Há quem acredite que a cozinha é o coração da casa. Afinal, é o cômodo em que você pode reunir a família ou você mesmo preparar aquela comida saborosa. E, por conta disso, a decoração desse ambiente deve ter móveis com o seu estilo, ser aconchegante e proporcionar mais praticidade para o dia a dia. Então, se você está pensando em reformar a sua cozinha ou montar uma nova na sua casa, neste artigo vamos te ajudar com as melhores ideias de armário de cozinha. Você vai ficar surpreso com o quanto é possível dar uma cara nova para esse espaço com mudanças simples e pontuais. 

Quer saber mais? Separe seu papel e caneta para anotar todas as dicas! Vamos lá?

Navegue pelo conteúdo:

1. Armário de cozinha planejado

Diferente dos demais modelos, o armário de cozinha planejado não é comprado diretamente na loja a pronta-entrega. Para adquiri-lo, é preciso ir até uma loja especializada que faça móveis sob medida ou contratar um marceneiro para fazer os móveis. 

Investir em planejados é uma das ideias de armário de cozinha que permite também que você consiga otimizar mais seu espaço, além de melhor aproveitá-lo. E por ser um móvel feito sob encomenda, você encontra mais variedade de materiais e cores.

2. Armário de cozinha compacto

Se você tem uma cozinha pequena e não quer investir em um móvel planejado, o armário compacto pode ser uma ótima alternativa. Você encontra esse modelo em lojas de departamento e de móveis e, na maioria das vezes, é vendido separadamente. 

Por exemplo, você pode comprar um armário para o balcão da pia, um panelereiro e outro móvel aéreo. Dessa forma, você consegue escolher o armário e adaptá-lo ao espaço que você tem disponível de maneira mais efetiva. 

Leia também: Como projetar e decorar uma cozinha americana pequena

3. Armário de cozinha de canto 

Armário de cozinha de canto na cor branca com tampo em madeira e puxadores na cor preta.

O armário de canto é a melhor opção se você tem um espaço pequeno e deseja aproveitar todos os cantinhos da melhor forma. 

Além de tornar o espaço mais funcional, você consegue ter a sensação de amplitude e organização – já que consegue otimizar o ambiente. No entanto, é necessário encontrar um modelo que caiba nas medidas do seu cômodo. 

4. Armário de cozinha aéreo

Armário de cozinha aéreo na cor cinza espelhado e móveis beges.

O armário de cozinha aéreo pode ser planejado ou comprado diretamente na loja. No entanto, você deve ficar atento às medidas do móvel, principalmente a altura que o armário será instalado.

Afinal, é preciso que você alcance e, ao mesmo tempo, tenha uma boa distância para que consiga usar o espaço para cozinhar e não bater a cabeça no armário quando as portas estiverem abertas.

5. Armário de cozinha colorido 

Armário de cozinha vermelho com detalhes em preto e itens decorativos em ferro.

Atualmente, existem diversas ideias de armários de cozinha coloridos para trazer ainda mais personalidade para o ambiente. Porém, quando falamos de móveis planejados as possibilidades de coloração são ainda maiores. 

Por isso, fique à vontade para ousar e ser criativo na hora de reformar ou construir a sua cozinha. E lembre-se: ela precisa ter o seu estilo e combinar com o restante da decoração da sua casa. 

6. Armário de cozinha sem puxadores

Armário de cozinha em formato de L em cor de madeira com detalhes em preto sem puxadores.

Já que estamos falando sobre personalização, que tal fugir dos padrões e investir em armários de cozinha sem puxadores? O modelo de cava está cada vez mais presente nos projetos arquitetônicos e simboliza uma decoração mais moderna e contemporânea.

7. Armário de cozinha com nichos ou prateleiras

Armário de cozinha marrom com nicho em madeira para expor temperos.

Quem não ama expor temperos, plantas pendentes e objetos de decoração, não é mesmo?  As prateleiras e nichos servem para trazer mais acessibilidade e funcionalidade para o dia a dia, além de se tornar um ótimo apoio de itens decorativos na sua cozinha. 

8. Armário de cozinha envelopado com adesivo

Não quer investir muito dinheiro e mesmo assim dar aquela repaginada na sua cozinha e trazer ainda mais personalidade para o ambiente? Envelopar seus armários pode ser uma ótima alternativa para economizar e, ainda assim, dar uma cara nova ao espaço. 

Não recomendamos que você mesmo faça esse trabalho, porque qualquer bolha já pode deixar o aspecto nada agradável – além de desperdiçar o material já utilizado na hora de arrumar. Atualmente, já existem diversas empresas especializadas em adesivar móveis e acredite: fica perfeito! Nem parece que é um armário antigo ou sem personalidade. 

9. Armário de cozinha moderno 

Armário de cozinha preto com peças em ferro, plantas expostas e ilha de centro em madeira com tampo de vidro.

Se você busca ideias de armário de cozinha moderno, invista em cores mais neutras e capriche na iluminação! Você pode, inclusive, instalar fitas de LED nas bordas do móvel para trazer um aspecto mais inovador e elegante. Outra dica é buscar inspirações para um estilo mais minimalista e apostar em itens essenciais para compor o ambiente e não poluí-lo com muitas informações.

10. Armário de cozinha estilo americano

Armário de cozinha branco com puxadores prateados em estilo provençal americano.

Você já deve ter visto aqueles programas de TV americanos que mostram, quase sempre, o mesmo estilo de armário de cozinha. Mas, não se engane: no Brasil esse estilo já conquistou muitos corações também. 

O armário estilo americano, basicamente, é conhecido por ter um design provençal e com puxadores estilo retro. 

Leia também: Como decorar uma cozinha americana com sala

11. Armário de cozinha com porta-talheres

Se você mandar fazer um armário de cozinha planejado, não deixe faltar no seu projeto um porta-talheres embutido na gaveta. Assim, você consegue organizar os seus talheres e manter esse espaço sempre organizado. Fora que fica um charme, não é mesmo? 

12. Armário de cozinha com galheteiro

Você sabia que aquele galheteiro que se usa em cima da mesa ou do balcão pode vir embutido no seu armário de cozinha? Além de trazer mais funcionalidade para o seu dia a dia, faz com que você deixe seus temperos todos organizados em um só lugar. 

13. Armário de cozinha para eletrodomésticos embutidos

Armário de cozinha branco com detalhes em preto com espaço para eletrodomésticos de embutir.

Se você busca funcionalidade deve, sem dúvidas, apostar em móveis que já tenham espaços pré-definidos para alocar os eletrodomésticos. Além de ficar mais harmonioso, facilita muito a organização no dia a dia e disposição dos demais itens e móveis da cozinha. 

O seu lar como você sempre sonhou

Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil saber qual armário combina mais com seu estilo e com a sua casa, não é mesmo? Mas se você ainda não encontrou o seu lar dos sonhos para ter a cozinha do jeito que sempre quis, pode contar com a gente. 

Seu inquilino não pagou? O QuintoAndar depositou.
Seu inquilino não pagou? O QuintoAndar depositou. Saiba mais

No app ou no site do QuintoAndar, você consegue utilizar mais de 70 filtros de pesquisa para encontrar a sua casa ou apartamento perfeito, tanto para alugar quanto para comprar. Além disso, é possível ver todos os detalhes do espaço pelo tour virtual e, assim, já imaginar como os armários de cozinha vão ficar no seu novo lar.