Preparar uma refeição no dia a dia com alimentos frescos e colhidos em casa traz inúmeros benefícios e, pasme, não é uma realidade impossível. Isso porque, atualmente, existem diversas formas de montar e cultivar uma horta em apartamento, como falaremos a seguir, que podem ser adaptadas à sua rotina. Quer saber como? Continue lendo!

Navegue pelo conteúdo:

O que pode plantar em apartamento?

Com tantas hortaliças diferentes, pode até parecer difícil escolher qual delas levar para cultivar em casa. Mas, independentemente de seus gostos pessoais, um dos melhores critérios para selecionar suas novas plantas é considerar os afazeres diários da sua  rotina.

Se seu dia a dia é mais agitado e você não tem experiência no assunto, experimente a facilidade de ter à mão temperos e ervas. Alecrim, manjericão, salsa e tomilho costumam ser mais práticas para manutenção e cuidados, sendo algumas das melhores alternativas para quem quer começar a pôr a mão na terra. Com o tempo, logo será fácil partir para outras hortaliças.

Como dito anteriormente, o plantio de algumas hortaliças merece uma atenção especial, especialmente no caso de algumas ervas, como hortelã, que possui raízes invasoras que podem prejudicar o crescimento de outras plantas. 

De toda forma, aí vão algumas opções para quem está chegando na hortinha agora:

  • Alecrim;
  • Cebolinha;
  • Coentro;
  • Hortelã;
  • Pimenta;
  • Salsinha;
  • Tomilho;
  • Orégano;
  • Manjericão e suas variações (roxo, anão, etc).

Tipos de horta para apartamento

Horta para apartamento pequeno

Estratégias rápidas e úteis facilitam o dia a dia de quem mora em apartamento pequeno e precisa estar sempre otimizando cada cantinho. Por conta disso, uma alternativa possível é aproveitar as paredes próximas às áreas de maior incidência de luz e parapeitos de janelas para adaptar as posições dos vasos da horta.

(Foto: Shutterstock)

Horta na cozinha

Sem dúvidas, aproveitar o espaço da cozinha para acomodar as plantinhas contribui para manter as hortaliças sempre à mão. Bom também para quem está comandando o preparo da refeição e pode se deliciar com o aroma fresco das ervas durante o processo!

(Foto: Shutterstock)

Horta vertical

As sacadas e varandas geralmente dão conta de receber as hortas verticais, que podem aproveitar os espaços fixando os vasos nas paredes, instalando suportes de jardim suspenso ou com suporte de pé.

(Foto: Shutterstock)

Já na parte interna de casa, é preciso usar um pouco mais da criatividade para o aproveitamento do espaço. Que tal incrementar um mural com os nomes das hortaliças? Esta também pode ser uma alternativa muito educativa para ambientes com crianças.

Na foto abaixo, a lateral de um armário de cozinha, próximo a uma janela por onde entra a luz solar, serviu de suporte para uma pequena horta vertical com alecrim, orégano e salsinha.

(Foto: Shutterstock)

Horta na varanda

Como vimos anteriormente, as hortas verticais são muito utilizadas em varandas e sacadas, sendo frequentemente uma opção para apartamentos com áreas externas mais compactas. 

Além disso, também vale combinar o estilo dos móveis da varanda com os suportes da hortinha, deixando o ambiente totalmente em sintonia, aproveitando o verde natural para mesclar o efeito. 

Se a sua varanda for grande o suficiente, dá para aproveitar o espaço com vasos maiores, posicionados em cima de aparadores ou suportes de chão – além de poder apostar em uma maior variedade para a sua horta, com plantas que precisam de mais espaço para crescer.

(Foto: Shutterstock)

Mini horta

Para uma mini horta, o que não pode faltar é espaço para a criatividade! Acrescente o substrato ideal dentro do compartimento escolhido para plantar, mas lembre-se que é necessário deixar um furo para o escoamento de água. 

Você também pode aproveitar diversos objetos que iriam para o lixo, como latas, xícaras ou canecas velhas, garrafas pet ou até mesmo copos descartáveis, para cultivar mudas ou mesmo montar uma  mini horta  sustentável!

(Foto: Shutterstock)

Horta em apartamento: basta um cantinho

Definitivamente, espaço não é problema para montar e cultivar uma horta em apartamento, com tantas formas e suportes variados que podemos adaptar por aí. Claro, desde que elas sejam de espécies que se desenvolvem bem em vasos, recebendo água e muita luz solar com frequência.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

E se você está em busca de um espaço que tenha mais espaço para a sua hortinha, conte com a ajuda do QuintoAndar, a maior imobiliária digital da América Latina! 

Ao buscar imóveis pela nossa plataforma digital, você tem acesso a mais de 70 filtros para refinar sua pesquisa, entre eles as opções de “sol da tarde” e “sol da manhã”. Dessa forma, você terá como criar um ambiente perfeito para suas plantinhas no apê novo.