venda. 

Prazo: Até 4 dias úteis.

Análise de documentação do imóvel e do vendedor

Nessa fase, conhecida no mercado imobiliário pelo termo técnico de “diligência”, o QuintoAndar faz uma profunda análise da documentação do vendedor e do imóvel, com o objetivo de verificar qualquer tipo de impedimento para a venda.

Prazo: até 5 dias úteis

Análise de crédito do comprador

Aqui é a fase do financiamento de imóvel em que o QuintoAndar faz todos os trâmites necessários com as instituições financeiras. Não apenas para a análise do seu crédito, mas também para obter a melhor taxa possível pro seu financiamento. 

Prazo: Até 5 dias úteis

Pagamento da entrada

Normalmente, os bancos exigem que o comprador já tenha, pelo menos, 20% do valor do bem para dar de entrada. E é neste momento que o futuro dono faz o depósito desse montante pro QuintoAndar, que retém o dinheiro até o final da negociação, quando finalmente libera o valor para o vendedor.

Prazo: Até 10 dias úteis

Envio da documentação

O QuintoAndar reúne todas a documentação necessária para o banco enfim liberar o seu financiamento de imóvel. E você só precisa fazer esse envio uma vez. 

Prazo: Até 3 dias úteis

Análise jurídica do banco

A partir do momento em que o banco recebe a sua documentação, é a vez da instituição financeira fazer toda a análise jurídica necessária do seu perfil.

Prazo: Até 10 dias úteis

Vistoria

Esta é uma etapa obrigatória, feita por exigência do banco que vai conceder o seu financiamento imobiliário. O objetivo é evitar possíveis fraudes, como o cliente solicitar um empréstimo de valor superior ao preço médio que o imóvel teria no mercado. A inspeção é feita por um engenheiro, por indicação do próprio banco.

Prazo: Até 3 dias úteis

Assinatura do Contrato de Financiamento

Realizada a vistoria, o banco enfim prepara o Contrato de Financiamento. E a equipe do QuintoAndar faz todo o trabalho de levar e trazer o documento para que as partes envolvidas assinem. 

Prazo: Até 3 dias úteis

Pagamento do ITBI

Esta é uma parte das mais burocráticas de todo o processo, pois envolve a administração municipal de onde o imóvel está localizado. O QuintoAndar cuida da emissão da guia do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis pro comprador, que realiza o pagamento.

Prazo: Até 15 dias úteis

Registro em cartório

Outra etapa do processo com um prazo um pouco mais esticado, pois depende da entrada da documentação no cartório de registro de imóveis da região. Mas, não se preocupe: os consultores do QuintoAndar fazem todos esses trâmites sem que você precise sair de casa.

Esse é o momento em que a transferência do bem do vendedor para o comprador é registrada na matrícula do imóvel. 

Prazo: Até 15 dias úteis

Entrega das chaves

A partir do momento em que a transmissão do imóvel é registrada em sua matrícula, as chaves já podem ser entregues. Sendo que o vendedor tem até 5 dias para desocupar o imóvel, caso ele esteja sendo usado. 

O QuintoAndar também faz toda a intermediação da entrega das chaves, que podem ser deixadas na portaria, entregues por motoboy ou mesmo pela pessoa que vendeu o imóvel.

Prazo: Até 5 dias corridos

Chaves nas mãos em até 100 dias

Com o acompanhamento, desde o início do processo, da equipe do QuintoAndar, você pode fechar a compra do seu imóvel financiado em um tempo bem mais rápido do que a média do mercado e, o que é melhor, sem precisar sair de casa.