Uma das principais preocupações quando estamos em busca de um lugar para morar é com relação ao atendimento hospitalar. Dúvidas quanto à proximidade, qualidade, especialidade e se a instituição é particular ou pública sempre acabam surgindo. Pensando em facilitar ainda mais sua mudança, listamos alguns dos principais hospitais em Curitiba onde você pode buscar atendimento, caso seja necessário.

Navegue pelo conteúdo:

Saúde em Curitiba: entre os melhores índices da Região Sul

Várias são as razões que fazem da Capital Paranaense uma das melhores cidades brasileiras para viver com qualidade. Além da qualidade de vida em Curitiba e dos bons índices de desenvolvimento, a área da saúde é uma das que mais se destaca na cidade. 

Índice Desafios da Gestão Municipal – DGM 2021

Divulgado em 2021 pela consultoria Macroplan, o Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM) levou em consideração 15 indicadores de áreas, como Educação, Segurança e Saneamento Básico entre as cem maiores cidades brasileiras. E no quesito saúde, Curitiba aparece em 3º lugar, ficando atrás somente de Florianópolis e Vitória.

Anuncie gratuitamente seu imóvel no QuintoAndar.
Anuncie gratuitamente seu imóvel no QuintoAndar. Saiba mais

Connected Smart Cities – 2021

Ocupando o ranking geral como a 3ª cidade mais inteligente, com mais de 500 mil habitantes, Curitiba desponta no Connected Smart Cities, divulgado em 2021 pela Urban Systems. No setor da Saúde, a Capital Paranaense fica avaliada no 17º lugar.

Hospitais em Curitiba

Está pensando em morar na Capital Paranaense mas ainda tem dúvidas com relação aos hospitais da região? Saiba que na cidade você encontrará não só índices de qualidade, mas instituições que são referência no mundo. 

Veja a seguir uma lista com alguns dos melhores hospitais em Curitiba..

Hospital Pequeno Príncipe

Considerado um dos melhores hospitais pediátricos do mundo, o Hospital Pediátrico Pequeno Príncipe é também um centro de referência em ensino, pesquisa e transplante que atua há mais de 100 anos em Curitiba.

A instituição filantrópica criada ainda em 1919 é voltada especialmente para o público infanto-juvenil e mantida pela Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro.

Pelo menos 60% dos atendimentos hospitalares são voltados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que recebe crianças e adolescentes de diversos estados do país. Inclusive, em 2011 a instituição realizou a primeira cirurgia de implante coclear pelo SUS.

Situado no bairro Água Verde, o hospital que atende diversas especialidades conta com mais de 300 leitos, além do Complexo Pequeno Príncipe (Faculdades e Instituto de Pesquisa). Vários convênios são aceitos no Hospital Pediátrico Pequeno Príncipe.

Pilar Hospital

Localizado no bairro Bom Retiro em Curitiba, o Pilar Hospital está entre os melhores hospitais da América Latina. Atuando há mais de 50 anos, integra a holding Hospital Care e é referência em procedimentos de alta complexidade com o seu moderno centro cirúrgico.

Com mais de 10 mil m2, sua infraestrutura inclui ainda mais de 90 leitos, um Pronto Atendimento 24 Horas, que atende qualquer tipo de urgência e emergência, e um centro médico voltado para consultas.

Outro diferencial fica por conta da UTI humanizada do Pilar Hospital, que permite aos pacientes em tratamento intensivo o acompanhamento por familiares durante o atendimento. 

A instituição aceita diversos convênios, como Amil, Bradesco, entre outros, além de atender mais de 40 especialidades.

Hospital Marcelino Champagnat

Também avaliado entre os melhores hospitais da América Latina, o Hospital Marcelino Champagnat foi criado em 2011 e faz parte do Grupo Marista. Considerado referência nacional em diversas especialidades, oferece aos pacientes, familiares e acompanhantes um atendimento de alto padrão.

Com 28 mil m2, o Hospital Marcelino Champagnat está situado no bairro Cristo Rei, onde atende mais de 50 especialidades e conta com mais de 100 leitos. Sua infraestrutura contempla atendimentos de Pronto Atendimento 24h, Centro Cirúrgico e de Diagnóstico. Dentre seus diferenciais estão:

  • Serviço de concierge bilíngue
  • Restaurante Giardino e Cafeteria Trivento
  • Hotelaria Premium, com diversos serviços disponíveis 24h
  • Oratório para reflexão e auxílio espiritual, incluindo um Agente de Pastoral Marista

O Hospital Marcelino Champagnat atende diversos convênios médicos, como Itaipu, Saúde Caixa, Copel, Associação Petrobrás de Saúde e outros.

Hospital Santa Casa Curitiba

Inaugurado por D. Pedro II em 1880, foi o primeiro e, por muitos anos, o único hospital de Curitiba. A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia faz parte do rol das entidades filantrópicas mais tradicionais do Brasil.

Localizada no Centro da Capital Paranaense, a Santa Casa conta com mais de 200 leitos, salas de cirurgia, Pronto Atendimento, Centro de Diagnóstico e Tratamento, Laboratório de Análises Clínicas e mais em seu complexo de quase 20 mil m2.

São pelo menos mais de 20 especialidades atendidas, além de oferecer 48 leitos de Unidade de Terapia Intensiva especializada, sendo 38 disponibilizados ao SUS e outros 10 para atendimento a convênios e particulares.

Hospital Universitário Evangélico Mackenzie

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEC) é um hospital-escola de base filantrópica criado ainda em 1959 em Curitiba. O local é referência no SUS na cidade, especialmente em casos de Urgência e Emergência, queimaduras e gestação de alto risco.

Atualmente, o HUEC integra o Programa da Rede de Urgência e Emergência, a Rede Cegonha do Ministério da Saúde e o Programa Mãe Paranaense do Governo Estadual. Os nove andares do HUEC estão distribuídos em:

  • Mais de 470 leitos
  • Mais de 30 leitos de UTI Adulto
  • Mais de 20 leitos de UTI Neonatal
  • 3 Centros Cirúrgicos: Geral, Obstétrico e Queimados
  • UTI Adulto I e II
  • UTI Coronariana
  • UTI Neonatal
  • Maternidade (Alojamento Conjunto) com 40 leitos
  • Pronto Socorro Adulto, Pediátrico, Clínico e Cirúrgico

Filiada à Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, a instituição faz parte também da rede de Hospitais Sentinela, credenciado pela ANVISA, e é pelo UNICEF um Hospital Amigo da Criança.

À exceção do Ambulatório 1 no Rebouças, o HUEC está localizado no Bigorrilho junto a outras diversas unidades espalhadas pelo bairro como:

  • Unidade de Dermatologia e Cosmiatria
  • Unidade de Oftalmologia Mackenzie
  • Unidade de Pediatria Integrativa Ambulatorial Mackenzie
  • Unidade de Pronto Atendimento Pediátrico

Hospital Nossa Senhora das Graças

Fundado em 1953 pela Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) está situado no bairro Mercês, na Região Central de Curitiba.

Uma instituição filantrópica, o HNSG foi escolhido pelas Filhas da Caridade para congregar todos os hospitais da companhia no Sul do Brasil, formando o Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças. 

Em Curitiba, um desses hospitais é a Maternidade Mater Dei que, por sinal, é uma das instituições que mais realiza partos pelo SUS no Paraná. A maternidade possui título de Hospital Amigo da Criança, pelo UNICEF.

Além dos atendimentos Pediátrico, Adulto e Obstétrico 24h, o HNSG conta com diversos centros médicos que atendem as mais diversas especialidades, três UTIs (Geral, Neopediátrica e Cardíaca) e mais de 200 leitos.

Hospital Erasto Gaertner

Com foco no tratamento clínico e cirúrgico de pacientes com câncer e doenças oncológicas, o Hospital Erasto Gaertner em Curitiba foi inaugurado em 1973 e é um dos maiores centros de tratamento da doença no Sul.

Localizado no bairro Jardim das Américas, é filantrópico e realiza mais de 80% dos atendimentos pelo SUS. Com mais de 20 especialidades fornecidas para atendimento e cerca de 200 leitos, inaugurou ainda em 2020 o Hospital Erastinho, compondo o Complexo de Saúde Erasto Gaertner.

Em uma área de 4.800 m2, o Hospital Erastinho atende crianças e adolescentes de zero a 18 anos. São 43 leitos com capacidade anual de realizar até 17 mil consultas, 500 cirurgias e mais de 85 mil procedimentos. Especializado em Oncopediatria, o Erastinho oferece ainda diversas outras especialidades médicas, inclusive Pronto Atendimento em Pediatria Geral.

Além de aceitar convênios, o Hospital Erasto Gaertner agenda pacientes com encaminhamento da Unidade Básica de Saúde.

Hospital XV

Entre os bairros Cristo Rei e Alto da XV, o Hospital XV foi inaugurado em 1966 e é referência em Ortopedia e Traumatologia, especialidade na qual se tornou pioneira no Paraná.

Desde então, o Hospital XV passou a integrar profissionais de outras áreas, como Cardiologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Geral e Cirurgia Cardíaca e também, Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SADT) em muitas áreas da medicina.

O Hospital XV conta com uma área de 4.500 m2 que inclui: 

  • 4 consultórios 24 horas
  • 16 consultórios de especialidades
  • 5 salas de cirurgia
  • 50 leitos de internação
  • 10 leitos de UTI
  • Suítes, apartamentos e enfermarias.

SulAmérica, Paraná Clínicas e Saúde Caixa são alguns dos convênios aceitos pelo hospital, onde você também pode realizar exames laboratoriais, diagnóstico por imagem e outros específicos.

Hospital Universitário Cajuru

De caráter filantrópico, o Hospital Universitário Cajuru (HUC) é conhecido por ser o primeiro e maior hospital-escola com atendimento pronto-socorro do estado, foi fundado ainda em 1958.

A instituição faz parte da Área de Saúde do Grupo Marista e tem como mantenedora a Associação Paranaense de Cultura (da Pontifícia Universidade Católica do Paraná), além de integrar o campo de estágios da PUC-PR.

Referência no atendimento a traumas e às urgências e emergências médicas, o Pronto Socorro do Hospital Universitário Cajuru atende 24h no bairro Cristo Rei. Além de nove salas cirúrgicas, um ambulatório médico e 206 leitos (29 de UTI, 167 de internação e 10 de cuidados progressivos), o hospital conta com um heliponto.

Os pacientes são encaminhados pela Unidades Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou outros hospitais do Paraná. O HUC atende diversas especialidades, dentre elas Neurocirurgia e Transplantes.

Hospital São Vicente

Fundado em 1939, o Hospital São Vicente é conhecido por ser referência em transplantes de fígado e rim. É um hospital geral, com ênfase em alta complexidade, que atende a diversas especialidades cirúrgicas e clínicas, no Centro de Curitiba.

Desde 2002, a Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Koutoulas Ribeiro (Funef), fundada pelo médico hepatologista Marcial Carlos Ribeiro, é a mantenedora do Hospital São Vicente.

O Hospital São Vicente dispõe de uma estrutura moderna, equipada com aparelhos de alta tecnologia e distribuídos em mais de 10 mil m2. Além do Pronto Atendimento 24h, o hospital conta com serviço de exames e laboratórios de análises, sete salas cirúrgicas e mais de 140 leitos.

Diversos convênios são aceitos pelo hospital, que também atende pacientes do SUS nas áreas de Oncologia Clínica e Cirúrgica, Transplantes, Cardiologia, Neurocirurgia e Cirurgia Geral. Outro ponto é que a Unidade de Oncologia do Hospital São Vicente ainda dispõe de 10 leitos para quimioterapia ambulatorial.

Outros hospitais em Curitiba

  • Hospital de Clínicas
  • Hospital Vitória
  • Hospital Cruz Vermelha
  • Hospital das Nações
  • Hospital Sugisawa
  • Hospital do Idoso Zilda Arns
  • Hospital São Lucas

Hospitais em Curitiba: atendimento perto do seu lar

Quer ter a tranquilidade de morar perto de algum dos melhores hospitais em Curitiba? Então que tal escolher um imóvel para viver na cidade e saber que terá nas redondezas atendimento de saúde de qualidade?
No QuintoAndar você encontra muitas opções de casas e apartamentos para alugar nos melhores bairros de Curitiba. E para facilitar a sua busca, aproveite e utilize os nossos mais de 70 filtros, além da localização pelo mapa de nossa plataforma. Dessa maneira, você vai encontrar o seu lar ideal na cidade de forma muito mais rápida!