O proprietário que anuncia no QuintoAndar ganha fotos do imóvel, feita por profissionais, pra que sua oferta fique muito mais atrativa pros potenciais inquilinos ou compradores. Com a quarentena provocada pelo coronavírus, esse serviço precisou ser temporariamente suspenso. Mas pra você não ficar na mão, os especialistas parceiros da empresa montaram uma série de dicas pra você fazer as melhores imagens – inclusive vídeos – pro seu anúncio.

Além disso, os fotógrafos do QuintoAndar continuam sendo remunerados e estão protegidos, trabalhando de casa. E assim que você cadastra um anúncio de imóvel na plataforma, um desses profissionais entra em contato pra oferece uma consultoria online e te ajudar na produção das fotos do imóvel. E também dos vídeos. Aliás, aqui vai uma dica importante: desde o início das medidas de combate ao coronavírus, os anúncios com vídeos têm recebido 30% a mais de ofertas.

Como fazer as fotos do imóvel

Itens pro anúncio

Pro seu anúncio ser publicado, é preciso que você tenha fotos do imóvel feitas em todos os cômodos, como sala, quartos, cozinha, banheiros e área de serviços. Além disso, vale a pena ter o máximo de fotos extras que você puder tiver. Por isso, faça uma boa foto da fachada do prédio ou da casa. E em condomínios, é uma boa registrar o espaço na garagem e opções de lazer, como salão de festas, piscina, áreas para crianças, entre outras.

O melhor de tudo: com um smartphone comum, você consegue tirar boas fotos, seguindo a dica dos nossos parceiros.

O principal é que as imagens sejam registradas, pelo menos, com 1.150 pixels. Por isso, procure ajustar seu aparelho pra trabalhar com a qualidade máxima

Veja as dicas dos fotógrafos parceiros do QuintoAndar:

1. Iluminação e organização do ambiente

Se o seu imóvel estiver mobiliado, organize bem todos os cômodos antes de fazer a sessão de fotos.

Acenda as luzes do cômodo pra tirar as fotos com uma boa iluminação, de preferência abrindo as janelas para deixar a luz externa entrar. O ideal, portanto, é fazer a sessão durante o dia. 

Não utilize flash e tome cuidado pra não fazer as fotos contra a luz, pois a imagem pode ficar estourada ou escura.

2. Posição

O ideal é se posicionar nos cantos do cômodo. Coloque a câmera no formato paisagem, na altura do peito, e tente centralizar a imagem pra mostrar um pouco do chão e do teto do cômodo, usando as linhas verticais do próprio ambiente pra ajudar no enquadramento. Você pode fazer uma foto de cada canto, pra registrar todo o cômodo.

Em caso de ambientes mais estreitos, como banheiros e corredores, as fotos podem ser feitas com a câmera na vertical.

Atenção: o QuintoAndar não publica fotos com lentes que distorcem a imagem. Por isso, faça os registros com a lente natural do seu aparelho e sem efeitos.

3. Foco

Segure a câmera com as duas mãos. Quando a imagem estiver estabilizada e focada, tire a foto. Lembrando que em fotos tiradas pelo celular, você tem o recurso de tocar na tela para focar melhor. Fotos borradas não são publicadas.

4. Reflexos

Tome cuidado ao tirar fotos próximo a espelhos, pro seu reflexo não aparecer. O QuintoAndar não publica fotos com pessoas aparecendo na imagem em seus anúncios.

Vídeos são bem-vindos!

Além das fotos, vale muito a pena você fazer um vídeo com uma espécie de tour no seu imóvel. E pra ter uma imagem da qualidade, tome os mesmos cuidados das fotos em termos de iluminação do ambiente e enquadramento. Procure andar devagar pelos cômodos e registre as imagens sem áudio. O vídeo deve ter, no máximo, três minutos de duração, ok?