Você sabe qual é uma das trends para o ano de 2022? Móveis curvos! Até pouco tempo, eles eram considerados antiquados. Atualmente, estão presentes em diversos lugares e se tornaram tendência de design. 

As linhas curvilíneas também marcam presença na cozinha, principalmente nas mesas, cadeiras e ilhas. Falando em ilhas, elas não apenas organizam o espaço, como também trazem um ar de modernidade ao ambiente. E opções não faltam, existem para todos os gostos e necessidades.

Sabendo disso, selecionamos 10 ideias de ilha para cozinha em curva, para te ajudar na hora da escolha!

Mas antes de você se inspirar com as nossas dicas, entenda o motivo dessa tendência!

Navegue pelo conteúdo:

Por que os móveis curvos estão em alta?

Na maioria das vezes, as inspirações vêm do passado. Os móveis curvos não são exceção. O estilo remete ao final do século XIX, quando o movimento Art Nouveau ganhou força. O propósito era trabalhar linhas dinâmicas e ondulantes, transmitindo a sensação de mobilidade. 

Ao escolher móveis curvos, você adiciona elegância, alegria, aconchego, conforto, praticidade e modernidade ao ambiente. Quem não quer todos esses elementos dentro do lar? 

Vale lembrar que mobílias com linhas arredondadas melhoram o fluxo de pessoas pelo cômodo e ajudam na organização da cozinha. Além de também servirem como uma bela peça principal, um móvel chamativo, mas que não perde a funcionalidade. 

No caso da cozinha, as bancadas promovem a integração dos espaços e, claro, das pessoas. Mas se você quiser algo mais centralizado, o mais recomendado é colocar uma ilha em curva. A seguir, veja como fazer o planejamento para essa mudança. 

Como projetar uma cozinha com ilha curva?

Como projetar uma cozinha com ilha curva

As ilhas curvas vão muito bem em cozinhas espaçosas, pois costumam ocupar bastante espaço. 

Dito isso, o primeiro passo é definir o propósito da ilha, independentemente se ela é reta ou curva. Você precisa determinar se servirá como extensão ou um local para realizar refeições, por exemplo. 

Com a função definida, a próxima etapa é encontrar a dimensão ideal para a ilha. Ela não pode ser muito pequena, pois parecerá um objeto desnecessário, facilmente substituído por um balcão de cozinha

Por outro lado, ela não pode ser grande demais: o objetivo é trazer melhorias ao ambiente e não complicar o fluxo de trabalho no local. 

O que colocar sobre a ilha da cozinha?

Geralmente, as ilhas costumam abrigar cooktop ou pia. O cooktop, por sua vez, vai bem em ilhas grandes, porque ocupa bastante espaço. Porém, é um item fácil de instalar, se comparado a uma pia. Basta um ponto de energia ou ponto de gás. 

As pias requerem um pouco mais de trabalho, já que necessitam de tubulação de água. No entanto, as ilhas também podem ficar livres, sem nenhum objeto fixado na superfície. 

A seguir, confira 10 ideias de ilha para cozinha em curva para se inspirar e fazer algo similar no seu lar!

10 ideias de ilha para cozinha em curva

1. Ilha curva com cooktop

Os cooktops abrem a lista de 10 ideias de ilha para cozinha em curva. 

Na maioria das vezes, as ilhas curvas possuem um cooktop acoplado na parte superior. Esse objeto carrega apenas as bocas do fogão, sem a presença do forno. 

Além de trazer praticidade, o cooktop deixa o ambiente clean e moderno. Você tem a possibilidade de escolher entre os modelos que funcionam a gás ou a indução. Mas vale lembrar que ilhas para preparar refeições necessitam de coifas, responsáveis por filtrar e retirar a fumaça da cozinha. 

Imagine uma bancada curva em “S”, com o cooktop em uma extremidade e uma parte reservada para refeições na outra extremidade da ilha. Essa combinação promete otimizar o espaço sem perder a elegância. 

2. Ilha curva com pia

Ilha curva com pia

Ilhas com pia também são bem comuns. Elas otimizam o espaço e abrem lugar na cozinha. Mas fique atento: se a ilha proporcionar contato direto com quem está sentado, e a louça estiver sempre suja, pode trazer a sensação de bagunça. Inserir a pia em um nível inferior é uma boa alternativa para evitar o problema. 

Vale destacar que ilhas curvas longas permitem a adição da pia e do cooktop sem poluir o ambiente. Dependendo do tamanho, fornos, bancadas e armários laterais também podem ser agregados à peça. 

3. Ilha curva com forno embutido

Ilha curva com forno embutido

A lista com ideias de ilha para cozinha curva segue com a opção de forno embutido. Geralmente, a superfície não contém nenhum objeto fixado, mas a inserção de um cooktop, por exemplo, combina muito bem com o forno embutido na lateral. 

O nível superior na parte curva é perfeito para fazer lanchinhos rápidos ou refeições, mas não se esqueça de colocar banquetas altas. 

4. Ilha curva para cozinhas grandes

Ilha curva para cozinhas grandes

Cozinhas com ilha central de bordas arredondadas pedem cooktop de quatro ou cinco bocas. Se preferir, troque o cooktop pela pia, adicione gavetas e prateleiras na própria ilha. Ou você pode deixar a superfície livre e agregar banquetas ao redor para fazer refeições.

5. Ilha curva para cozinhas pequenas

Ilha curva para cozinhas pequenas

Mais do que nunca, as ilhas precisam ser funcionais em cozinhas compactas. Nesse caso, o mais recomendável é uma ilha móvel, com rodinhas. E se você curtiu o estilo de móveis curvos, ela pode ter a tampa com bordas redondas. 

No que diz respeito à funcionalidade, a superfície fica livre para manipular alimentos. Na parte de baixo, adicione uma gaveta e uma cestinha para guardar frutas, legumes e verduras. 

A ilha também pode ser utilizada para preparar drinks, servindo como um bar. As prateleiras laterais armazenam garrafas. Ao centro, as gavetas guardam facas, coqueteleiras, canudos e copos. Na parte de cima, as bebidas são misturadas e servidas. 

6. Ilha curva com armário e prateleiras

Ilha curva com armário e prateleiras

Muitos dão importância apenas à parte de cima, mas se esquecem das demais regiões das bancadas em curva. Ilhas com armários e prateleiras ajudam, e muito, na hora de organizar e otimizar o ambiente

Os armários são perfeitos para guardar panelas e outros utensílios. As gavetas armazenam facas, garfos e colheres. Assim, a superfície fica livre para você soltar a criatividade.

7. Ilha curva com bancada de apoio

A bancada de apoio acoplada na ilha dispensa o uso de mesa na cozinha. Além disso, promove a interação. 

Enquanto você está lavando a louça ou preparando refeições, os seus convidados podem ficar sentados por ali, bem à frente, apoiados na bancada. Porém, é necessário verificar se o seu espaço acomoda bem uma ilha grande assim, já que a bancada também aumenta o tamanho da ilha. 

Leia também: Modelos de balcão para cozinha: inspirações para decorar sua casa 

8. Ilha curva com mesa de jantar

Dando sequência à lista de 10 ideias de ilha para cozinha em curva, a mesa de jantar tem uma pequena diferença para a bancada: o tamanho. 

Afinal, o lugar deverá abrigar de três a seis pessoas sentadas confortavelmente. O nível deve ser inferior, para o uso de cadeiras ao invés de banquetas.

Leia também: 9 ideias de decoração de sala de jantar para se inspirar 

9. Ilha curva para cozinha moderna

A presença da ilha já traz um ar de modernidade ao ambiente. Geralmente, elas são produzidas com materiais de alto valor, como mármore, granito ou porcelanato. 

A coloração também costuma ser diferente, podendo haver maior contraste entre cores claras e escuras para dar um aspecto visual moderno.

Em relação ao design, bancadas curvas em S são elegantes e têm o poder de integrar o espaço. O ideal é escolher uma ilha espaçosa, para você colocar cooktop, pia, microondas ou esses três itens juntos! 

10. Ilha curva para cozinha rústica

Ilha curva para cozinha rústica

Em cozinhas rústicas, as ilhas curvas devem ser feitas de madeira ou algum revestimento amadeirado. Aposte em armários com o mesmo material, muitas plantas, iluminação sob os armários e superfícies feitas em pedras naturais para dar o toque final ao ambiente.

Encontre a cozinha dos seus sonhos com o QuintoAndar

Viu só como um único móvel tem o poder de trazer modernidade para sua cozinha? A ilha curva pode transformar a estética de todo um ambiente dependendo de como é usada. 

Agora, só falta encontrar a cozinha perfeita para criar a decoração que mais combina com o seu estilo!

O QuintoAndar é o melhor lugar para isso! Queremos facilitar a sua busca pelo lar ideal e, para ajudar a visualizar os ambientes, oferecemos fotos feitas por fotógrafos profissionais. 

Além disso, você pode fazer um tour virtual pelo imóvel. Assim, não perde nenhum detalhe na hora de decidir se o espaço da cozinha cabe na ilha curva que você deseja!

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora