Transformar o banheiro de casa pode tornar a rotina mais prazerosa. Afinal, nada como um banho relaxante depois de um dia exaustivo, em um ambiente harmônico, para sentir aquela sensação de bem-estar. E, para isso, ter em casa uma banheira ou apenas um chuveiro, pode não ser suficiente. Independentemente de como é seu lar, saiba que existem inúmeras ideias para banheiro que valem a pena uma dedicação especial. 

Confira a seguir algumas alternativas que podem ser tão incríveis quanto úteis.

Navegue pelo conteúdo:

Ideias para banheiro simples

Qualquer orçamento e espaço cabem dentro de uma proposta criativa com o intuito de dar ao banheiro aquele toque que, às vezes, pode ser simples e encantador. 

Com um bom planejamento em mãos é possível transformar o lugar em uma área com mais vida, mesclando cores e elementos. 

Algumas das possibilidades para incrementar seus banheiros são:

  • Combinação de cores: seguindo regrinhas básicas de decoração, não tem erro. Para manter o ambiente harmonioso, aposte em degradês ou no tom sobre tom, tanto nos revestimentos quanto no mobiliário e até mesmo nas toalhas. Quando combinadas corretamente e sem exagero, as cores dão outra vida a qualquer ambiente. 
  • Iluminação: um ponto de luz em um local diferente do usual – que seria no meio do teto – já dá um toque diferente a qualquer ambiente. Em um banheiro, você pode apostar em pontos focais acima do espelho ou mesmo em spots dentro do box. 
  • Cubas e pias variadas: apostar em modelos pouco usuais pode dar um toque surpreendente ao seu banheiro e acabar com qualquer monotonia. 
  • Arranjos e plantas: na dúvida sobre qual estilo de decoração adotar para o seu banheiro, colocar uma planta já pode dar uma cara totalmente nova ao ambiente. Saiba aqui que tipos de plantas em banheiro são mais adequadas.
  • Utensílios em metais e madeira: mudar torneiras, tanto da pia quanto do chuveiro ou banheira, além de suportes diversos do banheiro, como os de pendurar toalhas ou mesmo para papel higiênico são formas simples de já mudar o visual do ambiente.

Ideias para banheiro pequeno

Para um melhor aproveitamento dos espaços menores, algumas ideias para banheiros pequenos podem seguir estratégias simples e outras um pouco mais ousadas, que irão contribuir tanto para a organização do cômodo quanto até mesmo para uma sensação maior de amplitude.

Alguns projetos contam com paredes e móveis espelhados, designs minimalistas, combinando cores claras e papéis de parede, por exemplo. Como você imaginaria estas alternativas no projeto do seu banheiro?

De qualquer forma, explorar as combinações possíveis entre alguns materiais, além de dar graça ao banheiro, pode transformar o ambiente de forma prática no dia a dia. Algumas opções do que combinar para atribuir mais espaço e praticidade ao seu projeto de banheiro:

  • Cores claras: essa é uma regra clássica da decoração de qualquer ambiente, pois as tonalidades mais claras dão amplitude, seja a uma grande sala ou a um pequeno banheiro;
  • Papel de parede ou adesivos: seguindo a regra das tonalidades mais claras para dar amplitude, essa é uma boa forma de você mudar todo o visual de um banheiro originalmente escuro, por exemplo. Outra dica é usar estampas com listras verticais, pois elas passam a mesma sensação e ainda dão a impressão de que o ambiente tem um pé direito mais alto;
  • Espelhos: outra tática consagrada de decoração em ambientes pequenos. Opte por modelos grandes, que ocupem, pelo menos, toda a extensão da pia ou que cheguem até perto do teto. A palavra-chave aqui, novamente, é amplitude;
  • Quadros: uma alternativa ao papel de parede é espalhar alguns quadros pelo banheiro. Eles irão ajudar a embelezar o ambiente e tirar um pouco da sensação de confinamento de um cômodo muito pequeno. Atente-se, apenas, para colocar quadros apenas em lavabos, que não sofrem com o vapor da água causado por banhos;
  • Móveis de marcenaria planejados: outra forma de driblar as dificuldades de espaços pequenos. Espaços abaixo e acima da pia, por exemplo, são ótimas opções para instalação de armários para que você possa guardar os itens que precisa nesse cômodo;
  • Prateleiras e nichos: opções mais baratas do que os móveis planejados, podem ter funções similares a de armários embutidos e otimizar o seu espaço, armazenando o necessário;
  • Caixas organizadoras e cestos: ainda na mesma linha de espaços de armazenamento dos dois tópicos anteriores, são opções ainda mais econômicas e com a vantagem de não precisar furar as paredes;
  • Suportes variados: ganchos nas paredes e atrás das portas são excelentes opções para você ter lugar para pendurar toalhas e roupas. Além disso, há modelos de suportes que podem ser pendurados na estrutura do box, que também evitam furar as paredes. Esses tipos de recursos funcionam de forma decorativa e, principalmente, tornam o dia a dia mais prático. Alguns modelos estão disponíveis em formatos de carrinho, facilitando a composição do espaço e a disposição de objetos específicos que ficam no banheiros; 

Veja algumas dessas ideias nas imagens abaixo:

Ideias de revestimento para banheiro

Assim como acontece nos revestimentos para cozinha, os banheiros são ambientes que demandam materiais diferentes de outros cômodos como salas e quartos, pois são os lugares mais úmidos da casa. 

Atualmente, o que não faltam são opções de revestimento que conferem originalidade a cada projeto de banheiro. Com estampas que variam de figuras geométricas, florais e quase todos os tipos de cor e texturas diferentes, é possível mesclar elementos, garantindo ao ambiente personalidade e bem estar. 

Conheça a maior imobiliária digital do país: simples, prática e segura! Conhecer

Veja alguns dos materiais mais usados em revestimentos para banheiro:

Porcelanato: por ser muito prático e apresentar uma infinidade de cores ou mesmo de estampas – há modelos que imitam madeira, mármore, pastilhas, granilite, entre vários outros materiais – é uma das opções mais usadas como revestimento para banheiro. 

Além disso, vai bem tanto no chão quanto nas paredes e tem baixíssima absorção de água, o que torna o material muito adequado para ambientes úmidos. No entanto, ao optar pelo porcelanato para o piso do seu banheiro, busque aqueles com acabamento acetinado, pois escorregam menos. 

Este porcelanato, da loja Padovani, aparece tanto no piso quanto na parede e na estrutura montada para a banheira nesse amplo banheiro

Cerâmica: seguem a mesma lógica do porcelanato e são muito resistentes à água. É um material muito fácil de limpar e também deixa o banheiro mais fresco, por sua característica de ser isolante térmico.

Exemplo de um piso cerâmico aplicado à venda na loja ABC da Construção

Pastilhas: um revestimento clássico para banheiros, especialmente para as paredes, as pastilhas são vendidas em grandes placas e são de fácil instalação. Existem modelos feitos de diversos materiais, como: vidro, porcelanato, cerâmica, metálica, pedra e até mesmo plástico.

Exemplo de um box revestido com pastilhas do modelo Paris 30x30cm Artens, marca exclusiva da Leroy Merlin

Papel de parede e adesivos: uma boa alternativa para quem quer renovar o banheiro de maneira prática e rápida, sem a necessidade de quebradeira. Com a evolução dos materiais de fabricação de papel de parede para banheiro, hoje é possível encontrar modelos resistentes à água e a altas temperaturas. Além disso, você pode trabalhar com muitas variedades de estampas e cores. 

Se você gosta de plantas, você pode optar, por exemplo, por um papel de parede com estampa de folhagens. A alternativa deixa o ambiente com um ar tropical e agradável, que pode tornar um simples banho em um momento relaxante e acolhedor. Que tal incrementar com sais e essências refrescantes?

Nesta parede foi aplicada um papel de parede lavável, da loja Grudado, com uma estampa que imita granilite

Ideias de prateleiras para banheiro

Facilitando para que os utensílios estejam sempre à vista e à disposição no dia a dia, o banheiro pode contar com prateleiras, plataformas, gabinetes, armários e nichos estrategicamente posicionados. Os tipos de materiais utilizados para estes costumam ser:

  • Vidro
  • Aço
  • Ferro
  • Concreto
  • Granito
  • Mármore
  • Alvenaria
  • Porcelanato
  • Madeira

Dependendo do espaço a ser aproveitado, é possível personalizá-lo com artigos de decoração e outros objetos pessoais. Fato é que, com a umidade que pode existir no banheiro, o ideal é manter determinados pertences armazenados adequadamente, evitando possíveis estragos com o passar do tempo. Por conta disso, esteja atento se deve ser necessário manter alguma impermeabilização no local. 

Veja a seguir algumas ideias de como você pode incrementar seu projeto:

Veja esse exemplo de aproveitamento de espaço com um armário de duas portas e dois nichos, da loja Madeira Madeira, que pode ser colocado sobre o vaso sanitário
Nessa outra opção que pode ser colocada acima do vaso, da Americanas.com, o material usado foi o aço carbono e o produto, que vem nas cores branco ou preto, tem três prateleiras
Uma prateleira/nicho de madeira, com uma parte feita de cano de PVC para pendurar toalha, também da Americanas.com

A combinação de cores e texturas com revestimentos e prateleiras coloridas pode dar ao banheiro um clima despojado, jovial e até mesmo divertido. Neste caso, para os pequenos, banheiros com temáticas infantis podem facilitar o momento de higiene e até tornar a hora mais descontraída. Nichos com formatos criativos são uma boa aposta para projetos assim.

Já as opções maiores de nichos podem funcionar estrategicamente inspiradas em gabinetes de móveis planejados, deixando facilmente à mão alguns itens essenciais no dia a dia.

Agora que você conhece algumas ideias para banheiro, que tal planejar o seu próximo projeto para deixar esse espaço ainda mais aconchegante e prático no dia a dia?

Mudar para decorar com conforto e comodidade

Investir em um lar com mais conforto e comodidade pode também significar uma necessidade de mudar de endereço. E se para desenvolver um projeto com as ideias para banheiro dos seus sonhos é preciso sair de onde você mora, uma boa opção é procurar um imóvel com as condições mais adequadas.

Maior imobiliária digital da América Latina, o QuintoAndar está presente em mais de 40 cidades de 14 estados diferentes, nas cinco regiões do país. Pela nossa plataforma, você pode buscar imóveis usando mais de 70 filtros, que facilitam sua pesquisa e fazem com que as chances de você encontrar uma casa ou um apê com a sua cara mais rapidamente aumentem. 

Veja, por exemplo, os filtros que você pode usar em nossa busca para encontrar um imóvel ideal e aplicar nele as ideias para banheiro que estão na sua cabeça:

  • Box
  • Banheira
  • Piscina privativa
  • Chuveiro a gás
  • Novos ou reformados
  • Armários de banheiros

Assim, suas chances de encontrar um lugar com o banheiro dos seus sonhos aumentam!