Se você está pensando em uma reforma ou mesmo em imóveis prontos para comprar, as ideias de revestimento para banheiro precisam estar na sua lista. Além de trazerem aconchego e beleza, os materiais também passam personalidade.

Além disso, é fundamental que você busque as opções certas. Afinal, o banheiro é um ambiente de muita umidade. Portanto, é necessário que o revestimento tenha resistência e durabilidade.

Aqui, vamos mostrar várias ideias de pisos e revestimentos para banheiro. Assim, você pode se inspirar e tomar a decisão certa. Então, que tal saber mais? 

Navegue por este conteúdo:

Leia também: Ideias para banheiro: como deixar seu ambiente com maior sensação de bem estar

Quais tipos de revestimento para banheiro?

Existem diferentes tipos de revestimento para banheiro no mercado. Agora, a dúvida é qual escolher! Conheça as principais opções:

1. Pastilhas

revestimento para banheiro de pastilha

Muito usadas em banheiros, as pastilhas são uma opção relativamente barata. O mais caro é a mão de obra. No entanto, essa é uma das melhores ideias de revestimento para box de banheiro. Isso porque é altamente resistente.

Aqui, o material mais comum é a pastilha de vidro. Qualquer que seja a opção, o cuidado principal está relacionado ao rejunte. Por isso, se você quer praticidade na limpeza, vale a pena optar por uma cor mais escura.

2. Porcelanato

revestimento para banheiro de porcelanato

De custo mais elevado, o porcelanato tem a vantagem de ser muito resistente e durável. Por isso, é bastante comum na área do box, nas paredes e no piso.

No entanto, é contraindicado para pessoas com problemas de locomoção, porque fica muito escorregadio. De toda forma, é recomendado optar pelo acabamento com textura, em vez do polido.

3. Cerâmica

revestimento para banheiro de cerâmica

A cerâmica tem o benefício de ser mais barata do que o porcelanato. Outra vantagem é a variedade de acabamentos. Assim, você pode criar projetos bastante flexíveis e ter um banheiro do jeito que sempre sonhou! Por exemplo, formando desenhos com quadrados, triângulos, retângulos etc.

A durabilidade e a resistência são outras características desse material. No entanto, sempre observe o Porcelain Enamel Institute (PEI). Esse é um índice que mostra a firmeza da cerâmica em relação ao desgaste do esmalte que cobre o piso.

Como o banheiro é uma área molhada, é importante que seja maior do que 3. Caso contrário, você pode ter que fazer uma reforma antes do planejado.

4. Ladrilho hidráulico

revestimento para banheiro de ladrilho hidráulico

Indicado para quem deseja dar um toque retrô ao projeto, o ladrilho hidráulico tem cores e formas diferenciadas e marcantes. Apesar de ser uma das grandes ideias para revestir paredes de banheiro, é importante cuidar para evitar o exagero.

Por isso, o restante dos acabamentos e dos materiais que serão utilizados deve ser mais neutra para garantir o equilíbrio. Além disso, coloque o ladrilho sempre com junta seca e sem rejunte. Isso facilita bastante a limpeza.

Um cuidado necessário é com os produtos utilizados para a higienização. Esse material é sensível e pode manchar com facilidade. Portanto, sempre se informe antes de passar algo diferente.

5. Mármore e granito

revestimento para banheiro de mármore

Os dois materiais são abordados em conjunto, porque têm características semelhantes. Ambos são bonitos e elegantes. Portanto, ideais para quem deseja imprimir um ar de sofisticação.

Porém, tanto o mármore quanto o granito apresentam um valor mais elevado. Por isso, é preciso ter o bolso preparado. Além do mais, exige cuidados na conservação e limpeza. Como essas pedras são naturais, podem manchar com certa facilidade.

Assim, é necessário escolher os materiais adequados e ainda fazer a impermeabilização da pedra. Isso evita desgastes e problemas.

6. Madeira

revestimento para banheiro de madeira

Sim, a madeira também é uma das ideias de revestimento para banheiro rústico, por exemplo. Esse material é bastante versátil e combina com diferentes projetos de decoração.

Além disso, representa aconchego e aquecimento. Porém, exige cuidado com a umidade e as pragas. Por isso, é importante escolher uma madeira adequada a áreas externas, como a Cumaru. Ainda é preciso fazer um tratamento de impermeabilização.

Outra opção é usar revestimentos que imitam o material. Atualmente, existem porcelanatos, pastilhas, vinílico e até produtos feitos de poliestireno expandido (EPS) que ficam semelhantes à madeira e são mais resistentes.

7. Revestimento 3D

revestimento para banheiro de 3D

O revestimento em 3D tem o foco no design e no estilo. Diferenciado, traz um aspecto bonito e que chama a atenção pela elegância. Contudo, o ideal é escolher apenas uma parede para aplicar. Caso contrário, o visual poderá ficar carregado.

Qual o tipo de revestimento mais usado no momento para banheiro?

O mais comum no Brasil ainda é a cerâmica. No entanto, na escolha do revestimento para banheiro, a moda não deve ser o fator principal da sua escolha. O importante é ter alguns cuidados. Os principais são:

  • Fazer a impermeabilização do chão e das paredes antes de aplicar o piso. Isso porque nenhum revestimento evita a absorção de água;
  • Nivelar as paredes e os pisos. Esse processo é necessário para garantir o melhor resultado em todo o acabamento posterior da obra.

Como escolher o revestimento para banheiro?

Como escolher o revestimento para banheiro

Para escolher entre as diferentes ideias de revestimento para banheiro, é preciso adotar algumas boas práticas. Veja quais são elas:

  • O porcelanato é uma boa opção para quem deseja um piso uniforme, neutro e sem muitos detalhes. Ao mesmo tempo, também tem várias opções de cores e acabamentos. Inclusive, pode ser utilizado na parede;
  • As cores claras e neutras passam a sensação de amplitude. Por isso, são ideais para banheiros pequenos. Aqui, algumas boas opções são cinza claro, branco e bege;
  • O revestimento com textura dá um destaque especial. Por exemplo, uma parede de tijolinho rústico pode ser formada por cerâmica e imita o acabamento de tijolo. Além de ficar bonito, passa a imagem de aconchego;
  • Explore acabamentos diferentes. É possível utilizar diferentes materiais ou aqueles que simulam o efeito de madeira, pedras naturais etc. Isso ajuda a trazer beleza e reduzir custos, quando bem conservado;
  • Atente à limpeza. Ela deve ser fácil de colocar em prática para que você deixe de passar muito tempo cuidando desse aspecto. Nesse sentido, o porcelanato e a cerâmica são os mais simples. Isso porque as pastilhas exigem atenção para a limpeza dos rejuntes e os ladrilhos hidráulicos costumam se desgastar com o tempo;
  • O ideal é usar um material apropriado para áreas úmidas. Isso evita que estrague com facilidade;
  • O revestimento para área do box pode ser diferente do restante. Essa escolha é uma alternativa, porque o setor do chuveiro é mais molhado. Além disso, essa é uma forma de reduzir custos e imprimir personalidade ao ambiente;
  • Faça uma boa escolha de acabamento. Por exemplo, o porcelanato acetinado tem polimento. Com isso, há menos aderência. Os modelos rústico e mate são melhores devido à aspereza.

Você também pode se interessar: 6 dicas práticas de como limpar box de banheiro

Encontre o banheiro com o revestimento ideal para você!

Agora que você conhece mais sobre as diferentes ideias de revestimento para banheiro, que tal achar a sua nova casa para deixar seu banheiro do jeito que sempre sonhou?

Com o QuintoAndar, você encontra várias opções de imóveis na região que preferir, tanto para venda quanto para locação. Você também pode usar os filtros de pesquisa para uma busca inteligente e direcionada. 

Com o tour virtual, e as fotos profissionais tiradas por fotógrafos, ficará muito mais fácil já começar a projetar seu futuro lar!

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora